Ir para conteúdo

busologo

Senior Members
  • Total de itens

    20
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Equipamento
    Oster Primalatte II, Bialetti Brikka, FP, Bravito

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

busologo's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • Reacting Well
  • One Year In
  • First Post
  • Collaborator
  • Week One Done

Recent Badges

11

Reputação

  1. Vim aqui falar bem do Raio de Luz mas pelo visto chegaram antes de mim. Estava na praia, e no fim só consegui fazer ele em Melitta/cafeteira elétrica. Mesmo assim, foi um café surpreendente: super docinho, com um gosto que pra mim lembrava mel (segundo meu pai, o gosto era de rapadura - como dizia na nota do café no site). Não tive a oportunidade de tentar ele na v60 (ultimamente, não sei o motivo, dificilmente tenho acertado o café nela). Não deu muito certo também na Brikka, mas no Melittão foi surpreendente
  2. Agora de tarde foi o Fazenda Venturim "Veneto", que eu resolvi experimentar depois daquele video que saiu no canal do James Hoffmann sobre plantação de robusta na Amazônia e um usuário indicou. Moi em 1v38 no Bravito e fiz com 18g de café, com água na medida da parte de cima da Brikka (4 xíc.). Achei que ficou muito bom, alegrou a tarde. Só consegui comprar recentemente, o café chegou hoje. Não lembro quem indicou, mas foi uma grata surpresa. Agradecido.
  3. Aproveitando o tópico: Estava pensando em pegar um desses de aço da Bialetti. Tem alguma diferença dele para o Hario de aço? Acho que em umas 2 ou 3 compras de 3 pacotes de filtro de 100 de V60 que você deixa de fazer com o dólar a quase 6 reais de hoje, ele meio que já se pagou.
  4. Você está usando o Melitta, certo? Geralmente uma extração legal de V60 costuma dar entre 2:30 e 3:30, então acredito que um bom ponto pra começar seria tentando aumentar o tempo de extração (moendo mais fino, talvez?). Eu nunca fiz no Melitta, mas até onde eu sei, o tempo de extração dele é maior que na V60. Só para esclarecer, a V60 usa um formato diferente do Mellita: ela usa coadores em formatos diferentes, além de ter um buraco enorme no fundo (o que gera a extração mais rápida). Sem saber como está o gosto, é meio complicado de chutar o que pode ser. Uma coisa que me ajudou a acertar minha extração foi essa tabela aqui: / https://www.baristahustle.com/blog/the-coffee-compass Basicamente, você tem que ver onde você está na tabela (por exemplo, eu achava que meu café estava salgado, então comecei a moer mais fino para aumentar o tempo de extração - instrução na seta direita). O chato de fazer coado é que a são muitas variáveis, e até acertar a técnica de forma consistente vai uma quantidade boa de café embora.
  5. Não assino, mas comprei recentemente o Moranguete e outros mais aqui. Fiz o Moranguete na v60 entre 1v37 e 1v38 com o Bravito, e foi uma das coisas mais incríveis que eu tomei em tempos. Acabei comprando o pacote de 1kg agora - eles estão com uma promoção de dia do consumidor para os pacotes de 1kg, dando 40 reais de desconto (continuam meio salgados, mas bem menos...)
  6. Eu não consigo ser tão técnico na opinião quanto os outros foristas, seja por falta de conhecimento ou por padrão de comparação, já que eu vim direto de um moedor de entrada que deu alguns problemas - o Tramontina Realce. Sabendo disso, Bravito realmente deu um belo tapa (para não falar que foi uma voadora) nos meus cafés. Desde que ele chegou aqui, depois que ajustei minhas receitas para lidar com o fato que a moagem agora é uniforme e consistente, dificilmente tenho errado as extrações, tendo muito mais consistência nos resultados, e, mais importante, fazendo café bom. A construção é robusta, o ajuste é fácil e preciso, e ele mói tudo muito rápido, Talvez o único contra é que ele é PESADO, mas isso acho que isso também diz muito também sobre a qualidade da montagem do moedor. O Sr. Gilberto faz produtos de alta qualidade, não tem erro.
  7. O meu também não foi comprado direto da Tramontina. Acredito que me enviaram outro apenas em razão do tempo que passou da compra. Entrem em contato com eles por e-mail que é tranquilo.
  8. Nossa, estou fazendo completamente diferente de vocês em relação à V60. Fazendo a técnica do Hoffman, e usando o Café Orfeu torra escura, e o filtro amarelado Hario, eu faço configurado entre 1v37 e 1v38, com 20g de café totalizando 300g no final, com algo entre 3:00 ou 3:30 de tempo total. Tenho conseguido resultados bem consistentes. Se bem me lembro, 1v40 acabou fazendo a água descer muito rápido nesse caso (2:30, e o café ficou subextraído)...
  9. A moka é uma cafeteira temperamental, você precisa de uma certa prática e às vezes de uma certa gambiarra para ela funcionar bem. Eu tenho hoje uma genérica aqui em casa, que só funciona na base de uma gambiarra com um anel veda rosca no porta filtros, e uma Bialetti Brikka de 4 xícaras. A qualidade dos materiais da Brikka é infinitamente melhor que a da genérica, o que deixa mais difícil de queimar o café. A Brikka, apesar de ser só 4 xícaras, dependendo do quanto eu encho ela, faz café para algo em torno de duas canecas razoavelmente grandes que eu tenho aqui em casa (apesar de a referência em volume para o fabricante ser em torno de 50ml por xícara). A genérica eu nem imagino para quantas xícaras ela é. Uma das diferenças entre as duas é que a genérica deixa bem mais água na caldeira após fazer o café (antes da gambiarra que eu fiz com o anel veda rosca deixava mais ainda). Enfim, toda essa digressão foi para dizer que essas cafeteiras são muito sensíveis em relação a problemas de vedação ou de pressão insuficiente. Você pode perceber pelo jeito que o café começa a sair (ele tem que sair devagar, e não jorrando com tudo). Também não pode sair fumaça pelo buraco que sai o café antes. Esses são alguns problemas que indicam que ela está com algum vazamento de pressão. Também é bom você se certificar de que a parte de cima foi bem rosqueada à caldeira. Costuma ser bom você também encher a caldeira razoavelmente (o que falam é geralmente é, no máximo, a água tocar a válvula de segurança). Isso não é um problema tão grande em cafeteiras menores. Por fim, se você está com medo de queimar o café, jogue um pouco de água na parte de cima - isso vai evitar que o café entre em contato com o metal quente quando ele sair, e funciona muito bem.
  10. Nossa, essa analogia descreve demais a experiência de usar o Bravito. Depois de sair do Tramontina Realce desregulado, passar novamente pelo Tramontina Realce regulado, eu ainda não consigo acreditar que meu café está saindo com moagem uniforme. Acabei até tendo que mudar minha receita de FP para ter que lidar com o fato que os grãos agora não variam um monte no tamanho. Ainda não tive tempo de testar todos os métodos que eu tenho para preparo aqui em casa, mas a consistência do preparo aqui aumentou MUITO. Outra coisa que me deixou extremamente surpreso é a velocidade para moer o café - é incrível como ele é rápido para moer grandes quantidades, e precisa de 0 esforço. E ele é surpreendentemente silencioso comparado com o Tramontina. Realmente, é um choque ir de um moedor de entrada para um moedor top...
  11. Desfecho da novela do Realce: entrei em contato com a Tramontina, e mesmo após o moedor ter se desmontado, eles receberam ele pela garantia (acredito). Hoje recebi o e-mail informando que eles iriam descartar o que mandei e enviar um novo por transportadora. Mesmo com a história do recesso (que não tem como culpar eles), o atendimento foi bem satisfatório (o que, ainda assim, não muda os problemas que acabam surgindo com o decorrer do tempo).
  12. Pessoal que está na lista de transmissão, alguma novidade sobre o processo de fabricação?
  13. Oi! Não tinha percebido o que tinha quebrado (o que talvez deve explicar a "fita" branca toda destruída que sobrou e eu não sabia onde ia). Eu ia acabar aposentando ele também em razão do Bravito - por enquanto estou me virando comprando já moído. Como o meu Tramontina já passou o prazo da garantia contratual também, e eu não estava pensando em ficar insistindo muito nele. Vou ver o que dá com eles ainda. De todo modo, você acha que é viável arrumar esses problemas (tanto o moedor se desmontar quanto essa questão das mós se desalinharem) em casa? Isso pode interessar aos outros usuários também, já que o moedor realmente é bom quando está alinhado.
  14. Estava para postar aqui e acabei postergando porque tive que trabalhar nas eleições e tive que viajar. Eu sou um dos premiados com a inconsistência aqui. Sábado de tarde, enquanto moía café, parei de sentir resistência na manivela. Quando fui olhar no copo, vi que as mós tinham caído junto com o eixo. Aqui as peças dele desmontado: Se eu entendi direito, a parte que faz contato do eixo com o corpo é esse plástico preto (vide o desgaste): Agora, estou com um problema que eu não consigo remontar o moedor - o corpo fica cuspindo o eixo de volta junto com todo o conjunto das mós. Não sei se isso tem a ver, mas antes a manivela estava bem presa no corpo (precisei do alicate que tem na foto para girar a rodinha para desrosquear ela). Não sei como fica agora com a garantia, preciso entrar em contato com eles. Se alguém tiver alguma dica sobre como tentar remontar isso, estou aceitando também.
  15. Para te atualizar: recebi a mesma resposta - pediram para eu enviar o moedor. Ou eu aguardo o recesso de final de ano, ou eu envio após a segunda quinzena de janeiro. Acho que vou acabar mandando na segunda quinzena de janeiro mesmo, para não ficar sem tomar café.
×
×
  • Criar Novo...