Ir para conteúdo

Roger W. Rocha

Senior Members
  • Total de itens

    69
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    1

Posts postados por Roger W. Rocha

  1. On 5/2/2024 at 11:35 AM, raphaelanjos1 said:

    Olá, bom dia pessoal!

    Passando para recomendar um microlote da Fuzz, torrefação aqui do RJ, mas que entrega em todo Brasil: https://www.fuzzcafes.com.br/cafesespeciais/morango-microlote. É um café de fermentação induzida com torra média, de 88 pontos. Bem doce e traz bastante morango e chocolate, bem como o nome já diz.

    Foi um dos cafés que regulei com mais facilidade no meu v60!

    Ganhei um kit degustação da Fuzz no início do ano, gostei muito do melancia e goiaba. Mas no geral são todos bons, com exceção dos canéforas que não me agradam muito, mas é questão de gosto.

    • Curtir 1
  2. On 3/31/2024 at 8:56 AM, igor marchesi said:

    Nao e o porta filtro ...e o filtro mesmo...nao tenho certeza se e o de 58mm..

     

    Você está procurando o filtro original pressurizado ou o não pressurizado?

    O filtro de 58mm serve, apesar de não travar no porta filtro, dificultando na hora de bater a borra, pois fica completamente solto e se virar o porta filtro ele já cai. Alguns filtros tem a borda muito alta e talvez precise fazer algum ajuste, pois pode ficar difícil de encaixar o conjunto no grupo da máquina. 

    Usei por um bom tempo um filtro com as bordas marteladas, até eu comprar um PF naked que tive que fazer alguns ajustes conforme post 

     

  3. Chegou o manômetro do Ali, preenchi com glicerina e finalmente fiz a instalação definitiva.

    Achei bem tranquilo de fazer a instalação, tinha receio quanto a conexão das mangueiras e vazamentos, mas é bem de boa.

    Só cortei o tubo original que liga o OPV na caldeira e coloquei um T de inox com conexão rápida, não gasta 10min pra fazer essa conexão básica, o mais trabalhoso é furar a carcaça pra fazer a instalação.

    Com a conexão de engate rápído, é só se atentar para pressionar bem o tubo contra a conexão. E sempre fazer com a máquina fria, pois mesmo sendo uma linha de água fria, caso tenha vazamentos, pode retornar água quente da caldeira por conta da pressão. (só desligar uma perna da resistência e fazer os testes com água 100% na temperatura ambiente)

    T2.jpg

    Man03.jpg

     

    20240219-080907.jpg

     

    Materiais:

    T para tubo de 4mm - https://www.conecfit.com.br/puts04-uniao-em-t-inox-4mm/p

    Cotovelo fêmea - https://www.conecfit.com.br/aplf04g01-cotovelo-femea-1-8x04mm-bsp-afit/p

    Tubo de nylon - https://www.conecfit.com.br/pny04pr12-tubo-de-nylon-preto-pa-12--4x2mm/p

    Cortador de tubo (um estilete resolve, mas o cortador ajuda)- https://www.conecfit.com.br/tube-cutter-cortador-de-tubo/p

    Manômetro 16 Kgf - https://pt.aliexpress.com/item/4000472463282.html?spm=a2g0o.order_list.order_list_main.5.21efcaa4qiIU6i&gatewayAdapt=glo2bra

    • Curtir 2
  4. 12 minutes ago, Henrique Silva said:

    É o filtro original, pressurizado. Vou testar afinar a moagem e adquirir o silverclick. Pensei também por enquanto - até conseguir comprar um moedor mais indicado pra espresso - modificar o timemore C2 com uma mó vendido separado 6-core plus - que parece ser similiar ou igual ao C3 - ou 7-core. Você sabe me dizer se é uma boa ? Valeu! image.png.660400570e2703d59e4ee3ce8d0c3723.png274039662_Capturadetela2024-01-11223343.png.062f6c2a70fdb1fb25d64ec5a1b0d6fb.png

    Com filtro pressurizado não tem muito o que fazer, cuidado pra não afinar muito a moagem e entupir seu filtro, ele foi feito pra usar café moído de mercado, procure a respeito das diferenças...

    Sobre modificar as mós do C2, só mudaria talvez algo no sensorial, não iria mudar nada no ajuste de moagem, eu não mexeria com isso.

  5. On 1/2/2024 at 8:12 AM, regisassao said:

    Show!

    Mas deve ter algo estranho ai. A Chef Crema nao tem um boiler tao grande pra manter a estabilidade térmica com 1 grau de variação e o PID tem uma certa latência também. Talvez o local onde o seu termopar esteja posicionado não permita capturar mais rapidamente a variação de temperatura. Medindo a temperatura no bolo daria pra ter mais certeza, mas espero que a medicação esteja correta e a variação térmica seja pequena mesmo.

    Então @regisassao também me surpreendi...
    O boiler dela segura em torno de 100ml. (medidos porcamente quando abri pra fazer uma limpeza)

    Na instalação não precisei cortar nenhum cabo, apenas desconectei os terminais dos termostatos e prendi estes direto nos bornes do SSR (talvez eu compre cabo com proteção térmica e terminais só pra deixar mais bonitinho), a alimentação do Rex eu peguei direto no cabo que vem da chave seletora e entra no sensor térmico (fixado atrás do boiler) que segue e alimenta uma perna da resistência, a outra perna peguei do mesmo terminal que entrei no ssr.

    Conexão SSR -> SSR.jpg

    Alimentação Rex -> 20240111-160632.jpg

    Com o termopar que veio no kit do PID (tipo parafuso), pensei em instalar em furo que fica logo ao lado da entrada de água, imaginando que quando começasse a entrar água fria, tivesse um reação rápida em ligar a resistência, mas nesse local não deu uma medição rápida, pelo contrário, era bem lenta e consegui no máximo um ajuste onde a variação durante a extração ficava entre 4-5° e facilmente dava overshooting, tentei inúmeros ajustes no PID e no mínimo ficava pior. Provavelmente se abrisse este furo até chegar no interior do boiler a medição seria melhor, mas vedar isso seria um problema.


    Pra esse termopar fiz um suporte tipo uma chapa de aço para fixá-lo no boiler, assim como um outro colega já postou aqui neste fórum. Aproveitei a fixação da entrada de água para prender o suporte, então passei pasta térmica e fixei o termopar no furo. Funcionou mas não fiquei satisfeito. Com este termopar, tinha um delay grande para alterar a temperatura e monitorando a manutençao de temperatura controlada pelo termostato original, variava entre 90° e 96°. 

    Suporte -> Suporte-Thermopar.jpg

    Local de instalação -> Inked-Local-TMP1-LI.jpg


    Instalado -> TMP1-instalado.jpg

     

    O termopar que comprei separado (tipo anel) demorou mas chegou, e quando fiz a instalação fixando junto com o termostato original + pasta térmica, tive essa grata surpresa, fiz testes só medindo a temperatura com a resistência controlada pelo termostato original e a variação de temperatura era bem grande, com a máquina parada ficava oscilando entre 90º-104º só na manutenção de temperatura, com um flush de 40ml já caia até uns 88°. Quando liguei a resistência de volta no SSR tive a surpresa de ver que oscilava apenas 1° na medição durante uma extração de até 60ml.

    Modelo do termopar atual -> 2024-01-11-17-33-56-Sonda-de-sensor-de-t

    Local do termopar atual -> new-TMP.jpg

    Não quis mexer mais nos parâmetros do PID com receio de ficar buscando a perfeição e depois por algum motivo o resultado não voltar a ser igual mesmo anotando a configuração, e os parâmetros ficaram assim:

    P - 19
    I - 799
    D - 29
    Ar - 99
    r - 1

    Claro que essa variação é do metal do boiler, diferente da água saindo no grupo, por isso comprei um multímetro com termopar pra tentar aferir essa variação na saída do grupo e na xícara.

    Na xícara, fazendo um flush de 40ml a 97° no PID, ficou entre 90° e 91°.

    Extraindo café com o termopar acima do puck screen (vazando bastante água por conta do termopar), a 97° no PID, ficou entre 89° e 94°. Vacilei e não vi o quanto saiu de café + água pra fora da xícara, mas calculo algo em torno de 60ml.

    Enfim, estou 100% satisfeito com o PID.

    • Curtir 1
  6. 15 hours ago, Henrique Silva said:

    Boa noite, pessoal

    Iniciando a jornada no universo do café por agora

    Recentemente adquiri uma Philco 15 bar e estou aguardando alguns acessórios chegarem do Ali. À tarde, tirei um expresso - 15g, aprox. 17s, 1:2,5, Orféu clássico (Data de torra 10/2023), C2: click 10  - com sabor até razoável. No entanto, tive a percepção de subextração. É possível obter uma extração mais equilibrada sem um porta-filtro naked ? Preciso de ajuda. Obrigado!  Abaixo o vídeo dessa extração de hoje. 

     

    Bem vindo a essa jornada sem volta!!! 

    Esta usando o filtro original pressurizado ou um despressurizado?

    Independente do filtro, sua extração saiu muito rápido, pode começar afinando a moagem, tendo em mente que seu moedor não é indicado para espressos, pois a diferença entre clicks é muito grande, o que impossibilita ajustes finos. Um silverclicks até ajuda com esse moedor, mas não faz milagre. 

    Comecei com um C3 e tinha que ficar ajustando a dose para equilibrar o ajuste, variando 1gr pra +/-.

    O porta filtro naked não vai equilibrar suas extrações, só vai te mostrar com espirros e lambança suas falhas no preparo do bolo,  não considero o naked essencial. Só garimpar que tem bastante conteúdo no fórum e canais no YouTube, o importante é buscar conhecimento e entender as variáveis da extração, colocar em prática e não desistir. Seu moedor pode não ser o mais adequado, mas não te impede de desbravar esse universo, só vai dar um trabalho a mais e não terá o melhor ajuste, mas com certeza vai tomar bons cafés.

    Se gosta de espresso, vai treinando e juntando uma grana para fazer um UP no seu moedor em breve, bons cafés!!

  7. 1 hour ago, Morguito said:

    Olá pessoal,

    Tenho uma Philco 20 Bar que tem me atendido muito bem. Já tive outras máquinas e essa foi a que mais durou até hoje.

    No entanto, ontem ela começou a apresentar um problema.

    Quando fui retirar o porta filtro, após fazer um "flush" para aquecer o equipamento, como sempre faço, a pressão que acumulou entre o porta filtro e o chuveirinho foi quase explosiva. 

    Após várias verificações e inspeções, conclui que de repente ela começou a esquentar demais a água, muito além da conta, e por isso está acumulando grande pressão na caldeira. 

    Alguém sabe do que pode se tratar esse problema? Desconfio que seja problema de termostato, mas não tenho certeza.

    Se alguém já tiver passado por isso e souber a solução, ficarei muito agradecido. 

    Obrigado desde já,

    Rafael

    Está utilizando filtro pressurizado original ou despressurizado? Caso seja o pressurizado, pode estar entupindo e dando mais pressão... (palpite)

    Para validar a hipótese de estar aquecendo excessivamente, observe se sai muito vapor com alguma pressão durante um flush sem o porta filtro. As vezes eu notava isso na minha Electrolux e imagino que seja porque o termostato dela oscilava entre 90° e 104°.

  8. Uau! Foi mudar o thermopar que mudou da água pro vinho, consegui o ajuste que eu queria, está caindo apenas 1° durante o shot e corrige super rápido, postando só o resultado agora, mas compartilharei os detalhes do processo depois, tô super feliz com o resultado... 

    Thermopar igual o @regisassao usou no vídeo da Philco do Thales, instalado junto ao termostato original também.

    Segue teste que fiz com 2 flushs de 60ml consecutivos, no 1° shot nem teve mudança de temperatura. Extraindo 40ml de café tive o mesmo comportamento.

    Preciso de outro termômetro pra aferir a saída...

     

    • Curtir 1
  9. Deixando aqui meus 2 centavos, qual é a sua referência com estes cafés? Provou espresso deles em outra máquina? 

    Outra coisa é a questão do paladar, lembro que no começo dessa jornada, quando virei a chave do extra forte para o especial, encontrava e estranhava acidez em todos os cafés, claro que sofria com canalização, e meu único filtro despressurizado que era single. Aqui WDT que comecei com palito de dente e puck screen ajudaram bastante, além de deixar a máquina aquecendo por uns 30min antes com o PF no grupo.

    Aumentei meu ratio para 1:3 e fui provando cafés novos todo mês, e quando podia experimentava um café na cafeteria e trazia o mesmo grão pra casa pra tentar repetir.

    No começo eu preferia os perfis mais puxados para caramelo e chocolate, mas meu paladar mudou e hoje prefiro os mais frutados. Minha esposa faz careta quando prova estes... rs...

    A evolução vem gradual com técnica e paladar.... Com certeza o que eu acho saboroso hoje, um dia eu achei ácido...

    • Curtir 1
  10. 2 hours ago, regisassao said:

    Já tentou o auto-tunning? Dá pra começar pelo automático, depois você aperfeiçoa. Ou usa o meu como ponto de partida. Esta no tópico de controladores PID ou no da Saeco Poemia.

    @regisassao Fiz o auto-tunning e tentei alguns ajustes que peguei no tópico da Philco, mas em todos os casos a temperatura passava muito do SV após um flush, chegava a passar mais de 10 graus. 

    Hoje fiz um novo auto-tunning e ficou melhor, agora comecei a fazer ajustes finos, preciso dar uma estudada pra entender melhor cada parâmetro. Vou procurar os tópicos citados, vlw!

  11.  Turma só alimentando aqui mais detalhes sobre o porta filtro naked na Chef Crema Silver.

    Comprei deste vendedor no Ali já tem um tempo: https://a.aliexpress.com/_mPeeQ2G

    O material parece ser bem robusto e bem acabado, da para escolher o material do cabo.

    kit.jpg

    Originalmente não encaixa no grupo da máquina, mas com força de vontade e algumas horas de lixa acho que é possível ter um bom resultado. Infelizmente tentei economizar tempo utilizando uma micro retífica e acabei dando umas machucadas na peça.

    Hoje eu começaria reduzindo a largura das orelhas, pois demorei pra perceber essa diferença e quase matei a peça tentando tirar na espessura e borda do PF, um paquímetro para medir faz toda diferença.

    2.jpg

    Também reduzi a espessura das orelhas e borda do PF.

    1.jpg

    Quando testei a 1ª vez foi uma tragédia, pois a máquina estava guardada a muito tempo com o porta filtro original encaixado e fez um sulco na borracha de vedação do grupo (acho que foi isso), vazou água pra todo lado, menos onde deveria, e sim tenho isso gravado, saca só e imagina minha cara....

    Isso aconteceu com a máquina que tinha acabado de comprar usada, pois a minha Silver tinha quebrado o OPV, mas após alguns meses essa máquina sofreu o mesmo dano no OPV, e para minha felicidade após concertar a minha guerreira (1ª máquina), quando aproveitei para limpar o termobloco e virar a borracha de vedação, ficando com uma superfície novinha nela, testei novamente e dessa vez foi sucesso!! Adorei e agora fico filmando quase toda estração de espresso igual um besta... rs... mas é lindo e viciante!!! Cuidado!!!

     

    próximo capítulo na Silver Saga... MANÔMETRO

    man-metro.jpg

  12. Amigos Gaggieiros, boa tarde!

    Alguém aqui saiu de uma máquina mais básica tunada (com OPV/PID) para uma Gaggia Classic? Valeu o investimento?

    Estou numa dúvida cruel, pois hoje a Gaggia Classic está saindo por R$3.195,00 com frete grátis na site Máquinas&Café e estou com minha Electrolux Chef Crema Silver esperando chegar manômetro e PID pra dar aquela turbinada. Em teoria o OPV da Oster que instalei nela vai dar regulagem pra 9bar também.

    Entendo que com a Gaggia até poderei aproveitar este material (Manômetro e PID), mas aí tem o lance da garantia... Imagino que com a Gaggia também tenha outras possibilidades de melhoria, como um chuveiro IMS...

    Enfim, tenho tirado ótimos cafés com a máquina atual e tende a melhorar com os UP's futuros, será que vale pular para a Gaggia agora ou valeria mais esperar com calma aparecer uma Silva com preço convidadtivo nos classificados?

    Tks.

     

  13. Nem acredito, meu  naked funcionou!!!

    Tinha comprado, mas a máquina quebrou... peguei outra máquina usada, fiz o trampo de lixar e desbastar o PF pra encaixar na máquina, dei umas machucadas feias na peça, e quando fui testar, vazou mesmo sem café, não vedava.... ficou parado meses e essa 2° máquina abriu o bico também... 

    Consertei a 1° máquina trocando o OPV pelo da Oster Prima Late, decidi testar novamente o PF naked e não vazou nem com o filtro cego, vai entender... era algo com a outra máquina, estou feliz que funcionou, depois vou fazer mais testes, pois o fluxo não centralizou nos 2 únicos testes, saiu mais na parte da frente.

     

     

    • Curtir 1
  14. E não é que mais um OPV original foi pro espaço!!! Quebrou igual ao anterior, na parte que enrosca na saída da bomba. Li em algum post por aqui que esse OPV não atua, e minha experiência foi igual nas 2 vezes, moagem ficou muito fina, deu muita pressão e o bichinho abriu o bico mais uma vez.

    Logicamente cogitei trocar de máquina mais uma vez, mas o que não me agrada nem um pouco é pagar 4-6K numa máquina que não entregaria um resultado equivalente na xícara, precisando de mods de OPV e PID.

    No modo desistir jamais, comprei uma bomba da Oster Prima Late só pra pegar o OPV, que era o que conseguiria me salvar mais rápido e tb dá para regular.

    20231117-173648.jpg

    A adaptação foi tranquila, só a mangueira do expurgo do OPV da máquina que já era curta, vou precisar trocar para ficar tudo bonitinho, por enquanto fiz uma junção com a mangueira da outra máquina pra ir usando.

    Após apanhar muito tentando regular o OPV em teóricos 9bar sem um manômetro (saindo 130ml em 30s pelo expurgo do OPV utilizando filtro cego), gastei bastante café velho tentando extrair algo aceitável com essa pressão, mas cheguei abrir mais de uma volta completa no J-Max e 16Gr de café demoravam cerca de 1min pra passar.

    20231117-173623.jpg

    Abortei a ideia e dei pressão novamente no OPV, dessa vez buscando chegar numa pressão que desse resultado aceitável na xícara, ficando dentro do range de moagem indicada para espresso no manual do J-Max.

    Finalmente cheguei num ponto razoável e agora consegui tomar novamente um espresso. 

    20231118-105758.jpg

    Aproveitei que a máquina já estava para e abri o termo bloco para limpar (nojento por dentro). Esperando agora chegar PID e estou procurando os materiais adequados pra comprar um manômetro. Não sei qual mangueira e conexões adequados, vi por aí o pessoal usando material pneumático, mas tenho dúvidas quanto a serem adequados para uso alimentício, afinal é a água que vou beber no meu espresso diariamente.

×
×
  • Criar Novo...