Ir para conteúdo

Torrando hoje ...


Bernardo B

Postagens recomendadas

isso não me parece uma boa ideia. Tirar calor no meio da torra causa resultados indesejados.

 

Você não precisa abrir a pipoqueira pra usar dimmer.

Esse modelo aqui é o que eu tenho. Ele é um dimmer for dummies. É só ligar o cabo da pipoqueira na tomada fêmea dele e a macho dele na parede.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-711940721-dimmer-dimer-controlador-de-potncia-1500w-e-3000w-bivolt-_JM

 

Enquanto não tiver, o jeito é torrar à potência máxima mesmo. A torra deve terminar por volta de uns 4 minutos.

Obrigado, José. Vou ver isso urgentemente. Mas, eu revi os tópicos sobre pipoqueira elétrica e vi o Rafa ensinando essa técnica. Na verdade, a temperatura não cai, estabiliza nessa parada.

 

Abraços.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Leonardo. Pipoqueira sem ao menos uso de dimmer não é nada legal. Terminar uma torra em 4 minutos acho meio impossível sair um café razoável. Pelo menos com o dimmer a brincadeira começa a ficar legal, ainda que para mim seja trabalhoso ficar agitando os grãos manualmente durante a torra. Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago a sua não é com dois dimmers, uma pra resistencia e outro pro fan, alguem tinha me falado isso.

Leonardo atenção ao uso desnecessário do quote, aqui no fórum não é permitido se a sua resposta vier logo abaixo da postagem que você está respondendo, tenho acompanhado e você está usando o quote em praticamente todas as suas respostas. No caso de um post seu, logo abaixo do post a que você se refere não tem necessidade de usar o quote. Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, a minha é com um dimmer usado só para resistência. O ventilador está com alimentação de energia separada. Com isso, o vento fica sempre ligado e não é afetado pelo dimmer. Isso ajuda bastante porque manter os grãos girando sempre, sem necessidade de agitação manual.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz duas torras do Eufrásio. As duas com 200g (grãos crus), usando o

bolinha e sem pré-aquecimento. Na primeira torra, parei em 13min30s, não

deu para ter certeza se houve o crack (acho que sim, ouvi alguns), por medo

de passar do ponto. Ficou com 175g no final (12,5% perda).

vRFkQDXl.jpg

 

Tomei coragem e fiz a segunda torra, também iniciando com o bolinha frio.

Pensei em ir aos 15min para ver como ficava. Lá pelos 11min30s, escutei

alguns cracks esparsos. Não alterei a intensidade da chama do fogão

(a maior, no máximo). Somente aumentei a velocidade do giro (de uns 40

RPM para uns 80RPM, mas isso é só chute, não medi realmente).

Cheguei aos 15min30s, a fumaça já estava bem intensa. Tirei do fogo

e coloquei imediatamente em uma forma circular de alumínio, do tamanho

de uma  (e usada para fazer) pizza. FIcaram bem mais escuros, mas acho que

não passaram do ponto. O detalhe é que, pela primeira vez, os grãos saíram

"pipocando", ou seja, estalando em grande número ao sair do bolinha.

cw3xztdl.jpg

 

Massa final: 164g (18% perda!!! Putz!)

 

XXmOZJDl.jpg

 

O interessante é comparar o volume final das duas torras. Será que o primeiro (à direita)

não chegou nem ao primeiro crack?

 

2THjsEgl.jpg

 

Espero que os dois fiquem bons, ou pelo menos um deles. Verei daqui uma

semana.

 

 

Obs.: Aumentei as imagens para melhor observação das torras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retornando a BSB torrei um café enviado por um amigo das bandas do sul do país.

Fiz uma torra média clara para provar o café no coador. Acho que acertei a mão de primeira. Ainda tenho mais duas levas para encontrar o melhor do café.

 

24c14b2d99b0099679c8ede0653dd06d.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei no coador o café que torrei ontem. Ficou muito gostoso. Acho que encontrei o sweetspot de primeira. Mas vou fazer outra torra, um pouco mais avançada para testar o café no Espresso também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Várias torras saindo hoje, hein... a minha foi do Mantissa dessa CC. 14,5%, passou um pouco do planejado, tô tentando acentuar as frutas vermelhas, que nesse estão menos óbvias que na última CC.

 

Ry6DJsIl.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei, finalmente, o Eufrásio e o Brejetuba, ambos inicialmente com 176g. Ao final de 15:30 min o Eufrásio teve, 15,3% de perda e o Brejetuba 15,5%.

Visualmente, o Eufrásio ficou bem mais bonito, mas no olfato o Brejetuba exalava mais doçura.

Vamos ver como fica daqui a uns dias. :)

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou bonita essa torra hein Luis Paulo?

Esse café não tem o tanto de fruta que o outro Mantissa tinha.Acredito que com 14,5% e uma torra mais lenta vc já vai estar bem próximo do que esse café entrega em termos de sabor. Fiz umas 5-6 torras desse café e a melhor torra dele que eu fiz foi com 14,6% de perda e tempo total de 13:49. Ficou muito bom, uma delícia, e eu tava meio desanimado com esse café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rafa! As nossas torras ficaram parecidas então... essa de 14,5% demorou 13:30, com 2min de desenvolvimento.

 

O Igor andou fazendo umas medições de umidade dos cafés da CC, Mantissa - 10,4%, Eufrásio - 10,1%, Brejetuba - 12,7%. Esse Mantissa tá +/- 1% acima da umidade do Mantissa anterior, e este tinha um sweet spot de perda, na minha opinião, de uns 12,5%. Então com este último eu tava mirando em 13,5%. Por isso disse que ficou acima do planejado. Mas de qualquer forma são cafés um pouco diferentes, então não sei se dá pra considerar essa equivalência de perda na torra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual dos três cafés da CC vocês acham que fica melhor numa torra mais "avançada"? Porém não queimada... A esposa está achando os três muito cítricos/ácido. Até quantos % de perda seria interessante levar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei o Brejetuba hj no tostex mesmo. 1min30 de desenvolvimento e 15,4% de perda.

Ficou bonito e está com um cheiro delicioso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha primeira torra do Mantissa acima dos 17% de perda, macho preteada e cheia de óleo ficou boa no expresso e bem longe de sabores cítricos, então... ;)

 

 

Só tem uma coisa, ele só ficou bom mais de uma semana depois da torra. Se chegar nesse ponto, nem vale a pena experimentar antes desse tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não resisti esperar e estou tomando na prensa o Brejetuba torrado domingo... que café é esse!??? Nem imagino como ficará daqui uns 5 dias.

Achei que tinha passado um pouquinho do ponto, mas pela umidade que o Igor mediu acho que está ok.

Os outros ainda não torrei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião o auge do Brejetuba é logo no dia seguinte a torra. Depois ele continua bom por uns dias e daí vai perdendo. Com 10 dias já é outro café, menos intenso, menos complexo. Bem, é a sensação que eu tenho. Não sei se os colegas compartilham dessa opinião. Até agora eu e o Luís notamos esse fato. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Errei feio na torra do brejetuba... Fiz hoje coado com BR de 7%, 2:30 minutos de extração e saiu doce e ao mesmo tempo azedo...

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou bem azedo. Não é ácido/cítrico...

Ficou estranho pois pelo aroma vc sente a doçura, quando põe na boca também sente, mas está azedo...

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está subdesenvolvido então. Avança mais um pouco até essa caracteristica desaparecer.Eu fiz um desses lavados bem claro, agora não lembro qual, ele quando bem torrado é doce, herbal e ácido, vem gostoso, só que esse que eu torrei claro tava com gosto de grama, folha verde, claramente subdesenvolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...