Ir para conteúdo

Regulagem OPV Chef Crema Silver


Postagens recomendadas

Boa tarde galera!!

Hoje pela segunda vez abri minha maquina e observando os componentes internos me veio a possibilidade de regulagem da válvula de pressão. Vi em um tópico da Gaggia membros discutindo a possibilidade de regulagem dessa peça utilizando o volume de água que retorna para o reservatório. Mexi na minha válvula para ver o que acontecia e obtive variação de fluxo de água , logo acho que realmente é uma OPV. Gostaria de saber o modelo de minha bomba e qual o gráfico de vazão dela. Segue anexo fotos.

post-1403-0-08737100-1373832305_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde galera!!. Gostaria de saber o modelo de minha bomba e qual o gráfico de vazão dela. Segue anexo fotos.

 

Boa Noite Anderson,

 

O modelo da bomba é ULKA EA Type EAP5 64 W 220 Volts .

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/116-clube-da-electrolux-chef-crema/page__st__630

 

Nesse link baixe o pdf das Ulkas : http://www.ulka.it/admin/moduli/m003_web/file/pag_ULKA_web.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro muito obrigado ! Regulei minha bomba para uma vazão de 130 ml por 30 s. Acho que isso fica na faixa de 10 a 9 bar. Outra coisa interessante que fiz foi a troca do sensor de temperaturara da caldeira . Tinha uma cafeteira elétrica velha aqui em casa e um belo dia me veio a idéia de ver como era o esquema de aquecimento da água e foi onde vi que o termostato dela era de 110 C. Fiz a troca e fui fazer as medições . Com a cafeteira totalmente aquecida consegui um perfil de água saindo a 93 C e chegando aos 90C ao final dos 60 ml. Isso depois da resistência desligar e fazer um breve acionamento da bomba.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seguindo as dicas do Rodrigo em um tópico perdido e usando um copo descartável daqueles tipo de isopor e um termômetro culinário fiz as aferições de temperatura .

http://www.frcndigital.com/coffee/HowToTempCheck.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro muito obrigado ! Regulei minha bomba para uma vazão de 130 ml por 30 s. Acho que isso fica na faixa de 10 a 9 bar. Outra coisa interessante que fiz foi a troca do sensor de temperaturara da caldeira . Tinha uma cafeteira elétrica velha aqui em casa e um belo dia me veio a idéia de ver como era o esquema de aquecimento da água e foi onde vi que o termostato dela era de 110 C. Fiz a troca e fui fazer as medições . Com a cafeteira totalmente aquecida consegui um perfil de água saindo a 93 C e chegando aos 90C ao final dos 60 ml. Isso depois da resistência desligar e fazer um breve acionamento da bomba.

 

Você mediu esse volume de líquido sem restrição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tampei com borracha o parafuso central e vedei com veda-rosca . Dessa forma fiz o bloqueio da saída de água pelo grupo. Retirei a mangueira de retorno do reservatório, dei uma breve ligada na bomba , desprezei o liquido e posteriormente fiz as aferições .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que desrosqueando parcialmente a válvula (e aplicando veda-rosca pra não vazar) obtém-se efeito semelhante. Há uma postagem antiga minha sobre isso, mas não tenho mais interesse em fazer essa alteração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que desrosqueando parcialmente a válvula (e aplicando veda-rosca pra não vazar) obtém-se efeito semelhante. Há uma postagem antiga minha sobre isso, mas não tenho mais interesse em fazer essa alteração.

Realmente tenha lido essa pastagem sua . Mais me veio a idéia para quem queira diminuir a pressão sem ter que importar a OPV da Clássica .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Regulei minha bomba para uma vazão de 130 ml por 30 s. Acho que isso fica na faixa de 10 a 9 bar. Com a cafeteira totalmente aquecida consegui um perfil de água saindo a 93 C e chegando aos 90C ao final dos 60 ml. Isso depois da resistência desligar e fazer um breve acionamento da bomba.

 

Bom Dia,

 

Pelo que entendi, você está diminuindo o fluxo da água? Na minha cafeteira sempre achei pouca água saindo. Não conseguia crema e gosto adequados como filtro comercial. Retirei a mola "corta pingo" o fluxo aumentou consideravelmente e para meu gosto fico um ótimo café com boa crema. O ruim é que sem mola não tem capucino! Mas eu pessoalmente não tomo capucinos. Porém minha esposa adora capucinos. ;)

 

Boa sorte as experiencias e ajustes,

 

Pedro Freire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retirei a mola "corta pingo" o fluxo aumentou consideravelmente e para meu gosto fico um ótimo café com boa crema. O ruim é que sem mola não tem capucino! Mas eu pessoalmente não tomo capucinos. Porém minha esposa adora capucinos. ;)

 

CONCLUSÃO: Você não gosta da esposa! :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia,

 

Pelo que entendi, você está diminuindo o fluxo da água? Na minha cafeteira sempre achei pouca água saindo. Não conseguia crema e gosto adequados como filtro comercial. Retirei a mola "corta pingo" o fluxo aumentou consideravelmente e para meu gosto fico um ótimo café com boa crema. O ruim é que sem mola não tem capucino! Mas eu pessoalmente não tomo capucinos. Porém minha esposa adora capucinos. ;)

 

Boa sorte as experiencias e ajustes,

 

Pedro Freire

Boa tarde meu amigo!

O que fiz foi regular a válvula de pressão. Isso não diminui o fluxo de água pelo grupo. O que ocorre é quando a água expurgada pela bomba encontra algum obstaculo a pressão do sistema começa a subir. E o que eu regulei foi até onde essa pressão pode ir. Quando o sistema alcança a pressão máxima o excedente de água retorna para o reservatório da cafeteira . Regulei minha válvula para em média a 9 bar. Quanto maior a pressão mais rapidamente e com mais força a água passará pelo bolo de café e consequentemente a extração não se dará de forma satisfatória ( fenômeno denominado canalização ) . Para compensar isso terá que moer mais fino ou compactar com mais força o café no filtro e ai pode gerar outros problemas relacionados ao seu paladar. Com uma pressão menor poderá moer mais grosso e compactar menos. Mais tudo isso quem vai regular é seu paladar.

Você pode regular a pressão de sua maquina pelo gráfico da bomba. Só que aquele volume não é o que sai pelo grupo, é o que retorna para o reservatório.

Pode proceder dessa forma:

-Desconecte a mangueira de retorno do reservatório.

-Terá que entupir a entrada de água que retorna pro reservatório no reservatório .

-Bloquei a saída de água pelo grupo ( expliquei ao rodrigo acima como fiz isso)

-A nossa OPV de nossa maquina é bloqueada com ferro quente. Raspes o plástico derretido e poderá mover a parte interna com uma chave de fenda.

-Meça o volume expurgado de acordo com o tempo e correlacione com o gráfico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Elektra Semiauto a pressão chega a 12-13 bar (não há OPV nem fixa nem regulável) e não tenho que afinar tanto nem tenho tanta canalização... Pelo contrário, muito fino e o café sai a conta-gotas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a questão da mola . Eu também fiz isso, mais não gostei. Fica vazando água quente quando se eleva a pressão interna da caldeira. Cortei a mola. Isso aumentou a vazão mais mesmo assim ainda pinga um pouco. Estava pensando em procurar uma mola mais macia para fazer o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Elektra Semiauto a pressão chega a 12-13 bar (não há OPV nem fixa nem regulável) e não tenho que afinar tanto nem tenho tanta canalização... Pelo contrário, muito fino e o café sai a conta-gotas.

E não era pra ser assim mesmo? Mais fino trava tudo!!!!

Marcio, em uma ocasião dessas o que ocorre co o excesso de pressão já que não tem como canalizar água para aliviar a pressão? a bomba fica com o tranco todo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E não era pra ser assim mesmo? Mais fino trava tudo!!!!

 

É que com menos pressão o bolo tende a restringir menos, já que em tese carreia menos sólidos para o fundo do filtro. Tanto é assim que nas máquinas que contam com o recurso de pré-infusão tem que se moer mais fino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem excesso de pressão. Na pressão máxima o fluxo é zero... O pistão dentro da bomba vai e volta, mantém a pressão no máximo, mas não consegue carregar novo volume de água para preencher a linha, já que a que está a frente da bomba não passou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que se ter em mente, Anderson, que a OPV regula (ou idealmente deveria regular) apenas a pressão máxima sobre o bolo. No volume de um duplo, a restrição do bolo deve propiciar uma pressão ao redor de 9 bar, de modo que a OPV estar fixada em pressão mais alta pouca ou nenhuma diferença deve fazer. Já em ristrettos e singles, pelo volume menor no mesmo intervalo de tempo, a restrição causada pelo bolo é maior, propiciando a atuação da OPV. Evidentemente também que a restrição do bolo é maior no início da extração e vai diminuindo mais para o final, efeito do carreamento de sólidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CONCLUSÃO: Você não gosta da esposa! :P

 

:D :D :D :D NÂO, NÂO!!! Gosto sim !!! :D :D :D É que resolvo o capucino numa Dolce Gusto. Mas estou esperando uma Twin, já a caminho aí vou experimentar.

 

Abraço,

 

Pedro Freire.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode proceder dessa forma:

-Desconecte a mangueira de retorno do reservatório.

-Terá que entupir a entrada de água que retorna pro reservatório no reservatório .

-Bloquei a saída de água pelo grupo ( expliquei ao rodrigo acima como fiz isso)

-A nossa OPV de nossa maquina é bloqueada com ferro quente. Raspes o plástico derretido e poderá mover a parte interna com uma chave de fenda.

-Meça o volume expurgado de acordo com o tempo e correlacione com o gráfico.

 

Ola, Anderson,

 

Vou experimentar "sua receita" ! :)

 

Abraços,

 

Pedro Freire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que se ter em mente, Anderson, que a OPV regula (ou idealmente deveria regular) apenas a pressão máxima sobre o bolo. No volume de um duplo, a restrição do bolo deve propiciar uma pressão ao redor de 9 bar, de modo que a OPV estar fixada em pressão mais alta pouca ou nenhuma diferença deve fazer. Já em ristrettos e singles, pelo volume menor no mesmo intervalo de tempo, a restrição causada pelo bolo é maior, propiciando a atuação da OPV. Evidentemente também que a restrição do bolo é maior no início da extração e vai diminuindo mais para o final, efeito do carreamento de sólidos.

Acho que em moagens mais grossas e mesmo sendo um duplo, pressões maiores irão canalizar da mesma forma apesar da restrição do próprio bolo . Digo por experiência própria com minha maquina. Comprei um café em grãos e pedi para moer.A moagem veio um pouco mais grossa da que costumo usar, no filtro duplo e compactando bastante assim que ligava a maquina jorrava logo café. Depois da regulagem para 9 bar o mesmo café demora um poco mais pra sair e a crema esta um espetáculo. E olha que estou usando o filtro despressurizado da própria maquina!! Estou doido pra comprar um Baratza Precioso e dar continuidades aos testes. No máximo ate o fim do ano compro um. Alias!!! Vi um no OLX. Já comprei no mercado livre . Como funciona os pagamentos na OLX? É seguro ? No mercado livre da para bloquear o pagamento !
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja bem, maior pressão inicial sobre o bolo pode favorecer a canalização, mas vazão mais alta ou mais baixa não se confunde com o fenômeno da canalização em si, que é quando a água não atravessa uniformemente o bolo, escolhendo um ponto de menor restrição e formando um canal, daí o nome. Pode haver tranquilamente extrações com mais vazão sem canalizar.

 

Obviamente que, mesmo na extração de um duplo, a restrição inicial sobre o bolo deve superar 9 ou 10 bar, favorecendo a atuação da OPV, ao menos no início da extração. Deve se ter em conta que há OPV's que tem melhor qualidade de construção e tem uma atuação mais precisa, outras menos.

 

Finalmente, vários outros fatores também influenciam na ocorrência de canalização: distribuição do pó no filtro, tipo de café, grau de torra, moagem, moedor e por aí vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Pessoal,

Como este assunto está sendo tratado em dois tópicos diferentes, preferi postar no outro. Se puderem me deem um ajudinha lá! Está saindo pouca água na minha Crema Silver...

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1121-electrolux-chef-crema-silver/page__view__findpost__p__36035

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Boa tarde galera!!

Hoje pela segunda vez abri minha maquina e observando os componentes internos me veio a possibilidade de regulagem da válvula de pressão. Vi em um tópico da Gaggia membros discutindo a possibilidade de regulagem dessa peça utilizando o volume de água que retorna para o reservatório. Mexi na minha válvula para ver o que acontecia e obtive variação de fluxo de água , logo acho que realmente é uma OPV. Gostaria de saber o modelo de minha bomba e qual o gráfico de vazão dela. Segue anexo fotos.

Pessoal,

 

Cheguei a conclusão que devo tentar abaixar um pouco a pressão ajustando a OPV na minha máquina. Tenho uma dúvida: Para abaixar a pressão giro a cabeça do parafuso em qual sentido ? Vou abrir a máquina amanhã, já removi a parte plástica do botão frontal, mas o lateral(vapor) está meio duro para remover... Posso dar uma forçada ? Será que corre o risco de quebrar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...