Ir para conteúdo

Tramontina venderá produtos breville no Brasil


rbcassani

Postagens recomendadas

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20150915/tramontina-aposta-linhas-premium-para-cumprir-meta-crescimento/298866

 

 

Li que hoje é o lançamento e que a BES870 é um moedor serão vendidos aqui. É bacana pra quem comprou e não encontrava peças de reposicao, imagino que a tramontina manterá uma assistência técnica breville também

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei

 

http://www.socomprar.com.br/cafeteira-express-p23067/?afiliadoid=34

 

pid, bico de vapor ao estilo comercial, vou dar mais uma pesquisada nela...

 

e aqui o moinho

 

http://www.socomprar.com.br/moedor-express-p23064/

 

não sei quanto a qualidade da moagem, mas pareceu bem interessante por ser automático e custar pouco mais que um Encore...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui informações mais completas, inclusive vídeos, do site da Breville USA.

 

O moedor é o mais caro da linha US$230,00, e se minhas contas não estiverem erradas, sai um pouco mais barato que importar, com a vantagem de garantia e assistência técnica e maior rapidez na entrega (em tese):

Smarter Grinder Pro - BCG820BSSX

http://www.brevilleusa.com/beverages/coffee-grinders.html

 

A cafeteira é uma intermediária da linha US$500,00, o PID para mim é uma grande vantagem, e o controle volumétrico programável pode ser útil também, tem uma espécie de pré-infusão (com pressão inicial mais baixa) mas fiquei com a pulga atrás da orelha com a pressão de 15 BAR (muito alta e não parece ser regulável).

Infuser - BES840XL

http://www.brevilleusa.com/the-infuser-bes840xl.html

 

Vou ver o que tem de análise no Seattle Coffee Gear, depois eu posto aqui. Por enquanto tô achando tudo muito justo (como disse o Alexandre) e interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o manual da máquina está no site da Tramontina, achei bem completo.

 

a pressão não é regulável, mas é 'acompanhável': o manual indica uma faixa de pressão ideal para o espresso, para chegar nela a gente teria que fazer ajustes na moagem, dose ou compactação do pó.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, acredito que a pressão de verdade deva ser algo em torno de 11 bar. Parece não ter OPV mesmo, mas deve ser possível extrair cafés excelentes com a máquina, além de a vaporização ser satisfatória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bes870 por 3.292,56 à vista. Um pouco cara :blink:

 

http://www.socomprar.com.br/cafeteira-express-pro-p23068/

Essa é a mesma Infuser mas inclui o moedor (total de US$600,00), o que não parece ser uma vantagem pois não diz quantas graduações de ajuste tem (no moedor separado são 60 pontos de regulagem). Esse conjunto é um tiquinho mais caro que um Vario com mós planas de aço adquirido (já importado) aqui no Brasil (R$3.100,00), é algo para se pensar nesta crise toda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexandre, se a pressão média efetiva for 11 BAR ainda vai.... se alguém daqui tiver uma para medir o fluxo com PF sem café, seria uma informação muito útil.

 

@Otávio, pelo que tenho lido por aqui e por aí e segundo minha (pouca) experiência com máquina de 15 BAR (Mondial C-08) que é idealizada para PF pressurizado (daí esse excesso de pressão), ficar compensando excesso de pressão com "afinamento de moagem" simplesmente não dá certo pois muda totalmente as características do grão. Ajustar extração com pequenos ajustes de granulometria é uma coisa; compensar excesso de pressão com acerto não natural de granulometria (afinar a moagem muito mais que o devido) é outra coisa muito diferente. Não tinha achado o manual completo em português, vou checar no site da Tramontina, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, quando se afina a moagem, o fluxo diminui e a pressão aumenta. Parece que seu conceito está invertido.

 

E o que dá a pressão na extração é a moagem. A bomba e/ou opv apenas coloca um limite.

 

Sobre o sabor. Mudar a moagem para uma extração a 4 bar ou 12 bar é um passo muito pequeno no moedor. O perfil de sabor do café não vai mudar por isso. Vai mudar pelo fluxo/BR/%ext.

 

Por esse tópico parece que há opv e diz o modelo da bomba.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, a pressão anunciada de 15bar é com o filtro pressurizado. Ela vem com quatro filtros, sendo dois pressurizados e dois não. Se você verificar o histórico de aferição de pressão de máquinas que operam com os dois tipos de filtro na Internet, vai localizar vários relatos, inclusive de revendedores, que a pressão quando do uso dos filtros pressurizados é em torno de 15bar, e dos não pressurizados, 11bar - não necessariamente para o modelo em discussão, mas como regra geral. 

 

A única coisa que gera um pequeno incômodo é que o PID só permite a oscilação de 4º F, de 2ºF em 2ºF, para mais ou para menos. Mesmo assim, ainda achei mais atraente que a Silvia ou as Gaggias de entrada, por exemplo. Especialmente porque não tenho suficiente conhecimento de eletrônica para personalizar uma máquina, e pouca disposição para entregar a alguém que possa fazer, então tenho que comprar algo que possa utilizar como veio de fábrica.

 

EDIT: achei o manual em português, lá fala em variação de temperatura de mais ou menos 2ºC. Já me decidi pela máquina. Agora, é só juntar o dinheiro.  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, quando se afina a moagem, o fluxo diminui e a pressão aumenta. Parece que seu conceito está invertido.

 

E o que dá a pressão na extração é a moagem. A bomba e/ou opv apenas coloca um limite.

 

Sobre o sabor. Mudar a moagem para uma extração a 4 bar ou 12 bar é um passo muito pequeno no moedor. O perfil de sabor do café não vai mudar por isso. Vai mudar pelo fluxo/BR/%ext.

Na prática, o que acontecia com minha C-08, quando despressurizei o PF, é que devido à pressão (potencialmente) alta de 15 BAR a extração virou uma cachoeira (8 a 10seg para 50g na xícara). Em relação à granulometria com o PF pressurizado, tive que afinar "demais" o pó pra chegar nos 20seg (com 50g na xícara), e com isso o café ficou intragável, porque, naturalmente, alterou o fluxo/BR/%Ext. Foi isso que eu quis dizer com afinar a moagem para compensar o excesso de pressão da máquina, pois era o que acontecia na prática (não uso mais a Mondial). Quanto mais fino o café, maiores a chances de amargar a bebida, principalmente se a %Ext que a máquina me oferecia (limites dela de dosagem, compactação, controle de temperatura da água etc.) era bem baixa (Ext entre 14% a 15%).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o amargor do café também tem relação com a quantidade de "fines" produzidos pelo moinho, salvo engano. De repente, com um moinho melhor e afinando a moagem, você conseguiria bons resultados com a Mondial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entenda, quando deu cachoeira, a pressão estava baixa, tipo 3 bar... A moagem estava grossa.

 

A bomba dá vazão, quem dá pressão é o pó.

 

A bomba da sua c08 é equivalente a inúmeras máquinas inclusive de algumas sem opv.

 

Se suas extrações estavam ruins, não era a bomba. Mais provável a temperatura, que é uma loteria nessas máquinas fuleiras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...