Ir para conteúdo

Breville BES900/BES900XL


Carneiro

Postagens recomendadas

Cabral ?

 

Quando vi essa postagem achei que fosse alguma coisa antiga , fui checar às datas. :o

 

Sumido hein , comprou a ECM e se pirulitou do CDC , nunca mais deu as caras , nem apareceu no jamboree. :)

 

Deixa de preguiça e posta sua experiência com a ECM no tópico dela . :D

 

Tenta esse ano aparecer no jamboree.

 

Bem vindo de volta ao CDC. :D

 

Grande CaÊ!

 

Deve ter sido a overdose de cafeína, de tanto café que tomei nas semanas seguintes à chegada da ECM!!!  B)  nem vi o tempo passar! :P

 

Por um lado eu eu fiquei "falido" na época por conta da ECM, e mesmo querendo muito ir ao Jamboree, eu não poderia desmarcar o curso que ministrei naquele final-de-semana... Espero que divulguem a data bem antecipadamente quando marcarem o próximo que for em Sampa, porque quero muito ir! ^_^

 

Depois posto lá um  comentário de "aniversário" de uso da Technika.

 

Por aqui, Pasadena em operação! (por enquanto, não precisei ligar pra Huston... :rolleyes: )

Viva Cabral!

gente finissima!

que bom estar de volta

 

Valeu, Ruston!

 

Quando ocorrem esses hiatos de acesso sinto muita saudade do CDC... esse pessoal do "café na veia". além de gente boa, é muito bom de prosa! :) 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Cabral , ainda bem que Pasadena vai bem , já faz tanto tempo , que quando ela ganhou o apelido era só mais escândalo, agora se quebrar de novo vc vai ter que procurar a autorizada de Curitiba . :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um pontinho extra de credibilidade pra Breville então, já que o problema não era a máquina. :)

 

Otávio, a Breville não projetou a máquina pra funcionar numa rede elétrica tão fora do padrão internacional... mas a maioria dos equipamentos fabricados no mercado internacional pelo menos funciona suficientemente bem por mais tempo, então acho que eles foram "ingênuos" ou "muquiranas" no projeto.

 

Em engenharia, é normal trabalhar com margens de tolerância bastante altas, e eles falharam ao não prever tal necessidade na parte elétrica da máquina.

 

Como referência, meu moedor Smart Grinder deu defeito na parte eletrônica também, o mostrador da granulometria ficava "pulando" de vez em quando, e o moedor ligando e desligando o painel por conta própria. Que eu me lembre, o Guilherme Torres e mais uma pessoa do CDC descreveram algo parecido... já os modelos "Brasil", personalizados pra Tramontina, não tiveram esse problema. Ou seja, ou eles não testaram fora do circuito Austrália-Europa-EUA e descobriram o problema quando vieram lançar no Brasil, ou eles sabiam do problema mas, como encarece, só investiram numa solução quando isso se mostrou inevitável.

 

E, como estou ligando o moedor no mesmo estabilizador "super-poderoso" em que liguei a máquina, o problema desapareceu! :huh:  ... ^_^

Quem é vivo sempre aparece!

Fiz a mesma coisa que o CaÊ!

Kkk

 

Forte abraço Cabral!

Desejo saúde e paz!

Galttar! Grande Abraço! Tô vendo que pegou um Vario W! Puxa, que beleza, nossas últimas conversas foram sobre investir em algo melhor que um Encore, talvez ir direto pro Preciso, e você partiu pras cabeças! Dáááá-lhe síndrome ruuuuiva! :lol::D:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Cabral , ainda bem que Pasadena vai bem , já faz tanto tempo , que quando ela ganhou o apelido era só mais escândalo, agora se quebrar de novo vc vai ter que procurar a autorizada de Curitiba . :lol:

 

ROTFL110x85_zpslv2y0stc.gif

 

.... (tomando um fôlego de tanto rir) ... é verdade, faz tempo, mas a "original" tá dando mais problema do que a "apelidada"! A Breville tá até "redimida", nesse cenário... :ph34r:

 

;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Redilmida"? [emoji28]

 

Grande Cabral!

 

A respeito da correção do fator de potência, ele é bem conhecido da galera que monta PCs mais parrudos.

Sempre é bom cotar uma fonte deste tipo: com PFC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D nem me ocorreu o "trocadalho"...  ;) 

 

Grande Seiti! Beleza?

 

Carambolas, bastante upgrade desde meus últimos acessos, hein? Parabéns pela troca de equipamentos! Pelo jeito a "síndrome ruiva" andou queimando muita gente por aqui... :P E me lembro que qdo você chegou estava querendo apenas comprar uma peça pra consertar um moedor Aríete :lol::D:lol:  ...

 

...

 

Sim, todos computadores em casa, aos poucos, ganharam fontes de "potência real" com PFC ativo. Faz uma diferença enorme, fica tudo mais estável. Só não tinha atentado quanto isso poderia afetar outros tipos de dispositivo. Hoje percebo que isso afeta, e muito, até mesmo nossas benquistas bombas Ulka top-de-linha...

 

A rede elétrica na Austrália deve ser muito boa, pros equipamentos Breville serem fabricados com tão pouca preocupação com isso... Tanto a BDB quando o Smart Grinder serem tão sensíveis a isso é um forte indício disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Daniel Silva, apenas 3 usuários do CdC relataram possuir a Breville Dual Boiler, e nós 3 tivemos problemas com a parte eletrônica. Se vc tiver paciência para ler meus relatos de 2015 e 2016 na página anterior, terá mais detalhes a respeito da minha experiência com a BDB (BES900XL).

 

Além de mim, mais 3 ou 4 pessoas possuem um Breville Smart Grinder original (BCG800XL, não é o o Pro, que é o mesmo vendido como Express pela Tramontina no Brasil), importado, e pelo menos 3 de nós (eu, Andréia e Guilherme) postamos em algum momento que tivemos problemas com o mostrador eletrônico.

 

Em resumo, no meu caso, precisei trocar a placa principal da BDB duas vezes, e só ficou bom com uso de um estabilizador especial. O mesmo estabilizador resolveu o problema do Smart Grinder sem precisar trocar peça nenhuma. Se estiver disposto e interessado, está tudo nas últimas postagens.

 

Até o momento, as versões Tramontina parecem ter sido adaptadas para nossa rede elétrica, pois ninguém está reclamando de problemas eletrônicos. Se lançassem a BDB nova aqui (BES920) seria ótimo! Com assistência e garantia, daí sim vale a pena. E eu teria onde comprar peças sem ter de importar! ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quem interessar, o estabilizador SMS 2000va, bivolt, progressive III laser está 364 na fnac, sem frete caso escolha pegar na loja. O preço em geral ronda os 580. Comprei para utilizar no torrador gene, visando evitar trancar as torras.

http://www.fnac.com.br/estabilizador-sms-2000va-bivolt-progressive-iii-laser-16218/p/587740

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente dica, Vinícius!

 

Vai um "curtir virtual" ;) , que minha cota de "curtir" pra hoje já acabou.

 

O meu comprei no Extra numa promoção, e foi mais caro que isso, já faz muitos meses. Acho que foi uns 400 em 12 vezes s/j. e era um ótimo valor, foi o melhor preço da época. Agora, essa da FNAC é "promoção de crise", né?

 

Corre Lola, Cooooorre! :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele também transforma de 220 para 120 ? Ou e só estabilizador ? Pensei para o Mythos (115-120) porque nao gostei do transformador que comprei (220 para 127v) ...

A voltagem aqui em casa e muito boa, normalmente 220v, quando cai muito vai para 217.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernando, o modelo em referência é o 16218, que é 2KVA "bivolt" na entrada e 115V na saída.
 
Pra quem precisa tem outros modelos com saída 220V também, mas não é o caso desse em questão.
 
Como comprei para ligar os equipamentos Breville XL (EUA = 110V~115V), escolhi o modelo com entrada Bivolt (para usar em 220V) e com saída em 115V.
 
Aqui vai o link do produto no site do fabricante.
 
E aqui a tabela de características por modelo:

ESTABILIZADOR PROGRESSIVE III LASER

Referência 0016215- Estabilizador Progressive III uAP600Bi 115 5 NT

    Potência: 600VA ou 600W Frequência: 60Hz
    Tensão - Entrada: 115/127/220V~ Saída: 115V~ 

Referência 0016216- Estabilizador Progressive III uAP1000Bi 115 5 NT

    Potência: 1000VA ou 1000W Frequência: 60Hz
    Tensão - Entrada: 115/127/220V~ Saída: 115V~ 

Referência 0016217- Estabilizador Progressive III uAP2000S 115 5 NT

    Potência: 2000VA ou 2000W Frequência: 60Hz
    Tensão - Entrada: 115V~ Saída: 115V~ 

Referência 0016218- Estabilizador Progressive III uAP2000Bi 115 6 NT

    Potência: 2000VA ou 2000W Frequência: 60Hz
    Tensão - Entrada: 115/127/220V~ Saída: 115V~ 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Oxênti!

 

Belo achado, Bruno!

 

Ótimo negócio, mas no tópico errado... :P

 

Como essa máquina é uma Breville Infuser renomeada, acho que o tópico que o Márcio criou fica adequado pra citar aqui. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tranquilo, tanto o achado quanto a intenção foram ótimos! :)

 

OBS: quem pegou, pegou... já tá de volta por 3K! :ph34r:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

  Olá Cabral, tudo bem?  

  Cabral, comprei uma Breville "nacional" ou seja, comprei da Tramontina... E estou tendo um problema que acho que deve ser causado pelo fator de potência conforme você descreveu...

  Na maioria das vezes, quando vou fazer a extração, a máquina simplesmente não extrai, ela faz o barulho da bomba, e todo o processo normal, como se fosse fazer a extração do café, porém, toda água que deveria ser extraída, vai para a bandeja. Como ela é nacional e está na garantia, levei ela na assistência da Tramontina... Para a minha surpresa, a máquina funcionou perfeitamente na assistência. Fiquei com cara de "tacho" e levei a máquina embora... Chegando em casa, a máquina voltou a apresentar o problema... Dessa vez, levei na assistência e deixei lá para que eles fizessem uma revisão. O técnico me informou que fez o processo de limpeza na máquina, e que não tinha mais o que fazer, pois a máquina não tinha apresentado nenhum problema...

  Não contente, fui até a assistência, o técnico fez várias extrações de café, sem problema nenhum... Também fiz a extração... Ao todo, fizemos mais de 10 extrações para testar, e o problema não apareceu sequer uma única vez... Pois bem... Levei a máquina embora, e ela funcionou... Na verdade, funcionou por 2 dias e depois voltou a apresentar problemas... Agora lendo o seu relato, acredito que possa ser algo relacionado a rede elétrica da minha residência. Já comprei o estabilizador da SMS, exatamente o mesmo modelo que você recomendou. Só estou esperando ele chegar...

  Eu estava pensando em colocar capacitores paralelos como você fez, você acha que colocar esses capacitores paralelos também podem me ajudar?

  Será que o meu problema pode ser elétrico mesmo? O estranho é que se na primeira vez que tento e o café não sai, e eu uso o vapor por um tempo eu consigo extrair o café... Ou seja, toda vez que vou fazer a extração do café, tenho que primeiro usar o vapor... Mas na assistência isso não acontece... Será que estou no caminho certo, ou pode ser que seja outro problema?

  Fiz um vídeo com o problema que estou tendo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=hI-Rb-KYwgk

 

Muito obrigado pela ajuda!!!!Ab

 

Abraços, Cleiton

 

Prezadíssimos!

 

Nesse momento insone  e de rara "clareza visual" ^_^ , deu vontade de "reaperecer"  no CdC pra postar que, tendo a confiável Technika pra usar todos os dias, logo que entre pro Clube da ECM eu simplesmente desmontei a BDB por completo (sério, desmembramento total!), testei os componentes e fui comprando, aos poucos todas peças danificadas e/ou gambiarradas que decidi que precisaria. Fui comprando aos poucos ao longo dos meses.

 

Em Janeiro último (já em 2016 :D ) eu já estava com todas peças que eu sabia que iria precisar:

 

- Placa-mãe nova

- unidade aquecedora do grupo da BES900s2/BES920

- Válvula 3-Vias Parker (comercial - Rancilio Epoca etc.)

- OPV da bomba de café (da BES920 e da Oracle)

- kit de gaxetas novas

 

Comprei também várias coisas sobressalentes, mas não vem ao caso, as peças acima são as que troquei. Aliás, a minha unidade aquecedora do grupo não queimou, mas no modelo novo dá pra usar a válvula 3 vias Parker, do mesmo modelo usado nas Rancílio comerciais. A original da OLAB é horrível.

 

O que "matou" minha máquina, depois de muitas medições e diagnósticos, foi a rede elétrica "maravilhosa" que temos no Brasil. Tem uma coisa chamada "defasagem corrente-tensão", que gera um fator que se mede pelo cosseno da diferença entre os ângulos de fase dessas duas grandezas na corrente alternada, chamado de "fator de potência" ou, mais tecnicamente, "cosseno de phi". Enquanto os produtos "brazucas" aguentam uma defasagem de fator 0,6 ou até menor (já medi 0,53, quase colapso da senoide da rede!), a BDB desestabiliza a placa de controle quando esse fator cai abaixo de 0,7. Daí ela manda comando louco pra todo lado. Por exemplo, transforma o solenoide em "campainha", perde estabilidade térmica, liga e desliga sozinha etc. Entenda-se que quando está tudo "em fase" o cosseno de phi é 1, o valor do "fator perfeito".

 

Por conta disso, todas peças que comprei antes, nas tentativas anteriores, acabaram "morrendo" também. Meses atrás, sabendo disso, comprei um Estabilizador (SMS) bivolt microprocessado de 2000W RMS dedicado para impressoras laser, com correção ativa de fator de potência. É importante que seja bivolt, pois como efeito físico do processo gerador, há uma tendência de os fatores de potência das duas fases da rede bifásica serem opostos, logo a se "compensarem" mutuamente, mesmo que apenas um pouco (qq aproximação de 1 já ajuda).

 

Mesmo assim, troquei os capacitores de filtragem da placa-mãe nova por valores maiores e com componentes de especificação militar (capacitores de tântalo - milspec).

 

Ou seja, remontei a máquina toda com a Group-Head Heating Element da BES920, com a Válvula 3-Vias da Rancilio Epoca, com uma placa-mãe da BES900-s2 (série 2) turbinada com capacitores "milspec" superdimensionados e com a OPV da Oracle e da BES920(XL). Troquei algumas gaxetas e tubos de teflon, bem como reapertei várias conexões hidráulicas e elétricas, mas mais por "neura" do que por necessidade (já que tá aberta, né? heheh...)

 

Fico feliz em informar que a máquina não apenas funcionou, como ficou melhor do que quando original (sério!) e até o momento parece estável. Como tenho duas OPVs reserva, ainda estou usando um modelo original da Breville, de nylon, mas já tenho as peças para adaptar uma metálica da Fiamma no lugar, quando as minhas originais acabarem... mas estou achando que essa OPV da Oracle/BES920 é MUITO melhor que a original, é outro desenho, usa gaxetas em vez de um "cabeçote" de borracha e a mola é de aço-inox. Deve durar um bom tempo, pois essa não varia a pressão sozinha, como a original.

 

Uso-a algumas vezes por semana, quando preciso fazer café depressa e não dá pra esperar a ECM chegar no ponto. A Breville fica "pronta" pra café em menos de 10 minutos (entre 6 e 8 minutos em dias quentes), e a ECM demora pelo menos 30 minutos pra extração "dar certo". Os perfis de extração são diferentes, então tem café que dá menos trabalho da BDB, que tem uma curva de temperatura menos acentuada e bastante estável, muito bom pra "domar" torras mais escuras. As torras médias e claras ficam SEMPRE melhores na ECM, e a velocidade de vaporização é muito maior na Technika, mas a Breville vaporiza com a competência do "devagar e sempre".

 

Tô bem feliz com uma Dual Boiler de PID triplo que agora até funciona :rolleyes: , e uma HX E61 fantástica, do estilo clássico, lado a lado na bancada...

 

PS: depois crio um post sobre o Quamar T48 (mós planas de 84mm) que virou meu moedor principal e pareia com essas máquinas...

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Cleiton!

 

Primeiramente, parabéns pela compra e bem vindo ao clube!

 

Sugiro que complete seu perfil, indicando seus outros equipamentos além da Breville (qual seu moedor?), mas principalmente sua região/localização, pois isso já serve pra termos algumas referências na hora de sugerir testes e locais para comprar peças/acessórios ou mesmo café.

 

Quanto ao problema, fica muito difícil dar palpite sem ver e testar pessoalmente, mas acredito que você deva estar no caminho certo. Tenha em mente que não sou técnico da Breville nem da Tramontina, eu simplesmente precisei aprender a consertar minha máquina porque a mesma foi trazida dos EUA e a Breville não conseguiria me atender aqui. Ressalva feita, acho que o fato de funcionar na Autorizada e não na sua casa é um forte indício de a diferença na energia elétrica poder ser a causa.

 

Como referência, na "ponta" da ZL de São Paulo em que eu moro, tenho tido vários problemas nos últimos anos. No momento tenho 5 no-breaks "Manager Senoidal" e 3 estabilizadores SMS desses mais "poderosos" espalhados pela casa. Além da BDB, outras coisas funcionam mal sem estabilizador ou no-break senoidal estabilizado... o Xbox One, por exemplo, fica ligando e desligando sozinho se ligado diretamente à tomada. A MS recomenda testar usando um estabilizador de uma lista de "pré-aprovados" (esse SMS está incluído) antes de iniciar um RMA: no meu caso, a fonte já havia sido danificada e foi substituída. Ligada ao no-break senoidal estabilizado a fonte nova funcionou OK.

 

Sobre o video, notou aquele barulho que sua máquina fez na filmagem, quando você acionou a extração pela segunda vez, depois de "sangrar" o vapor, instantes antes de começar a sair água pelo "chuveiro"? Pareceu-me ser o solenóide da válvula de 3 vias "oscilando" algumas vezes antes de comutar. O sintoma é chamado de "buzzing 3-way valve" ou "buzzing solenoid valve". No caso da Breville, a válvula é muito sensível à variações no fator de potência e a quedas de tensão (peça barata/mal-dimensionada). Creio que o estabilizador deva resolver, mas se não der certo, eu não recomendo modificar sua máquina por dentro, por estar ainda na Garantia. Se não ficar boa nem com o SMS, filme todo o processo do problema várias vezes e mande para a Tramontina, são ELES que têm de resolver, não você. Se abrir a máquina, vc perderá a garantia.

 

Tenha paciência e aguarde o estabilizador chegar antes de mexer em qualquer outra coisa.

 

Mantenha-nos informados e vamos conversando!

 

Boa sorte e bons cafés...


PS: como minha BDB é 110V, e o estabilizador é Entrada Bi-Volt com Saída fixa em 110V, testei ligando o Estabilizador em tomada 110V e 220V. Em 110V, mesmo com o estabilizador, ainda dá alguns sintomas estranhos. Só com o Estabilizador em 220V ficou bom. Se tiver uma tomada 220V pra ligar o estab, será melhor. Nesse caso, você já pode ir providenciando uma tomada 220V enquanto espera a entrega do SMS... ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz... Obrigado pela dica... Já atualizei o meu perfil... Estou começando agora... Só tenho 1 máquina e 1 moinho... Ambos da Tramontina (By Breville).

Quanto à autorizada, acho que você tem mais conhecimento do que o técnico que me atendeu... rsrsrsrsrs... Ele nem sabia que tinha que atender às maquinas de café da Tramontina... O meu primeiro passo, foi entrar em contato com a Tramontina... A Tramontina que me indicou à procurar o técnico após não conseguirmos resolver o meu problema por telefone... Como eles estão começando com a marca, e ainda não é um produto muito vendido, a expertize deles é muito baixa... O técnico falou que foi a primeira máquina que ele recebeu que até então, só tinha feito o curso na Tramontina.

Depois do seu relato de morar na ZL de São Paulo, tenho quase certeza que é o mesmo problema... kkkkkkkkkk.... Eu também moro na zona leste... Moro no Artur Alvim... 

Vou colocar o estabilizador e ver como ela se comporta... Tenho quase certeza que a assistência não vai fazer nada se eles não conseguirem reproduzir o problema... Se ela pelo menos se estabilizar e eu conseguir fazer boas extrações, já será de meio caminho andado... Também vou ligar o moinho nela... Mesmo ainda estando na garantia, não quero arriscar...

Ah... Obrigado pela dica do 220v... Já vou providenciar a tomada. Pesquisei um pouco na internet sobre o "fator de potência", pois eu não tinha conhecimento sobre isso... E realmente, quando é ligado em 220v ele estabiliza melhor...

Cara, sua dica ajudou muito, eu já não sabia mais o que fazer... Levava na assistência e funcionava, chegava em casa, dava problema... Nunca imaginei que o problema pudesse estar relacionado à má qualidade da energia.

Assim que o estabilizador chegar e eu conseguir fazer os testes, eu posto aqui o resultado.

Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda!!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Cabral, o estabilizador chegou ontem... Ainda não tive tempo de alterar a tensão da tomada, vou fazer isso no final de semana...

  Mas mesmo sem alterar a tomada, resolvi testar a máquina...

  Ficou PERFEITO!!!! Funcionou sem problema nenhum... Aquela "campainha" que fazia não faz mais... Mudou totalmente o ruído... Antes ela estava fazendo vários barulhos... Eu conseguia identificar uns 3 ruídos diferentes... Agora não faz mais nenhum barulho além do normal da extração...

  O que a Tramontina e o técnico deles não resolveu, você conseguiu!!! Muito obrigado!!!!

  Agora dá para "brincar"... Antes estava frustrante...

  Quanto ao estabilizador... Dá até dó do bichinho... kkkkk... Fica estabilizando o tempo todo... Fica "tec, tec, tec"... Com a máquina desligada ele não faz nada... Mas quando ligo ela ele já começa... Fiz o mesmo esquema que você e também liguei o moinho nele...

  Vou alterar a tomada para 220v e ver se ele estabiliza melhor e não fica forçando tanto...

 

Valeu mesmo pela ajuda... Vc me salvou... Eu não sabia mais o que fazer para resolver o meu problema...

 

Mais uma vez, OBRIGADO!!!!!!

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Cleiton!

 

Puxa, somos vizinhos! A energia elétrica da nossa região é péssima, sei de antemão que estamos conectados na mesma subestação e a coisa é mesmo feia por aqui.

 

Lamento pela demora em responder, mas tenho tido poucas chances de entrar no CdC.

 

Fico muito contente que já tenha resolvido, mesmo ligando em 110V! Se ligar em 220V deverá ter o efeito desejado, o estabilizador vai "suar" menos e a máquina deverá durar mais.

 

Sobre seu agradecimento, é um grande prazer poder colaborar! :)

 

O que fiz foi passar meses, pra não dizer anos, decifrando os problemas que tive na BdB. Os sintomas não faziam sentido. Compartilhei aqui justamente pra isso: pra que todos interessados pudessem ter acesso e ler meu relato. Contudo, no final das contas, ao pesquisar, ler os posts imensos e arriscar pela compra do estabilizador, foi você mesmo que mais se ajudou! E com sua informação colocada aqui, publicamente, você já está ajudando os próximos interessados. ;)

 

Muita gente aqui, desde a época do HT-Forum, me ajudou bastante quando eu estava começando a levar Espresso a sério e migrei da Delonghi pra Ariete e pra moagem em casa... O hábito de compartilhar e reciprocar (ser ajudado e ajudar) se instalou desde então. Continuo aprendendo todas vezes que acesso o CdC, esse Fórum é impressionante!

 

Depois de ligar o estabilizador em 220V, conte pra gente se fez diferença. Sugiro mesmo que crie um tópico específico e faça um relato sobre o caso, ou o faça no tópico da Tramontina Express, assim os usuários que só acessam aquela área podem encontrar uma solução pra esse problema. Nem todos terão sua iniciativa de ler um tópico sobre outro modelo e perceber que o problema é o mesmo... B)

 

Pra minha máquina, que não foi "nacionalizada", ligar o estabilizador em 220V fez bastante diferença. A sua Breville/Tramontina deve ter a fonte já melhorada pra funcionar no Brasil, mas fica difícil pra um engenheiro, lá na Austrália, acreditar que a rede elétrica Brazuca é tão ruim assim... Se mandar um gráfico com levantamento da Rede Elétrica do Centro ou da Zona Centro-Sul (Paulista e imediações), a energia é tão melhor que a da periferia que nem serve pra referência. E quem fornece os dados é o INMETRO, que não tem posto de medição na ZL, só tem na Cidade Universitária, onde o serviço da Eletropaulo é bem melhor.

 

Boa sorte e bons cafés!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Opa Cabral... Finalmente consegui mudar a tomada para 220v... Na verdade, troquei toda a fiação dessa tomada e coloquei um disjuntor novo e exclusivo para ela.

  Depois de colocar em 220v, o estabilizador simplesmente parou de "suar"... Ele não faz mais barulho nenhum... Funciona perfeitamente... Só durante a extração que escuto a ventoinha dele ligar um pouco... Mas ficou perfeito super silencioso... A máquina ficou outra coisa... Agora só escuto o barulho normal da extração do café... Ficou muito bom... Não tenho mais nenhum problema com ela... O moinho nunca tinha apresentado problemas... Mas por precaução, também liguei ele no estabilizador...

  Vou seguir a sua dica e fazer uma postagem no tópico da tramontina... Também vou fazer um novo vídeo com o funcionamento dela para quem ver o video no Youtube com o problema, também ver o video com a solução... Teve um cara que postou no YouTube que estava com o mesmo problema... Já tenho a solução... hehehehe...

  Só mais uma pergunta Cabral... Como o estabilizador ficou em cima da bancada, atras da máquina, fica fácil de apertar o botão e desligar ele... Assim ele não fica "brigando" com a corrente... Você acha isso bom, ou acha que ficar ligando e desligando ele pode acabar afetando a vida útil dele?

 

Abraços!!!!!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que beleza, hein, Cleiton? Muito bom...

 

Bacana mesmo que resolveu e que o 220V melhorou a coisa. Fazer o circuito separado é sempre melhor, mesmo que não seja imperativo se a instalação num todo estiver bem feita e com as devidas folgas e tolerâncias, principalmente porque em 220V a corrente é metade da de 110V. Já no 110V a corrente é mais crítica (o dobro da corrente dos 220V), e aí sim é que precisaria de um circuito dedicado, e é justamente em 110V que se cuida menos disso... heh.

 

Pra quem não sabe e ficou curioso ou confuso, é simples: Portência (W) é o resultado do produto da Corrente (A) pela Tensão (V). Logo em 110V, pra dar 1200W, precisamos de quase 11A, mas em 220V, precisamos de menos de 5,5A pra dar os mesmos 1200W. A bitola (grossura) do fio é determinada pela corrente (A), bem como as perdas (esquentar) por mal-contato, uso de fio fino demais, etc. De modo geral, 220V tende a ser mais eficiente por ter menos perdas, mas requer fiação com capa de melhor qualidade/mais grossa por necessitar de maior isolação. para a tensão elétrica mais alta.

 

Será mesmo bacana você compartilhar lá no outro tópico. Muito boa a idéia/iniciativa do segundo vídeo, será ótimo!

 

Sobre desligar o estabilizador quando a máquina não está em uso, creio ser essa a melhor das opções. Mantenha desligado e só ligue na hora de usar. O tempo de aquecimento é o mesmo se já estiver com estabilizador ligado ou não, então vc só tem a ganhar fazendo isso.

 

Como esse modelo de estabilizador tem "partida suave", você não apenas economizará energia (já que não fica nada em stand-by, a chave do estabilizador corta o circuito), mas também aumentará a vida útil da máquina, expondo a mesma a menos tempo de trabalho e protegendo-a das instabilidades da rede e das possíveis descargas elétricas em dias de tempestade. O único componente do estabilizador que vai "gastar mais depressa" é a chave liga-desliga, mas esse tipo de chave "gangorra" 2P-1P costuma ser projetado pra comutar no mínimo 5.000 vezes sob condições de carga média, e as boas (Mar-Girius, AMP etc.) prometem comutar até 50.000 vezes na carga média e 15.000 vezes na carga máxima. Da última vez que olhei um SMS por dentro, a chave era Mar-Girius ;) . Os outros componentes do estabilizador tenderão a durar mais por estarem sendo poupados do stress do uso contínuo, principalmente os capacitores.

 

Grande Abraço e bons cafés!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

#aliveandkicking - Update de mais de 1 ano após a reforma da Breville Dual Boiler BES900XL.

 

Depois da última reforma, em que praticamente fiz uma máquina nova, tenho usado a BDB umas 3 ou 4 vezes por semana, em geral pra fazer Cappuccinos pela manhã na hora da correria: com as peças da BES920 ela fica pronta em menos de 10min, contra 40min da Technika.

 

Até o momento está funcionando perfeitamente, como nova. Com o estabilizador "monstro", conforme descrevi nas postagens anteriores, não deu mais nenhum problema.

 

Acredito que a versão nova, BES920(XL), se utilizada desde o primeiro momento com as mesmas precauções que tomei (máquina 110V ligada em estabilizador eletrônico bivolt plugado em 220V, com bom aterramento elétrico), funcionaria muito bem aqui em "terra brazilis". Praticamente todos componentes problemáticos da BES900 foram redesenhados na BES920, e depois da reconstrução adaptativa minha BDB ficou OK.

 

Fiquei traumatizado com os problemas que tive com a BES900, ainda acho que a Breville não deveria fazer um produto tão frágil eletricamente a ponto de sucumbir sob o estresse das redes elétricas "de terceiro mundo" como a brazuca, mas cheguei à conclusão de que, com os devidos cuidados, é possível ser feliz com a BDB aqui no Brasil.  :D

 

Se a Tramontina decidisse vender a BES920 por aqui seria show de bola.  B)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cabral, pela web eu só vejo elogios à BES920XL. Sendo uma DB, ela resolve inúmeras limitações do modelo SB da Breville, parecendo ser uma excelente máquina para o mercado caseiro... pena que a Tramontina não tenha disponibilizado ela por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lunático, pois é, a máquina é bem interessante, gosto muito dos recursos da minha, e com as peças novas está dando conta do recado. Se der uma olhada no CoffeeSnobs (australiano, como a Breville), tem muitas reclamações também. Principalmente por que o McKnight (da Breville, responsável pela BDB) participa ativamente e media os acertos de projeto entre a comunidade e a empresa. A BES920 é resultado dessa interação, e a linha "serie 2" da 920 que começou a vender no final de 2016 já tem melhoramentos sobre a primeira versão. Ou seja, A Breville já está na 5a iteração da Dual Boiler! A minha é a 2a iteração (BES900 Série 1, versão 2), que veio com firmware e regulagem diferentes da BES900_S1V1, além de algumas gaxetas em material diferenciado também. A BES920_S2V1 parece, até o momento, "bulletproof", mas só saberemos ao certo daqui a alguns meses ou anos...

 

@Vinie, é isso mesmo, infelizmente. Se a Breville Infuser, com MSRP de U$500 chega aqui com MSRP de R$ 2800 e a Barista Express, com MSRP de U$ 600 chega com MSRP de R$ 3700, dá pra imaginar que a BDB BES920(XL) série 2, com MSRP de U$ 1300, chegaria aqui com MSRP acima dos R$ 6900, talvez na casa dos R$ 8000, seguindo a proporção dos outros modelos. Com um mercado menor, o custo de manter uma infra de assistências técnicas pode não valer a pena. É isso que "reserva de mercado" gera. Preços altos, tecnologia ultrapassada e empresas ineficientes, já que não tem competição séria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

@Cabral Tudo bem?

Cabral, depois de quase 1 ano, voltei a ter problemas com a minha máquina... Os sintomas são os mesmos de antes do estabilizador... Ela faz o barulho da bomba, mas não consigo extrair o café... Faz todo o processo mas o barulho da "campainha" voltou... Ainda estou utilizando o estabilizador ligado no 220v... Ela estava perfeita... Estava funcionando tudo sem problemas... Eu estava fazendo mais de uma extração por dia... Do nada, começou a dar problemas... Primeiro a primeira extração não saia... Então como já estava acostumado, nem colocava café na primeira... E a partir da segunda já saia perfeito... Mas agora, não consigo extrair mais nenhum... Acredito que ainda seja algo relacionado a energia, pois os sintomas são indênticos...

Recentemente mudei de casa, muito próximo da antiga (continuo no mesmo bairro). Teoricamente essa casa é mais nova e a fiação também é nova. Porém, diferente da minha casa antiga, não consegui passar uma fiação exclusiva com disjutor para o estabilizador. E essa casa nova, também não tem terra (a antiga também não tinha).

Eu estava pensando em retirar a placa dela e levar em alguma eletrônica para eles trocarem os capacitores, e coloca capacitores de tântalo paralelos como vc fez... Será que isso resolveria o meu problema? Está complicado... Cada vez que começo a pegar mais gosto, ela dá problema... Chega a ser frustante...

Tem alguma dica do que posso fazer para tentar solucionar isso?

 

Abraços,

Cleiton

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi @cansantos, puxa, que pena que deu problema, cara!

Bom, na minha experiência, fiação nova não significa fiação adequada. Eu recomendaria tentar mudar a fiação antes de partir pra "radicalização"....

Há também a possibilidade de o estabilizador ter dado defeito. Esses dias caiu a energia (também estou conectado na subestação de Artur Alvim) e quando voltou queimou a placa de um dos meus no-breaks, que precisou ir pra autorizada. Foi justamente a parte do estabilizador que tinha pifado, então começou a sair sempre baixa tensão, então o computador ficava desligando sozinho por "subtensão". Se vc tem um multímetro, meça a tensão de saída do estabilizador durante a extração, não pode cair abaixo de 110V, o normal é ficar perto de 120V. algo entre 113V e 127V. Mas tem de testar depois de ver que a fiação esteja OK.

Pra testar, vc pode colocar um rabicho com fio de 2,5mm direto na saida do disjuntor principal da casa, pegando 220V nas duas fases e montando numa tomada solta, temporária, só pra testar. Se a máquina funcionar OK com o estabilizador, já tem sua resposta: fiação e tomada. Se mesmo assim a tensão do estabilizador cair demais, o problema pode ser a placa do estabilizador. Se a tensão ficar boa mas a máquina der problema, daí sim pode ser o fator de potência, que pode ser ainda pior na casa nova (varia por transformador de cada grupo de ruas), daí a modificação da placa pode ajudar... mas veja se não vai perder a garantia, ok? 

Boa sorte nos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...