Ir para conteúdo

Bruno.Rodrigues

Senior Members
  • Total de itens

    44
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    1

Bruno.Rodrigues last won the day on 28 Janeiro 2023

Bruno.Rodrigues had the most liked content!

Sobre Bruno.Rodrigues

  • Data de Nascimento 21-03-1991

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Equipamento
    KINGrider K4; Gaggia New Baby 2005 (PID, Manômetro e Dimmer)

Últimos Visitantes

224 visualizações

Bruno.Rodrigues's Achievements

Contributor

Contributor (5/14)

  • One Year In
  • Reacting Well
  • Collaborator
  • Dedicated
  • Conversation Starter

Recent Badges

20

Reputação

  1. Oi Boni, infelizmente não conseguirei ficar com o moedor, tive alguns imprevistos e não será possível. Caso já tenha outros interessados Agradeço pela atenção
  2. Olá Boni, serve para espresso? Tenho interesse caso sirva
  3. Fala pessoal, tudo certo? Acabei esquecendo de retornar com o que havia ocorrido na questão do problema de aquecimento da minha Gaggia Baby Twin. Na verdade encontrei a solução com bastante facilidade após as dicas aqui do fórum. Era o fusível térmico que fica fixado sobre a caldeira, estava com mal contato. Quando comprei a máquina tive que substituir e não ficou muito bem fixo, conforme movimentava o fio estava oscilando o contato e saindo faíscas. Apenas refiz a instalação do mesmo e resolveu 100%. Grato pelo auxílio de todos! Ótimo cafés para nós!
  4. Blz Regis, agradeço as dicas vou dar uma revisada na fiação sim. Por mais que os mods tenham sido feitos por mim, já faz algum tempo e na época tive bastante auxilio do pessoal aqui do fórum e também de materiais pela Internet. Se não me engano eu desliguei este termostato de extração, tenho praticamente certeza. Com relação a passar corrente apenas após cair uns 10 graus, infelizmente não tem ocorrido. Começa a passar corrente se não me engano abaixo dos 70°C apenas. Essa questão de ter parado de passar corrente já nos 90°C quando coloquei em 135 no PID (mesmo não tendo apertado o botão de vaporização) , fiquei realmente sem entender. Acredito que já havia feito desta forma há algum tempo e funcionado normalmente.
  5. Certo Gabriel, tentarei fazer este teste no final de semana já. Mais cedo testei definir o PID em 135°C manualmente e não liguei o botão de vaporização, ocorreu praticamente a mesma situação. Tanto a luz do PID de corrente quanto da própria máquina ficaram ligadas direto até próximo dos 90°C, mas após isto a luz da máquina de envio de corrente para resistência apaga e apenas a luz do PID de envio de sinal para aquecer permanece. Depois volta a decair a temperatura. O que acho confuso é a questão de chegar nos 90°C nesta situação e já desligar a resistência, sendo que quando vou apenas fazer extrações utilizo 93°C por exemplo, e funciona perfeitamente. Quando a caldeira se aproxima da temperatura definida é normal enviar apenas pulsos de corrente para atingir a temperatura alvo, mas nestes casos o PID aparentemente está com o comportamento adequado, já que a luz de corrente se comporta exatamente desta forma como citei.
  6. Olá pessoal, tudo certo? Notei que quando aciono o botão de vaporização da minha Gaggia New Baby a temperatura sobe até próximo dos 135ºC e logo após desliga a resistência, o que seria normal se caso mantivesse a temperatura de pico aproximadamente. O problema é que decai a temperatura logo após atingir este pico e não liga a resistência quando começa a cair, apenas quando baixa de 70ºC ela liga novamente. Obs: Tenho PID instalado nela (ele esta pré-definido apenas para a temperatura de extração), mesmo quando defino uma temperatura superior estipulando 135ºC manualmente a máquina não aquece, o PID envia o sinal para aquecimento pois pisca a luz indicativa. De início realmente achei que fosse o PID com alguma configuração atrapalhando mas após definir manualmente e não funcionar fiquei na dúvida. Minha máquina é 110V e utilizo um tranformador de 3000VA (minha região é 220V). Como recém comecei a me aventurar com vaporizações não sei dizer se o problema começou agora, ou após os MODs ou até mesmo já posso ter comprado com este "defeito". Caso alguém possa ter uma ideia do que possa ser agradeceria.
  7. Oi José, tudo certo? Você teria apenas um? também estou buscando
  8. Olá pessoal! Tenho um Kingrider K4, minha dúvida é se alguém já conseguiu um método para ajustar o zero absoluto (onde trava a regulagem) com o número zero do moedor? Notei que cada vez que desmonto para limpeza o zero absoluto muda.
  9. Oi Marina, agradeço a dica, vou dar uma olhada sim. Caso opte por comprar e testar retorno aqui com minhas impressões. Valeu mesmo
  10. Opa, tudo certo? A ideia de substituir o difusor já passou pela minha cabeça, até por que o alumínio realmente fica com aspecto bem ruim com o passar do tempo. Com relação a condução térmica, o alumínio ainda é um excelente condutor, entre os melhores junto ao cobre. Por este motivo muitas máquinas profissionais utilizam caldeira de cobre ou latão (que é composto por cobre, zinco, chumbo e ferro), sendo os dois melhores condutores que o alumínio mas também bem mais caros. Por isso máquinas que não são comerciais utilizam caldeira e grupo com difusor de alumínio, pois comparado com cobre e latão é bem mais barato mas ainda um excelente condutor térmico. Acredito que um ponto importante a ressaltar é a questão da corrosão galvânica. Metais mais nobres tendem a acelerar a corrosão de metais menos nobres quando em contato um com o outro. No caso o inóx pode sim fazer o alumínio da caldeira apresentar algum tipo de corrosão com o passar do tempo, justamente pelo contato com o difusor ser de inóx. Esta corrosão muitas vezes aparece no alumínio como um pó branco, que na maioria das vezes não chega a danificar a estrutura (precisando de anos para isto na maioria dos casos). Um exemplo é o caso dos parafusos de inóx que prendem a caldeira de alumínio na carcaça da máquina, onde muitas vezes já apresenta este "pó branco" na área próximas aos parafusos de inóx mesmo com pouco tempo de fabricação. Acredito que o principal motivo para instalarem o difusor de alumínio junto a caldeira também de alumínio seja esta questão da corrosão galvânica, além do custo é claro. Em máquinas comerciais onde a caldeira é de cobre ou latão geralmente o grupo todo também acompanha o mesmo tipo de metal.
  11. Pessoal, fico muito feliz em poder dizer que agora as modificações estão todas finalizadas e 100% funcionando. Segue a lista de modificações: - Fabricação de suporte para manômetro, Dimmer e PID em chapa de ferro Material foi galvanizado, logo após aplicado primer de aderência GNP415 WEG e massa de acabamento nas bordas com aplicação de fundo rápido e tinta poliuretano (PU) WEG na cor cinza escuro pigmentado - Instalação de PID com um SSR com termopar em formato de anel que foi fixado entre a caldeira e o termostato original já desativado - Dimmer para pré infusão e pressure profile - Manômetro com glicerina de 25 Bar conectado entre a bomba e a caldeira com conexões em metal - Pintura da carcaça com a mesma tinta poliuretano (PU) na cor cinza escuro pigmentado. Pintura do suporte dos botões, também em tinta PU na cor preto brilho - Instalação de chuveiro de precisão IMS - Troca do filtro original por IMS - Troca do suporte para filtro original da Gaggia por um porta filtro naked -Válvula OPV regulada em 9 Bar Abaixo deixo as fotos para inspiração daqueles que também gostam de fazer uns mods: Mais algumas fotos:
  12. Pessoal consegui resolver a encrenca. O Regis estava certo, o Dimmer não estava a 100%, eu acreditava que sim mas removi e instalei novamente e notei que a rosca estava torta deixando o botão trancando no suporte novo antes do fim de curso. Já corrigi e agora está 100%. Valeu pela ajuda gurizada
  13. Isso mesmo Regis, o barulho mesmo o Dimmer a 100%. O "zunido" no transformador ocorre simultaneamente com o piscar da luz da máquina que indica energia (aquele ao lado dos botões) e também o mesmo indicador de energia no PID quando manda sinal para aquecer as resistências. O que acabo notando na pressão marcada no manômetro durante a oscilação da bomba. O indicador OUT do PID piscar juntamente com o indicador de tensão da máquina (que fica ao lado dos botões), acredito que seja um comportamento normal após a instalação do PID. Justamente pela questão da proximidade com a temperatura estipulada, mesmo pq ao ligar a máquina ficam acesas sem piscar e só começam a piscar quando se aproximam da temperatura selecionada. Minha maior preocupação é a oscilação da bomba e consequentemente da pressão durante as extrações. Vou desconectar o Dimmer e testar com a bomba ligada normalmente. Minha ideia para o uso do Dimmer seria para testes com pré infusão.
  14. Bem legal Gabriel, realmente não conhecia. Mas como comentou, acredito que seja improvável de encontrar no Brasil mesmo. Mas é uma proposta bem diferente, bem voltada pra quem dá preferência a praticidade e não tão voltada a qualidade final do espresso. Uma dúvida, estou fazendo os primeiros testes na Gaggia após montá-la e na minha região é 220V então uso transformador para máquina que é 110V. Notei um espécie de "zunido" no transformador durante o aquecimento, justamente quando o PID manda o SSR dar os pulsos de energia para aquecimento das resistências. O problema é que durante a extração ocorre o mesmo comando do PID/SSR/Resistências na tentativa de manter a temperatura estipulada e este "zunido" é causado pela oscilação de energia o que também causa oscilação na energia da bomba e consequentemente da pressão. Obs.: A máquina é 110V 1425W talvez um transformador de 2000VA já seria suficiente, mas utilizo um de 3000VA. Este "zunido" no transformador até onde li seria considerado normal. Minha dúvida é se alguém aqui do fórum utiliza transformador também e que já tenha passado por algo parecido, ou até mesmo que tenha alguma experiência com elétrica/eletrônica e possa dizer se existe a possibilidade de eu ter conectado alguma coisa de maneira equivocada durante as instalações do PID e Dimmer, ou o transformador que não está dando conta. Realmente fiquei sem entender, comprei a máquina a pouco e fiz pouquíssimos testes antes dos mods, mas não lembro dessa oscilação indicada no botão de energia da máquina durante as extrações. Com o PID sei que a quantidade de pulsos é maior e não contínuo igual a maneira original da máquina, mas como eu já havia feito esses mods em uma máquina menor que era 220V e não tive tal problema com a oscilação da bomba juntamente com o piscar da tensão sobre as resistências, fiquei sem entender realmente.
  15. Fala Geraldinho, tudo certo? Pois é, existe sim o receio de largar a máquina pra ela operar kkkk (não posso deixar ela descobrir). A ideia seria mais por aproveitar o equipamento e dar uma opção adicional mesmo, já que minha esposa gosta dessas capsulas por achar muito prático. Talvez acabe comprando uma cafeteira de capsulas para ela, mais prático kkk
×
×
  • Criar Novo...