Ir para conteúdo

Manoel César Câmara

Members
  • Total de itens

    17
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Manoel César Câmara postou

  1. Olá amigos, através dessa comunidade conheci o V60 Mugen, cuja ideia é passar a água de uma vez só pelo café, sem nem mesmo pré infusão. Acontece que ultimamente eu tenho feito cafés nesse equipamento como se fosse uma V60 convencional, com pré infusão de 30 segundos e dois despejos iguais, na proporção de 1:15 ou 1:16, moído no K6 em 85 clicks, passando entre 2:30 a 3min. Tenho gostado muito do resultado, a impressão é de um café mais encorpado e saboroso do que no V60 convencional. Pergunto aos mais experientes: minha impressão está correta? Ou eu que estou fazendo errado?
  2. Além da questão de economizar com a compra das cápsulas, uma máquina superautomática te dá a liberdade de escolher qual café consumir, e não fica preso à nespresso. Isso vai te abrir um universo apaixonante. Eu tive uma Saeco Xsmall por uns 15 anos funcionando perfeitamente. Agora que resolvi me aprofundar no mundo dos cafés especiais que senti a necessidade de mudar para máquinas e métodos mais elaborados. A Xsmall não tem mais em linha, mas tem a Gaggia Besana que é idêntica, e me parece ser a máquina mais barata da linha. Existe um mundo de máquinas mais complexas, mesmo entre as superautomáticas, uma delas é a Gaggia Magenta que parece ser interessante.
  3. Sobre a máquina, minha experiência com ela até que está sendo boa, mas o começo não foi. Ela veio com um defeito que parece ser bem comum, no qual ela simplesmente travava quando preparava o 1o café e tinha que desligar e religar para preparar o próximo. Foi bem desagradável mas a Oster me atendeu muito bem, mandei a máquina para eles e foi consertada totalmente. Estou já há uns 2 meses usando sem problemas.
  4. Obrigado pelas respostas! Como ainda sou um iniciante, principalmente nos espressos, ainda estou usando o filtro pressurizado que acompanha, e tem saído um café bem gostoso ma minha opinião (tenho usado ótimos cafés, principalmente da Tocaya, Zalaz, Um Coffee Co e Pato Rei). Com o tempo vou me arriscar com um não pressurizado e até naked, embora eu não sei se daria bom nessa máquina que é bem simples e tem 20bar.
  5. Baixei uma planilha do curso Café Perfeito, do Alberto da Café Gerações (o qual estou gostando bastante), e fiquei horas e horas tentando achar uma água cujas características se encaixassem nos padrões recomendados. A que mais se aproximou até o momento foi a Minalba, que eu tenho usado e pela pouquíssima experiência que tenho estou gostando. Agora virei o chato da água e toda garrafa de água que eu pego já vou nas características e jogo na planilha. Acabei de olhar essa água Lindoya Bioleve e foi a primeira que ficou dentro dos padrões em todos os quesitos. Vejam o print. Eu não usei ainda para fazer café, se alguém já usou por favor diga se é boa mesmo.
  6. Eu sei que cada café é um café mas normalmente uma moagem abaixo de 40 clicks no K6 eu acho que deixa o café bem pungente. Não que seja um defeito, há quem goste e quem não goste. Mas eu costumo usar 40 clicks como ponto de partida para os cafés e normalmente não aperto mais que isso.
  7. Não lavo com sabão, apenas água morna e seco bem. Sim, precisa ter cuidado com os contatos de fato.
  8. No manual da minha chaleira fala a mesma coisa, eu só queria entender qual seria o problema em deixar alguns minutos o café mantendo aquecido, depois limpar e secar bem. Não consigo ver muito problema nisso, talvez apenas para o café mesmo.
  9. Olá amigos, recentemente adquiri uma chaleira elétrica modelo KT90 Pro, achei baratinho no AliExpress e estou gostando muito. Fiquei com uma dúvida que pode ser meio boba, até por isso coloquei nessa sessão de iniciantes: Posso usar a chaleira para manter o café aquecido, por um breve período enquanto estamos tomando o café? Eu costumo usar a garrafa térmica mas como eu normalmente preparo apenas a quantidade suficiente para que seja consumida logo, achei prática a solução de deixar na chaleira ligada. Tenho colocado por volta de 80 graus e desligo e limpo logo que acaba o café. Só não sei se isso pode danificar o aparelho...
  10. Eu sou fã demais dos cafés da Tocaya. Me apaixonei por cafés especiais por causa dos cafés deles. São sensacionais. https://tocaya.com.br/ Mas teve um que eu só consegui comprar uma vez, e estou aguardando ansiosamente lançarem novamente algum lote para venda que é o Zalaz. Esse talvez tenha sido o melhor café que eu já tomei. Mas a produção deles é muito pequena e quase não se consegue comprar, infelizmente. https://zalaz.com.br/
  11. Bom, vai ser meu primeiro moedor manual, vou usar até aprender direito hehe. Obrigado pela explicação, na próxima vez que for comprar um moedor vou me atentar a esse detalhe das mós. Eu imaginei que pelo fato desse modelo ter mais clicks do que o C3 (pelo que eu li 30 contra 12 por volta) fosse mais adequado para espressos. Imaginei que pudesse ser uma espécie de C3 com o tal do "silver clix"... Mas tudo bem, acredito que pro meu nível será satisfatório .
  12. Eu comprei o Timemore C3 Esp Pro, me parece ser um C3 com foco em moagem para espresso. Estou esperando chegar, achei o preço interessante no Ali Express (R$ 708,00 com taxas inclusas). Alguém aqui que já usa esse moedor poderia dar sua impressão? Segue o link pra quem se interessar: Timemore-C3 ESP Pro café moinho, aço inoxidável, cônico moagem Core, Super expresso, novo https://a.aliexpress.com/_mOH4wAy
  13. Olá amigos, meu primeiro post aqui nessa comunidade sensacional. Sou um total iniciante no espresso, eu tinha uma superautomática da Saeco mas resolvi começar a aprender a arte de preparar o café de verdade. Estou montando meu setup de iniciante e a escolha da minha primeira máquina foi baseada no preço bem acessível e reputação bem razoável da marca, mas é bem básica e ainda não sei se ela atende minimamente os requisitos para um bom espresso. Acredito que será útil como uma entrada. Só que eu não vi nenhum review dela a não ser de propaganda. Quem aqui já conheceu poderia dar as suas opiniões? Eu ainda não usei, já tive a primeira experiência ruim que foi a falta do filtro de café curto e da colher dosadora/tamper que acompanham o produto. Entrei em contato com a marca e disseram que vão me enviar...estou aguardando. Se alguém já conhece, saberia dizer qual o diâmetro do filtro dela? Será que funcionaria um filtro naked ou um não pressurizado nessa máquina?
  14. Também queria saber isso. Não acho a especificação em lugar algum. Aliás, um filtro despressurizado ou até mesmo um naked funcionaria nessa máquina de 20bar?
  15. Obrigado a todos pelas respostas, vou pesquisar tudo. Desculpem por desvirtuar um pouco o tema desse post, só queria deixar uma última observação: como é difícil achar bons moedores no Brasil! Eu não tinha ideia que era assim...um verdadeiro garimpo...
  16. Obrigado pela resposta! Que pena que saiu de linha, justo agora que decidi por ele depois de pesquisar... Eu vi que esse post trata do assunto, mas a minha dúvida nem é tanto sobre a comparação em si, mas sim se valeria a pena pegar esse específico (k4) pelo mesmo valor de uma automática (Breville). Mas se ele saiu de linha, e você mesmo citou que considera desproporcional, então entendo que não vale a pena. Poderia indicar algum outro manual que se equivale ao k4 na característica e custo/benefício para espressos?
  17. Olá amigos, não sei por qual motivo o K4 está difícil de achar à venda, e só consegui encontrar no Ali Express por um preço muito alto na minha opinião, quase 2 mil reais com taxas inclusas. Por esse preço dá pra comprar o Tramontina Breville. Sou novato na área, e pelo que pesquisei a vantagem do manual é que você consegue uma qualidade de moagem igual ou superior aos automáticos por um preço bem mais acessível. Mas pelo mesmo preço, será que continua valendo a pena? Alguém sabe por que está tão difícil achar o K4 no mercado?
×
×
  • Criar Novo...