Ir para conteúdo

La Pavoni - Europiccola e Professional


Postagens recomendadas

Eu experimentaria com 1% a temperatura ambiente, verificando com cuidado - e se tudo estiver correndo bem - deixaria durante toda a noite.

No outro dia verificaria se a cor verde desapareceu e, após algumas enxaguadas, experimentava o gosto da água.

Isso já me daria uma idéia se é preciso repetir, aumentar a concentração e o tempo (ou não).

Só utilizaria água quente se o efeito for muito pequeno.

Em geral o aumento de temperatura acelera as reações químicas.

Sei que com ácido citrico o efeito aumenta muito, mas não tenho certeza com bicarbonato ...

Considerando que a gente toma como antiácido e é inócuo, acho bem seguro utilizar na maquina.

Mas é bom ver se os outros colegas tem alguma outra dica ou alerta.

 

PS: evitar contato com o exterior da maquina, para não manchar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo. Vou aguardar até a hora de deitar, se não surgirem outro procedimentos, vou arriscar esse mesmo, já que não sou nada ansiosa. rsrs

Eu cheguei a fazer 2 lavagens com uma pitada de bicarbonato de manhã, mas só. Overnight talves seja melhor mesmo.

Obrigada, Bernardo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria o que sempre faço aqui, ácido cítrico, uso até concentração alta (por exemplo para essa caldeira, umas 3-4 colheres de sopa, mas dissolva bem), e depois ver o que acontece. Na caldeira da Gaggia Tell, quando eu tava limpando, depois do ácido cítrico eu tentei bicarbonato e ela ficou azulada/roxa por dentro! Mas é cobre puro, não é latão. A caldeira da La Pavoni é latão. Pela foto a resistência parece em bom estado, e ácido cítrico só deve remover a oxidação preta se for muito tempo ou se adicionar corrente elétrica...

 

Como o Alex falou, tome muito cuidado com a parte externa pois é latonado ou cobreado com verniz que protege, e não é tão resistente quando peças cromadas. Se o verniz sair, vai escurecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada, meninos!

 

Está feito! Amanhã conto aqui os resultados. Espero que sejam positivos, não vejo a hora de começar a brincar com ela de verdade!

Tomados os cuidados com a parte externa! Aliás, se é envernizada, limpeza só mesmo com paninho úmido né? Minha Twin ficou tão linda com Silvo! rsrs

 

Aliás, Márcio, só tenho que te agradecer, pois sem suas sugestões eu não teria pego uma cafeteira de pistão (apesar de não ser a primeira opção a Pavoni foi o que deu pra pegar no momento).

 

Boa noite!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá vamos nós outra vez!

Bom, deixei de molho no vinagre de álcool (farmácia fechada no domingo, mercado aberto). Coloquei o vinagre quase puro (ficou a uns 3%), deixei cerca de 3h, descartei metade e completei com água, então liguei a máquina para aquecer e fazer o expurgo.

Passei algumas caldeiras de água até sair bem o vinagre... As primeiras xícaras de água saíram azuladas!

 

8zbv.jpg

 

Comparando o interior da caldeira após o bicarbonato e após o vinagre, dá para notar que parte do esverdeado se foi. Acho que vale a pena comprar amanhã o ácido cítrico e passar mais uma vez, certo, um pouco mais concentrado (talvez uns 5%):

 

efdy.jpgiwfr.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer outro ciclo com vinagre, dessa vez puro e aquecido (impressionantemente as farmácias por aqui não querem vender o ácido cítrico!).

Acho que limpou até que bem dessa vez. Acham que já ta bom ou acho o dito ácido cítrico pra fazer mais um ciclo?

Daqui a pouco venho dizer se o cheiro da água saiu. Ainda estou lavando.

 

ylby.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3º banho, agora com ácido cítrico.

Agora acho que estamos prontas! Não vejo a hora de chegar o café da manhã =)

 

id59.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Alexandre,

 

Dúvida que me surgiu agora: o bico divisor do portafiltro gira no sentido anti-horário (como um parafuso/rosca comum, torneira) ou também é o contrário, como o encaixe no grupo?

 

Vi que você tirou o divisor no seu vídeo, mas eu aqui, com minha força de menina, girando sentido anti-horário, não consegui soltar...

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdeu a pátina...

 

hehehehe Confesso que também achava ela linda verde brilhante por dentro! Mas acho que ainda prefiro o espresso :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcia,

A rosca do distribuidor é normal. Atarraxa no sentido horário. Porém seja cautelosa ao desatarraxar. Sugiro que uses uma morsa de bancada com proteção de 2 peças de madeira para prender o bico divisor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menos mal!

No final de semana vou pra casa dos pais aí aproveito para fazer isso lá... não tenho morsa aqui.

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toma a serio a recomendação de Alexandre !

Se forçar podes quebrar o cabo, riscar o cromado e até deformar o PF. Se sair fácil vai em frente, do contrario deixa para mais adiante.

E que muitos colocam uma cola especial para que não solte, e aí, tem que saber como tirar (calor, etc.) sem causar estragos.

De todas formas não e muita vantagem tirar o bico, somente em caso de fazer singles em uma xícara muito estreita ... , aí e só utilizar uma mais larga e pronto.

Bem mais interessante e ver de colocar um termometro no grupo ou ainda como fazer uma junta de teflon entre o grupo e a caldeira, que são do dois mods mais populares para a Pavoni.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Bernardo, tomarei cuidado sim. Se não soltar fácil deixo como está.

Quanto a esses outros mods... nem me arrisco!

 

Bom, hoje foi o primeiro dia de testes. Eu diria até que relativamente frustrante em termos de resultados, mas produtivo em aprendizado.

Primeiro aprendizado: preciso de um tamper, urgente! É impossível usar aquele pedaço de plástico horroroso que vem com ela! E em casa a maioria dos copos são octavados! =( nenhum serviu. No final de semana vou ver se consigo que o torneiro que fez a minha "marreta" de inox pra Gaggia faz um pra Pavoni.

 

Tirei 4 shots: 3 que a pia bebeu dignamente e o 4o que saiu algo entre bebível e bom. Estou no lucro!

O que funcionou de primeira foi o cappuccinatore, faz uma espuma bem legal e rápido.

 

É isso!

 

Obrigada a todos pelas dicas e ajuda constante!

Breve posto mais informações aqui e quem sabe um vídeo.

 

Bjos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcinha, abaixo algumas dicas de controle de temperatura que te ajudaram a domar a bela.

 

 

 

by drgary on Dec 19, 2012, 2:02 pm

 

In another thread I suggested some ways to control temperature on a home lever. I'm posting that primer here as an introduction so it's easier to find.

 

A Note on Toggling Heat Switches on Vintage Home Lever Machines

 

This is my understanding of how to achieve better temperature control of a home lever. I've written this to assist those comparing dissimilar machines, perhaps without experience using them. The idea of temperature control with a home lever machine* may seem difficult at first glance but I don't find it all that hard.

 

There's a preparatory phase of bringing the machine up to temperature. With a pressure gauge, thermometer or temperature strip, this is easy to tell. Say you have a Pavoni or Elektra with a pressure gauge. You can watch it go beyond shot-pulling pressure/temperature (one indicates the other**) and settle back down in range, somewhere between .8 and 1.2 bar for pressure. The second phase is when it reaches temperature. Water has been fully heated in the boiler but now the group is hot to the touch. A thermometer, thermocouple or temperature strip on the group indicates cruising temperature, which differs slightly across machines from the exterior measurement to what occurs within the brew chamber. But you can quickly learn the temperature range to shoot for by taste. To get to this temperature faster you can flush water through the group and steam wand to eliminate lower-density air as Robert Pavlis instructs in his wonderful thread on Dalton's Law. Otherwise over time air tends to leak and give way to steam and hot water that more efficiently transferring heat to the brew chamber. Now the group is up to temperature as a heat sink and you toggle heat switches to control temperature within a range.

 

Temperature Control and Steam, with/without pressurestat

 

Home lever machines equipped for steaming may carry sufficient steam at the top of the boiler that no additional heating is required. This is the case with machines like the Olympia Express Cremina, Elektra Microcasa a Leva, Millennium La Pavoni, which all have PSTATs. Machines without a pressurestat often have a dual heating element or a hotter mode using a single element. That hotter mode produces robust steam but temperature is too high for pulling shots. One learns to bleed off steam to lower pressure and return to brew temperature. With the High heating mode off, heat will radiate and temperature will drift back to shot-pulling range. Again, with some means of measuring temperature one can consistently pull shots within a desired temperature range. I'm not the first to assert this and read a nice thread about it by Fullsack here, using a Pavoni to pull shot after shot.

 

To heat the group by a few degrees on a manual lever, you can lift the lever halfway for a few moments. This allows hot water into the group to increase temperature. If you're using a thermometer on the group you can watch the temperature go up a few degrees to dial in your shot. Andypanda taught me this method on a Cremina. I may use a few of these pumps to get the shot temperature just right. On my Millennium Pavoni I sometimes dip the portafilter in cool water to adjust group temperature.

 

* Any home lever machine can overheat or miss the mark for temperature. That's the difference between home levers and commercial levers that are designed to be left on indefinitely and have a massive group act as a heat sink and a large boiler that help stabilize temperature. I'm suggesting that temperature control with any quality home lever machine isn't that hard to learn if you pay attention to the issues above and put in some practice.

 

** There are ways of correlating steam pressure with temperature described elsewhere (ask Dr. Google). I haven't gone into detail here.

Gary

LMWDP#308

 

What I WOULD do for a good cup of coffee!

 

drgary

 

Posts: 3254

Joined: Feb 07, 2010

Location: San Francisco Bay Area

Real Name: Gary Seeman

Equipment: Baby Lusso Caravel Coffex Cremina Duchessa HG/BM MCAL +-2K Pavs Prestina VPharos LIDO SJs Hottop

Interests: Writing; meditating; good company; tasteful, healthy dining; travel.

TopMark post as unread

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo!

 

Obrigada! Interessante este post. Algumas coisas instintivamente acabei fazendo, o expurgo do vapor eu tinha visto em algum lugar, mas mergulhar o portafiltro em água fria para resfriar um pouco o grupo achei bem interessante!

A dica que ele dá de desligar o aquecimento também ajuda (foi como consegui o último shot bebível).

 

Vou tentar aplicar as dicas, pois acho que o surf de temperatura, apesar da minha ser a Millenium, que teoricamente é mais estável, vai ser essencial para o sucesso =) Bem como um tamper decente. :lol:

 

Bjos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, pessoal!

 

Acho que hoje saiu o primeiro espresso interessante!

Tirei o primeiro com o café Vento Norte e, apesar de ter ficado com um corpo muito bom, talvez até mais encorpado do que quando tiro na Gaggia, tenho a sensação de subextração... ficou bem ácido, um tanto diferente do que estou acostumada com o Vento Norte.

O segundo shot tirei com o Terra Vermelha, também Terroá, e aí sim gostei do resultado! Não experimentei ainda na Twin, mas ficou com um corpo menos denso (vai entender!), com uma aparência de subextraído, mas com um sabor muito bom! Praticamente nada de amargor, uma acidez equilibrada e não agressiva e um sabor caramelado delicioso!

 

Será que é característica da própria máquina o café sair tão diferente? Se for, com o Terra Vermelha gostei muito do resultado.

 

Bom, segue o vídeo da 2ª extração. Usei 14.4g de pó no filtro duplo e tentei extrair uns 40ml. Detalhe, quando tirei o portafiltro o bolo meio que "explodiu" com a pressão, apesar de incrivelmente seco! rsrs Ainda preciso urgente de um tamper.

Ahh, e por favor, sem piadinhas sobre meu pijama de oncinha que insistiu em aparecer no vídeo! :lol: :lol: :lol:

 

 

Bjos!

 

PS.: Dica: Nunca assoprem o moinho com o rosto perto e os olhos abertos enquanto o estiver limpando! :lol: :lol: :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Marcinha, "explodiu" porque abriste o PF muito rápido.

Como não tem valvula de três vias a pressão demora em normalizar.

O melhor e dar um tempo, e se não der, abrir devagarinho para deixar igualar a pressão paulatinamente.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Faz sentido! É o hábito da Gaggia =) Vou dar mais um tempo na próxima! É que sou pouco ansiosa e quero fazer tudo ao mesmo tempo: tirar o café, tomar o café, limpar a cafeteira, secar as coisas... :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi boa a extração. Por mim não fazia a segunda puxada... :) Deverá reparar com o tempo que nessas máquinas a faixa de ristretto é a mais bacana.

 

Outra coisa importante é o tempo de pré-infusão bem como a leveza na alavanca no início da extração. Se fizer isso de leve, terá o início com pressão baixa, e acomodará o pó, permitindo usar moagem mais fina. Se já mandar força, provavelmente terá um bolo mais restritivo e que requererá muita força para extrair.

 

Um porta-filtro aberto também é excelente para ver o que acontece sob o filtro.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi boa a extração. Por mim não fazia a segunda puxada... :) Deverá reparar com o tempo que nessas máquinas a faixa de ristretto é a mais bacana.

 

Outra coisa importante é o tempo de pré-infusão bem como a leveza na alavanca no início da extração. Se fizer isso de leve, terá o início com pressão baixa, e acomodará o pó, permitindo usar moagem mais fina. Se já mandar força, provavelmente terá um bolo mais restritivo e que requererá muita força para extrair.

 

Um porta-filtro aberto também é excelente para ver o que acontece sob o filtro.

 

Márcio.

 

Márcio,

 

Fiz a 2ª puxada com peso na consciência depois de erguer a alavanca. Mas creio também preferir uma só.

 

Vou me atentar à força na alavanca. Estava mandando ver mesmo com receio de a extração ficar muito "longa". Enfim, vou com mais suavidade na próxima.

 

 

E provavelmente o seu segundo café saiu melhor porque a temperatura deveria estar mais acertada. No primeiro shot, talvez estivesse fria.

 

Rodrigo, pode ser. Apesar que eu faço alguns expurgos antes e a água do boiler ferve, mas ainda devo aprender a surfar melhor a temperatura dela.

 

 

Do mais, meu final de semana foi bem produtivo! Não tirei um café com ela sequer, mas arrumei brinquedinhos novos!

i89a.jpgh826.jpg

 

Um tamper filhotinho (achei exagero fazer com base de 1,5cm como o meu da Twin!) e a base do portafiltro naked (ainda preciso providenciar um cabo). Levei sexta num torneiro aqui no interior (Cerquilho) e o camarada fez para mim. Ele já havia feito meu primeiro tamper da Gaggia, agora fez o da Pavoni também de inox e o portafiltro de latão. Não ficou barato, mas ele fez em caráter de urgência e relativamente bem feito. Ainda assim ficou provavelmente mais barato (e muuito mais rápido) que importar.

O portafiltro não é muito fácil de fazer pelos encaixes e ranhuras, vamos ver se funciona bem amanhã. O tamper já testei na MasterHome do meu pai e ficou perfeito.

 

Isso aí! Agora minha vida com a Pavoni deve ficar mais fácil.

 

Até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, pode ser. Apesar que eu faço alguns expurgos antes e a água do boiler ferve, mas ainda devo aprender a surfar melhor a temperatura dela.

 

Na verdade, espressei-me mal. Quis dizer que talvez a extração da Gaggia tenha sido mais quente. Geralmente extrações com mais calor diminuem a acidez, o que pode ser bom ou ruim, dependendo do caso. Claro que o perfil de pressão e mais uma pá de coisas interfere, enfim, é só minha velha mania de dar pitaco em tudo.

 

PS: Belíssima máquina!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

PS.: Dica: Nunca assoprem o moinho com o rosto perto e os olhos abertos enquanto o estiver limpando! :lol: :lol: :lol:

 

Ótima dica !!!! Já fiz esta tremenda besteira , e fiquei tentado tirar o café dos meus olhos por quase uma hora :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Faz sentido! É o hábito da Gaggia =) Vou dar mais um tempo na próxima! É que sou pouco ansiosa e quero fazer tudo ao mesmo tempo: tirar o café, tomar o café, limpar a cafeteira, secar as coisas... :lol:

 

Nem precisa dar um tempo se você desengatar parcialmente o portafiltro, o suficiente pra ouvir a pressão saindo gentilmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...