Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Hoje estou com um Unique Orgânico torrado por este que vos escreve no domingo passado (17), um shot pela manhã com leite (algo entre flat white e latte) e agora à tarde coado no V60.

 

O shot saiu meio 'blendado' com um resto de grãos especiais do Mário que eu tinha (uns 8-9g ainda) em uma dose de 16g de grãos para 36g de bebida (BR ~45%) em 20s. Shot ruim, eu sei, o gosto também :P

 

O coado saiu muito legal, esses 3 dias de descanso fizeram bem ao café, BR 6,7% em 3'20". Daqui a pouco faço outro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu ainda tenho um pouco do UO. De repente torro hoje, junto com o Mantissa.

Tenho tomado expresso com o Brejetuba. Ficou muito bom. A torra mais recente e mais avançada ficou show e a outra, com 14,1% de perda agora, com uma semana de torrada ficou ótima no coado (antes estava sem gosto).

A vida como ela é.

 

Ah, comprei ingresso pras duas semi-finais do vôlei masculino. Quem viver verá.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimentei a torra do Mantissa que fiz ontem na Air Fryer. Infinitamente

melhor que a que eu já tinha achado boa no forno convencional.

 

Aeropress 1:16, tempo total 2 minutos. agua em 82 graus.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tomei a última leva do Etiópia Gedeb na minipresso. Amanhã, o próximo café, será na Fiamma. Mas não vai rolar África. Provavelmente o brejetuba que desenvolveu muito bem nesses dias. Talvez um blend com o mantissa, ou com o café da sombra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moka , Cafe da Roca Campo Mistico  ( blend catuai e mundo novo ) com Doce de leite e biscoito de polvilho  ;)  ;)  ;)

 

NzBwXHIb.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Que bom de gostou @Burny , é a Safra 2016 chegando por aqui. Este no caso é um Mundo Novo , Natural , seco em terreiro Suspenso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Café Dona Mariana.

Blend: catuaí amarelo/borboun

Torra: carvão :wacko::(:unsure:

Notas: amargo como uma segunda feira :blink:

Infelizmente comprar café de produtor que não tem um padrão/controle de torra dá nisso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz às 5 um expresso com o Mantissa e outro com o Eufrásio. Ambos estavam muito bons. Ando tomando mais expresso esses últimos dias. Talvez por estar com um resfriado não esteja achando os coados assim tão bons.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz alguns dias que estou com o Catuaí Amarelo (CD) do Sitio Mazzocco (ES) torrado pela Lady Fox e congelado desde o final de Abril.

 

Delicioso! Frutado (frutas amarelas), acidez alta e notas cítricas marcantes, parece que tem suco de laranja no café.

 

No espresso fica quase "ácido demais", no limite do agradável, mas revela também gosto de castanha de caju, surpreendeu e agradou muito, pois no coado e na Impress não teve essa nota. Daqui a pouco vou fazer na AP com filtro de papel pra ver como fica...

 

Nos lattes matinais, continuo com o "Especial" da Villa Borghesi... Decepcionante, principalmente depois de toda propaganda de que era ácido e frutado. Pra lá de Full City+, torra tão escura que não sobrou gosto de muita coisa, só extraindo com temperatura mais baixa e bebendo com leite bem vaporizado pra ficar minimamente aceitável.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Wegida (um Yrgacheffe da Square Mile) parece estar melhorando com o tempo, deve estar com três semanas de torrado.

Estou racionando o Jairo, desde que ainda não achei nada para substituir, experimentei os grãos das duas cafeterias terceira onda que achei mas não me convenceram. Parece que vou ter de recorrer à internet...

 

Só o Melitta (junto com o Lido), ainda bem que trouxe bastantes na mala, desde que aqui, em terras lusitanas, só se encontra filtro para cafeteira elétrica.

O gentil vendedor do tradicional comércio de café "Casa Pereira" , me confidenciou que o representante da Melitta já faz uns 8 anos que não traz filtros manuais.

Achei utensílios Hario em duas lojas, porém ainda mais caros que no Brasil.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Uma colega foi a Hamburgo e trouxe para mim um café torrado na Itália (!?).

Não tinha data de validade, como informava a embalagem. Fiquei meio cabreiro, mas tomei hoje. Ao moer já deu pra notar que não é tão fresco. Com moedor manual é fácil de ver. O grão já fica menos crocante. Não tinha óleo aparente, o que pelo menos era um bom sinal. Quando extraí, também achei que o fluxo estava ok (não cachoeirou). O café até que era bom. Lembrava o Orfeu. Fiz uma vez com razão 24/15 e depois um de uns 17/15. Ambos ficaram bons.

Olha só a embalagem:

 

28722400943_af37119b50_h.jpg

 

e o curto que extraí por último:

 

28720277374_028a6b7d61_h.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...