Ir para conteúdo

Cafeterias em SP


r.lima

Postagens recomendadas

Falando sobre quanto tempo o café ainda é legal para se usar a Isabela citou que para expresso eles estão usando de 4 a 7 dias, a moça do Sofa Café até 7 dias e uma outra cafeteria que estava lá até 10 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que isso tem mais a haver com a demanda alta o que obriga a torras quase diárias,  do que a qualidade do grão torrado a mais tempo.

Hoje fiz um vídeo da extração naked de  um serra do caparaó com 2 dias de torrado que estava excelente. 

 

Posso estar errado mas acho um exagero período tão curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perguntei a Izabela porque um período tão curto, e a resposta foi que como normalmente as torras são claras depois disto não se consegue uma boa crema, disse que o café ainda é bom mas a crema não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em uma das mesas o escolhido foi o de 214ºC e na outra 216ºC, a Izabela disse que não necessariamente a temperatura mais baixa é a mais acida, a acidez tem uma curva ascendente, junto com a doçura até que derepente a acidez tem uma queda violenta.

 

Na 2ª mesa a diferença do café de 216ºC era bem significativa com relação as temperaturas anteriores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não é fácil extrair um espresso de torra clara em um período tão curto de tempo tipo 2 dias, vai quase no limite dos moedores e a extração começa lenta e depois aumenta significantemente.

Já sobre a torra creio que é mais sorte do que saber exatamente o que está se fazendo ou senão trabalhar bastante tempo com um único café e fazer diferentes tentativas até acertar melhor e mesmo assim não significa que será a torra perfeita para aquele café, são muitas variáveis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saiu essa matéria sobre a 5 melhores cafeterias de São Paulo. Não conheço ainda o TLCS e o KOF, mas gosto muito e vou sempre no Octavio's (que não é exclusivamente uma cafeteria) e o Urbe.

http://www.perfectdailygrind.com/2016/05/coffee-sao-paulo-brazil-5-recommended-specialty-shops/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, já conheço estas, rsrsrsr.

 

É Rogerio, em casa ou se tem uma disciplina a la Lisboa, Igor, .......com planilhas ...... ou vai na sorte.

 

Veja lá no CoffeeLab, foram 5 amostras com temperaturas diferentes, o próximo passo eram novas amostras do escolhido mas alterando o fluxo, e o último passo é definir o tempo total se sofrerá alguma variação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E como nós não temos muita disciplinas né Gil, estamos ferr@dos heheheheh

Eu ainda tenho a desculpa de ser da área de humanas já vc é de exatas :P

Lisboa a Octavio é show a cafeteria, grande, imponente, mas o café em sí prefiro da rapozeiras e do sofá, acho as coisas na octavio tão caras... mas este caso aí é devido o fato de eu não ser rico hehehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas minhas experiências no meu Lab Kitchen, a única sorte que é bem-vinda é a do tipo maçã do Newton, que caiu acidentalmente  na cabeça dele e resolveu, de repente, um grande dilema! :P De resto, prefiro não depender dela, pra tomar café, pq tem hora que ela vem, tem hora que não....

 

Rogério, não sou rico não, muito pelo contrário.... faço mais o gênero do pobre metido a besta! :P Vou no Octavio's 3 ou 4 vezes por ano, qdo vou lá sou pessoalmente muito bem atendido pelo barista Paulinho, ele até me chama pra dentro do balcão (com toquinha e tudo) já fui convidado a entrar para acompanhar as preparações de perto, com muitas explicações. Que é caro é, mas de vez em quando, já que saio tão pouco, e minha cidade e cidades vizinhas não têm quase nada a oferecer.... No Octavio sempre dei azar qdo fui lá, nunca tinha café importado e os microlotes deles ainda não estavam à venda, mas o Paulinho sempre dava um jeito de me arrumar um pacotinho do Ônix, os que tomei achei bons cafés.

 

O Sofá tem um ambiente muito gostoso, gostei dos cafés, e já tenho agendado com a Regina de fazer 3 cursos lá a partir de Junho. O problema que tenho sentido nesta e outras cafeterias de Sampa, são os tais dos coados com BR a 10% ou mais, por causa de questões mercadológicas, para o público que frequenta não estranhar. Tá ficando difícil....

 

O CL tem cafés maravilhosos, sempre compro deles, mas na única vez que fui lá o atendimento deixou muito a deixar (já ouvi reclamações de muitos), esperava papos sobre cafés e métodos, mas tava muito cheio, foi tudo muito rápido com alguns erros, um atendimento blazé nada cafeinado.... Ainda volto lá, costumo dar 3 chances pra tudo na vida... Mas ouvi dizer, recentemente, de uma AP a 15%!!! sem condições....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da vez que estive lá, também não dei sorte.

Muito cheio, a a extração da Aeropress foi sem muita explicação, meio que querendo correr pra atender outro...

Mesmo aqueles "experimentos" foram apresentados meio que sem paciência... 

Mas, assim como você, Lisboa, como foi a primeira vez, num final de semana...vou dar outra chance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da próxima vez vou no CL durante a semana e à tarde, porque se o mesmo (ou quase mesmo) atendimento se repetir não haverá a 3ª chance.... não com tantas outras opções, que sempre dão certo, à disposição! ;)

 

Já fui 5 vezes no Urbe, sou sempre muito bem atendido pelo Edgar ou Danilo, com bons e atenciosos papos, mesmo com a casa tão cheia quanto estava no CL. Esta semana vou levar o Brother Beto lá, principalmente para conhecer os cold e iced brews deles que são os melhores que já tomei em Sampa, fora o resto como ambiente e harmonizações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Olá, pessoal.

Trago mais uma análise de cafeteria em São Paulo. Já havia postado sobre minha experiência na cafeteria Suplicy da Alameda Lorena, próxima à Av. Paulista.

Hoje, trazemos a análise que fiz da cafeteria Urbe Café.

Abaixo, o link da postagem que fiz, caso queiram conhecer o blog que mantenho sobre café, cerveja artesanal e cosmético masculino.

http://www.bloghombres.com.br/2016/06/cafeteria-urbe-cafe.html

 

 

Cafeteria Urbe Café
Cafeteria%2BUrbe%2BCafe_.jpg


Visitamos mais uma excelente cafeteria na região da Avenida Paulista. Depois de degustar os cafés Suplicy e Soul Café, fomos conhecer o Urbe Café. Localizada na Rua Antônio Carlos, na altura do número 404, bem próxima à Rua Augusta, a cafeteria tem um estilo diferente das outras duas. Enquanto a Soul, que fica dentro de uma galeria, tem uma pegada mais despojada e a Suplicy um ar mais moderno, a cafeteria Urbe caracteriza-se por ter um ambiente mais intimista.

Recentemente, a cafeteria passou por uma reforma e recebeu mesas mais coletivas, ou seja, maiores, em que é possível sentar com uma turma de amigos ou até mesmo com pessoas desconhecidas, favorecendo a aproximação e o diálogo.

 

Porém, para quem quer ter aquele momento de reflexão, também há espaço, com mesas menores, mais aconchegantes, inclusive com sofás e poltronas. O balcão também é uma boa pedida.

Além do café, minha sugestão é aproveitar a visita e se deliciar também com os pratos do menu. A salada caesar é muito saborosa. Fiquei fã do molho, bem equilibrado, com pouca acidez.  Para acompanhar, ainda pedi uma quiche de alho-poró para acompanhar.

Para beber, experimentei o suco de laranja com maracujá e pedaços de maçãs.  Dá até água na boca só de lembrar o sabor, uma combinação perfeita das frutas.
 

Cafeteria%2BUrbe_.jpg


O local oferece diversas opções de métodos de extração. Para quem curte experiências, dá para voltar várias vezes e conhecer os diferentes tipos.

Aproveite o bom atendimento da equipe, sempre muito simpática, e tire suas dúvidas sobre os produtos oferecidos, principalmente em relação aos tipos de cafés oferecidos.

Em geral, tenho pedido os expressos das cafeterias que tenho visitado e no Urbe Café não foi diferente. E posso garantir que foi muito bem tirado.

Urbe%2BCafe%2Bem%2BSao%2BPaulo_.jpg


Para quem quiser aproveitar a noite na região da Avenida Paulista, é possível esticar o café da tarde na cafeteria, aproveitando as cervejas artesanais que também fazem parte do menu da casa.

Como chegar na Cafeteria Urbe Café:
 

 

 

 

Nosso post sobre a Cafeteria Suplicy no blog. Também publicamos aqui no fórum, caso prefira ler por aqui!  ;)

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fizemos mais uma degustação de uma cafeteria em São Paulo: a Soul Café, localizada na Rua Augusta, próxima à Av. Paulista.

Abaixo, o link do post que fizemos em nosso blog:

http://www.bloghombres.com.br/2016/04/cafeteria-soul-cafe-em-sao-paulo.html

 

 

Cafeteria Soul Café em São Paulo

Soul%2BCafe%2BInstagram%2B05.jpg

Cafeteria Soul Café localizada na Rua Augusta

 

Soul%2BCafe.jpg  

 

Trabalhar na avenida mais famosa de São Paulo é ao mesmo tempo fascinante e cansativo.

Na região da Avenida Paulista, apesar do charme, o estresse te rodeia a todo momento. É raro quando você consegue praticar ações simples sem encarar uma fila.

Tudo começa para sair do prédio onde trabalho. A primeira fila é para entrar no elevador. O edifício conta com 24 andares e, diariamente, cerca de 2.000 pessoas trabalham nele. Some-se a isso mais 1.500 pessoas que 'flutuam' durante o dia para prestar algum serviço, realizar alguma reunião ou qualquer outro tipo de compromisso. Depois a fila concentra-se na catraca localizada na entrada. Para não entediá-lo enumerando todas as filas possíveis trabalhando na Paulista, vou resumir: fila para entrar no restaurante, para pegar a comida (se for buffet), para sentar, para pagar e para sair do restaurante...

Observando toda essa sequência parece ser impossível ser feliz trabalhando naquela região.  Bem, não é bem assim. A ideia foi passar um pouco da sensação de encarar toda aquela multidão.

Mas há alguns lugares na Av. Paulista em que é possível relaxar. Para quem é fã de um bom café, degustado em um ambiente gostoso e com excelente atendimento, a dica é o Soul Café. Ele não fica exatamente na Paulista. Seria mais precisamente na Rua Augusta, na altura do 1524. O local é uma galeria, chamada Augusta Shops.

O local é comandado por um trio de jovens baristas que demonstram grande habilidade na extração do café. Para quem curte um gostoso espresso vai se surpreender com a qualidade do grão e do resultado na xícara. Sempre sorridentes, os três se esforçam para oferecer uma boa experiência para os clientes.

Quando estiver passando pela região ou até mesmo se trabalhar próximo à Av. Paulista, não deixe de visitar o Soul Café.

Além de uma boa xícara de café espresso, você também pode experimentar outros tipos de extração de cafés e deliciosos lanches e bolos. Espero que gostem da dica!
 

Abaixo, os links das cafeterias que avaliamos:
 
 
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliano existe um tópico sobre as cafeterias em São Paulo conforme o Jose Cal já falou. Gostaria de comentar os seus reviews pois acho que poderiam ser melhores. Primeiramente, como o nosso foco aqui são os cafés e seus derivados, escreva mais sobre os cafés das cafeterias, não somente sobre os drinks e espressos, mas os grãos. Que grãos eles servem? Torrados por eles ou por um terceiro?Quantas opçoes? Servem blends ou S.O.? Quantos métodos de preparo? Os preços são altos, baixos ou seguem a média? Acredito que dessa forma você consiga prender mais a atenção do pessoal por aqui e talvez estimular um bate papo.Acho que li dois dos seus reviews, como sou de Goiânia, leio muitos reviews antes de me aventurar por uma cidade, mas os seus reviews não falaram muito do lugar pra mim. Conheço os 3 cafés e acho que faltou muita informação sobre eles nos seus reviews. Continue escrevendo e melhorando, pois acredito que seus reviews vão ficar cada vez melhores.

Valeu

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Juliano, complementando o post de Rafa... Para o público do "Hombres" acredito ser um review válido, por ser um blog mais genérico, mas para coffeegeeks como os do fórum, fica a sensação de "Tá, e o café?"

 

Uma dica de review pra ter uma referência, que consegue atender, de certa forma, um público mais generalista e outro mais coffeegeek, são os da revista espresso, com destaque para o guia de cafeterias. Sintético e com infos precisas pra quem entende do negócio.

 

De resto, bem vindo ao clube :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chama TEM, e fica na R. Alagoas 563A, frente à praça Buenos Aires em Higienópolis.

Inaugurado há um mês, não é estritamente uma cafeteria, é uma loja de café onde oferecem alguns coados para degustar.

Vendem filtros Hario, Clever, e outros "brinquedos" correlatos, e especialmente um bom sortido de Cafés torrados de variadas origens.

Assim de cabeça, tinha o Cristina do CoE, o Sítio Baixadão, Camocim, Jacú, Teroá, Sombreado, do Hugo Wolf é uma porção de outros.

Eles também têm uma marca própria, chama Cuesta e que vem de uma fazenda em Pardinho (esqueci o nome), onde eles torram, com um Átila de 5kg, não experimentei mas a fragrância era de melado / rapadura é chocolate bem tentadora.

Os preços, razoáveis para este tipo de loja (paguei R$32 por 250gr de um Camocim com torra de duas semanas).

Para quem quiser levar moído tem um EK43 novinho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito legal!!!

image_zps1ks1nv2r.jpeg

 

Curti Anita!!!

 

Para quem não visitou o espaço, fica na V Mariana, no Museu Lasar Segall. Parece um oasis no meio da agitação que é aquela área.

Enfim experimentamos (eu e a esposa) o aeropress. Tomamos prensado, 2 aeropress e espresso (e haviamos tomado 2 ristrettos antes de sair de casa). Estamos ligados no 220V rsrsrsrsrs

O café que experimentamos foi o Jairo (se estou falando bobagens, me corrige Fernando rsrsrs, estava com muita cafeina na veia para lembrar de todos os detalhes rs).

Ficamos tomando café e o Fernando ficou explicando um pouco de arte para a gente (somos leigos da área da saúde). Café com cultura!

Sobre a foto, um pé de café na cafeteria, que eu achei genial, presente da Anita!

 

Ótimo lugar para jogar conversa fora!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Não tem um ano ainda não. Deve ter uns 10 meses.

 

Tá mais bonitinho que os meus, da mesma ninhada, mas que estranharam a terra em que plantei. Tive que fazer correção do pH do solo com dolomita, mas ainda não se recuperaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adubo nele Anita , Fernando !!!

 

Orgânico ou um NPK 20.5.20 ,

 

Agora se quiser mesmo arrepiar  :  analise de solo anual , correção de PH , 3 adubações nitrogenadas , 2 foliares  + Fungicida e inseticida preventivo de solo .  :D  :D  :D  :D  :D  é torce pra chover , não gear nem chover demais tbem ....  ;)  ;)  ;)  ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...