Ir para conteúdo

Filtros VST


Carneiro

Postagens recomendadas

Procurei agora filtro VST de 7g e o curioso é que no ebay não tem nenhum, nem em lojas americanas. No google um dos hits até o da loja da vst, mas o nome é 

VST 7g Precision Filter Single Europe. Agora, na Austrália parecem ser comercializados.

O de 15g eu até tenho esperanças de algum dia chegar nas minhas mãos (pelo dobro do preço, mas enfim), portanto fiquei mais curioso em relação ao de 7g.

O que achei on ebay foi um La Marzocco de 7g.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu vi que tinha na loja, mas achei estranho esse negócio de ser uma posição separada. De qualquer modo, se eu for comprar algo do exterior, acho mais prudente que não seja dos EUA. Se bem que ainda não sei o que vai acontecer com os filtros de aeropress que comprei do Reino Unido e da Austrália. Não tinham rastreamento, portanto seja o que deus quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu vi. Por isso comentei até que estranhamente tem um certo mistério em relação a esses filtros. Se você notar, o próprio panfleto da loja da vst não fala dele e ele aparece como uma posição separada. Eu tinha lido que ele era o mais recente da série (ainda estava em desenvolvimento quando li o comentário em algum lugar).

Pelo visto nos EUA} eles não estão tão animados em fazer marketing pra ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

no tópico de extração de single, se falou bastante que o filtro simples (7g) da La Marzocco fica pulando fora do pf da gaggia e que só fica quieto retirando a mola do pf.

Alguém sabe me dizer se é a mesma coisa com o VST de 7g?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui voltar a usar o filtro Rancilio depois de uns meses usando o VST e parece que ficou fácil acertar as extrações nele, eu acho que o VST é exigente isso sim...

 

 

Será que alguem confirma que com o VST tem que acertar temperatura, quantidade, moagem senão prepara o babador na extração do pf vazado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do Rancilio duplo para VST 15 só tive que afinar a moagem um pouquinho. Mas minha máquina é mais dócil, nas de bomba talvez seja mais complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Hoje vou fazer um comparativo com o filtro que veio na ECM com o VST e LM

Estou com 6 filtros conforme a foto, os 3 acimas são os da ECM, um single, outro duplo que deve caber umas 17g e o de 21 gramas que veio no PF naked,  os que estão abaixo é o single da La Marzocco, um VST de 15g que o Santiago trouxe e um da La Marzocco precision de 17g:

 

IMG_6368_zpsd8d6ef5d.jpg

 

Também comprei um tamper e um funil com o JC para os singles da LM.

 

Achei a qualidade de acabamento do single da LM bem fraca:

 

IMG_6369_zps06bb3a36.jpg

 

 

Já o VST de 15g e o Precision da LM acho que são a mesma coisa, são muito bem acabados,  a diferença que é feito um teste de qualidade com vários itens inclusive uma foto microscópica de uma parte dos furos no da VST encarecendo o produto:

 

IMG_6370_zps3f5407e9.jpg

 

Mais tarde coloco as impressões que tive do café extraído na xícara com os filtros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu já tirei uns quatro expressos com o meu VST de 15g. Acho que da última vez acertei a moagem, mas calquei com um pouco de força demais. Não travou a máquina, mas deu uma canalização estranha.

Ele é bem mais raso que o duplo da Gaggia. O negócio é que todas as minhas torras não tinham nem 4 dias direito. Agora piorou, porque torrei quase tudo hoje.

Tenho ainda um etíope de um par de dias. Vou esperar o single que o Santiago me enviou chegar e tentar nele (deve chegar segunda ou terça).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu to gostando bastante dos meus (7g e 18g) mas também fiquei com a impressão de que precisa ser mais fino. tanto que tenho tentado afinar mais ainda a regulagem do Vario e não vejo a hora de conseguir um de 22g pra ver se consigo aumentar o tempo de extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

heheheh Anita não sei pq fui inventar esse negócio de ter mais filtros e mais variáveis :(  Mas quis experimentar para saber até que ponto os da ECM são bons.

Bom tirei 4 espressos hoje 2 na ECM duplo e 2 no VST duplo  (ambos com 14,5g de café), sem mexer no moedor já pré ajustado para o VST pois tinha usado anteriormente. Por incrível que parece os da ECM exigiram uma granulometria um pouquinho mais fina, saiu mais rápido a extração e não foi problema de compactação pois usei o tamper Espro que já é pré calibrado (13kg) sem forçar mais nada além da calibração, são muito parecidos mas notei que a acidez do café se destacou um pouco mais no VST, então se você já tem um bom filtro não espere muita coisa dos VST e pra mim os VST, Strada e LM Precision são os mesmos filtros.

Falei na msg acima que achei o single da LM mal acabado, mal polido, mas como dizem a tal da beleza não se põe à mesa,  logo após fiz um single com 8g e uns 20ml de extração e ficou muito bom, gostei mais que os duplos, ficou mais balanceado e destacou menos o amargor, porém 20g de café pra mim não dá nem pra sujar os dentes, dá próxima vez tento o single com 30ml para ver como sairá, segue uma foto pós extração do single LM:

 

IMG_6390_zpsed46fa36.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ow.. Muito bacana...

 

Eu nunca tirei single.. :P

 

Assim que chegar os filtros vou tentar tirar aqui. Pelo terrorismo causado para os shots singles.. Tô ficando com medo já..  :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto compra o tamper e o funil do JC que você não se arrependerá pois ajuda muito e o funil fica tão justo no tamper que a compactação sai plana dificilmente vai errar e vai tirar ótimos singles, com o filtro da ECM ele é meio oval a parte interna, bem complicado de acertar agora esse da LM é show de bola, ainda mais se você se contenta com 20-30ml de café rsss, o bom é que você economiza grãos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contentar com 20 a 30ml eu não contento..  :P

 

Mas queria aprender a tirar os singles... Quanto ao kit.. Deixa eu apanhar um pouquinho até perceber a necessidade dele primeiro..  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse foi o motivo de eu comprar um filtro simples VST. Principalmente para os importados que ainda tenho aqui crús. Só estou esperando chegar o filtro pra encomendar o calcador. O seguro morreu de velho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...