Ir para conteúdo

Trocafs

Senior Members
  • Total de itens

    10
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Equipamento
    Moka, Pour over inox bialetti, cafeteira mimo três corações

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Trocafs's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • Reacting Well
  • One Year In
  • Dedicated
  • First Post
  • Collaborator

Recent Badges

2

Reputação

  1. Estou com esse Mokinha 2.0 aqui. O que fiz para diminuir a acidez foi aumentar a temperatura ao máximo e alongar um pouco a extração. Mas mesmo assim sobra um pouco de acidez ou fica sem corpo ao alongar ainda mais. Até agora o que mais me agradou foi o Orfeu intenso.
  2. Passando para dar um feedback sobre as extrações aqui. Seguindo a sugestão do colega acima, comprei um Orfeu clássico pela Amazon. Tem menos acidez, porém, acho que por ter uma torra antiga, não tem tanto crema como o anterior. Mas o que me chamou atenção foi a regulagem do moedor. Só consigo tirar um 3:1 entre 25-30s na moagem 8. 2:1 só na moagem 4-3. Será que o moedor dessa máquina tem uma regulagem interna, assim como o da Breville com moedor acoplado?
  3. Ok, obrigado pelas dicas. Sobre a regulagem do moinho, inicialmente fiquei receoso em usar em 6, já que veio um papel dentro instruindo para ficar entre 30 e 10. Porém, além desse café só conseguir ficar bom para mim em 6, vi outras imagens/vídeos o pessoal usando 8 na regulagem. Mas até agora tudo ok.
  4. @Filipe Lamimaumentei a temperatura em 2° e ficou bem mais equilibrado. Obrigado. Estou usando o café Fazenda Jangada do Alex. Outras dúvidas que tenho: 1-Estou utilizando a razão de 3:1. Como eu faria para tirar um 2:1? Teria que afinar mais ou do jeito que está eu paro quando a balança chegar em 40g? 1.1 E um ristreto, como faria? 2- esse pitcher é muito grande, vocês recomendam um menor? Apenas faço café com leite para a esposa e com o pitcher que veio na máquina, colocando pouca quantidade de leite eu não tenho acertado o ponto. Obrigado.
  5. Pessoal, boa noite. A minha Oster chegou ontem, no mesmo dia também chegaram os cafés do torra fresca. Passando para deixar meu relato e pedir umas dicas. No primeiro dia já fiz os roteiros que vi aqui no fórum: 1-pesei 20g e coloquei no moedor na regulagem 20; 2-dei uma esquentada na xícara e no PF com o botão de 1 xícara; 3-fiz a moagem usando o filtro duplo despressurizado; 4 -distribui com os dedos (esperando chegar da China o distribuidor); 5-usei o tamper da máquina com uma força razoável (esperando chegar da China o dinamometrico); 6-coloquei na máquina e balança com xícara abaixo. Resultado, cachoeira, acidez e sem corpo e crema. 60g em uns 16s. Fui baixando a regulagem do moinho. 18, 16, 14,10,8 e no 6 foi que consegui 60g em 30s. Já fiz umas três extrações nesse patamar: 60g em 30s. Crema bonita e ótimo corpo. Porém, ainda muito ácido para o meu paladar. Vocês têm alguma sugestão do que devo fazer para tentar diminuir a acidez. Aumentar a temperatura da máquina? Compactar mais? Afinar mais? Colocar mais café? Deixar chegar nos 35s? Desde já obrigado pelas valorosas dicas dos colegas das postagens anteriores. E o moedor da minha máquina, nesse café em específico não parou nenhuma vez.
  6. Comprei ontem na loja oficial da Oster no mercado livre por 2.400,00. Hoje tá por 3.330,00. Parece que virão que entrega muito próximo de uma breville de 7 mil.
  7. Pessoal, boa tarde. Primeiro post aqui no fórum. Acabei de comprar minha Oster também e só aguardando chegar. Já encomendei os cafés do torra fresca e torcer para chegarem juntos com a máquina. O Tales (canal não sou barista) colocou mais um vídeo sobre a máquina, dessa vez comparando com a breville - Tramontina. https://youtu.be/MS5VYdE0Wrc Uma curiosidade, vocês já fizeram uma pesquisa na internet por Breville Barista Max VCF126X?
  8. Muito obrigado pelas dicas, Pedro. Provavelmente esse será o ponta pé final para eu boletar a máquina. Inclusive das capsulas três, a Vibrante é a que mais me agrada. Balança digital já tenho uma. Também não sou fan de bebidas com leite, mas o pessoal aqui de casa gosta. Mais uma vez obrigado pela atenção.
  9. Oi Pedro, obrigado pela resposta. Já li esse tópico todo, bem como o da Tramontina Express Pro. O aprendizado estou disposto a estudar e práticar. Sei que o expresso vai além do café, é toda a rotina. Também me interesso fazer bebidas com leite para a esposa e filha. Com relação aos cafés, tenho recebido cafés com 15 dias da data de torra. Então nesse ponto talvez esteja dentro do necessário. Obrigado.
  10. Pessoal, boa tarde. Minha primeira participação no fórum efetivamente. Já a alguns meses consulto o fórum em busca de informações sobre cafés, métodos etc, especificamente venho acompanhando esse tópico da breville. Tenho interesse em adquirir uma express e também o moedor da breville. Mas estou com um receio, gostaria de sugestão. Tenho uma moka, um pour over inox bialetti, uma cafeteria três corações e um moedor hário mini. Dessas, a bebida resultante que mais me agrada é da três. Acho com mais corpo e consigo perceber mais sabores. O pour over para mim fica uma bebida meio sem graça e a Moka fica no meio termo. Tenho assinatura do coffe&Joy e acredito que os cafés são de qualidade. Tomo sem açúcar sempre. Um dos "problemas/dúvidas" é que na minha região (interior de Pernambuco) a cultura do café não é muito forte, então eu fico sem parâmetro. Eu já percebi que gosto de expresso, porém quando vou nas poucas cafeterias da minha cidade (tem 2 delta expresso aqui também), e peço um expresso é sempre algo fraco, sem corpo, sem crema, com um expresso simples chegando a encher uma xícara (o duplo deve vir uns 125ml) sendo, para mim, mais próximos de coados. Os melhores para mim são os do Delta com os grãos de origem. Mas em geral, eu ainda prefiro os que sai da minha três (mesmo sabendo a questão da pressurização/falsa crema etc). Até já tentei moer o café, reutilizar na capsula e tirar um "expresso", mas a falta de repetibilidade nos resultados me desanima. Acho que os melhores expressos que tomei foi numa coffe shop são Braz no Recife. Era o que mais se aproximava de um expresso os quais eu vejo os colegas aqui do Fórum fazerem/descreverem, inclusive pedi um ristreto e gostei muito. Aí vem minha dúvida, com uma Tramontina express + moedor breville + cafés da assinatura + treino, será que eu consigo fazer algo pelo menos igual às da capsula três? Fico com medo de fazer o investimento e descobrir que o expresso é igual aos que tomo em cafeterias da minha cidade. Pq ou eu estou errado e expresso é aquilo, ou eles estão errados e expresso é outra coisa ( mais próximo da três). Obrigado e desculpa o textão.
×
×
  • Criar Novo...