Ir para conteúdo

Manoel César Câmara

Members
  • Total de itens

    20
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Equipamento
    Kingrider k6, Timemore C3 Esp Pro, Oster Double Digital.

Últimos Visitantes

1.734 visualizações

Manoel César Câmara's Achievements

Apprentice

Apprentice (3/14)

  • Collaborator
  • Dedicated
  • Conversation Starter
  • Reacting Well
  • First Post

Recent Badges

8

Reputação

  1. Sei lá, como iniciante ainda não consigo distinguir as notas sensoriais de um café muito bem, mas eu acredito naquelas mais tradicionais, basicamente as que estão na roda de sabores da SCA e olhe lá... Mas estabeleci uma regra pra mim mesmo: quando me deparo com um rótulo descrevendo o café com sabores mirabolantes tipo "torta de limão trufada", "algodão doce", "pão de mel" e afins eu nem me aventuro a comprar. Posso estar perdendo alguma coisa boa nesse pensamento mas eu prefiro me manter nas produtoras mais sérias sem esse fru-fru de sabores bonitinhos que pra mim só tem aroma de enganação mesmo. Só se eu ganhar de presente, aí eu experimento feliz e com prazer. Meus preferidos são o Zalaz, Tocaya, Um Coffee e os mais diferentões do Pato Rei, entre outros que consumo menos frequentemente.
  2. Eu uso a biolove que é fácil de achar em SP (eu compro pelo Mercado Livre, mas acha fácil), mas às vezes uso a Prata também e é igualmente satisfatória. Não tenho ainda um paladar tão desenvolvido para perceber essas nuances portanto gosto das duas. Água de torneira aí forçou demais hahaha
  3. Olá amigo. De fato, a alcalinidade está no limite superior da referência que eu tenho. A referência que eu tenho de recomendação pela SCA de alcalinidade entre 40-75. No entanto mesmo estando próximo do limite superior (ou até um pouco acima), foi a única que eu encontrei que se manteve dentro do intervalo recomendável em todos os quesitos (cálcio, magnesio, bicarbonato, pH e resíduos de evaporação). Também me considero um novato ainda, acho que preciso desenvolver bastante meu paladar. Mas na minha experiência tenho conseguido tirar bons cafés com essa água, consigo inclusive sentir a acidez sem problema nenhum. A princípio não me parece que esse nível de alcalinidade chega a "matar" o sabor. Essa tabela eu retirei do curso Café Perfeito, vendido pelo Alberto do Café Gerações (https://www.instagram.com/cafegeracoes?igsh=MW9ubGFreHc3OHV1cQ==) Na verdade é uma planilha na qual você coloca os valores e ela calcula pra você.
  4. Olá amigos, através dessa comunidade conheci o V60 Mugen, cuja ideia é passar a água de uma vez só pelo café, sem nem mesmo pré infusão. Acontece que ultimamente eu tenho feito cafés nesse equipamento como se fosse uma V60 convencional, com pré infusão de 30 segundos e dois despejos iguais, na proporção de 1:15 ou 1:16, moído no K6 em 85 clicks, passando entre 2:30 a 3min. Tenho gostado muito do resultado, a impressão é de um café mais encorpado e saboroso do que no V60 convencional. Pergunto aos mais experientes: minha impressão está correta? Ou eu que estou fazendo errado?
  5. Além da questão de economizar com a compra das cápsulas, uma máquina superautomática te dá a liberdade de escolher qual café consumir, e não fica preso à nespresso. Isso vai te abrir um universo apaixonante. Eu tive uma Saeco Xsmall por uns 15 anos funcionando perfeitamente. Agora que resolvi me aprofundar no mundo dos cafés especiais que senti a necessidade de mudar para máquinas e métodos mais elaborados. A Xsmall não tem mais em linha, mas tem a Gaggia Besana que é idêntica, e me parece ser a máquina mais barata da linha. Existe um mundo de máquinas mais complexas, mesmo entre as superautomáticas, uma delas é a Gaggia Magenta que parece ser interessante.
  6. Sobre a máquina, minha experiência com ela até que está sendo boa, mas o começo não foi. Ela veio com um defeito que parece ser bem comum, no qual ela simplesmente travava quando preparava o 1o café e tinha que desligar e religar para preparar o próximo. Foi bem desagradável mas a Oster me atendeu muito bem, mandei a máquina para eles e foi consertada totalmente. Estou já há uns 2 meses usando sem problemas.
  7. Obrigado pelas respostas! Como ainda sou um iniciante, principalmente nos espressos, ainda estou usando o filtro pressurizado que acompanha, e tem saído um café bem gostoso ma minha opinião (tenho usado ótimos cafés, principalmente da Tocaya, Zalaz, Um Coffee Co e Pato Rei). Com o tempo vou me arriscar com um não pressurizado e até naked, embora eu não sei se daria bom nessa máquina que é bem simples e tem 20bar.
  8. Baixei uma planilha do curso Café Perfeito, do Alberto da Café Gerações (o qual estou gostando bastante), e fiquei horas e horas tentando achar uma água cujas características se encaixassem nos padrões recomendados. A que mais se aproximou até o momento foi a Minalba, que eu tenho usado e pela pouquíssima experiência que tenho estou gostando. Agora virei o chato da água e toda garrafa de água que eu pego já vou nas características e jogo na planilha. Acabei de olhar essa água Lindoya Bioleve e foi a primeira que ficou dentro dos padrões em todos os quesitos. Vejam o print. Eu não usei ainda para fazer café, se alguém já usou por favor diga se é boa mesmo.
  9. Eu sei que cada café é um café mas normalmente uma moagem abaixo de 40 clicks no K6 eu acho que deixa o café bem pungente. Não que seja um defeito, há quem goste e quem não goste. Mas eu costumo usar 40 clicks como ponto de partida para os cafés e normalmente não aperto mais que isso.
  10. Não lavo com sabão, apenas água morna e seco bem. Sim, precisa ter cuidado com os contatos de fato.
  11. No manual da minha chaleira fala a mesma coisa, eu só queria entender qual seria o problema em deixar alguns minutos o café mantendo aquecido, depois limpar e secar bem. Não consigo ver muito problema nisso, talvez apenas para o café mesmo.
  12. Olá amigos, recentemente adquiri uma chaleira elétrica modelo KT90 Pro, achei baratinho no AliExpress e estou gostando muito. Fiquei com uma dúvida que pode ser meio boba, até por isso coloquei nessa sessão de iniciantes: Posso usar a chaleira para manter o café aquecido, por um breve período enquanto estamos tomando o café? Eu costumo usar a garrafa térmica mas como eu normalmente preparo apenas a quantidade suficiente para que seja consumida logo, achei prática a solução de deixar na chaleira ligada. Tenho colocado por volta de 80 graus e desligo e limpo logo que acaba o café. Só não sei se isso pode danificar o aparelho...
  13. Eu sou fã demais dos cafés da Tocaya. Me apaixonei por cafés especiais por causa dos cafés deles. São sensacionais. https://tocaya.com.br/ Mas teve um que eu só consegui comprar uma vez, e estou aguardando ansiosamente lançarem novamente algum lote para venda que é o Zalaz. Esse talvez tenha sido o melhor café que eu já tomei. Mas a produção deles é muito pequena e quase não se consegue comprar, infelizmente. https://zalaz.com.br/
  14. Bom, vai ser meu primeiro moedor manual, vou usar até aprender direito hehe. Obrigado pela explicação, na próxima vez que for comprar um moedor vou me atentar a esse detalhe das mós. Eu imaginei que pelo fato desse modelo ter mais clicks do que o C3 (pelo que eu li 30 contra 12 por volta) fosse mais adequado para espressos. Imaginei que pudesse ser uma espécie de C3 com o tal do "silver clix"... Mas tudo bem, acredito que pro meu nível será satisfatório .
  15. Eu comprei o Timemore C3 Esp Pro, me parece ser um C3 com foco em moagem para espresso. Estou esperando chegar, achei o preço interessante no Ali Express (R$ 708,00 com taxas inclusas). Alguém aqui que já usa esse moedor poderia dar sua impressão? Segue o link pra quem se interessar: Timemore-C3 ESP Pro café moinho, aço inoxidável, cônico moagem Core, Super expresso, novo https://a.aliexpress.com/_mOH4wAy
×
×
  • Criar Novo...