Ir para conteúdo

Vendo café torrado ou cru de Castelo-ES


elcambur

Postagens recomendadas

Isso e ótimo, lembre que inicialmente na torra o grão absorbe calor e evapora agua mas no final ele irradia o calor fora e não importa o que vc face pra controlar a temperatura o calor continua incrementando, por isso e necessário esfriar o grão rapidamente do contrario o processo de torra continuara e o grão estraga

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos do fórum, crie um blog onde quero fazer avaliações de cafés especiais e cafeterias, me primeira publicação e uma avaliação do cafe especial suplicy

 

o website e www.cafes-especiais.com

 

obrigado pelo seu apoio

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente o blog Marcelo!

 

Ficou Show!!!

 

Parabéns.

 

Pelo menos para mim, fica muito esclarecedor todo o processo.... é um aprendizado simples e bem completo.

 

Valeu mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Marcelo,

 

Li seu blog. Estamos diante de algo muito sério aqui.

 

Já estou há quase três anos nesse mundo do café e nunca vi algo sequer parecido com o que você fez. Postar na web, de forma gratuita, imparcial e técnica uma avaliação de um café com o qual você não tem relação ou vínculo algum é uma atitude corajosa e louvável.

 

Nesse mundo do café infelizmente predominam 95% do tempo avaliações tendenciosas, feitas por graders diretamente vinculados ao produto que avaliam. Desejo a você boa sorte no seu projeto e não tenho palavras para dizer o quanto ele é importante e útil para todos nós.

 

A propósito, concordo com você. O café da Suplicy já me agradou muito há uns dois anos atrás, mas hoje em dia tem me decepcionado. A despeito dos espressos tirados na loja serem muito bons o café que vem sendo vendido pela web não tem o padrão de qualidade de empresas como a Nuance e Unique, por exemplo. A última vez que comprei lá um micro lote (Tutti fruti) fiquei bastante decepcionado com a torra e pelo menos 20% do café estava com torra visualmente aquém do primeiro estalo.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

 

Complementando o post, não sei quais seriam seus critérios para escolha de cafés a serem avaliados, mas se houver interesse sugiro o Vento Norte da Terroá Cafés (Piatã/BA). www.cafeterroa.com.br.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora tem mostras de Santo grão e Cafe de Jacu de Camocin, estarei fazendo a avaliação em breve. Se você Ricardo me fala como eu posso conseguir esses cafés eu faço. Minha ideia e não deixar nenhum cafe com denominação especial sim fazer.

 

Obrigado pelo apoio

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro Marcelo, pode contar conosco!!!

 

Um bacana de se fazer seria os já comentados da Nuance e Unique, seria legal.

 

Vamos por partes, esperaremos o do Santo Grão e Jacú.

 

 

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo, gostaria que esclarecesse uma curiosidade. Quando voce faz a degustaçao dos cafés o faz por qual metodo de extração (expresso, coado, cafeteira italiana, etc). Ainda, na sua opinião qual seria o método que seria mais fácil indentificar uma característica do café.

 

ABCS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cupping. Em geral é moagem grossa, não tanto quanto de prensa, mas quase, e a SCAA regra 5,5% de concentração. Acho que isso merece um tópico a parte... Só sobre a técnica.

 

Criei um tópico para isso:

 

Avaliação sensorial de café (Protocolo SCAA)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hj esteve na fazenda e finalmente consegui degustar do jeito certo o cafe vale do caxixe da safra 2012.

 

Nos pensamos que tínhamos padronizado esse cafe que durante 3 anos deu uma bebida sofisticada, complexa e muito doce, ela foi consistente durante o tempo tudo mas este ano tudo mudo. 2012 deu uma cereja que maduro quase toda em um mesmo momento, a coleta foi eficiente (toda a mao) e a secagem no tempo ideal. Foi a melhor safra desde que a fazenda inicio atividades em 2002. Em 10 anos nada igual. Resultado, fizemos degostacao de amostras ainda em pergaminho das estufas e de lugares diferentes:

 

A bebida de ter notas frutais, florais e citricas com corpo licorado em 2011, em 2012 tem notas chocolate, amêndoa, nozes, castanha, parece de um origem completamente diferente, e desconhecido pra nos. E a qualidade supera o que ate hj conhecíamos. Tudo indica que temos 100 sacas aproximadamente de ele.

 

Decisão unânime vamos torrar ele pra nossos clientes e cafeterias, nao vamos vender pelo preco de comodity, ni tampouco enviaremos ele pra um concurso onde os organizadoras so querem pegar cafes extraordinários pelo mínimo valor.

 

Quero que vcs desgostem o cafe 2011 primeiro, logo disponibilizarei o 2012 quando este pronto.

 

muito obrigado pelo apoio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos estou aprontando seus cafés, não vai dar tempo de enviar eles hj, vou enviar na segunda feria. Por favor escrevam suas observações e criticas quando receber, nos sabemos que o único jeito ser melhores e com a participação de vcs.

 

 

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

 

Muito interessantes suas avaliações, do Santo Grão e do Suplicy.

 

Gostaria de sugerir que avaliasse um ou mais dos blends principais do Ateliê do Café ( http://www.ateliedocafe.com.br/ ). Eles são bem populares aqui entre os foristas, e geralmente muito bem recomendados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o meu também chegou hoje.

 

A torra está muito bem feita, tanto visualmente quanto no resultado da bebida. Está bem homogênea e em um bom ponto para espresso.

 

Acabei de provar o café em um ristretto duplo beeeeem concentrado (17g de pó para 25ml de bebida). É um café bem aromático e equilibrado, ficou bastante bom no espresso.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...