Ir para conteúdo

Qual o grão no seu moinho HOJE (ou café na sua máquina, coador, aeropress etc.)?


Guest Anita

Postagens recomendadas

Hoje, pela manhã, fiz o Seleção do Mario na AP. Ficou espetacular!

Foram 18g, 30s de infusão, depois completando até a metade e mexendo por mais 30s, enchendo até o final do marcador 1 e mexendo até completar 1:30 min. Extração durante 20s.

 

Agora à noite fiz um espesso duplo com 22g de um blend do Frevo com o seleção do Mario, meio a meio de cada. Ficou bem interessante.

 

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei há pouco o Mantissa da nova compra. A torra ficou boa. O gosto desse é menos forte do que o da última compra. Vamos ver como vai ficar no expresso (ainda vou esperar uns dois dias pra fazer nesse método)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

terminei não esperando mais nada e fiz agora um expresso com o Mantissa.

Ficou bom. Acho que daqui a dois dias vai estar melhor, mas já deu pra ver que é um bom café pra expresso, como da última vez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer o mesmo Gesha, La Finca, Colômbia, na Globinho, ficou maravilhoso, além de ser um espetáculo visual à parte!

 

Anita, o que você quer dizer com "controlar melhorar a temperatura"? Pergunto porque a temperatura de subida não depende de nós, aí em Sampa deve estar por volta de 97,5ºC com tempo bom. Depois que subiu toda a água diminuo a chama para o mínimo (uso fogareiro de réchaud, daqueles para fazer fondue, porque o original Hario não funciona), deixo lá em cima por 3min (com agitação leve a cada 15seg), e daí apago a chama. Demora mais ou menos 1:30min para descer tudo. Nesta altura do campeonato o café está a uns 80-82ºC. Eventualmente passo para uma jarra fria, para derrubar a temperatura para menos de 60ºC, que é como aprecio; ainda assim tem que esperar uns minutos para esfriar (menos, agora no inverno). Quanto menos tempo passa nas alturas globinhais, mais quente o café desce de volta.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o guesha no globinho. Preciso aprender a controlar melhor a temperatura, este bonito merece ser extraído mais frio.

  

de onde é esse gesha mesmo?

Guesha, gesha, só falta o Lord Ganesha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Geisha é a denominação secular da tradicional cortesã japonesa. No Panamá, onde se desenvolveu e tornou-se mundialmente famoso o cultivo deste varietal originário da vila de Gesha, Etiópia, a denominação mais comum é gesha (em referência à origem), mas passaram a chamá-lo também de geisha (provavelmente por indevida similaridade com a expressão nipônica, e com a qual não deve ser confundida). É a coqueluche do momento, 3 finalistas do WBC 2016 usaram um gesha.

 

Agora... :rolleyes: tomar um gesha, servido por uma geisha, sob a invocação protetora de Ganesha, numa xícara de porcelana japonesa pintada à mão, deve ser uma experiência simplesmente incrível, quase, ou totalmente, transcendental! B) Quem me dera! :ph34r: O gesha, a xícara e a imagem de Ganesha eu tenho... quase lá.... aquele "quase" extremamente improvável, mas não impossível. [emoji14]

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, acho que é principalmente comercializado nos EUA e na Europa como Geisha. Por causa disso só conheço com o nome japonês...

 

Agora um RoastInc. Panama Finca dos Jefes lavado, torra bem clara, no V60. Um suco de cereja bem gostoso. Estou tomando esse em doses homeopáticas, porque só tenho um pacote:

 

ieOP14J.jpg

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje a tarde foi um Colombia Julio Sanchez Nanolot. Me arrependi de desenvolver esse café, ficou um absurdo de doce e encorpado, mas sem acidez. Na proxima torra vai ser mais claro, pra brilhar...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei agora há pouco, no coador, o mantissa que torrei ontem. Achei que ficou até melhor do que a torra que fizemos para provar o café antes da CC. Bebida muito limpa, licorosa e um sabor e aroma extraordinários. Não tem os mesmos traços exóticos ou não usuais dos demais cafés dessa CC. Um pouco menos complexo, mas muito bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hélio,

Vou te responder em html:

<veneno> Esse gesha foi uma compra coletiva da classe social A do CdC. Pessoas mortais não tem acesso a essas compras. <\veneno>

Agora a versão sem html: no Brasil vc não vai encontrar esse café. Tem que comprar fora (torrado) e importar. No fim do ano vou viajar para Alemanha e uma das minhas torrefações favoritas vende um gesha (bem caro). Posso comprar um pacote para vc.

Abçs

Burny

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Hélio, um amigo do Clube trouxe e surrupiamos uns pacotes dele.

 

Por aqui raro de achar para compra. Você encontra em algumas cafeterias para provar. O Issoé Café terá daqui a uns dias um Guesha também da Colômbia, mas para beber no local.

 

Tomei agora um Brejetuba. :) Na AP. No CoffeeLab. Mas de outro produtor, não o mesmo da CC. @#$&* de bom. Tomara que o da CC seja do mesmo nível ou melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fechando o boteco com um espresso duplo curto do Sítio Serra, natural, da Pereira Villela. Bem gostosinho e com custo beneficio e disponibilidade ideal para membros da classe média baixa do CdC. Rsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nos cappus matinais, Villa Borghesi Reserva Especial, com torra média/média-escura,  apresenta acidez e amargor médio-altos, muito menos cítrico e menos aromático do que o anunciado, só ficou bom com leite, mas combinou suficientemente bem pra ficar gostoso.

 

No pós almoço, Acaiá Natural do Sítio Serra, torrado com maestria pelo Luiz da Pereira Villlela. Esse vai deixar saudades! Delicioso :wub:

 

Agora, bebendo: microlote Jairo Typica! da Terroa, moído no Bravo Mini (1v+32) e prensado na Impress/Presse: praticamente um triângulo amoroso que deu certo! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como já se falou, a transliteração original do nome do café é Gesha (é um lugar na Etiópia, que usa outro alfabeto).

Que nos EUA escrevam Geisha é de se esperar. Me cansei de ver Columbia escrito em vez de Colombia. O curioso é que, segundo o Webster online, 'Columbia' é 'the United States':

 

Colombia_2.jpg

 

Valeria a pena fazer umas canecas de café com 'It's Gesha, not Geisha'.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...