Ir para conteúdo

Regulagem OPV Chef Crema Silver


Postagens recomendadas

Será que a restrição do filtro pressurizado já não é suficiente pra bater o limite da OPV? Você pode, antes de mexer, ver se uma extração sem café no filtro pressurizado libera água pela OPV. Se sim, acho que se você colocar o filtro pressurizado sem café, desviar o retorno da OPV para algum recipiente graduado e medir o volume de água que que ela deixa passar em X segundos de "extração" vai conseguir saber, experimentalmente, pra que lado aumenta ou diminui a pressão. Como para a mesma restrição de fluxo a pressão da bomba é constante, quando mais água a OPV liberar menor será a pressão na extração.

 

Mas, se você não tem manômetro pra medir a pressão, não se esqueça de marcar a posição inicial para, caso os testes saiam do controle, consiga ao menos voltar ao original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fê, põe em 9, igual da Silvia...

Ana,

 

É isto mesmo que pretendo fazer (9 bar), só que no momento ainda estou sem o manômetro. Vou tentar ir pelos meus sentimentos neste momento.

OBS: Abri a máquina meio que na marra, mas não quebrei nada !  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que a restrição do filtro pressurizado já não é suficiente pra bater o limite da OPV? Você pode, antes de mexer, ver se uma extração sem café no filtro pressurizado libera água pela OPV. Se sim, acho que se você colocar o filtro pressurizado sem café, desviar o retorno da OPV para algum recipiente graduado e medir o volume de água que que ela deixa passar em X segundos de "extração" vai conseguir saber, experimentalmente, pra que lado aumenta ou diminui a pressão. Como para a mesma restrição de fluxo a pressão da bomba é constante, quando mais água a OPV liberar menor será a pressão na extração.

 

Mas, se você não tem manômetro pra medir a pressão, não se esqueça de marcar a posição inicial para, caso os testes saiam do controle, consiga ao menos voltar ao original.

Mortari,

 

Já estou usando filtros despressurizados ( faz 1 ano aproximadamente) Uso o duplo da Rancilio e também o VST de 18g, só que tenho que moer muito fino ... Quero extrair com a moagem um pouco mais grossa, logo preciso que a extração ocorra em uma pressão mais baixa que a atual. Minha extração é lenta no início e muito rápida no final. Sei que existe muita discussão sobre isto, mas quero ver como ficará o sabor do café !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto: Sentido  anti-horário eleva a vazão pelo retorno da OPV e consequentemente reduz a pressão de extração. Girei aproximadamente 2 voltas e consegui:  30s - 100ml. Irei parar por aqui, tentarei algumas extrações para verificar na xícara !

 

Deixando claro que mesmo com a pressão elevada consigo extrair crema e enquadrar o tempo x dosagem. Segue duas fotos abaixo de minhas extrações: 

 

14558675185_9ce6137148_c.jpg

 

14451496646_987826f2fb_c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei que você está usando filtro comercial Fernando, citei o uso do pressurizado (original) apenas para gerar restrição no fluxo e conseguir medir o retorno da OPV (se não houver restrição no fluxo a OPV nem iria operar). De qualquer forma, se você bloqueou totalmente a saída de água no grupo o efeito para fins comparativos é o mesmo.

 

Depois conte se as extrações melhoraram na xícara. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari,

 

Desculpe, mas agora que entendi o que queria dizer ... Consegui abaixar a pressão, mas não sei em quanto está. O importante é a xícara ! Tirei vários espressos mas ainda é cedo para estabelecer uma conclusão.  OBS: Acabou o café fazenda pessegueiro que estava usando como teste ! 

 

Ana, fui tentar extrair com uma das amostras de café que te dei (Obatã amarelo + Pardinho), mas ficou péssimo !  Errei feio na torra (ficou muito escura pro meu gosto... Descupa aí :( . Espero que o Unique Frutado tenha ficado legal). Amanhã devo conseguir mais café para continuar os testes.

 

Enquanto isto irei tentar instalar o PID para ver como reage a temperatura...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em relação a OPV, acabei retornando um pouco a regulagem, pois durante a extração, percebi que a OPV ficava pulsando a abertura, mais atrapalhando do que ajudando (creio que seja pela qualidade inferior da mesma). Na regulagem que deixei, creio que está acima de 9 bar, porém consistente. Conclusão: Mudou muito pouco a qualidade da extração, talvez trocando a OPV por uma de renomada ajudaria mais.

Implementei o controlador PID, e até que gostei do resultado... continua aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá pessoal,
Acompanho o fórum a algum tempo mas nunca me manifestei.Tenho uma Crema Chef Silver e a mesma perdeu a força da extração, o cafe sai muito ruim e quando "sai".
Levei a assistência técnica autorizada mas sem sucesso, pois me informaram que o problema estava na bomba e me cobraram 250 Dilmas para trocarem a bomba.Não autorizei o serviço pois paguei na minha maquina 160,00 na americanas, o que o técnico ia fazer era comprar uma cafeteira nova e me dar.
De acordo com algumas pesquisas aqui no fórum resolvi me aventurar e tentar fazer a regulagem da OPV, desmontei a maquina retirei toda a carcaça com cuidado para não arranhar nada e cheguei a bomba e a caldeira, percebi que a válvula de regulagem estava "DERRETIDA" não sei se é normal, mas retirando o plastico queimado eu consegui manusear ela, mas mesmo assim com a regulagem não tive nenhum resultado perceptível, como se a valvula não estivesse servindo para nada.
Procurei essa bomba Ulka no ML e em sites chineses mas nenhum a um preço que compense.
Amigos ´preciso da ajuda de algum de vocês para saber se essa bomba tem conserto ou se alguém do forum trabalha com a manutenção da mesma a um precinho bacana, pois depois que eu mexi no aparelho e vi que realmente a bomba é uma peça muito cara que raramente compensa a manutenção.

 

A maquina está extraindo 250ml em 30s (sem a mola e o chuveirinho)
quando coloco a mola e o chuveirinho cai pouca água em gotas
Se colocar o cachimbo com o filtro da para contar as gotas que caem dela  rss.....

Agradeço desde já pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bomba Ulka pode abrir e limpar. Eu já fiz e consertou.

Tem instruções na internet em um blog mais antigo em inglês, mas não estou lembrado exatamente onde, vai ter que garimpar ...

Também tem uma empresa de SP que vende as bombas por volta dos R$100 acho que GMC ou algo assim, também esta na internet com preços e detalhes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje resolvi testar o retorno da água para o reservatório, resolvi tampar com a mão a mangueira de retorno.
(Imaginei que se eu tapar o retorno poderia ir mais água no sentido do chuveiro).Percebi que está retornando "MUITA" água para o reservatório e com muita força, pois quando fechei a mangueira com a mão  fez tanta pressão que a mangueira se deformou e consequentemente imundou minha cozinha.Depois dessa imagino eu que a bomba não tem problemas, possivelmente tem algo entupido na caldeira,(isso pode acontecer?)
Retirei a mola corta pingos do chuveiro, agora o café da para quebrar o galho, mas a crema não dura muito no copo e a extração está muitooo rapida, e sem a mola do chuveiro tapando o vapor, não consigo mais vaporizar o leite.Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diego,

 

Sua OPV deve estar desviando boa parte da água para o tanque... Você está usando o filtro pressurizado (original)  ?

A caldeira não está entupida, pode ter certeza ! Se estiver usando o filtro original, tente fazer uma limpeza mais profunda ( deixe de molho no ácido cítrico por 24h e depois lave bem ). Agora é o seguinte: Se a extração está muito rápida, é sinal que não está havendo restrição exagerada e isto é bom, pois indica que agora não existe obstrução.

 

Se o seu filtro for despressurizado, é só moer mais fino que o café vai enquadrar na xícara !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 years later...
  • 2 years later...

Acho que agora vou ter que aposentar minha Chef Crema Silver... OPV quebrou e espirrou água por dentro da máquina... Se alguém souber onde encontro peça de substituição agradeço!!! 

20230331_102744.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gaxetas e bombas até acha com mais facilidade, mas OPV para máquinas tão antigas acho que só comprando uma máquina velha pra canibalizar. Fiz isso com a Poemia, que deu problema numa peça muito específica tbm depois de procurar muito e so encontrar nos EUA, mas num preço similar ao de uma outra poemia usada no Brasil.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, regisassao said:

Gaxetas e bombas até acha com mais facilidade, mas OPV para máquinas tão antigas acho que só comprando uma máquina velha pra canibalizar. Fiz isso com a Poemia, que deu problema numa peça muito específica tbm depois de procurar muito e so encontrar nos EUA, mas num preço similar ao de uma outra poemia usada no Brasil.

Acho que é hora de começar a procurar alternativas de upgrade 58mm pra não perder tamper, filtros e se salvar o naked que chegou hj, melhor ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Resumo da opera: Comprei outra cafeteira idêntica que era do meu irmão e nem vou precisar trocar a peça, só fiz uma limpeza e já estou usando...

Reparando em alguns vídeos e fotos, parece que a válvula da Philco 15bar ou da Mondial C-08 dariam certo, mas é incrivelmente difícil de encontrar peças, e quando encontra o valor não compensa. Achei a OPV da Chef Crema no ML por R$170,00, que com certeza foi retirada de uma cafeteira da mesma idade, paguei 200,00 em uma máquina funcionando, e agora tenho um estoque de peças da minha...284152420_20230410_163714(1).thumb.jpg.cd6d7d7b892105945e4b88ff13f00c10.jpg

Cogitei pegar uma Gaggia Classic, mas pelo que pesquisei teria que fazer os mesmos mods de PID/Dimmer/OPV que já queria fazer na minha, aí pagar quase 4K numa máquina que não me daria um resultado muito melhor do que a atual, preferi insistir nessa aqui... Vou aproveitar o OPV quebrado pra dar uma estudada no risco da regulagem e já vou comprar PID/dimmer e talvez um manômetro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

E não é que mais um OPV original foi pro espaço!!! Quebrou igual ao anterior, na parte que enrosca na saída da bomba. Li em algum post por aqui que esse OPV não atua, e minha experiência foi igual nas 2 vezes, moagem ficou muito fina, deu muita pressão e o bichinho abriu o bico mais uma vez.

Logicamente cogitei trocar de máquina mais uma vez, mas o que não me agrada nem um pouco é pagar 4-6K numa máquina que não entregaria um resultado equivalente na xícara, precisando de mods de OPV e PID.

No modo desistir jamais, comprei uma bomba da Oster Prima Late só pra pegar o OPV, que era o que conseguiria me salvar mais rápido e tb dá para regular.

20231117-173648.jpg

A adaptação foi tranquila, só a mangueira do expurgo do OPV da máquina que já era curta, vou precisar trocar para ficar tudo bonitinho, por enquanto fiz uma junção com a mangueira da outra máquina pra ir usando.

Após apanhar muito tentando regular o OPV em teóricos 9bar sem um manômetro (saindo 130ml em 30s pelo expurgo do OPV utilizando filtro cego), gastei bastante café velho tentando extrair algo aceitável com essa pressão, mas cheguei abrir mais de uma volta completa no J-Max e 16Gr de café demoravam cerca de 1min pra passar.

20231117-173623.jpg

Abortei a ideia e dei pressão novamente no OPV, dessa vez buscando chegar numa pressão que desse resultado aceitável na xícara, ficando dentro do range de moagem indicada para espresso no manual do J-Max.

Finalmente cheguei num ponto razoável e agora consegui tomar novamente um espresso. 

20231118-105758.jpg

Aproveitei que a máquina já estava para e abri o termo bloco para limpar (nojento por dentro). Esperando agora chegar PID e estou procurando os materiais adequados pra comprar um manômetro. Não sei qual mangueira e conexões adequados, vi por aí o pessoal usando material pneumático, mas tenho dúvidas quanto a serem adequados para uso alimentício, afinal é a água que vou beber no meu espresso diariamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...