Ir para conteúdo

esantelmo

Novatos
  • Total de itens

    5
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Equipamento
    Philco 15 Bar

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

esantelmo's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • First Post
  • Reacting Well
  • Conversation Starter
  • Week One Done

Recent Badges

0

Reputação

  1. Se eu não tiro os finos realmente entope! hehehe Eu consigo uns finos bem ideais pra espresso com uma peneira, mas tem que ser aquela média, a grande não. Certamente estou mirando em um bom moedor, mas é bom dar uma luz pra quem não tá nesse ponto ainda, saber que consegue produzir uma boa bebida com o que tiver disponível.
  2. Bom dia a todos, Tenho duas novidades. Uma é um vídeo do James Hoffman em que ele indica uma boa técnica para trabalhar com cortadores ("moedor de lâmina"): A segunda novidade é que chegaram meus "puck screens" do aliexpress e tenho conseguido resultados bem melhores com a philco nas cestas não pressurizadas! Então é isso, mas duas dicas para melhorar o espresso do pessoal!
  3. Que legal EduA valeu pela experiência com os moedores, tô quase me convencendo hehe Bruno legal a dica do OPV, não conhecia. Diminuindo pra um 9bar constante como ficou tua experiência? P.S.: Como faz pra citar usuário como o Bruno fez? hahaha
  4. Legal pessoal agradeço as impressões todos. Concordo com tudo que foi dito! Algumas observações: No caso do peneiramento, entendo que a (pequena) variação da granulometria não seja o vilão do channeling, e sim o comportamento maluco da showerhead que o EduA aponta. Então estou esperando ansiosamente minha puck screen pra ver se fará alguma diferença. Não gosto da experiência da moagem manual, e também acho que 400 reais seja muito para uma solução manual (os Kingrinders em geral). Vi no YouTube um maluco usando um Kingrinder com uma parafusadeira e achei um barato hahaha Mas também estou investigando outras soluções. Já tive um moinho de rebarba USB que moía uniforme e bem fino, porém durou quase nada (devolvi dentro da garantia de compra ainda). Também vi opções de rebarba (moinhos) da MrCoffee etc. pelos mesmos 400. Acho que apostaria num desses de novo antes de um Kingrinder manual. Posto novidades assim que conseguir. Mas daí abro (ou me junto) a algum post sobre moedores lol
  5. Bom dia a todos! Esse fórum é muito legal! Me sinto o patinho feio encontrando seus primos cisnes hahah Bem sou relativamente novo no mundo do café, faz uns 6 meses experimento com cafés especiais que compro na Amazon e há 2 meses adquiri uma Philco 15 Bar. Depois adquiri tb o cesto despressurizado. Atualmente trabalhando com um moedor de lâmina. Coisas que notei, gostaria de outras impressões: A 15 Bar passa um bom café no filtro pressurizado somente se a granulação não é fina demais. Se moer demais e "tumperizar" um pouco acima do suave a bendita não dá muito conta de passar o café. É isso mesmo ou tô com uma máquina entupida? Com o filtro despressurizado eu uso um pó bem fino que obtenho na peneira depois de insistir bastante no moedor. Eu uso o que passou na peneira e fica realmente como uma moagem ultra fina. Percebi que nesse sistema até dá pra "tumperizar" bem, mas frequentemente rola um channeling, que observo porque a parte de baixo do filtro não molha por inteiro desde o início. Também notei que passar dessa forma no filtro duplo fica um pouco forte pro meu gosto, mais ou menos como espresso de cafeteria, bem espesso, provavelmente pq os mais finos desses ultra finos acabam incorporando na bebida. Estou pensando em conseguir um filtro para 1 café apenas para passar dessa forma. Percebi que o "chuveirinho" (shower head) da Philco 15 às vezes dá um jato único central e às vezes um jato de chuveiro mesmo. Parece ser a gosto da máquina, ainda não entendi quando é qual. Então estou investindo numa tela que vai acima do bolo de café e que supostamente distribui a pressão. Quando chegar posto por aqui algumas impressões e se o café melhorou ou não. A decisão de ligar o vaporizador e em qual momento (antes, durante ou depois da extração, ou não ligar) faz uma boa diferença. Ainda não achei o ponto ótimo. Por enquanto minha opção tem sido: Deixar a cafeteira uns 3min esquentando. Depois ligar o vaporizador por mais uns 5min. Desligar o vaporizador. Vaporizar meu leite SOMENTE COM O VAPOR QUE JÁ EXISTIA. Dessa forma a câmara meio que esvazia porém o sistema permanece super quente. Daí sim passo meu espresso com o vaporizador desligado e sem vapor no reservatório. Às vezes ligo de novo durante a extração se percebo que o negócio tá frio ou sem força (por exemplo quando eu não esperei o suficiente para o aquecimento).
×
×
  • Criar Novo...