Ir para conteúdo

Weiss Distribution Technique (WDT) - qual o mistério?


Rodrigoks

Postagens recomendadas

A pedido da Anita, fotos de um site que testou os dois funis disponíveis na Orphan Espresso:

 

funnels.jpg

 

compare.jpg

Fonte: http://gqsmooth.com.au/tag/dosing-funnel/

 

Pra WDT, acho o funil cilíndrico, mais alto e mais pesado, bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Minha ferramenta DIY para WDT, que consiste em uma embalagem de acrílico de termômetro de espeto, um pouco de adesivo epoxi e aparas de corda de aço Si de violão. Funciona tão bem, mas tão bem, que se eu quiser filmar uma extração, sei que vai dar certo de prima, saindo uniforme e viscosa do filtro.

 

9180217652_ec943165c7_c_d.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, e funciona espetacularmente bem. Minha máquina é chatinha com certos cafés, mas esse troço aí dominou com facilidade até o terceira onda do moço. Dá até pra moer um pouquinho mais grosso que o usual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Muito legal! Apesar de dizerem que com o Vario canaliza pouco, os cafés claros realmente transformam a extração num chuveiro alucinado. Mas não testei com uma agulha e com várias para dizer se faz diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigoks, acho que é isso mesmo que você descreveu o que acontece. O famoso "efeito sucrilhos", ou como dizem no exterior, "brazil nut effect"

Pra quem nunca ouviu falar, tem vários vídeos no youtube explicando o fenômeno. Gostei bastante de um do sixty symbols.

 

Apenas a título de apresentação, a WDT (técnica de distribuição do Weiss) consiste em "arar" o bolo de café com uma agulha ou ferramenta similar com o objetivo de desfazer eventuais grumos e melhorar a distribuição. Mas é isso mesmo que a WDT faz? A distribuição realmente melhora após o bolo ser misturado pela agulha?

 

Tenho lá minhas dúvidas. Desde que retomei a técnica com o uso do misturador de molhos, percebi que a distribuição fica um tanto bagunçada. Mesmo assim, a maioria das extrações sai a contento sem maiores procedimentos de nivelagem. Por quê?

 

Talvez a técnica não apenas promova distribuição, mas mude a distribuição dos grãos. Outro dia, após fazer a técnica com o filtro sobre mesa branca, ao mudar o filtro de lugar, percebi que na mesa estava impresso o padrão de furos do filtro. Olhei embaixo do filtro e os furos estavam bem preenchidos por café. E daí?

 

Bom, estou especulando que talvez a agitação mude ligeiramente a distribuição entre partículas maiores e partículas mais finas, com parte destas se deslocando para a parte baixa do filtro e parte daquelas ficando na parte superior. Sendo assim, logo no início da extração já haveria finos bem distribuídos o suficiente na parte inferior do filtro para bloquear o fluxo inicial de maneira uniforme, impedindo a formação de canalizações mais precoces.

 

O bolo poderia ficar mais estável também em relação ao fluxo de água, já que não sofre um distúrbio tão grande logo no início da extração, eis que o fluxo de saída se dá de modo mais uniforme em relação à área, quando os grãos ainda não espandiram tanto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Lucas.

 

Outro dia estava pesquisando sobre técnicas de segregação de partículas e achei um monte de coisas, menos o fenômeno que postaste. Eu sabia empiricamente que isso acontecia, mas não sabia o nome nem a explicação. A agulha no WDT deve fazer algo parecido com o efeito de oscilação lateral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Eu sei que a Orphan Espresso vende um assim, bonito, de inox. Mas quem sabe o Chrispim não se interessa em fazer um? Eu gostaria de substituir o copo de iogurte por algo mais apresentável...

 

Rodrigo, acho que rola comprar essas forminhas de alumínio de petit gateau ou bombocado e fazer um corte na altura certa. Fica bastante apresentável e sai bem barato. Por exemplo esse:

http://www.goldpanformas.com.br/forminhas/forminha-petit-gateau-media-padrao-em-aluminio-12-unidades.html

 

image_51.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a forminha pode funcionar, eu uso uma capa de pé de geladeira antigo de alumínio que achei jogando no armário de ferramentas do meu sogro e cortei na altura certa.

Acho que também serviria um vasinho de plantas desses pequenos, de alumínio e pintados por fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh bommm Gilberto, hora que li vibrador pensei: vixe, agora ferrou! Ainda bem que especificou o tipo do vibrador lol :) Senão correria o risco de uns users comprar determinado "vibrador" e dar a desculpa para utilização da técnica WDT, o que para muitos de fora iria soar bem estranho também,. estar com um vibrador em mãos e dizer: utilizo para weiss distribution technique hoahoahoahoaho

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo o video acima não seria melhor usar um vibrador para ajeitar o bolo no PF ao invés do foie,aqueles vibradores a pilha para costas ?

 

Como é que é????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho uma boa ideia. Isso faria os grãos mais pesados irem para superficie e centro do porta filtro. A WDT é justamente para homogenizar. Não acredito que vibrar teria um efeito semelhante a mexer o café com um mini fue.

 

Remexer faz as partículas maiores subirem, não as mais pesadas. Creio que o mais importante na WDT é a migração de algum particulado para a parte de baixo do filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem aqueles usados por dentista para moldes. É uma bandeja pequena, bem apropriada para um filtro. Hoje em dia, Com a facilidade de comprar direto da China, não deve ser caro...

 

Não tem nenhum dentista no CdC pra testar isso pra nós? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Remexer faz as partículas maiores subirem, não as mais pesadas. Creio que o mais importante na WDT é a migração de algum particulado para a parte de baixo do filtro.

 

VocÊ esta absolutamente certo. Como as particulas são do mesmo "material" eu assumi que elas teriam a mesma densidade e por isso maior peso(relativamente). Mas ainda acho q o ponto da WDT é a uniformidade da distribuição e vibrando acho que não seria alcançado. As particulas menores como mostradas no estudo de granulometria em varios sites como home barista comprovam que as particulas menores são mais arredondadas oque provavelmente faria com que se comprimissem melhor com o uso do tamper. As particulas maiores no centro se comprimiriam menos obtendo uma distribuição menos uniforme. Obivio que isso é teoria. posso estar falando besteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei também se a vibração funcionaria, só testando. O fato é que com WDT é mais fácil ocorrerem extrações tigradas (pelo menos comigo), por isso assumo que há migração de particulado para a parte inferior do filtro. Se ocorre mesmo, não sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Aqui Gil: http://www.ingredientedacasa.com.br/mini-batedor-_-fue---conjunto-com-3-tamanhos---progressive-p120

é um conjunto com 3 tamanhos

Comprei pq o palito de dente é muito "feio" para fazer uso do WDT, na verdade não sei se o fuê é bom, gostaria de algo bem fininho, mais fino que o palito de dente, porém não encontrei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um acessório multiação que fiz com pedaços de corda Si de violão de aço e que ficou melhor ainda.

 

Lembro de vc ter postado uma foto. Depois eu copiei usando clips dos maiores cortados/desdobrados.

 

1I4eTri.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana a criatividade do pessoal para soluções simples, alguns vídeos que vi tenho a impressão que quanto mais fino for melhor é para distribuir e não derramar muito pó e fazer aquela bagunça, acho o palito de dente um pouco espesso e to achando que o fuê será pior ainda em termos de fazer sujeira, essa ideia ai do Sérgio é legal mas eu faria com algo mais fino ainda, como o do Rodrigo essa corda SI deve ser fina, eu não sei. Qdo chegar o fuê eu relato o que achei, mas é de vez em qdo que uso o WDT, não sei o que está acontecendo meu moinho está empelotando um pouco, não sei se é o grão e sua respectiva oleosidade ou alguma desregulagem, pois antes não empelotava e quando empelota ai sim utilizo o WDT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é mito que o WDT só serve pra desempelotar. Umidade do ar e do café, grau de moagem, tudo influencia um pouco o empelotar. Se bem que o BB005 definitivamente não empelota, talvez pela rotação baixa.

 

Sugiro continuarmos a discussão no tópico correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...