Ressuscitei o tópico para mostrar algumas modificações que fiz na minha máquina.
Instalei um controlador de temperatura PID.
Também, coloquei uma válvula de alívio de pressão (OPV). Usei uma de 9 bar, mas como ela têm um registro consigo qualquer pressão até o limite dela. Eu iria colocar o reostato (dimmer) para fazer a pré infusão, mas com essa válvula não precisei. A válvula tem o retorno diretamente para o tanque.
Também coloquei um manômetro (com glicerina) para poder acompanhar a pressão durante a extração e fazer a pré infusão, com mais precisão.
Na haste de vaporização aumentei o ângulo da última curva de 90° para 120°. Facilitou bastante na hora de vaporizar o leite.
Essa máquina tem espaço de sobra para fazer essas modificações e por ser em aço, é muito mais fácil de trabalhar. No entanto, achei melhor fazer um compartimento acima, em aço inox 304. Um amigo cortou no laser para mim. Assim, é possível voltar à configuração original, quando desejar (leia - se, se eu ficar maluco, kkkkk).
Também comprei um porta filtro naked, da La Spaziale. Ajustei para encaixar, diga-se de passagem deu um pouco de trabalho. Penso em dar um banho de níquel - cromo, pois na área usinada é visível a estrutura de latão, quando não está encaixada no grupo.
Já que tava com a mão na massa, aproveitei para soldar uma canaleta dupla ao porta filtro original. Não faz a menor diferença, mas sempre achei bacana o design...
Particularmente diria que é outra máquina, agora. Além de conseguir um café mais saboroso na xícara, também consigo replicar o resultado.
Bons cafés a todos..