Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

bluecoffee

Senior Members
  • Content count

    35
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

8 Neutro

About bluecoffee

  • Rank
    Participante

Profile Information

  • Equipamento
    Vários :)
  1. Clube Rancilio Silvia

    Bela dica, não teria me tocado que sendo italiano, o ponto de vista deles é café pretinho - torra escura. Já tentei afinar a moagem com nossa torra clara mas aí aparece o amargor. Mas me deu um belo pretexto pra tentar torras mais escuras.
  2. Clube Rancilio Silvia

    Porta Filtro para Dose Simples: Presta? Eu sei que muitos de vocês acha heresia usar cachimbo e porta filtro para dose única mas aí vai minha pergunta. Consegui o porta filtro simples pra Rancilio mas não estou conseguindo extrair um café decente nem com reza braba... Já experimentei porta filtros em outras cafeteiras e meus resultados sempre foram no mínimo decentes. Estou anexando a foto do porta filtro pra confirmar se é o mesmo que você tiver. O que eu achei mais esquisito é que ele só aceita 8g de café. Mais do que isso, ele já bate no chuveirinho.
  3. V60 X MELITTA, NA PRÁTICA

    Escaldar o filtro antes de colocar o pra ajuda muito a tirar a acidez da química do filtro do Melitta. Reitero tudo o que foi falado acima sobre o filtro numa palavra: repetibilidade. Às vezes o café pode ser bem decente mas de repente você pega uma caixa nova de filtro Melitta e ele entope com facilidade. Você percebe que com filtro da Hario você evita surpresas. E quando não há receptibilidade, você tem que usar muito mais técnica para tirar um bom café. Até que uma hora enche o saco e você vai lá e compra coisa melhor. Mesmo história com a escadinha de compra de máquina espresso.
  4. Clube Rancilio Silvia

    Outra dica quando você tá mais perdido que cego em tiroteio na tua extração: compre um portafiltro naked. É a melhor ferramenta pra te dar um diagnóstico aonde você pode estar errando na moagem e/ou tamper.
  5. Clube Rancilio Silvia

    A menção que eu fiz é sem usar PID, só com o termostato padrão de fábrica pra caldeira. Afinal são poucos que tem um PID instalado.
  6. Clube Rancilio Silvia

    Eu concordo com o @paulohvs. Vou relatar com outras palavras mais ou menos o que ele disse. É muita variável mas vamos lá... É por isso que a brincadeira é divertida. Você comprou uma cafeteira na Europa. TODAS as cafeteiras comercializadas na Europa (inclusive a Gaggia) tem essa proteção porque ela é obrigatória por lei infelizmente pra evitar incêndios domésticos por acidente. A mesma Rancilio americana não tem essa proteção. Procure na Internet e você vai achar formas de como conviver com essa situação. Quanto ao surfing, eu uso o fluxo como métrica para ver se está no ponto. Assim que eu vejo que depois do expurgo se normaliza o fluxo (não tem mais turbulência) eu espero uns 15 s para dar o shot. Se é 15s, 20s ou 30s depende da temperatura ambiente. Por isso eu tive que usar um termopar com termômetro digital pra saber com qual tempo eu conseguia a temperatura desejada. O importante é ter um fluxo constante sem turbulências, caso contrário essa turbulência vai criar un canal no bolo de café e aí teu café vai ficar um boldo só e ainda por cima você vai ver que a extração vai ser super rápida. De vez em quando ainda acontece isso comigo, principalmente com café que desconheço e aí sei que errei no surfing. Você tem razão quanto à tua desconfiança da moagem no 0. É sinal que tem algo errado. Se o teu fluxo canalizou devido a turbulência aí não tem moagem que resolva. Outro suspeito pode ser tua pressão no tamper que pode estar muito leve. Exagere só pra você poder experimentar com essa variável mesmo que teu café fique amargo na primeira tentativa. Conseguir um tamper dinamométrico pode te ajudar a acertar a mão. Mas eu não colocaria a culpa no moedor MD40 por enquanto.
  7. Clube Rancilio Silvia

    Olha Eduardo, pode ser que a Gaggia seja melhor, principalmente se você já estava acostumado a ela. Fale mais das tuas frustrações com a Silvia. O vazamento do registro do vaporizador infelizmente não é incomum. Teria que trocar o registro junto com o bastão.
  8. La Pavoni - Europiccola e Professional

    É com gente maluca como o @Eduardo Gurjão que esse fórum vale o que é. Faltou você postar a foto de como era a Pavoni quando você a resgatou. Parabéns pelo trabalho insano, a madeira sempre dá aquele toque refinado.
  9. Café ideal para primalatte

    Repito o que vejo em muitos blogs, vídeos e etc. 1. Invista no melhor moedor que você puder. Não fique refém de café em pó. 2. Tendo o dito o item acima, mesmo que o "melhor que você puder" seja apenas 100 reais, o requisito básico para que um moedor possa estar apto a moer café espresso é ele conseguir chegar numa moagem um pouco mais grossa que sal de cozinha. Esse é em geral o ponto de moagem para café espresso. Todo moedor (exceto o de lâmina) tem um ajuste da distância das mós que define quão fino ou grosso vai ser tua moagem. É claro que um moedor como o Hario Slim consegue uniformidade no tamanho dos grão moído, coisa que o Botini será bem impreciso. Mas como diz o ditado, "o bom é o inimigo do ótimo". O salto que você vai conseguir moendo você mesmo o café vai ser enorme, independente do moedor desde que ele chegue no tamanho de moagem necessário para o espresso. 3. Invista num tamper de aço. A pressão do tamper de plástico que vem com a cafeteria em geral é insuficiente pra conseguir uma boa extração de espresso. 4. Vá no fórum de Café Torrado e seja feliz compre um grão bem cotado e verás que o paraíso é aqui na terra mesmo... Já repeti essa fórmula pra vários amigos meus que queriam ter seu cantinho de café e depois da primeira extração a sua cara de felicidade não tem preço.
  10. Flair Espresso Maker

    Já tenho a Flair há algum tempo. Me apaixonei pelo design, parabéns, Sergio Landau pela sua invenção. Qualidade internacional. Do deslumbramento à prática, o ritual todo requer paciência milenar. Você tem que controlar todas as variáveis envolvidas: temperatura, granulometria e pressão. Com as variações loucas de um clima de inverno como o de agora, é um desafio manter tudo escaldado e mais ou menos quentinho, e principalmente manter um padrão que permite você servir um mínimo de convidados na tua casa. Pra fama que a Aeropress leva, acho que o resultado da Flair é autêntico e não o meia boca do Aeropress (desculpem os fãs da Aeropress, está é a minha opinião). O Flair é pra quem quer ser raiz, suar duro pra chegar naquele primeiro conta gotas de extração de óleo (bem amargo) mas que é o sinal que você está no caminho certo. E fazer a via Crucis até chegar num espresso decente. E com sorte e prática, quem sabe, ser capaz de servir as visitas - se os Deuses dos clima deixarem E se no final rolar um café espresso pras visitas, com certeza você será O CARA (ou A MINA). Uma sugestão pra você Sergio Landau: faria muito bem ter um vídeo em português explicando a Flair, e dando os erros e acertos para um bom café nela. Tenho certeza que muito outros brazucas embarcariam nela com afinco.
  11. Clube Rancilio Silvia

    Bacana. O espaço entre os furinhos da primeira cestinha e o único furinho da peça preta é que fazem o truque de pressurizar a cesta. Entendo perfeitamente tua esposa. Poucos mortais tem a paciência de fazer todo o ritual que fazemos neste clube. É pra isso que a Breville vende o seu modelo de termobloco ao lado do seu irmão com caldeira. A praticidade do termoboloco é indiscutível e existem boas cafeteiras como a BES840XL.
  12. Clube Rancilio Silvia

    Esse mecanismo europeu obrigatório de proteção é um saco! Pelo que me parece é só acionar a bomba de extração ligeiramente antes dos 30 min, o suficiente para resetar o timer dos 30 min. Sim, as duas mangueiras precisam ficar imersas. Eu acho que o fato de uma mangueira ser mais curta que a outra facilita você encostá-las na vertical na parede do recipiente. Apesar de nunca ter visto este portafiltro com a peça preta, já consigo imaginar como ele faz a jogada de pressurizar ou despressurizar a cestinha do café. Ri muito quando você comentou da zona na extração Taí uma das diferenças do filtro pressurizado, ele é muito mais tolerante quanto à moagem. No filtro despressurizado se a moagem estiver muito grossa, vai espirrar café pra tudo quanto é lado. Em contrapartida quando você acerta a moagem com o filtro despressurizado, é crema que não acaba mais - é uma viagem sem volta. Este vídeo é muito bom pra mostrar os erros e acertos usando um porta filtro despressurizado (neste caso um naked)
  13. Clube Rancilio Silvia

    1. priming de batismo eu seguiria o manual que é basicamente deixar escorrer água em todas as saídas. no dia a dia, o primming que eu uso é abrir a torneira do vaporizador e abrir a bomba pra água quente até o fluxo de água se manter constante. 2. pro surfing, 20-40 min (dependendo da temperatura externa, 40 min agora no inverno no sul p.e.x) de pré-aquecimento pra garantir que a caldeira atingiu a estabilidade térmica. faz um flush no grupo até ele expurgar aquela rajada de vapor e o fluxo de água ficar constante e fino. aproveita e tira o porta filtro pra colocar o café e fazer o tamping. esses 40 s de preparação do café no porta filtro serão suficientes para a caldeira surfar à temperatura ideal. Se quiser se esmerar mais ainda pode fazer uma pre infusão com dois toques rápidos no botão da bomba de café para preparar o pod antes da extração de fato. 3. Sim. Um é pra entrada da bomba e outra é pra saída de pressão excedente se for necessário o OPV abrir sua válvula. As duas SEMPRE devem ficar imersas em água. Aliás a pergunta não é estúpida, ela é super pertinente. Sempre preste atenção às mangueiras para evitar queimar a cafeteira. 4. Não sei se entendi. A pecinha preta que eu conheço é pra fazer retrolavagem no grupo, será que é isso? Se for isso, você pode comprar um filtro cego pra E61 que faz o mesmo efeito.
  14. [Restauração] Brasilia Cappuccino ep105

    Achei o máximo a torneira do vaporizador é original dela? nunca tinha visto. tem cara de torneira normal de rosca mas é de válvula de apertar né?
  15. Clube Rancilio Silvia

    A menos que eu esteja comendo bola, entendo que a curva de vazão e a relação com o OPV serve pra bombas em perfeito estado. Porém a medição é mascarada em bombas defeituosas que muitas vezes só apresentam o problema com carga total (neste caso com café no porta filtro).
×