Ir para conteúdo

Careca_RS

Senior Members
  • Total de itens

    121
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Careca_RS postou

  1. Eu concordo com ambos posts anteriores, se for fazer café tem que ser (muito) sobreextraído, o que vai ficar horrível de tomar. Se é para despertar e a intenção é se valer da cafeína toma um chá Claro que tem outros produtos, tipo RedBull, coca-cola, benegrip, etc, mas todos têm algum efeito indesejado diverso.
  2. Eu adoro a Sílvia, mas como as bebidas aqui em casa normalmente são com leite eu tenho a intenção de trocar ela por outra máquina dualboiler (ou HX ao menos) ano que vem ou no próximo. Para espressos puros é excelente, absolutamente zero reclamações, consistência ótima na extração. A minha, mesmo sem PID, mantém uma sequência de espressos indistinguíveis entre o primeiro e o último (tentei até 6). Porém, quando preciso vaporizar leite aí o negócio empaca =/
  3. Guilherme, parabéns pela obra cara! A construção parece estar um espetáculo e as torras que tu apresentas aqui no fórum são de dar água na boca hehehe. Esse ano eu também não me aventuro nas torras controladas (fico só com a pipoqueira de fogão por enquanto), mas ano que vem conversaremos mais de perto
  4. Hoje 200g do Eufrásio (172g no final, 14% de perda). 1C em 8:22 e finalizado em 10:20.
  5. Eu fiquei curioso do site deles também, a variedade de grãos verdes que eles disponibilizam é muito grande - eu não havia visto nada parecido na internet tupi-guarani pelo menos. O preço dos cafés é bem agradável, não cheguei a comprar mas me coçou a mão hehehe. Concordo com o Rodolfo, se algum dos entendidos em torra comprar e der um parecer acredito que dê mais segurança para a galera mirim (eu incluso) comprar os verdes deles.
  6. Guilherme, 1C em 11min, é isso? De quanto foi a perda? Eu me aventurei com o Eufrasio hoje também, mas na panela hehehe. 14,5% de perda de massa, 1C em 7min, tempo total próximo dos 9min. Minha segunda torra dele, vendo a tua já fiquei em dúvidas quanto à minha (a minha primeira torra dele eu passei do ponto valendo, nem cheguei a experimentar). O odor do grão torrado está bem interessante, adocicado lembrando frutas silvestres, mas não tenho ideia do sweetspot do grão. Ae ele aí...
  7. Eu estou bem contente com o meu querido Breville, mas vou contar para vcs... esse Sette 270w tá piscando para mim.
  8. Segunda torra da compra coletiva desse ano, a primeira foi com o Brejetuba (mas sem registros fotográficos) e essa segunda foi com o Mantissa. 200g iniciais, torrados na velha pipoqueira de guerra em cima do fogão. A temperatura quando botei os grãos na pipoqueira marcava 210C. 1C em ~7’30”, final 9’48”, mas poderia (deveria?) ter acabado uns 15s antes, tenho impressão que o sweetspot passou, veremos na xícara. A torra ficou de coloração relativamente escura mas longe ainda de ter marcas de óleo ou sinais de scorching, quase sem películas grudadas nos grãos depois do resfriamento. 170g finais, então 15% exatos de perda. As três fotos são da mesma torra, mas só a última faz jus à cor real do grão.
  9. Careca_RS

    Pão e Café

    Experimentou deixar a massa um tempo na geladeira antes de tentar moldar ela? Tipo 30min-1h (tempo que eu já usei) antes de manusear ela deixa em geladeira refrescando, a baixa temperatura faz com que a massa fique mais amigável. Tem gente que só assa a massa depois de um tempo que ela esteja fora da geladeira (20-30min), eu não espero.
  10. Careca_RS

    Hario V60

    @Lauro Gomes Eu comprei esse kit, Lauro, da jarra 02 (700ml) mais o porta filtro de acrílico e mais o pacote de 100 filtros brancos. Estou satisfeito por demais, recomendo.
  11. @Hélio Nascimento Velho, me perdoa a demora na resposta. Estava de viagem e cheguei ontem somente. A iluminação das fotos também não ajuda muito, mas já dá para ter uma ideia de como é o artefato Eu acabei não cortando o pedaço de sobra do parafuso... era para ter cortado mas sabe como é né: "Amanhã eu corto", e ficou assim desde então.
  12. Hoje estou com um Unique Orgânico torrado por este que vos escreve no domingo passado (17), um shot pela manhã com leite (algo entre flat white e latte) e agora à tarde coado no V60. O shot saiu meio 'blendado' com um resto de grãos especiais do Mário que eu tinha (uns 8-9g ainda) em uma dose de 16g de grãos para 36g de bebida (BR ~45%) em 20s. Shot ruim, eu sei, o gosto também O coado saiu muito legal, esses 3 dias de descanso fizeram bem ao café, BR 6,7% em 3'20". Daqui a pouco faço outro.
  13. Eu dei uma olhada nesse knockbox da Breville logo que comprei a Silvia, mas já tinha visto as dimensões dele no site e também não me agradou nem um pouco. Entonces, gambiarras entram em ação: peguei um escorredor de talheres e um parafuso (bem) grande, enrolei câmara de pneu no parafuso e está pronto meu knockbox por tipo R$25 (o preço do escorredor de talheres) e com volume pelo menos o dobro do da Breville . E funciona que é um espetáculo, não troco por nenhum outro. Me inspirei em algum tópico aqui no fórum para fazer isso, mas não lembro quem escreveu nem a época que entrou no ar.
  14. E eu assando em cerca de 7'-7'30" achando que tava arrasando... Sérgio, tentei duas vezes apenas com o fermento natural, mas não gostei do resultado em nenhuma das tentativas. Como os meus bixinhos morreram de frio nesse inverno eu estou só com o fermento biológico, estou gostando do combo fermento biológico + farinha 00.
  15. Se já tem tópico eu ainda não tinha visto, achei bem interessante o video. Mas me digam uma coisa... só eu que fiquei nervoso com a respiração ofegante do cara? Poutz, podiam ter editado o som e cancelado um pouco do som do cara arfando.
  16. Provei há pouco o dito amendoado do Mário na V60 a algo em torno de 6-7% (a balança desligou no meio do processo, só vi depois). Bem legal, a extração é bem bonita e o sabor é bem suave, recomendo. Faz tempo que não brinco com a moka e a FP, de repente amanhã chamo elas para uso.
  17. Ajudo a esclarecer confundir: o David Schomer, da Espresso Vivace, diz naqueles cursos em VHS dele que o único bico com o qual ele conseguia vaporizar leite de modo satisfatório era com saída de 4 furos, mas não sabia explicar o porquê. Vale lembrar que esses cursos são lá da década de 80 eu acho, eu nem era nascido na época , de repente a visão e/ou a técnica do cara tenha mudado no decorrer dessas décadas. A minha tem o padrão de uma saída só, eu não sei vaporizar o leite direito nem com um furo imagine só com quatro furos Contudo, concordo com a Anita, começa com o de um furo só e troca o bico depois que pegar a manha. Ou vai hardcore já no de quatro furos e pega o jeito. ("vai hardcore de quatro" fica meio impróprio...)
  18. Polêmicas... Discussões de máquinas espresso são sempre polêmicas hehehe. Mas vamos ao meu relato de feliz proprietário de uma Silvia. Eu tenho a Silvia há pouco mais de meio ano e acho a cafeteira muito boa mesmo. Não é a melhor do mundo, claro, mas para o meu uso atende muito bem e faz uns espressos excelentes. Já aconteceu de eu fazer tipo 6-7 espressos numa tocada direto (só com o intervalo de limpar o PF e moer o café) e ela extraiu todos eles com a mesma consistência. Não experimentei todos né, mas o visual, o tempo e a massa foram bem semelhantes. Se tu souberes vaporizar o leite ela faz esse processo muito bem, só me incomoda um pouco o fato de demorar coisa de 1min-1,5min para que ela aqueça a água para o vapor, mas como não é dual boiler isso é compreensivo. Ela vaporiza muito bem, repito, e muito rápido se usar toda a válvula aberta. Os contras: demora um bom tempo para esquentar (chegando a ~35min nesse inverno gaúcho) e tem esse inconveniente de fazer surf para ajustar a temperatura da água. Antes de comprar a Silvia estava com uma dúvida semelhante à tua, havia descartado a Breville pois possui um porta filtro de 54mm (53,5mm segundo alguns), o bico vaporizador tem 'menos potência' em comparação à Silvia e fiquei com receio de ser uma máquina estreando no Bra$il, sabe como é. Eu estava procurando uma Fiamma para comprar (tem o PF de 58mm também, o tamanho que eu queria) mas então apareceu essa máquina que eu tenho para venda, usada e em ótimo estado, aí comprei. Na mesma época que eu comprei a minha máquina um amigo meu comprou uma Breville e diz que não se arrepende. Segundo ele, a máquina esquenta bem rápido (tipo 5-6min) e a oscilação da temperatura para vaporização também é mais ágil (~30s), muito embora a 'potência' do vapor seja menor - demora mais para vaporizar uma mesma quantidade de leite. Nunca tomei um café da máquina dele, mas sei que ele não é tão metódico de ficar pesando doses de grão a moer, pesando o resultado na xícara e tudo mais, então não consigo te passar informações sobre a consistência de extração dela. EDIT: esqueci de mencionar na hora da escrita do post... a Silvia vem com dois filtros (single e double) despressurizados, mas vem também com um acessório de borracha que faz as vezes de filtro cego; a Breville vem com dois filtros pressurizados e dois despressurizados (single e double para ambos), não sei sobre filtro cego.
  19. Eu recebi os kgs do meu enorme grupo (composto única e exclusivamente por moi) hoje e já estou na expectativa de torras, mas ainda tenho um bom tanto do café do Mário. Torra nova então, só daqui uma ou duas semanas. Estava meio fora do fórum nesses últimos dias, só acessando pelo tapatalk, não tinha me ligado no movimento de compensação da diferença do frete. Nada mais justo, também já efetuei a transferência da diferença. Mais uma vez, um gutural e gigantesco muito obrigado ao Igor e toda a galera que participou do processo de negociação, compra e distribuição dos cafés verdes, estão de parabéns!
  20. Hoje abri um Amendoado do Mário. Espresso 40%BR com leite, algo entre um cortado e um flat white. Beeem doce, achei bem interessante. Reviews de espresso puro e coado à tarde hehehe. Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
  21. Hahaha gostei da explicação do Lisboa e concordo com ele. A extração realmente foi lá nos 39%, pois o BR leva em consideração somente a quantidade de massa de grãos ou pó utilizado para extrair uma determinada massa de café bebida, a água adicionada só perfaz diluição e não é considerada no BR. Mas o palavreado do Lisboa é mais rebuscado hehehe. Fiquei com vontade de café agora tb... Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk
  22. Eu concordo, já conversei com toda a multidão do meu grupo e todos estamos de acordo que racharemos a diferença sim, é só ver quanto dá por cada kg que transferiremos.
  23. Somos dois então, Hélio. Eu também tenho bastante curiosidade sobre os cafés do além-mar, mas com tanta variedade de cafés bons brasileiros a colocação dos importados está láááá para o final da fila hehehe. A última compra foi do Mário, até o fds devo acabar com o achocolatado (me adaptei muito bem, café surpreendente depois de pegar o jeito) e entrar com o amendoado. Depois ainda tenho que provar os cafés do Reserva Gourmet (se pegar em torra recente), Campo Místico, William and Sons, Eufrásio... afff, a lista é longa.
×
×
  • Criar Novo...