Ir para conteúdo

Cafeteira profissional, para pouca tiragem


Postagens recomendadas

Boa tarde amigos.

 

Estou pensando em abrir um café no interior, portanto a tiragem diária não deve ser grande.

Mas gostaria de uma máquina de qualidade, que me permita, utilizando um bom grão é claro, tirar um ótimo café, e fazer as demais bebidas de café...

Pesquisando na internet, encontrei este site: http://www.astoriabr...a/1/31/2_Grupos

Tem muitas marcas que eu não conheço, como a Sofia por exemplo... então não sei quanto à qualidade dessas máquinas.

Alguém, com experiência profissional, poderia me dar alguma dica?

 

Agradeço desde já!

 

Abraços,

 

Edelson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edelson.

 

Mesmo sendo baixo volume, pode ser que uma máquina de 2 grupos, mesmo que compacta (caldeira de vapor menor) seja necessária, pois a cafeteria pode ter picos de atendimento e um grupo é limitante.

 

Quanto à marca, melhor procurar qual empresa local pode te atender com assistência técnica etc. Em que cidade pretende abrir a cafeteria?

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edelson seja bem vindo.

 

Realmente o que o Márcio disse é verdade.

 

A Italian Coffee está forte no mercado e possui máquinas novas e usadas para vender e alugar, além de prestar boa assistência técnica a nível nacional.

 

Cafeteria tem seus picos de atendimento e as vezes 2 funcionárias a utilizarão ao mesmo tempo.

 

Fiquei sabendo que as exportações pararam um pouco porque o In Metro está adequando as máquinas profissionais e todas foram reprovadas até o momento, exceto a Italian Coffee, e esta por sua vez, aproveitando este bom momento, está nadando de braçadas no mercado brasileiro. Todavia deve-se ter cautela pois ela deve estar cobrando um preço a mais por estar sozinha nesta parada.

 

Abraços

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo.

 

De onde tirou a informação que só a Italian Coffee foi aprovada? O Inmetro agora exige a certificação, então para importar basta ter uma Licença de Importação e comprovar que o produto foi certificado. Sei que a Simonelli já tem nas suas máquinas, Marzocco também já deve estar pronta, e provavelmente outras. Também duvido que alguma seja reprovada, pode acontecer de terem demorado para fazer a certificação e agora atrasa as importações.

 

De qualquer maneira, a Italian Coffee é uma das empresas mais atuantes no território brasileiro, com preço bom e assistência. A máquina tem seus detalhes de uso, mas treinando bem o barista, dá para ter resultados bons. Se possível, exija um moinho melhor que o da VFA que eles importam (o mais básico deles). Muito chato de regular, barulhento e lento.

 

Talvez para início de uma cafeteria o melhor seja alugar. Muitas opções por aí, e a Astoria tem representante oficial agora com outra empresa, que tem endereço na Oscar Freire. Também preços mais baixos. Mas não deixe de cotar outras, como Simonelli e Marzocco.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo.

 

De onde tirou a informação que só a Italian Coffee foi aprovada? O Inmetro agora exige a certificação, então para importar basta ter uma Licença de Importação e comprovar que o produto foi certificado. Sei que a Simonelli já tem nas suas máquinas, Marzocco também já deve estar pronta, e provavelmente outras. Também duvido que alguma seja reprovada, pode acontecer de terem demorado para fazer a certificação e agora atrasa as importações.

 

De qualquer maneira, a Italian Coffee é uma das empresas mais atuantes no território brasileiro, com preço bom e assistência. A máquina tem seus detalhes de uso, mas treinando bem o barista, dá para ter resultados bons. Se possível, exija um moinho melhor que o da VFA que eles importam (o mais básico deles). Muito chato de regular, barulhento e lento.

 

Talvez para início de uma cafeteria o melhor seja alugar. Muitas opções por aí, e a Astoria tem representante oficial agora com outra empresa, que tem endereço na Oscar Freire. Também preços mais baixos. Mas não deixe de cotar outras, como Simonelli e Marzocco.

 

Márcio.

 

Márcio,

 

Então....foi um amigo meu que é representante da Italian Coffee aqui em Uberaba na empresa chamada Puro Café, realmente, foi isso que aconteceu...atrasos e mais atrasos nas demais para se adequarem, enquanto isso eles nadaram de braçada e ainda estão.

É claro que logo estará tudo normalizado.

 

 

Abraços

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Astoria tem muito bom nome, como a Cimbali, Rancilio, Simonelli, La Marzzoco e outras. Para mim, a Italian Coffee não esta nesse nível.

O que dizem os experts e que se devem considerar dois fatores fundamentais:

Em primeiro lugar: A disponibilidade de assistência competente e imediata (não queres ficar com maquina quebrada ou produzindo café ruim).

Segundo lugar: Sua preferência pessoal (considerando o custo benefício, evidentemente), também é uma questão de gosto ou simpatia à marca.

Eu acredito que um equipamento de primeira linha, café de qualidade e pessoal bem qualificado, passam uma mensagem ao cliente esclarecido (que será o formador de opinião no boca a boca) se o material for de qualidade existe determinação para oferecer um bom produto, e isto já o predispõe positivamente.

Ilustrando, ha lugares com Synesso, Mirage, Slayers que estão definitivamente na minha lista de visitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá pessoal!

 

Primeiramente quero pedir desculpas pela minha demora em responder... fiquei um tempo sem entrar no fórum.

 

Quero agradecer a todos pelas dicas!

 

Tenho intenção em abrir uma cafeteria no interior do Mato Grosso.

Por lá as coisas estão começando a engatinhar nesse mercado de cafeterias.

Na cidade em que pretendo abrir por exemplo, não existe um lugar sequer que possa ser chamado de "Cafeteria".

Todos os lugares são, no máximo, uma lanchonente "arrumadinha", mas são raros os lugares que tem café espresso.

Então, estou fazendo um estudo de viabilidade, pois sei que na cidade tem muitas pessoas com dinheiro e bom gosto, que com certeza frequentariam um lugar mais requintado.

A cidade tem 90 mil habitantes.

 

Provavelmente eu teria que escolher então alguma marca de Cafeteira que tenha assistência técnica em Cuiabá.

 

Mas será que é muito arriscado comprar uma boa máquina, que seja robusta, como uma Astoria por exemplo, mesmo que não tenha assistencia por perto? Será que eu não conseguiria trabalhar com uma máquina dessas por alguns anos, somente fazendo as manutenções preventivas necessárias?

E se eu tiver uma segunda máquina, mais simples, como backup?

Sei que tudo isso é relativo, pois máquina é máquina, e é imprevisível...

 

Com certeza essa dica da cafeteira com dois grupos é muito boa, pois com certeza tem aquela hora que dá um "boom" na cafeteria...

 

Bom, é isso aí...

 

Abraços,

 

Edelson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigos

 

Aproveitando a duvida do nosso amigo Edelson, preciso de uma ajuda de todos pois minha situação é bem parecida.

Estou investindo em um sonho antigo que é de montar uma pequena cafeteria no interior de minas gerais; porem como meu orçamento esta reduzido a algum tempo tenho corrido atras de uma maquina BBB .. boa, bonita , barata..rsrsrs

Dentre minha busca acabei encontrando uma maquina no interior de SP ; FIAMMA 3 grupos aparentemente antiga; sei que 3 grupos é até um exagero no meu caso mais o valor me chamou a atenção 2.500 maquina mais moedor; e a pergunda ou melhor minha duvida seria. Será que vale a pena? nao conheço essa marca será que mesmo sendo antiga faria um bom café?

Aguardo ajuda de todos....

 

Abraço

Cesar - MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Edelson,

 

Vou aqui te dar uma dica de muita importancia.

Maquina boa nao e sinonimo de bom cafe, e como o pessoal ai disse se preocupe em assistencia tecnica.

 

Ja fui em inumeras cafeterias com maquinas carissias de mais de 20 mil reais e a grande maioria delas cafe estava ruim o cafe na minha missera chef crema e muito melhor que muitas cafeterias por ai.

 

Por isso lhe digo que maquina boa nao e sinonimo de bom cafe.

 

O principal antes de qualquer coisa, vc deveria fazer um curso de barista, la vc iria aprender muito e com certeza iria tirar um bom cafe de qualquer maquina.

 

Outra coisa, eu como frequento muito varios tipos de cafeterias por trabalhar como viajante e estar sempre por ai em muitas cidades, vejo que nas cafeterias, conveniencias de postos que tem cafeterias etc a grande maioria das pessoas buscam mais o capuccino do que o afe espresso por si so, o carro chefe de todos os lugares que ja fui sao os capuccinos e com certeza voce fazendo um curso de barista e aprendendo fazer latte art sua cafeteria sera um sucesso por dois motivos

 

Primeiro porque o ser humano come ou no caso bebe com os olhos, um capuccino com latte arte e bem decorado chama mais atencao do consumidor do que o proprio sabor, faca um teste com dois capuccinos de sabores semelhantes mas um bem apresentavel com arte e outro com o sabor semelhante e sem arte com certeza o com arte fara mais sucesso e ate vao achar o sabor melhor so por causa da aparencia.

 

Segundo, com vc fazendo sucesso ira abrir concorrentes em sua cidade, isso e fato as pessoas crescem os olhos e querem ganhar dinheiro como o outro esta ganhando.

Porem duvido muito que alguem ira fazer curso de barista e com isso seu cafe sempre sera o melhor da cidade e o mais conheido.

Por isso lhe digo, antes de comprar qualquer maquina faca um curso para sempre ser o melhor da regiao e la mesmo no proprio curso eles lhe dirao qual maquia seria melhor para voce e sua cidade com assistencias etc.

 

E como eu digo: Cafeterias tem aos montes espalhadas por ai, hoje ate em posto de gasolina tem cafeteiras nas conveniencias, ja vi ate em supermercado um cantinho la que tem cafeteria e cafe expresso, agora ter é uma coisa ser bom, e beber um bom cafe isso e raro, entao nao faca como a maioria abre uma portinha compra uma maquina carissima achando que saira um otimo cafe e nao tem ninguem que ao menos se preocupe com a moagem certa no grao em conserva-los etc, a maioria o cafe fica la um pouca ja moido sem preservar o grao e sai aquelas porcarias que tem por ai e que ainda tem coragem de chamar de cafe expresso.

 

Faca um curso de barista se aperfeicoe, aprenda latte arte mesmo que seja com calda de chocolate mas faca fazendo isso voce ira tirar um bom cafe de qualquer maquina que voce comprar

 

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi ... Carneiro.

 

O amigo me aconselha alguma marca para que eu possa ter uma manutenção de imediato sem problema? apesar que penso nessa manutençaõ e imagino que não seja tao complicado assim mais acho melhor nao arriscar; e para comprementar , ontem conversei com a pessoa que esta alugando o ponto pra mim, pelo que fui informado, se a maquina for grande terei problema de encontrar um lugarzinho p/ ela !!! penso então que terei que opnar por 2 grupos mesmo; e tambem apareceu uma faema 2 grupos na minha cidade porem esta esta precisando de manutenção segundo o dono ; preço na faixa de 2.500,00 o que o amigo me diz de tudo isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Sergio.

 

É isso mesmo, você tem toda razão, é por esse caminho mesmo que pretendo seguir.

Quero me especializar ao máximo no assunto, e ser um diferencial.

Mas não vou abrir mão também de um bom espresso. Pretendo usar sempre grãos de ótima qualidade. Assim, além da apresentação, teremos também o fator qualidade.

Assim como você, o café que faço em casa normalmente é muito melhor do que o café que tomo nas cafeterias por aí.

Tenho uma Saeco Via Veneto, e quando utilizo um bom grão, o sabor é outro!

 

Obrigado a todos pelas dicas!

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...