Ir para conteúdo

bassarisse

Senior Members
  • Total de itens

    66
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    3

Posts postados por bassarisse

  1. Achismo puro aqui pois minha EOS (que também usa termobloco) fazia algo muito parecido.

    Quando a bomba começa a funcionar, o termobloco está com temperatura maior e por isso sai vapor também, o que dá um pouco mais de pressão e vibra a máquina. Aí a água passa pelo termobloco, normaliza a temperatura e consequentemente o fluxo, e, ao chegar no chuveiro ocupando todo o espaço (ou seja, o vapor já saiu), o barulho diminui.

    Eu inclusive notava que com a configuração da temperatura da máquina no mínimo, acontecia com menos frequência/intensidade. Mas o resultado não me agradava tanto.

    Se for só isso mesmo, não é algo que impediria sua regulagem, mas como a água inicial jorra mais forte, recomendo o uso de puckscreen, caso já não use. Pra mim fazia muita diferença. Mas claro, alguém que tem a máquina ainda te confirmará se o barulho é normal mesmo.

    • Curtir 1
  2. Fala pessoal!

    Desculpa a demora, estou com o meu NineAM Mini de 10 pontas há um tempo e estava aguardando um pouco para dar um feedback. Comprei pelos 170, mas me taxaram em 110. Não quis brigar, só paguei...

    Review em bullet point pra tentar ser sucinto (narrador: "ele não conseguiu").

    • O preto também é muito bonito.
    • O copo é tenso mesmo! Ruim de limpar (principalmente com moagem pra espresso), ruim de encaixar e rosquear, ruim de despejar...
    • A manopla do meu também acontece de sair às vezes.
    • Achei estranho que, se eu apertar demais o copo, eu solto a parte que dá acesso às mós. Não sai, já que é necessário soltar a rosca em cima antes, mas pode incomodar, eu sempre seguro nessa parte para rosquear o copo.
    • O meu também veio certinho no click 0, mas depois que desmontei e montei, agora vai até o -1. Não sei como re-calibrar (quais dos 1zpresso ele se assemelha nisso?). Ele vai até o número 2 na segunda volta, a partir do qual ele gira mais "mole", na falta de uma palavra melhor, e pára no número 4. Pelo cálculo, total de 96 clicks.
      • Pra ser honesto, eu errei ao desmontar pra ver a mó antes mesmo de usar, então fico com medo de ter feito alguma caca ao montar novamente.
      • Não consegui remover a parte de cima como o vídeo que havia no anúncio mostra.
    • Estava com expectativa de ele ser duro de moer, mas na hora que vi o tamanhico da mó (vejam nas fotos), a realidade bateu na porta e achei que seria diferente. E foi. É bem macio, não exige muita força, mas demora MUITO pra moer, mesmo pra coados. A média é 1 minuto pra coados (24g da dose da manhã) e 2m20s pra espresso (normalmente 18g), mas na faixa de espresso cada click pra baixo aumenta o tempo exponencialmente. Achei que faria musculação, caí em cárdio.
    • A moagem mais grossa possível é bem mais fina do que a maioria dos moedores conseguem chegar.
    • Em comparação com o sensorial do Timemore C2, ele me parece evidenciar mais doçura, mas ao mesmo tempo deixar a bebida mais "limpa", faz sentido isso?
    • No espresso, achei que ele se saiu bem, entregou mais corpo que o K6, só tende a dar uma puxadinha no amargor. Cada click parece mudar em média 4s de extração, mas como uso máquina manual, não considerem tanto essa info. Se não fosse o tempo de moer, seria uma ótima opção.

    Fotos:

    https://drive.google.com/drive/folders/10JRm8riZv7m8zf7Q9wqMkgCVr3Ub7QFf?usp=sharing

    Moagens que usei:

    4.1 ~ 4.5 - espresso (Flair 58)
    8.0 ~ 10.0 - V60
    10.0 ~ 11.0 - Kalita Uno

    Mesmo com os probleminhas do copo e da manopla, o grande impeditivo desse moedor pra mim é o tempo de moer. Gostei do sensorial, mas acaba me servindo apenas para doses pequenas (max 15g e sem ser pra espresso, demoro de 30 a 40s), ou seja, ficou sendo meu moedor pra usar no trabalho. Se quiserem que eu teste algo específico, ou quiserem mais info de algo, só falar.

    • Curtir 2
  3. Vendo EOS Premium 110V, usada por aproximadamente 6 meses, parada por quase 1 ano, algumas marcas de uso devido ao trabalho dos mods necessários, funcionando perfeitamente. Higienizada e descalcificada recentemente. Inclui todos os acessórios originais.

    Mods executados na máquina:

    - Dimmer para controle de fluxo de água
    - Remoção da capinha do grupo para uso de porta-filtros DeLonghi (caso preferível, é possível colocar essa capinha novamente)
    - Inclusão de vedação extra dentro do grupo para resolver problemas de vazamento

    Acessórios extras inclusos no preço:

    - 1 Tamper simples MHW-3Bomber
    - 1 Dosing ring
    - 1 Cesto despressurizado "2 cup"
    - 1 Cesto despressurizado "4 cup"
    - 1 Puckscreen

    Fotos EOS:
    https://imgur.com/a/WeiaKlI

    Fotos acessórios:
    https://imgur.com/a/Ot0r4RC

    Obs: tem uma segunda puck screen nas imagens, mas já foi vendida.

    Vendo itens separados também, caso interesse favor perguntar.

  4. Vendo Philco 15 bar 110V, usada por aproximadamente 7 meses, parada por mais de 1 ano, perfeito estado, praticamente sem marcas de uso e funcionando corretamente. Higienizada e descalcificada recentemente. Inclui todos os acessórios originais.

    Acessórios extras inclusos no preço:

    - 1 Tamper simples MHW-3Bomber
    - 1 Dosing ring
    - 1 Cesto despressurizado "2 cup"
    - 1 Puckscreen

    Fotos Philco 15 bar:
    https://imgur.com/a/3k6cnlf

    Fotos acessórios:
    https://imgur.com/a/Ot0r4RC

    Obs: tem um cesto "4 cup" também nas imagens e uma segunda puck screen, não estão inclusas no preço mas também estou vendendo.

    Vendo itens separados também, caso interesse favor perguntar.

  5. Estou interessado em tentar :D

    Quero um moedor extra para manter um setup portátil, aí pensei em usar um desse ou trocar o C2 da bancada, e de lambuja testava algo diferente!

    Uma dúvida: embora o copo tenha esse formato meio diferentoso, a parte interna é arredondada (como um Kingrinder K6) ou reta (meu Timemore C2 é assim, por exemplo)? Pela dificuldade citada, me parece a segunda opção, mas achei melhor perguntar. Obrigado!

  6. Opa, eu recomendaria não se preocupar muito com a receita da cafeteria como um todo. Afinal é outra máquina, o cesto é menor, outro moedor, etc. O ratio talvez seja a única coisa a tentar manter. Talvez. O que vale mesmo é o gosto e entender as variáveis pra vc chegar lá, ou próximo, no seu setup.

    Como era o gosto do espresso da cafeteria? Pelo ratio que te disseram, parece ser bem "concentrado". Já tomei o espresso de uma Fabrique e não imaginava que seria esse ratio, parecia mais "de boa". Talvez esteja faltando alguma info, já que é comum as cafeterias tirarem 1:3, e aí eles podem estar usando 20g e tirando 2 espressos de 30g na verdade. Hipóteses...

    Pra mim, pra chegar em um resultado próximo da cafeteria, provavelmente teria que reduzir a dose. É quase certeza que usam 58mm, mas no cesto de 51mm, minha recomendação é 15g.

    No entanto, já que você quer extrair por volume (60ml), eu fixaria a quantidade. O ideal é não lotar o cesto mas também não deixar espaço demais. Os 15g que falei, me parece ser uma quantidade ok. Depois, iria alterando apenas a moagem, até chegar no resultado que te grade. Que pode ser "aguado" pra algumas pessoas, mas tanto faz se for o que vocês curtem!

    Aí, se ainda não chegar num resultado satisfatório, deixa na moagem que mais agradou, e altera o volume. 55ml, 65ml, vai testando. Espresso é assim mesmo. No processo, você aprende, e ainda descobre o que você realmente gosta.

    Lembrando que não estou considerando o cesto pressurizado! Mas pesar o resultado vai ser sempre melhor ;)

  7. 4 minutos atrás, kbssadnb disse:

    Esses vazamentos ocorrem utilizando qual porta filtro e filtro, consegue exemplificar?

    Até agora utilizando um porta filtro naked e filtro despressurizado não houve nenhum vazamento, entretanto utilizando cápsulas Dolce Gusto aconteceu uma vez.

    Aparentemente varia de máquina pra máquina mesmo. A minha não vaza apenas com um certo porta-filtro naked (marca iCafilas), mas vaza com qualquer outro. Já na EOS de um camarada, nem esse mesmo porta-filtro igual o meu resolveu.

    Ainda quero testar a solução de uma pessoa que postou aqui sobre "incrementar" a vedação da máquina com um silicone extra, pra poder vender a minha pra alguém sem peso na consciência :rolleyes:

  8. Em 20/11/2023 at 17:58, Ayrton Fattorelli disse:

    Gostaria muito de saber sua avaliação. Estou em dúvida entre essas duas. Obrigado!

    Hoje eu não recomendo a EOS pela quantidade de problemas de vazamentos que vi. Se nas máquinas recentes isso não acontece mais, seriam bom termos alguns relatos. Com esse problema sanado, ela é a melhor máquina dentro de sua faixa de preço, na minha opinião.

    • Curtir 1
    • Agradeço 1
  9. Opa, não recomendo mais a EOS pelos possíveis problemas de vazamento mesmo, é bem roleta russa. A minha por exemplo, teve o problema repetidamente, mas usando um naked que fica super justo, resolveu 100%. Aí um amigo do fórum tava com o mesmo problema, pegou o mesmo porta-filtro que eu estava usando... e não resolveu :unsure: Fico feliz que o amigo @ThiagoSP não tenha passado pelos mesmos perrengues.

    Sem o problema, ela ficaria sendo a melhor máquina de entrada a meu ver, mas não me sinto confortável indicando a compra com esse risco. Inclusive estou para anunciar ela para venda, e esse porta-filtro vai junto, para que a pessoa possa usar com tranquilidade.

  10. Tendo usado uma EOS, que também tem opção de cápsulas, penso que essas extrações deixam a desejar. As cápsulas de café fica no máximo OKzinho e qualquer outra bebida não passa bem, fica super ralo. Na máquina feita para passar aquele tipo de cápsula sempre fica melhor. Não sei se as da Philco e Oster fazem esse trabalho direito, mas fica aí minha experiência com a EOS.

    Dito isso, com uma Dolce Gusto + adaptadores é possível passar cápsulas Nespresso e 3 Corações de uma maneira bem satisfatória :rolleyes:

×
×
  • Criar Novo...