Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

carlos eduardo

Senior Members
  • Content count

    7,841
  • Joined

  • Last visited

  • Days Won

    190

Everything posted by carlos eduardo

  1. CDC RIO - Reunião

    Aleluia , Finalmente o CDC Rio se reuniu e bombou, Teve muito cafe , vários métodos . Ate eu preparei espresso Esse aí é um "xurume" africano moído no Nemox e preparado na LM , tigrado. O evento foi muito bom , o tempo passou e ninguém percebeu , o dono da cafuné o Leonardo , recebeu a gente muito bem (primeira foto em pé no fundo) , foi um prazer conhecer o pessoal do CDC Rio , eu só conhecia o Cal de SP . Fiquei muito impressionado com o entusiamo do pessoal , que contagiou o próprio Leonardo , espero podermos fazer um evento por mês no futuro. No próximo se for na cafuné vai ter torra no atilla . O pessoal do CDC Rio esta de parabéns.
  2. Na reunião do CDC Rio , teria alguns microlotes para prova , mas eu não esperava nada muito especial , tanto é que nós levamos nossos cafés para incrementar o evento. Mas para minha surpresa os microlotes eram dois cafés excepcionais , muito difíceis de aparecer aqui no Rio , que é meio periferia no mundo do cafe , não só excepcionais como raros . 20170819_225201 by Carlos Eduardo, no Flickr O Primeiro é o Laurina Maceração Carbônica , torra de 11/8/17 , quando o Leo me mostrou o café, eu disse que não tinha a mínima idéia do que era , ele me mostrou o texto que o Moço tinha enviado e entendi que Laurina era uma variedade de Arábica e Maceração Carbônica era uma fermentação, mas que era usada para vinho . http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Cafe/noticia/2017/05/cafe-mais-caro-do-brasil-sera-oferecido-em-bar-de-curitiba-neste-final-de-semana.html Chegando em casa fui dar uma estudada para entender o que ia beber , nesse texto da pro cafe tem uma explicação simples. http://fundacaoprocafe.com.br/faq/variedades/gostaria-de-saber-sobre-variedade-laurina Não existe plantação comercial dessa variedade no Brasil , a planta é pequena tem grãos pequenos e baixa produtividade, enquanto um pé de Laurina produz 3 litros de frutas , o mundo novo/acaia produz de 8 a 10 litros. Então qual o interesse nesse café? O café é doce e de alta qualidade , mas a principal característica é o baixo teor de cafeína (0,6%) , em textos estrangeiros vc descobre que existe uma corrida para produzir café "natural" sem cafeína a partir dessa variedade . Essa variedade desenvolvida pela Daterra tem 0,3% de cafeína, enquanto um Arábica tem em média 1,2% e o conilon 2,3%. Para começar o grão é realmente pequeno , na foto a esquerda o Laurina do Moço, no centro o Moka da compra coletiva , que se não me engano era peneira 9 e na direita um FAF orgânico com peneira 16 . 20170820_205152 by Carlos Eduardo, no Flickr No espresso foi uma surpresa a torra ótima para espresso , mesmo ponto de torra que o espresso 22 da6 isso é café, muuuuita crema o que não é comum nas torras do Moço (quem se lembra do frutado ao quadrado) com medo da acidez eu preparei uma BR de 39% , deu um espresso muito doce , cremoso , com acidez média e frutado , muito exótico. Deu uma leve tigrada. 20170821_042353 by Carlos Eduardo, no Flickr Agora no coado esse café arrebenta , na reunião nos preparamos ele, mas ficou fraco , em casa eu preparei ele em uma FP Hario de 300 ml , moído no Forté em 8M , 1/10 , 1 min de pré e 4 de infusão mexendo sempre. Deu o melhor coado que eu bebo faz tempo , muito doce (realmente doce) , acidez muito discreta , minha mulher falou que o café não tinha aquela travada do cafe comum traduzindo , o café não tem adistringencia nenhuma , é frutado e tem aromas herbaceos , outra tirada de minha mulher foi que não parece café , apesar de ter gosto de café.
  3. Kopi Luwak

    Engraçado não ter esse tópico ainda no CDC , o Kopi e famoso pelo marketing e preços altos. Um amigo chegou de Bali , semana passada e me trouxe 2 pacotes de 150g cada, do Kopi Luwak , produzido e torrado em Sumatra. Como o amigo entendia um pouco de café , ele sabia da importância da data da torra, ele conseguiu com torra de 29/4 Um pacote eu já estou consumindo o outro vou levar amanhã para a reunião do CDC Rio e vamos fazer uma avaliação desse famoso Kopi. Já preparei alguns FP e espressos , a FP produziu crema de espresso. O espresso deu uma extracao linda , quanto ao sabor , vou postar amanhã as impressões do CDC Rio. Mas já adianto que é o cafe mais doce que eu já provei. http://forum.clubedocafe.net/topic/5501-cdc-rio-reunião/?do=findComment&comment=203641
  4. Testando o novo Baratza Sette 270W

    Finalmente o "bom velhinho sacana" que não deu as caras no natal , apareceu hoje na véspera de ano novo. Quando o Alexandre me disse que iria importar um sette para testar , eu comecei a encher o saco do "véio" para ele importar 2 , mas os caras da Baratza diziam era muito difícil enviar 2 para fora dos EUA antes de 2017. No final alem dos 2 , eu acho que os caras da Baratza lembraram que estavam devendo um Sette para o Rocco campeão de Aeropress na Irlanda esse ano , no final enviaram 3 , se o Rocco estiver lendo , o véio já esta despachando seu merecido premio. Agora as primeiras impressões sobre o Sette. O moedor é muito bonito , minha mulher achou mais bonito que os outros , o encaixe do PF não precisou de fazer regulagem nenhuma . A nova mó da Etzinger realmente tem um design diferente sem falar que são muito afiadas , quando comparadas com os mós do Preciso. O sistema é muito simples , não vejo como possa ter retenção , na verdade o moedor não tem retenção nenhuma. O moedor é muito rápido , mesmo em comparação com o Forté que já é bem rápido ele e bem mais rápido. Não entendi porque a baratza fez um moedor residencial com tamanha velocidade. A moagem para espresso é muito homogênea (só testei hoje para espresso) moí para 4 espressos , a moagem dispensa WDT ou qualquer tipo de distribuição , o pó sai soltinho. Para quem perguntou se ele mói fino para espresso , mói sim , esse espresso saiu em 3C , 25seg e 45% de BR. Com certeza ele mói bem mais fino. Li reviews americanos onde tem gente que fala que ele faz retenção , não vejo como , a não ser que vc use a detestável torra dark french cheia de óleo , mas usando as torras que usamos no Brasil não vejo como ocorrer retenção. Também li sobre estática , não apareceu estática depois de 4 moagens , na minha opinião a estática tem muito haver com o clima do local , aqui no Rio agora esta muito quente e a umidade esta uns 300% , numa situação dessa acho difícil formar estática , mas , se vc esta no inverno de NY , onde vc toma choque tirando o casaco a situacao é bem diferente. Depois de 4 moagens tirei a foto do bocal , nao tinha um grao. O cantinho ficou bagunçado , e minha mulher esta fazendo cara feia por mais um moedor e eu avançar mais um pouco na bancada. Minhas humildes primeiras opiniões. Pros : Ë voltado para uso residencial perfeito para o nosso uso , compacto , simples , veloz. e bonito. Perfeito para moer por doses. Nao tem retenção Não empelota. Permite uma distribuição excelente. Balança com precisão igual ao do Forté , exatos 0,2 g. Contras : É voltado para uso residencial a baratza deixa claro no manual que nao é para moer quilos por dia . Na caixa vem o aviso que ele usa a tecnologia Acaia , e que poderia usar o app da acaia , a baratza informa no site que o tal app chamado BrewBar nao esta pronto, prometem para "soon""
  5. CDC RIO - Reunião

    Com o alto patrocínio do Bruno esse evento foi muito bom. Uns 14 cafés excelentes .
  6. CDC RIO - Reunião

    Amanhã 7 de julho , vai ter outra reunião do CDC Rio na cafuné. Vai ter dessa vez uma variedade grande de café s , colombianos , peruano ,Quênia, Congo, Etiópia, Guatemala. Gesha colombiano e brasileiro do moço. Vai ter até café solúvel terceira onda.
  7. Café em casa ( planta )

    Os meus 2 pés cafés são arábica (acaia) e estão bem aqui no Rio . Arábica cresce ao nível do mar , a cidade do Rio foi o maior produtor de café do Brasil até o inicio do séc. XIX . Urca, Tijuca, Meier, e outros bairros do Rio eram cafezais por volta de 1780.
  8. Café em casa ( planta )

    Como eu disse olha elas aí. Elas chegaram assim já faz 283 dias.
  9. Café em casa ( planta )

    As minhas estão ok . Amanhã com sol tiro uma foto delas. Estou usando o bom é velho adubo químico, , de vez em quando um agrotóxico diluído (malathiol) pois de vez em quando a colchonila tenta aparecer. @Allexlimaa2 use a dupla que faz o nosso campo uma potência: fertilizante e agrotóxico Se não der certo leva esse café numa rezadeira que deve ser olho grande.
  10. Testando o novo Baratza Sette 270W

    O problema deve ser a bancada , coloca ele em um lugar firme e veja se melhora. Outra opção é colocar o copo se melhorar ou ficar normal é vibração da bancada. O meu não faz isso , mas está em uma bancada de granito , quando ele chegou eu fiz alguns testes e na mesa de madeira da cozinha ele ficava assim.
  11. Correio! #%@&!!!!

    Essa matéria saiu no Valor de ontem 7/6 , em um cantinho bem discreta. E o pior é que igual aos Correios estão várias estatais.
  12. Café no Village Mall (RJ)

    Eu estava na duvida se ia esta resolvido , nao vou.
  13. CDC RIO - Reunião

    A reunião do CDC Rio , edição Kopi Luwak bombou , muito café bom. Foram duas FP de 750ml de kopi , mais um guatemalteco torrado pelo Cal , um etíope e outros que eu não lembro nome. No final sobrou kopi . A opinião geral é que era um cafe muito doce , quase sem acidez , retrogosto bem persistente e bem doce. Como esperado ninguém teve um "orgasmo cosmico" ao provar o café . O café esta com uma torra bem recente 29/4 , o blooming das FP era bem acentuado , é a extração de espresso foi só crema.
  14. CDC RIO - Reunião

    Pessoal amanhã sábado 02/06 , vai ter a nossa reunião, a novidade e que eu vou levar um pacote de kopi Luwak torrado na Indonésia, torra de 29/4 , um amigo trouxe de Bali .
  15. Moedor Baratza Virtuoso parou de ligar do nada

    Antes de pensar em motor verifica se a micro switch do hopper não está com mau contato , by passa a chave e veja se o motor funciona. Se for o um dos polos do motor , já era, vc vai precisar comprar outro. Como o motor custa 40 dólares nos EUA eles não tentam reparar , trocam. Se confirmar ser o motor vc pode levar ele nessas oficinas que fazem enrolamento de motores elétricos e tentar uma gambiarra.
  16. saeco poemia

    Posta a dúvida no tópico da Poemia. http://forum.clubedocafe.net/topic/3947-saeco-poemia/?tab=comments#comment-9170 É o termostrado de vapor que está com problema é não está abrindo desligando a resistência. Sobra o termostato de vapor só abre a 127°c , por isso ela ferve. É a peça numero 25 . https://www.espressotec.com/saeco-poemia-parts-diagram.html
  17. Moedor Baratza Virtuoso parou de ligar do nada

    Em cada chave dessas chegam 2 fios , é só juntar eles (ou seja bypassando a chave) é se funcionar é a chave. Só não vá se eletrocutar .
  18. Moedor Baratza Virtuoso parou de ligar do nada

    No nemox é mais fácil ainda pois ele não tem eletrônica , se o motor nao funciona , vc tem o interruptor da chave e depois o interruptor do dosador de café. Se eles estiverem ok é o motor queimado , ele é bem simples e só mandar enrolar o motor de novo. Se o motor funciona mas a mó não roda é a engrenagem de nylon que quebrou. Eu tenho um 150 , internamente são iguais , aqui no CDC eu mostro como trocar a engrenagem.
  19. Moedor Baratza Virtuoso parou de ligar do nada

    O virtuoso e bem resistente , depois de ver tomada e mau contato em benjamim e etc. Sobram 2 provaveis causas , a micro switch do hopper ou o fusivel térmico . Nao precisa de assistencia para isso vc mesmo resolve. https://www.baratza.com/wp-content/uploads/2015/10/ElectricalCheck.pdf Abrir ele é façil , esse video serve para o encore e o virtuoso. https://www.youtube.com/watch?v=l0oxFolHbNA
  20. O que você comprou ou recebeu hoje?

    E o drone ? Posta um vídeo do drone sobrevoando o forno.
  21. [KICKSTARTER] Cafelat Robot - Espresso Manual

    Para quem for ansioso , kickstarter é um problema , apesar de parecer simples , esses projetos não são. Eu comprei o ROK no final de 2014. Ele foi lançado antes de 2005 e apesar de parecer simples deu tanto problemas e reclamações que foi retirado e relançado em 2010 com o nome de Presso. https://www.home-barista.com/levers/all-clad-presso-minimalist-pour-over-espresso-machine-t210.html Deu tantos problemas de novo que foi retirado e voltou com o nome de ROK . http://mybrokenpresso.blogspot.com.br/p/home.html comprei no final de 2014 , nunca tive problemas , mas para chegar a esse ponto , levou 10 anos de sofrimento para os compradores anteriores. As ligas de alumínio eram erradas , a fundição na China tinha baixa qualidade , os polímeros da camara quebravam , os parafusos tiveram corrosão galvanica. Tudo que podia dar errado deu , levou tempo . Eu considero o Aram um projeto bem sucedido , os atrasos e defeitos são normais. Isso aqui é um hobby , longe de mim querer dizer o que cada deve comprar , mas se vc é ansioso , minha experiência diz que vc deve ter duas certezas , vai atrasar e os primeiros podem ter problemas.
  22. Clube das Máquinas Gaggia.

    É uma máquina de entrada sim , a caldeira e o grupo são muitos parecidos com a da Poemia, a diferença marcante seria o tamanho do filtro , da Poemia 53mm e a Gaggia o comercial de 58mm. O problema da Gaggia antiga será a dificuldade de achar peças no Brasil.
  23. Clube das Máquinas Gaggia.

    A antiga tem uma caldeira de inox pequena , ela internamente é quase idêntica a Gaggia color. Com as diferenças da idade a antiga tem OPV de latão e a Color de plástico. Teste ela antes , é difícil máquina tão antiga estar ok e dependendo da peça só importando.
  24. Clube das Máquinas Gaggia.

    Qual Gran Gaggia ? Essa antiga que parou de ser produzida a uns 10 anos Ou Esse modelo novo.
  25. Coffee Travel Bag Orfeu

    Peso não é problema , ela é bem resistente. Já a Hario ou bonavita , nem tentei encaixar pois o risco de quebrar o bico é grande .
×