Ir para conteúdo

Bialetti retém os óleos do café?


LeandroHayek

Postagens recomendadas

Amigos, bom dia!

 

Comprei uma cafeteira moka italiana, não é da marca Bialeti, acredito que é uma chinesa, e a minha experiencia em fazer café com ela não foi das melhores, pois ela passa um gosto e um aroma estranho na bebida. Além disso, percebi que ela retém os óleos do café e deixa a bebida menos incorpada. Segundo eu li em alguns tópicos, as mokas da marca Bialetti são só elogios e agora estou pensando seriamente em investir R$250 numa de capacidade de 06 xícaras, mas tenho a seguinte dúvida, em relação ao sabor, parece que depois de alguns preparos e higienização correta a Bialetti não transfere mais gosto, ok? Em relação à retenção do óleo do café? Ela retém os óleos? Gosto do café coado no coador de pano, justamente porque o coador não retém esses óleos que apuram o sabor da bebida, nem coador de papel eu uso, justamente por causa desse detalhe. Meu receio é comprar uma Bialetti e ela não atender minhas expectativas quanto a isso. Alguém pode me orientar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sai um café expresso mas com pressão bem baixinha. O filtro metálico não segura tanta coisa como o de papel, certamente.

 

A vedação tem que ser boa, para que o ar dentro da câmara faça com que a pressão aumente e passe a atmosférica antes mesmo da água ferver. Cafeteiras ruins, que não vedam, provavelmente extraem com a água em ebulição, e aí fica ruim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro,

 

Como usuário dois dois métodos de extração (entre outros), na minha opinião, a Moka não retêm os óleos do café, fazendo com que a bebida fique mais encorpada, mais até do que no coador, eu possuo a Moka Bialetti a dois anos e com certeza não me arrependo, contudo mesmo na Moka, assim como em outros métodos de extração você deve seguir alguns passos para obter um bom resultado na xícara, existem outros tópicos aqui no fórum que dão dicas importantes, mas dentre elas procure usar uma granulação/moagem mais grossa que para o coado, retire a cafeteira imediatamente do fogo logo após o café chegar próximo ao final da extração e coloque um pouco de água fria no compartimento superior para que o café não queime. Outro ponto que acho importante é que mesmo na Bialetti, antes da primeira utilização você deve fazer uns três cafés e descartá-los para que não corra o risco de consumir a bebida com gosto metalizado, eu também procuro lavar a minha somente com água, você notará que a mesma criará uma fina camada de óleo, acho esse detalhe importante para manter a qualidade das próximas extrações. Na minha opinião você pode comprar a sua Moka Bialetti que com certeza não irá se arrepender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, pessoal! Agora sim! Não vai ter erro. Pesquisei no mercado livre e percebi que tem algumas Bialettis bem mais caras e outras nem tanto. As Made in Italy são as mais caras. As fabricadas na Itália seriam originais, correto? As Bialettis fabricadas na China não são originais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que Bialetti mesmo é fabricada somente na Itália, as chinesas nem compra, vai que explodem (mas isso também depende de moagem muito fina). Tenho a de 3 xícaras aqui, é boa, levo ela bastante para trilhas (trekking), bem fácil de fazer o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...