Ir para conteúdo

La Pavoni - Europiccola e Professional


Postagens recomendadas

Salve pessoal!

 

Passando apenas para comentar o quanto tenho estado feliz com minha Pavoni! Tenho tirado shots bem bons e muito particulares. Estou dominando melhor a temperatura (leva uns bons 15min depois de pressurizada para aquecer corretamente o grupo).

Rodrigo, sua observação quanto á temperatura faz sentido sim. Aquecendo melhor agora consigo controlar melhor a acidez e deixar o café bem mais equilibrado.

 

Márcio, dica valiosíssima a da pressão! Mudou minha vida Pavoniana! Consigo moer bem mais fino, sobredosar e, baixando bem suavemente a alavanca, extraio com muita facilidade e qualidade. Estou conseguindo tirar até shots ótimos com 2 puxadas fazendo a primeira desta forma e o bolo sai perfeito, sem indício de canalização.

Acabo de tirar, inclusive, um shot excepcional (na minha limitada concepção, claro!) do café Sol Amarelo da Terroá, que é de torra muito clara e recomendam inclusive não utilizar para espresso.

 

Só elogios à máquina! Imagino então se fosse uma Elektra :o

 

Saudações!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom! O tempo de extração nessas máquinas pode passar 30s facilmente. Difícil comparar com o tradicional 9 bar na extração toda.

 

Achei estranho os 15 minutos... Algum termômetro bem colocado no grupo ou a fita de LCD do Orphan pode dar um guia para seus resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio!

 

Controlar a pressão manualmente é bem legal mesmo, muda muito o café na xícara.

 

Quanto à temperatura, esperando os minutinhos que levam para ela aquecer e chegar na pressão da caldeira tenho a impressão que o grupo ainda assim fica menos quente, pelo menos a parte externa.

Passei a deixá-la ligada mais tempo (na verdade não anotei direito o tempo... era algo tipo ligar, ir fazer outras coisas e depois voltar, vou prestar atenção a isso também) e tenho a impressão que ficou mais fácil surfar. Aquece até a base um pouco e basta desligar a resistência, soltar um pouco de vapor para aliviar um pouquinho a pressão, um flush curto e o café sai certinho.

Pelo menos funcionou bem das últimas vezes. Acho que minha ansiedade em extrair logo nas primeiras vezes não permitia que tudo ficasse com boa temperatura, além da superpressão na alavanca que eu colocava. Vou ver se encontro a fita. Por enquanto tenho usado o tato mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom! O tempo de extração nessas máquinas pode passar 30s facilmente. Difícil comparar com o tradicional 9 bar na extração toda.

 

Achei estranho os 15 minutos... Algum termômetro bem colocado no grupo ou a fita de LCD do Orphan pode dar um guia para seus resultados.

 

Nunca vi, como funciona a fita ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai Gilberto talvez uma boa solução essas fitas para colocar colada no grupo das HXs poderia ter um controle mais preciso da temperatura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! Procurei e não encontrei... Talvez só precise de uma das faixas na Pavoni. Na que restaurei ficava mais de 90 acima, o desafio era manter no máximo em 95... Não sei como é essa da Márcia, pois a luva é de plástico (Riton), não de metal como a original (e por um período longo antes da Millenium não tinha luva, os grupos são mais estreitos).

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se nos grupos de trocador como o da VFA, E61 etc a fita vai ajudar. O termômetro com adaptador que vendem nos EUA para o E61 ajuda bem, mas não sei se serve no grupo da VFA (o E61 tem uma porta M6 no nariz).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio é muito difícil instalar esse termômetro nas que tenha o grupo E61 como as ECM por ex? E se usasse um termômetro comum (esses de culinaria) na saída do grupo sem o porta-filtro, não daria para ter uma noção da temperatura da água que chegaria ao bolo por ex?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais útil para máquinas com trocador de calor. Mas deve dar uma idéia do que está acontecendo no grupo com termo-sifão aberto como nas de duas caldeiras ou uma caldeira de dupla função:

 

http://www.chriscoffee.com/E61_Group_Digital_Thermometer_Adapter_p/sss-04.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tinha visto esse modelo de termometro do Chris pelo visto é fácil a instalação... acho que pode ajudar bastante para quem tem máquinas HX ter uma noção média da temperatura para extração desejada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, ele está posicionado onde a água passa quando vai chegar no dispersor. Com ela parada, não tem água ali. Deve funcionar bem, mas por isso que eu comentei que é melhor para HX, pois deve medir melhor com água, portanto serve para ter noção do que o corre com o flush.

 

Vi uma vez na Quickmill Andreja de um conhecido (que vendeu para outro conhecido) e ajudava bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, acho que vou comprar, pelo meu entendimento nem precisa ficar com ele direto no local, pois mantendo a mesma pressão da máquina basta algumas experiências para se determinar de que maneira fazer o flush, no frio, no calor,....

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O adesivo não sei se vai funcionar na Pavoni... não é o melhor método, eu sei, mas com termômetro culinário consegui aferir temperatura de 81ºC na parte externa do grupo, máximo. Talvez a luva plástica da Millenium realmente bloqueie um pouco a troca de calor. Aí não adianta o termômetro externo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Gustavo, bem-vindo ao Clube!

 

Das usadas tem que ficar atento ao Mercado Livre ou OLX. Não sei se há revenda de novas. Marcia achou a dela no ML, me parece.

 

Ou ficar de olho se restauradores (o Márcio por exemplo) tem alguma pronta ou em processo.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Apesar de ter uma europiccola nunca tinha visto esse tópico.

 

Para o gerenciamento da temperatura tenho um termômetro preso no lado esquerdo do grupo com fita isolante (fita dando a volta, pasta térmica na ponta do termômetro) e o procedimento é o seguinte.

 

A. Depois de ligar:

- Com ela na temperatura ambiente, caldeira cheia, aguardo uns 6 minutos e pouco até o pressóstato desligar.

 

B. Tiro o ar da caldeira e do grupo:

- Abro bem o vaporizador (aqui o pressóstato vai ligar)

- Faço um expurgo de uns 2 segundos

- Fecho o vaporizador

- Aguardo o pressóstato desligar novamente

 

C. Agora tem duas opções:

- Espero o grupo chegar a 87 graus, demora uns 3-4 minutos

ou

- Vou fazendo expurgos até chegar a 87 graus. Isso é rápido, demorando menos de 30 segundos, mas gasta água.

 

D. Pronto, encaixo o porta filtro e faço a extração, que é a 90-92 graus.

 

Caso queira outro shot (quase nunca acontece), coloco um copo cheio de água fria embaixo do grupo, e sugo e devolvo a água, deixando o grupo atingir uns 80 e poucos graus. Volto pro item C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa receita, Sérgio.

 

No HB tinha uma boa também, de deixar chegar na pressão, por exemplo 0,7 bar, desligar e fazer o café. Ligar só novamente ao fazer outro. Num ritmo lento isso deve funcionar razoavelmente bem.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As duas tem seus fãs, e funcionam bem uma vez feitas as devidas adaptações e aprendido como controlar pressão e temperatura.

A Mcal tem fama de ser mais consistente, mas não são maquinas para quem quer tirar vários shots seguidos.

A mais badalada é uma suíça, a Olympia Cremina, mas o preço é descabido, mais de $4.000 nova, devido a pequena produção e sua boa imagem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Pavoni tem uma história longa com pequenas diferenças, maior diferença entre pré e pós millennium (2000), quando acrescentaram a camisa de Riton (plástico PPS) e aumentaram o filtro de 49mm para 52mm. Costuma ser mais desafiadora mas também bastante controlável. Dizem que o grupo novo, de 2000 em diante, é menos esquentadinho, só usei o primeiro de todos, que tinha a camisa de latão, e o sem camisa, que realmente é cabeça quente.

 

Esse grupo mais antigo é o melhor, mas não existe Professional, de caldeira maior, e os porta filtros têm manopola pequena. Restaurar também é bem trabalhoso. O Júlio, de João Pessoa, pode falar mais, pois comprou a que restaurei, mas ele não tem participado do fórum.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...