Ir para conteúdo

cantuaria

Senior Members
  • Total de itens

    11
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que cantuaria postou

  1. Que inocência a minha achar que um seria melhor que os demais em todos os aspectos hahahaha. Cara, excelente review, obrigado. Agora é refletir...
  2. Interessante, e essa tem a mesma qualidade de uma kingrider ou jmax, por exemplo? O preço é similar, é basicamente o mesmo preço.
  3. E aí galera. Quem investiu em um moedor extra, notou muita diferença na extração? Estou aqui ainda na luta (frustrante) de conseguir uma boa extração. Ultimamente parece que nada que eu faço altera o sabor, já tentei de tudo, mudar temperatura, dosagem, tempo, distribuição, grão diferente.... sempre sai um café que só se sente amargo e azedo/ácido, mas o sabor mesmo do café não sinto nada. Minha última esperança seria no moedor, a maioria dos artigos que leio dizem que o moedor é um dos primeiros e melhores investimentos na hora do café, mas nada específico quanto ao moedor que vem na máquina, então não sei se um moedor extra faria diferença nesse caso. Notei que o moedor acumula bastante pó entre os usos, tenho que dar várias "batidinhas" em cima para que todo o pó caia (e geralmente faço isso antes e após moer, e sempre cai um pouco de pó). Sempre que troco de grão faço a limpeza completa do sistema do moedor também, para ter certeza de que não vá ter nenhum resquício.
  4. Depois que eu congelei tbm tive que ajustar a moagem, aqui notei que exigiu um amento de 1 a 2 níveis para manter o mesmo fluxo. Acho que estou preferindo comprar menos café por vez mesmo do que congelar, tambem estou pensando em congelar em pacotes de 100g-200g e tirar esses pacotes de uma vez, para ter sempre em temperatura ambiente.
  5. Obrigado pelas recomendações, @regisassao, O Grão Café manda um grão diferente todo mês para explorar, então é bem variado, já recebi até Café aqui de Goiás, todo mês vem um diferente, então sempre tenho dificuldade em encontrar a receita ideal para cada mês (o que acho divertido, então não é realmente um problema). O último que enviaram, de março, é o que menos me agradou desde que assino (tem cerca de 6 meses). Pode ser a característica do grão ou a própria torra como citou, hoje consegui extrair um pouco mais equilibrado, após reduzir bem a dose e afinar, mas ficou bem cítrico (o que é uma característica do grão desse mês hehe). Uma coisa que sempre me incomodou no Grão Café é o preço deles, na assinatura com frete grátis eles conseguem mandar 1kg a R$ 109,99, o que sempre me pareceu barato quando comparado com outros, ainda mais agora que o preço do café disparou. Vou experimentar o da King, não é a primeira vez que vejo comentarem sobre esse café de coco.
  6. Obrigado, vou pesquisar por esses nomes! Uso o moedor da máquina mesmo. Amanhã vou testar com agua mineral, a água aqui da minha região não costuma ser ruim e além disso passa pelo filtro, mas li em alguns lugares que a água tratada pode acentuar o amargor. No último grão do clube, estou sentindo muito amargor desagradável no retrogosto, daqueles que lembram remédio... reduzir a temperatura e engrossar a moagem ajudaram bastante, mas ainda sinto o gosto. A propósito, sou de Goiânia, recentemente que achei um pessoal que faz cursos e torram localmente, já até comprei alguns grãos deles... inclusive o último curso deles foi sensorial, mas estava viajando no final de semana.
  7. Galera, alguém conhece um bom livro ou guia para melhorar a extração de café em máquinas expressos? Hoje eu assino o clube do Grão Café, mas também já experimentei grãos locais, grãos de mercado... porém foram rara as vezes que estive satisfeito com a extração, sinto como se eu estivesse numa sinuca de bico, onde faço ajustes para reduzir o amargo ou o azedo, mas os demais aromas do café em si parecem sempre estar apagados, aquele aroma gostoso e diferente que exala de cada grão parece que vira sempre um líquido quente amargo ou azedo. Já vi vários vídeos com as técnicas de preparo, inclusive já tenho o kit completo (balança, nivelador, etc), tento ir ajustando moagem e quantidade pra ver se muda algo, mas nada.
  8. E aí pessoal, meu kit com tamper de mola, distribuidor e nivelador finalmente chegou, zero bagunça agora hehehe Uma dúvida que surgiu é com a temperatura da água que sai da máquina. Agora com o termômetro culinário comecei a medir e está saindo sempre na casa dos 70 graus, mesmo depois de escaldar tudo, e isso quando eu tiro só água mesmo. Não sei se o problema é no termômetro também. Ainda sobre temperatura, para quem congela os grãos, imagino que seja uma boa deixar os grãos voltar para temperatura ambiente antes de moer, certo? Já que com certeza ele também vai diminuir bem a temperatura de extração.
  9. Boa noite pessoal, já tem 5 anos este tópico mas não creio que o cenário em Goiânia melhorou muito, mas recentemente descobri o pessoal do Muy Café, eles mesmo fazem a torra e direto estão dando cursos por aqui. Não chega a ser uma cafeteria, mas é um ambiente muito bacana pra quem procura grãos em Goiânia. Já experimentei dois cafés do acervo deles e gostei muito.
  10. Após 1 ano de muitas experiências diversas com vários grãos testados, resolvi finalmente ler todo o conteúdo do fórum e ver vários vídeos. Resultado, acho que finalmente estou conseguindo tirar expressos cremosos no tempo certo e com sabor muito melhor. Para quem estiver em situação similar, segue as dicas que acho que mais me ajudaram: Temperatura: eu já colocava água quente na xícara pelo bico do vaporizador, agora mudei e passo água quente por tudo, incluindo o porta filtro com filtro. Isso mudou pra caramba a temperatura final do café, nunca tinha tirado café em temperatura tão boa. Compactação: ainda não comprei nenhum dos acessórios que o pessoal indica, mas comecei a usar a técnica do palito e a de compactação igual instruído por um dos videos aqui no fórum, fazendo movimentos circulares e tal. Grão: Finalmente acho que o principal, até já comprei muito grão de qualidade (e agora lamento pensando no tanto que já desperdicei). Aqui o que mais influencia é o prazo da torra. Lembro que mesmo em uma assinatura que fiz, os grãos chegavam com no máximo 10 dias da torra, mas na minha inocência, geralmente guardava o grão por mais 2 ou 3 semanas porque estava usando outro e ainda comprava pacotes de 1kg. Mudei para pacotes de 250g e encontrei uma loja aqui mesmo em Goiânia que faz a torra e me entrega com no máximo 2 dias. Tenho certeza que não é o expresso perfeito, mas sei que estou muito mais perto dele. Sei que o caminho é longo mas muito prazeroso. E dá-lhe estudos. Gostaria de pedir indicações de livros e canais que tratem mais do assunto. Finalmente, se não houvesse algumas dúvidas, não estaria progredindo, então deixo algumas pra vocês: Quando estou escaldando tudo, noto que a água nunca sai limpinha, sempre tem micro partículas de café no meio. É normal? Isso altera algo? Quais os acessórios mais úteis, na opinião de vocês? Sei que a balança é essencial, só tenho uma básica, então acho que vai ser meu primeiro investimento. Nos vídeos vi que o pessoal fala que ao trocar o nível da moagem, recomenda moer e dispensar um bom bocado para que de fato chegue no nível novo. Isso se aplica à nossa máquina? E se colocar ela para rodar vazia, algum problema? Dado que, agora só coloco os grãos que irei moer na hora.
  11. É isso mesmo, uma vez moendo um grão velho para fazer no coador aconteceu isso mesmo, ela moi por um tempo e para, acredito que seja resfriando. Já ouvi falar que esses moedores esquentam a lâmina, incluindo podendo queimar o grão na hora da moagem. Só esperar esses 6 minutos e repetir o processo. Mas na primeira vez que ela parou eu quase infartei, isso foi hahaha
×
×
  • Criar Novo...