Ir para conteúdo

Escolha de Torrador (Gene, Behmor e Philco CDC)


RogerioD

Postagens recomendadas

Olá, eu novamente, como sabem da minha saga para o upgrade da máquina de espresso que espero até final de semana me decidir, agora estou tendo a oportunidade de comprar também um torrador e ai já fico com os equipamentos completos.

Gosto de fazer a torra em casa, só não gosto de ter que ficar torrando de 100 em 100 gramas na pipoqueira pois consumo 250g em 4 dias e também por não estar conseguindo uma torra homogênea na pipoqueira mondial.

Uma amiga está indo para os EUA e ficará alguns dias por lá e como não é um equipamento muito pesado e volumoso há possibilidade de trazer pra mim.

A vantagem é que um Gene sairá por 500 US ou o Behmor 1600 por 299 US. Só que andei lendo e me parece que o Gene as vezes o Gene para do nada, teve um review americano que após 400 torras morreu, e aqui não tem peças nem assistência. E outra coisa do Gene é que parece que não tem programações pré-definidas como o Behmor este último mais parecido com um forno comum talvez sendo mais fácil manutenção.

Por fim tem o forno Philco que o pessoal aqui do CDC faz, a vantagem deste seria que poderia utilizar para assar um bolo por ex, se quebrar teria assistência mas em questão da qualidade da torra não sei se seria tão eficiente como o Gene ou o Behmor.

Uma coisa importante é que gostaria de torrar umas 250 a 300g por torra, ter praticidade no sentido de torrar uma vez por semana e vi que o Gene para grãos brasileiros o ideal seria umas 200g por torra, já o Behmor creio que possa torrar mais e esse da Philco não sei até que peso poderia torrar.

Ela vai para os EUA dia 9, considerando o que fora mencionado, o que sugerem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for para trazer na amizade e se a voltagem da sua casa é 110V eu traria o behmor.

Estou modificando um forno philco agora somente por conta da voltagem de brasília que é 220V, se fosse 110V eu iria importar um Behmor.

A modificação do Philco vai ficar mais cara que um Behmor que você sabe que funciona bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive um Behmor (que agora é do Leo) e a quantidade ideal para ele é 250g, assim ele torra em uns 12 minutos, mais que isso os tempo aumenta (bom para a maioria dos cafés brasileiros) e menos que isso o tempo diminui. Os tempos mais aproximados acho que o Leo conseguiria responder melhor. A desvantagem é que vc não tem o controle total de temperatura, assim, altera-se o tempo de torra mudando a quantidade de café e o programa escolhido.

Quanto à qualidade da torra, não tem o que falar, ela é muito uniforme.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o Philco, acho o sistema bem parecido com o Behmor, só não tem essa programação, não acham que poderia este da Philco fazer a torra bem homogênea tanto clara quanto escura? Sei que a torra escura é bem mais fácil de alcançar a homogeneidade até na pipoqueira. Sei que é tentador comprar nos EUA ainda mais quando alguém irá trazer, não pagará impostos e nem frete, a principio queria o da Gene mesmo mas acho que ele deve ser bem mais frágil por ser este sistema de torra por aquecimento de ar do que estes por resistências, e se quebrar não terei onde recorrer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Ruston ele conseguiu boas torras, mas você não?? o que achou do Philco? Para mim é tentador os 2 importados em função do preço mas se o Philco for tão bom quanto, prefiro comprar aqui do nosso amigo, pois tem garantia, mesmo que o preço fique acima. Agora se vc achar o Gene ou o Behmor muito superior ai arrisco pegar de fora mesmo, lembrando que não preciso de algo com tamanha precisão para toda torra ser exatamente igual, é como estava falando com o Guilherme, deu o primeiro crack e tentar controlar pelo aroma e cor desejado, mas preciso que pelo menos saia umas 250g por torra o gene neste aspecto já me limitaria....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Marcio nem o Behmor terei assistência, essas coisas que é para o mercado doméstico e uso contínuo não sei quão resistente é, se quebrar no meu caso é descarte, pq pra vc ter idéia deu mal contato no botão do moedor breville e aqui ninguém mexia, sequer tinham chaves para poder abrir o moedor, é mole? E sim, estava decidido pelo Gene inclusive já tinha até entrado em contato com o vendedor americano para entregar no endereço especificado, o que me fez ficar em dúvida foi o que você me disse que no caso perfil de cafés brasileiros não seria adequado torra acima de 200g (senão acabarei ficando sem paciência em ter que ficar fazendo torras com muita frequência) e alguns relatos de usuários americanos da morte prematura do gene, teve um review que depois da 400 torra ele parou de funcionar, mas também não sei informar se era algo simples para concertar ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o Philco, acho o sistema bem parecido com o Behmor, só não tem essa programação, não acham que poderia este da Philco fazer a torra bem homogênea tanto clara quanto escura? Sei que a torra escura é bem mais fácil de alcançar a homogeneidade até na pipoqueira. Sei que é tentador comprar nos EUA ainda mais quando alguém irá trazer, não pagará impostos e nem frete, a principio queria o da Gene mesmo mas acho que ele deve ser bem mais frágil por ser este sistema de torra por aquecimento de ar do que estes por resistências, e se quebrar não terei onde recorrer

 

O philco do Guilherme não tem programação, tem apenas ajuste preciso de temperatura.

Dá para fazer ele com programação de curva de torra, trocando o PID por um Fuji ou usando Arduino (TC4) e o Roastlogger. Esse é o caminho que eu estou seguindo.

Vou fazer basicamente o que o Guilherme fez, porém inserindo a opção de programar uma torra e deixar o forno seguir, inserindo os passo pelo crack.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for para trazer na amizade e se a voltagem da sua casa é 110V eu traria o behmor.

Estou modificando um forno philco agora somente por conta da voltagem de brasília que é 220V, se fosse 110V eu iria importar um Behmor.

A modificação do Philco vai ficar mais cara que um Behmor que você sabe que funciona bem.

 

Poderia importar da Austrália. Lá a voltagem é 220V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger,

 

Eu fiquei com o 1º Philco que idealizamos....

 

Vai nele que vc não se arrependerá.....

 

O meu suporta até um quilo.

 

Faço torras toda semana na casa de 500 gramas.

 

Não perde para nenhum dos modelos citados.

 

Qualquer dúvida me escreva.

 

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não disse nada de acima de 200g, torrei 240g na boa e até 300g, mas com 300g ficou muita película no meio do café.

 

Acho que para comparar apropriadamente torradores o ideal é ter acesso aos modelos, torrar mesmos cafés e aí comparar o resultado. As peculiaridades técnicas são óbvias, claro, e pesam na escolha de cada um. Além disso, ler e filtrar bem a opinião dos usuários, pois cada um tem um gosto diferente de bebida e espera resultados diferentes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So posso falar por mim.

Acho o Gene muito bom, os problemas com queimar parece que foram nos modelos antigos e acredito que por causa de problemas de voltagem e/ou barbeiragem.

Ele permite controle total da torra, permite aumentar ou diminuir a temperatura e o tempo, esfriamento interno e externo e visualizar perfeitamente os grãos.

Botões de controle muito eficientes e leds de tempo e temperatura da câmara muit bons.

Da para torrar até 250gr, alguns usam até com 300gr mas eu prefiro 180 a 200gr porque me permite acompanhar melhor as nuances da torra e os resultados foram melhores.

Como permite torra back to back não vejo limitação neste sentido.

Permite mod para ajuste mais fino de temperatura (com dimmer ou PID), controle da ventoinha e até controle computadorizado de perfis de torra.

No meu caso, acho que o custo beneficio destes mods não compensa ...

Os maiores defeitos do Gene para mim são: a dificuldade em ouvir os crack (quem tem bom ouvido não deveria ter maiores problemas) e a impossibilidade (até alguém descobrir um jeito ... ) de medir a temperatura dos grãos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia importar da Austrália. Lá a voltagem é 220V.

Aí o problema é a carona, que diferente dos EUA, não tem vez ou outra.

Para pagar frete e imposto não vale o risco, prefiro montar o philco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei bastante da homogeneidade do Gene, nessa torra foi super simplesmente proceder com 250g de grãos brasileiro

http://m.youtube.com/#/watch?v=LnSVNXTer60&feature=related

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As melhores torras que tenho obtido, em termos de sabor na xícara, sao finalizadas entre 11 e 12 minutos para 200 a 250g de café verde no tambor. Obviamente, para esse tempo, preaqueço o forno.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As melhores torras que tenho obtido, em termos de sabor na xícara, sao finalizadas entre 11 e 12 minutos para 200 a 250g de café verde no tambor. Obviamente, para esse tempo, preaqueço o forno.

Para espresso ou coado?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto para um como também para o outro. Meu perfil tem resultado um café city/city+, com 13%/14% de perda de massa. A depender do café, aparece um pouquinho a acidez, mas nada que chegue a acarretar um desequilíbrio na xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa,

 

Chegando tarde na discussão...

 

Como disse o Victor o lote ideal para o Behmor é de 250g, que dá para torrar em 10 a 12 minutos, fora os 12 minutos do ciclo de resfriamento. Fiz somente um lote de 450g que não lembro quanto tempo levou. A torra ficou homogênea mas prefiro torrar menores quantidades de vários cafés diferentes.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também costumo realizar torras de 200 a 250g. Sem querer, mas já puxando sardinha, a vantagem do Philco é a capacidade de realizar torras com maior carga. Já torrei 500g fácil, em 14minutos, e isso porque peguei leve com a temperatura inicial. O motor que tenho utilizado, depois de um pequeno contratempo que tive, é bem potente e agüenta bem a carga. O limite é o tambor do Behmor.

 

Outro ponto que é uma vantagem (e ao mesmo tempo uma desvantagem, a depender do ponto de vista) é a possibilidade de programação das temperaturas, mediante simples alteração do parâmetro SV do PID. Com isso, tenho realizados repetidas torras com curvas senão idênticas, muito próximo a isso. É só repetir o mesmo ritual (introdução do tambor a uma certa temperatura, alteração do parâmetro sempre nos mesmos momentos), que é batata, uma torra igual a outra.

 

Falta só a convecção para ficar perfeito. Coisa que o behmor tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal eu já comprei o Gene, na Sweet Maria´s, engraçado que deu uma limpa geral do Gene nos EUA, quase em tudo que é lugar não tem disponível, eu comprei primeiro de um vendedor do ebay que tinha 4 disponíveis todos na cor preta, fiz o pagamento no dia seguinte ele cancelou o pagamento dizendo que já tinha vendido todos, achei estranho esses torradores pouco tempo atras tinha um monte de vendedores no ebay e agora sumiu tudo... enfim, eu só peguei o Gene pq tinha aonde entregar nos EUA e uma amiga daqui da minha cidade foi para os EUA e ia ficar uns 10 dias em orlando e se prontificou a pegar pra mim, então o preço saiu 515 US mais 57 US de Frete, por isso que aproveitei a chance. Se não fosse por isso já estaria encomendando o do Guilherme, porque serve para outros assados e a vantagem de fazer grandes torras. O Gene é muito elogiado ai pra fora, pessoal gosta mesmo pelo que andei lendo, tem video comparativo com o Guest M3 porem o Gene não tem como gerenciar as torras de forma computadorizada, enfim, se eu não gostar dele pelo fato de torrar em média 200 a 250 g eu vendo e pego um Philco do Guilherme, pois pra mim 250g dá para 3 dias e nem tenho muito saco de ter que ficar torrando café direto, quero no máximo uma vez por semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...