Bom dia a todos!
Esse fórum é muito legal! Me sinto o patinho feio encontrando seus primos cisnes hahah
Bem sou relativamente novo no mundo do café, faz uns 6 meses experimento com cafés especiais que compro na Amazon e há 2 meses adquiri uma Philco 15 Bar. Depois adquiri tb o cesto despressurizado. Atualmente trabalhando com um moedor de lâmina.
Coisas que notei, gostaria de outras impressões:
A 15 Bar passa um bom café no filtro pressurizado somente se a granulação não é fina demais. Se moer demais e "tumperizar" um pouco acima do suave a bendita não dá muito conta de passar o café. É isso mesmo ou tô com uma máquina entupida?
Com o filtro despressurizado eu uso um pó bem fino que obtenho na peneira depois de insistir bastante no moedor. Eu uso o que passou na peneira e fica realmente como uma moagem ultra fina. Percebi que nesse sistema até dá pra "tumperizar" bem, mas frequentemente rola um channeling, que observo porque a parte de baixo do filtro não molha por inteiro desde o início. Também notei que passar dessa forma no filtro duplo fica um pouco forte pro meu gosto, mais ou menos como espresso de cafeteria, bem espesso, provavelmente pq os mais finos desses ultra finos acabam incorporando na bebida. Estou pensando em conseguir um filtro para 1 café apenas para passar dessa forma.
Percebi que o "chuveirinho" (shower head) da Philco 15 às vezes dá um jato único central e às vezes um jato de chuveiro mesmo. Parece ser a gosto da máquina, ainda não entendi quando é qual. Então estou investindo numa tela que vai acima do bolo de café e que supostamente distribui a pressão. Quando chegar posto por aqui algumas impressões e se o café melhorou ou não.
A decisão de ligar o vaporizador e em qual momento (antes, durante ou depois da extração, ou não ligar) faz uma boa diferença. Ainda não achei o ponto ótimo. Por enquanto minha opção tem sido: Deixar a cafeteira uns 3min esquentando. Depois ligar o vaporizador por mais uns 5min. Desligar o vaporizador. Vaporizar meu leite SOMENTE COM O VAPOR QUE JÁ EXISTIA. Dessa forma a câmara meio que esvazia porém o sistema permanece super quente. Daí sim passo meu espresso com o vaporizador desligado e sem vapor no reservatório. Às vezes ligo de novo durante a extração se percebo que o negócio tá frio ou sem força (por exemplo quando eu não esperei o suficiente para o aquecimento).