Ir para conteúdo

Cafés Square Mile


Postagens recomendadas

Bah, só coloquei a mão nos Square Mile hoje, 34 dias após o envio, por problema de localização do pacote na agência de retirada dos Correios.

Percebi que a primeira tentativa de entrega foi dia 10/04 e eu não estava em casa. Pra resolver esses problemas, conversei com minha vizinha de porta e vou passar a utilizar o endereço dela pra entregas de encomendas, já que no apê dela quase sempre tem gente em casa em horário comercial, ao contrário do meu.

 

Dá uma tristeza ver escrito na embalagem: "brew within one month of roasting 14/03/13" :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. O que vou fazer é me programar pra consumir o mais rápido possível. Um pacote pro freezer, outro pro uso intenso. Um pouco foi culpa minha por não estar em casa pra receber (sina com os Correios, você sabe, Guilherme ;) ), ou receberia o pacote com 27 dias, que se não é bom pelo menos é bem melhor do que com 34.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal que conhece o Sweet Shop e o Red Brick, qual que é mais urgente consumir primeiro? Ou tanto faz? Geralmente o que tem torra mais clara dura um pouquinho mais, mas vá saber...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal que conhece o Sweet Shop e o Red Brick, qual que é mais urgente consumir primeiro? Ou tanto faz? Geralmente o que tem torra mais clara dura um pouquinho mais, mas vá saber...

O Sweet Shop é tão intenso que acredito que dure mais. o Red Brick é mais redondinho e deve ir embora mais cedo.
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande problema é a alfândega.

A liberação pode demorar muito.

 

Ano passado, nesta época tava um terror. Teve encomenda que chegou com 4, 5 e até 6 meses.

Do fim do ano passado pra cá melhorou e estava bom até Fevereiro, início de Março .

Mas já está começando a atrasar novamente.

Muitas encomendas passando muito de 1 mês ou mais.

Vez ou outra ele mudam a forma de liberação das encomendas e acontece este tio de atraso.

Fiquem atentos a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso. O gargalo é a alfândega. Tenho lá minhas críticas em relação aos correios também, eles tem nitidamente alguns problemas de organização e informação que causam uma demora extra desnecessária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provei ontem o Redbrick no espresso e na prensa. Fiz várias tentativas e o café ainda está bom, faz crema no espresso, ainda que não muita. Acho que já está decaindo, o aroma parece denunciar um pouco, mas é difícil saber o que tem de real nisso e o que é sugestão, afinal o teste não foi cego. :ph34r: Ideal seria eu provar sem saber que já tem 34 dias.

 

Apesar disso, achei o café bem redondo, gostoso de tomar, ligeiramente diferente do que costumo tomar por aqui. Achei que tem uma nota de cacau (não chocolate propriamente) bem destacada. Nada surpreendente, por outro lado. Sempre fica a pulga atrás da orelha de saber como ele estaria com uns 15 dias de torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha curiosidade, alimentada maldosamente pelo Bernardo e pelo Leo :), fez com que eu abrisse ontem à noite o Sweet Shop congelado e separasse um pouco pra tomar hoje de manhá no espresso. Coloquei em potes de papinha, conforme sugestão do Leo, que é bem legal pra descongelar pequenas porções de café.

 

Uma coisa que eu já tinha percebido no Red Brick é bem mais intensa no Sweet Shop: não são grãos macios, uma função da densidade e da torra. O Red Brick já tinha quase travado o bezzerinha, e o Sweet Shop travou legal. Nada demais, é virar o moedor de ponta cabeça, recolher os grãos de volta e colocar pra moer de novo, mas dessa vez sem jogar todos os grãos de uma vez só e com o moedor já em movimento.

 

Errei um pouco na extração, foi muito rápida. Estava sem relógio na hora, mas deve ter durado uns 15s pra um duplo. Já deu, porém, pra perceber que o café é uma bomba de frutas mesmo. Caiu no meu gosto, que acabei tomando uma bebida que em outras condições iria para a pia. Promete.

 

Usei o Red Brick em dois capos ontem e ficou muito, mas muito bom. Impressionante como esse café funciona bem com leite, parece até que tinha adicionado cacau em pó.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca, tá difícil extrair o Sweet Shop adequadamente. Acho que a idade pegou (no café). Dosei em 18g, cheguei bem perto do moagem mais fina que já fiz pra espresso e mesmo assim extraiu 60ml em 18s, quase sem crema.

 

Vou tentar apertar o moinho um pouco mais, mas esse café é duro pra caramba. Moí pra coado no Hario Slim pra confirmar, e o troço é duro como brita. Havia momentos que meu braço travava mesmo, coisa que nunca acontecera antes. Desbancou fácil o Frutado2 no quesito pedreira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Nossa, Rodrigo. E eu já achando o quadrado denso. Quando partir pro próximo café (estou descongelando o final do frutado), acho até que preciso ajustar um pouco o Vario. Que diria deste outro....

 

Enquanto isto o Porlex continua esperando grãos mais macios....

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana,

 

Que pena do Porlex é essa? eu uso ele umas 4 vezes por semana no plantão, com grão denso, grão mole, grão de todo jeito. Até quando erro na torra e vai uns grãoszinhos meio que crús. E o bicho nem reclama. Tá firme e forte.

 

Pode confiar. Se o seu quebrar (com os grãos, não vale jogar na parede) eu te dou o meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Nunca percebi essa dureza no sweet shop. Mas lembre-se de que ele muda constantemente. Etiópia, Ruanda, Colômbia...

 

Qual foi o seu?

 

Ah, e vi que você comentou que é uma bomba de frutas. É mesmo, o Leo Moço que me desculpe, mas acho o sweet shop beeeeeeemmmmm mais "sweet" do que o frutado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje vou tentar mais uma extração com o Sweet Shop. Se jorrar como cachoeira de novo, vai ficar só pra coados (sem deméritos, fiz um coado ótimo com ele ontem).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rodrigo,

Estou com quatro cafés, três deles (congelados) estava tendo de moer tão fino e fazer updosing que achei que meus moinhos estavam com defeito.

Passei na Ernesto e gostei de um AE que experimentei e comprei; é um Sul de Minas recém torrado na Probatino.

Daí tudo voltou ao normal, os moinhos voltaram a moer melhor que nunca.

Agora estou fazendo blend metade e metade, fica bastante bom e assim vou aproveitando os mais velhos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Acho que meu moedor deve moer muito fino. Nem o frutado ao quadrado, que é uma torra mais clara, jorrou assim como você descreveu. Se eu moer mais fino do que o quinto ponto do meu moinho, o café choca a máquina. Será que seu moedor não esta desrregulado? Ja tentou moer próximo ao ponto zero dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Acho que meu moedor deve moer muito fino. Nem o frutado ao quadrado, que é uma torra mais clara, jorrou assim como você descreveu. Se eu moer mais fino do que o quinto ponto do meu moinho, o café choca a máquina. Será que seu moedor não esta desrregulado? Ja tentou moer próximo ao ponto zero dele?

 

Guilherme, não estou nem perto do zero. Meu moedor mói ainda bem mais fino. O problema é que o café é duro pra caramba e já está meio velho. Provavelmente estou tendo que afinar o pó mais do que o normal. Se já está ameaçando travar colocando café aos poucos, imagina se afino mais ainda.

 

Vou tentar mais uma vez, afinando mais e com 18g. Se não der, vou utilizar a dica do Bernardo e ir misturando gom os grãos que tenho aqui que eu mesmo torrei, um Condado e aquele semi-lavado que te enviei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvido o problema! Saiu praticamente um ristretto. Fez uma crema de 1mm, mas fez, bem bonita e rajada.

 

Afinei mais um pouco a regulagem, porém antes de moer inspecionei com cuidado os grãos que pesei e notei a causa do problema. Em uma dose de 18g, pude retirar seis grãos claros demais, que visivelmente nem chegaram no primeiro estalo. Obviamente um defeito da torra que, unido à alta densidade dos grãos, estava travando meu moedor. Dessa última vez não tive percalços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora já estou dominando as extrações com os dois Square Mile. Parti pra um updosing de 18g e a Dose reagiu bem para esses cafés, fluxo bem controlado e lento.

 

O Red Brick dá um cappuccino tão bom que estou tomando um quase todos os dias, rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora já estou dominando as extrações com os dois Square Mile. Parti pra um updosing de 18g e a Dose reagiu bem para esses cafés, fluxo bem controlado e lento.

 

O Red Brick dá um cappuccino tão bom que estou tomando um quase todos os dias, rsrs.

A SM costuma postar no website a dosagem e temperatura correta para cada café. Para o Red Brick que tomei, a dosagem era 19g e a temperatura 94°C.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles colocam isso e não lembro de ter visto diferente:

 

"Dose : 18-19 grams

Brew temperature : 201ºF-202ºF/94ºC-94.5ºC

Brew time : 28-30 sec

Total Volume : approx 50ml

Brew weight : 28-30 grams

 

This profile and recipe was developed on a Synesso Hydra with VST 18g baskets – so should be taken as a starting point, and not an absolute as different machines extract in different ways.

The recommended baskets for this espresso recipe are the VST 18g."

 

Ou seja, dose de 19g no VST de 18g. Talvez dê para traduzir para um duplo, genericamente, como: mínima sobre-dose (1g), razão de extração aproximada de 65%, além do tempo ("normal", 30s) e temperatura ("quente", 94,5°C).

 

Eu lembro de quase sempre, para esses cafés da Square Mile, ter dosado um pouco mais com razão maior, por exemplo 20g no VST de 18g para 25g na xícara (80%). Mas é meu gosto...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais ou menos assim que estou fazendo, já tinha lido essas instruções no site da Square Mile. Eu coloco perto do limite máximo que minha cesta dupla permite, faço um microflush após um ciclo de caldeira (só pra purgar a água fervente) e extraio mais ou menos meia xícara do CDC.

 

Fiz uma compra no Coffeehit de duas cestas da LM: uma simples e uma dupla de 17g. Queria comprar a tripla de 21g, mas estava em falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal estou com uma duvida : Estou para fazer um pedido na SM e queria saber se os blends para espresso são apenas o Red Brick e Sweetshop , pois ambos estão indicados como espresso ? Ou se o " La serrania Pitalito " da Colômbia por não estar escrito espresso é apenas para coados ?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...