Ir para conteúdo

Promoções: Cafeteira Express Tramontina by Breville


Billy Puppet

Postagens recomendadas

Pelo que li era 54mm, considero tb um ponto negativo. Dificulta encontrar filtros etc.

Eu só não entendi a questão do pid. A temperatura é controlada eletronicamente, mas não podemos seta-la, seria isso? Se for, a máquina me interessa menos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A questão do PID (mesmo sendo regulavel apenas 2 graus pra cima ou pra baixo)

é que é um circuito muito mais preciso e um pouco mais complexo do que um simples termostato.

E esse circuito em teoria garante muito pouca variação de temperatura o que para

extrações de espresso é bem desejavel. A grande pergunta que acredito que ninguém

conseguiu encontrar a resposta até agora é qual a temperatura de fabrica do PID da Infuser.

 

O lance do portafiltro tb me desagrada um pouco mas pelo menos o portafiltro que vem não

é qualquer porcaria e um outro custa em torno de $50 (se vender por aqui deve ficar na casa

dos 100/150 dilmares).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É 54mm

 

http://www.brevilleusa.com/54mm-tamper-bes860xl.html

 

A infuser tem o PID fixo interno já a 870 tem 4 opções de temperatura , a ideia da Breville e facilitar ao máximo a vida do iniciante , reduzindo variáveis.

O termobloco com PID elimina o problema do surf , o problema é que os hobbistas querem ter controle e mais opções .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente! Eu justamente quero não apenas repetibilidade, como também jogar com as variáveis... Vou continuar com o projeto do PID da Fenice.

A quem interessar, o meu boleto da Infuser é no valor de R$ 1899,97, com frete por sedex, e vence dia 22.09. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo vídeo que mostra o termocoil estimo que pese 450 g. A capacidade térmica do alumínio é 22% da água. Ou seja, equivalente a um boiler de 450 * 0.22 ~ 100 ml.

 

Poemia (pidada) com 250 ml de caldeira é bem melhor nesse aspécto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se alguém de POA ou grande POA estiver interessado, e não quiser pagar frete, essa magazine inox é a loja virtual da Comlines Tramontina, fica na BR-116, Km 237, 4751 - Rincão, Novo Hamburgo. Convém ligar antes para saber se o preço é o mesmo do site e, se for diferente, se eles o cobrem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo vídeo que mostra o termocoil estimo que pese 450 g. A capacidade térmica do alumínio é 22% da água. Ou seja, equivalente a um boiler de 450 * 0.22 ~ 100 ml.

 

Poemia (pidada) com 250 ml de caldeira é bem melhor nesse aspécto.

 

Desconsiderando a compensação ativa, claro. Uma máquina com um PID de fábrica poderia ter um algoritmo otimizando esse aspecto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é que na prática não dá muito certo Rodrigo, as coisas não respondem rápido. O sensor não percebe a mudança brusca de temperatura. Depois a resistência não consegue retomar a tempo a perda. Dá para tentar, mas o perfil de temperatura entre shots nunca será igual.

 

Se fosse simples, máquinas melhores não teriam caldeiras grandes onde se entra água fria (dalla corte). Ou não tão grande mas se pré-aquece a água (Linea mini).

 

O jeito é ter inércia térmica suficiente para durante a extração a eletrônica não se intrometer. Já simulei aqui um termocoil de alumínio. Fica legal, mas tem que pesar 2.5 kg.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É 54mm

 

http://www.brevilleusa.com/54mm-tamper-bes860xl.html

 

A infuser tem o PID fixo interno já a 870 tem 4 opções de temperatura , a ideia da Breville e facilitar ao máximo a vida do iniciante , reduzindo variáveis.

O termobloco com PID elimina o problema do surf , o problema é que os hobbistas querem ter controle e mais opções .

É possível escolher 5 temperaturas (considerando a padrão) em ambos os modelos.

 

O thermocoil é realmente pequeno, mas um usuário do CoffeeGeek fez uns testes com a 840 e verificou que a temperatura do shot é bem estável.

 

Dentre os proprietários ao redor do mundo há poucas reclamações. Pelo que li até agora, a única dúvida sobre a máquina ser um bom negócio é a durabilidade. Tem gente que tem há mais de dois anos, que deve ser quando vai bater a "upgraditis". [emoji14]

 

A propósito, pela aferição do usuário do CoffeeGeek, a temperatura inicial é 93.3° C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí é que está, tudo funciona com base em feedback, e aí vem o problema do atraso. Porém quando você sabe como dado material se comporta, você pode antecipar coisas. Lembro de um post do Andypanda no HB oou no Coffeegeek, não lembro, em que ele consegue manter em uma Gaggia com caldeira de alumínio a temperatura de saída da água (medida em um termofiltro) praticamente constante simplesmente acionando a caldeira de forma intermitente a partir de um bypass que ele instalou. Tudo indica que seria possível emular por algum algoritmo, dadas certas condições. 

 

Claro que em um termofilltro o fluxo é constante, o que não é uma condição real. Mas poderia haver alguns presets pra certos tamanhos de café pra simplificar as coisas, cada qual com seu algoritmo de acionamento intermitente da resistência. Não seria perfeito, mas bastante bom e simples de implementar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro, pesado, antieconômico, antiecologico... tá mais que na hora de pensarem em uma solução elegante para o barista doméstico. O que vejo na maioria dos casos é que tentam fazer uma máquina comercial em escala menor, o que não funciona, pois a solução mãe depende de massa, que é o que se retira ao reduzir a escala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve dar sim Rodrigo. Basta alguns sensores a mais. De vazão já tem máquinas com ele. Com mais um de temperatura para saber a da água fria e outro para medir a corrente indo para a resistência, deve ficar bom.

 

Aí seria escolher entre isso ou mais uns 2 kg de alumínio. Veja que esse último não é assim tão caro e sem risco de dar problema.

 

Acho que se eu fabricasse máquina escolheria a massa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs trabalham com a hipótese que o fabricante quer produzir um produto de qualidade. E se ele só quer produzir uma caixa de inox chique, com display grande iluminado e 35 menus diferentes e pseudo funcionalidades? Acho que vende bem e um termo bloco de 200g seria uma opção que faz - economicamente - bastante sentido.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro, pesado, antieconômico, antiecologico... tá mais que na hora de pensarem em uma solução elegante para o barista doméstico...

 

ECM Classika II PID (e similares)? :D

 

 

-------------------

 

Máquina muito interessante, ainda mais se der para regular a temperatura e pressão de extração (mesmo que de forma "gambiarra").

 

Concordo que um dos pontos fracos é o uso de filtros de 54mm, porém, na minha opinião, o pacote de acessórios (dos mais completos que já vi) compensa isso muito bem.

 

Em primeiro lugar, já acompanha um tamper, que fica guardado em uma posição muito prática. Parece-me um tamper muito diferente daqueles genéricos de plástico que vem na maioria das máquinas, sendo suficientemente bom para o trabalho (que não exige tanto "malabarismo" como com frequencia vemos por aí) e no tamanho correto (é ridículo, mesmo que de plástico, o fabricante enviar um tamper com tamanho muito diferente do dos filtros).

 

Em segundo lugar, não entrando no mérito da qualidade, a máquina vem com um jogo completo de filtros, dois pressurizados e dois normais.

 

Por fim, mas não finalizando a lista que acompanha a máquina, até um pitcher de inox (aparentemente de boa qualidade) vem no pacote :o.

 

Se eu já não tivesse uma Gaggia, com o fim delas no Brasil :(, certamente eu olharia com muita atenção para esta 840XL, ainda mais considerando uma assistência muito mais vasta dada pela Tramontina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei o que vcs sempre tem com a assistência técnica da Tramontina. É uma bosta. Quando a tampa de vidro da minha frigideira (com formato meio fora do padrão parece) quebrou, foi quase impossível comprar uma nova. Loja onde comprei? Zero noção. Suporte da Tramontina? Call center, fila, musiquinha ... pacote completo estilo Oi. Acabei comprando uma tampa de outra marca que por acaso tem as mesmas dimensões. Quero ver como esse suporte vai funcionar com maquinas de espresso.

 

Prefiro o suporte do Alexandre!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quem interessar posta mandei um e-mail perguntando sobre 

qual a temperatura que o PID vem setado e obtive a seguinte resposta:

 

"Thank you for contacting Breville USA Support. The default internal specification

for temperature on the thermo-coil of our BES840XL is roughly 200 degrees (F),

any advanced programming would initiate at this starting point. "

 

Então em celcius seria algo em torno de 93 graus. como tem regulagem

para + 2 ou -2 graus em teoria a maquina suporta de 91 a 95 graus celcius.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...