Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Bastante impressionado com os cafes da Colonna. Bebendo neste momento um Colombia "Ignacio Quintero" da região Inza Cauca, composto por Castillo, Colombia e Caturra. É um café Lavado fermentado em tanque por 24hs. Maracaujá, kiwi, lima,floral e um "impressionante" açucar mascavo. Talvez o melhor Colombia que já bebi e definitivamente um dos mais doces que já experimentei.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De todos os cafés da has bean que comprei por último, um me surpreendeu muito: é um guatemala bourbon natural . Quem quiser beber um natural da guatemala que seja diferente, sem ser funky, seguindo a linha frutada sugiro esse. Eu compraria novamente:

Descrição

In the cup it starts out with red apple then moves towards mango puree and fruit liquorice, the natural processing adds a sherry-like edge and there's cranberry on the finish.

 

Country: Guatemala

Region: Palencia

Farm: El Limon

Farmer: Guadalupe Alberto Reyes

Altitude: 1,600m.a.s.l.

Varietal: Bourbon

Processing method: Natural

 

Enviado de meu LG-D618 usando Tapatalk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Ouro Verde da última CC, torrado com o STC, moído com o Debut, só falta uma maquina do CdC para fazer um café 100% CdC

 

dF7sxkp.jpg

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salada de frutas, torra clara do início de janeiro, no espresso (20g no IMS triplo; extração em 94C; 38g na xicara em 35s). Espresso bem feio com pouca crema, mas que bomba de frutas e acidez.

Bom fds a todos

Burny

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei dele tb burny. Muito gostoso. O café tem uma aparência feia e o cheiro não é tão agradável verde, mas na xícara é de fato uma explosão de frutas. Ontem eu estava tomando e identifiquei na minha xícara morango com pêssego.

Hoje já teve um perfil um pouco diferente.

 

Tomei tb o forquilha. Bem gostoso, frutado tb mas bem mais de leve comparado ao salada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo, Guilherme, o Salada é feio e até tem um cheiro levemente nojento. Mas para quem gosta de um café frutado, com uma fermentação até um pouco exagerada, é um café bem interessante. Eu gosto dele mais no coado.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje pela manhã fiz o final de um café que estava congelado desde agosto

Chelbesa, Ethiopia, torrado por Slate Coffee (seattle). Certamente foi um

dos melhores de 2016 :) Vai deixar saudade. Muita fruta vermelha em especial

um aroma de morango bem aparente. E uma acidez muito equilibrada.

 

Fiz um Chemex 1:15. Moagem media/grossa e peneirada para tirar os fines.

Extraido por 5 minutos.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Black Cat organic , na Handpresso , depois de 4 tentativas acertei o ponto do meu moedor manual xing líng.

 

Espresso bem doce , sem acidez , fragrância leve de amêndoa, muito bom , sem ser nenhuma maravilha.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje só rolou Irmãos Briosque, do Mario Zardo, que tenho congelado aqui. Pela manhã, espresso com 22g de café e 48g na xícara, ficou excelente! Agora à tarde, foi a vez da aeropress com BR de 7,5% que também arrebentou!

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blend para espresso da Chromatic coffee , Gamut (Brasil , Etiópia e Guatemala) , equilibrado , doce , pouca acidez e muita crema na Handpresso. 

 

32561906462_dd07a69a7e_z.jpg

 

32561846272_dcacf456b2_z.jpg

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de tomar minha segunda dose do blend - forquilha, salada de frutas e ouro verde natural. Simplesmente inesquecível! Campeã de 2017 até agora.
Pena que acabou. Agora só mais tarde, quando chegar em casa.

Mais cedo, antes de sair para o trampo, tomei uma aeropress do Brejetuba Catuai Amarelo da 1ª CC de 2016. Esse café sempre me impressiona como varia entre a pós torra e uns 20, 30 dias depois. Agora, está na pós torra. Então, sinto um leve traço de vegetais, boa exoticidade e bastante doçura de cana de açúcar. Algo que sentia num café da Compra Coletiva de 2015, que não estou me recordando a fazenda (lembra um pouco o azeitonado/exótico do Mario Zardo).

Quando ele vai perdendo gás carbônico, esse traço de vegetais se atenua e dá maior ênfase à garapa. Daqui há uns 10, 15 dias, fica uma xícara redonda no espresso, com uma acidez legal, ligeiramente acentuada, mas sem dar aquela entortada na boca.

Antes que pensem que se trata de torra clara, segue a foto:

4ccedfc3da3ad539785ee9a438fe509b.jpg

 

Está mais para média/média-clara.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não querendo ser chato, mas já sendo chato, é só para esclarecer um ruído de informação frequente aqui no Fórum, e que só recentemente pude confirmar na prática.

 

Segundo o protocolo SCAA (mesmo usado pela ABIC) para medição de Grau de Torra, a avaliação deve ser feita com moagem muito fina com consistência de talco, do tipo usado para espresso ou café turco, sobre fundo preto e opaco.

 

Tem lógica. Estou com o Kit SCAA emprestado, fiz até agora umas 20 medições de diversos cafés (a maioria importados, de boa torrefação), e geralmente o grau de torra varia em torno de 2 níveis (vide tabela e exemplos abaixo), podendo chegar a 3 nos casos de cafés naturais ou fermentados, os quais tendem a ficar mais escuros (ou manchados) por fora. Já tive um caso meio incomum aqui (torrado por um amigo num bolinha) em que por fora a maior parte dos grãos estava com aparência de "Média", mas que após moídos não havia dúvidas que se tratava de torra "Clara" (quase entrando em "Moderadamente Clara").

 

Uma outra informação também equivocada, que sempre ouvi dizer e já li em vários lugares, (aqui e e acolá), é a de que a torra para cupping é "Clara" (Agtron #85-#80?), quando pelo protocolo SCAA ela deve ser "Média" (Agtron #55), o que também tem toda lógica já que o objetivo do cupping é avaliar um café tendo como parâmetro um café supostamente na média (entre extremos, inclusive da chamada golden cup), com Intensidade (TDS) média e %Ext na casa dos 20%, ou seja na média da caixa "normal" (americana) de extração (entre 18% e 22%).

 

Ps.: meu Photobucket não está carregando, depois posto as imagens aqui.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato Lisboa. Dai eu ter mencionado que a torra não era clara. Moído fica num tom caramelo, um tico para marrom. Ou seja média para média clara. Chutaria agtron 60

Mas não estou com discos da scaa, cujo kit vale um fígado

Voltando ao tópico: acabei de tomar uma aeropress do ouro verde natural. Ainda estou com o gostinho delicioso dele na boca, levemente azeitado

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espresso na Handpresso , Cream+Sugar da Slate Coffee , blend para espresso de dois cafés colombianos , sugestão do Bruno.

 

Excelente sugestão   :D , aroma fantástico,  equilibrado , crema espessa , doce , acidez na medida exata , torra de 3 de fevereiro. 

 

Tão bom que bebi 3 espressos seguidos .   :)

 

31912469694_341385497a_z.jpg

 

31912445184_107bafed5a_z.jpg

 

Valeu Bruno.  

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

post-7634-14865930767484_thumb.jpeg

Bourbon amarelo Serra do Caparaó, torrado pela Café do Mercado (Porto Alegre). Moagem relativamente grossa para evitar amargor, feito na Moka (não pesei, mas enchi o filtro da cafeteira). Doce e cítrico. Não senti, porém, as notas relatadas no pacote haha

Ainda não tenho máquina de espresso, provavelmente ficarei só na curiosidade de experimentar um espresso dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blend de restos descongelados no espresso:

 

60% yirgacheffe natural

40% 2sl lavado coffee lab

 

Ficou interessante, o 2sl encorpou o "blend"e acrescentou uma acidez interessante junto as notas florais do etiope.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este ganhei da minha namorada quando foi a Ctba , do Lucca com duas semanas de torra, a barista disse a ela ser o café "queridinho" do ano e recomendou a compra desse, um aroma muito bom, remetendo realmente ao morango, ótimo café.

 

25D5C8DA-7BD3-463C-8C52-AA680F5A7407_zps

 

B34B7A77-0D63-43B8-B5A4-A42CB4FDA3B2_zps

 

 

o Red Foot peguei a torra do dia anterior que fui lá, não deu tempo nem de marcarem o dia no pacote, abri ontem aqui em casa e achei o café bem flat, sem muito destaque, para cappuccino ficou bom

 

F08C3D73-824D-49D4-B1BC-D5272656EAB0_zps

 

Este ainda não abri

 

59A73573-388A-4997-A028-48A9B3EA77AF_zps

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...