Ir para conteúdo

Anara Diniz

Senior Members
  • Total de itens

    11
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Gender
    Female
  • Localização
    São Paulo - SP
  • Equipamento
    Timemore C2, V60, Prensa Francesa Zwilling, Chaleira Hario p/ fogo

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Anara Diniz's Achievements

Rookie

Rookie (2/14)

  • One Month Later
  • Week One Done
  • Collaborator
  • Reacting Well
  • Conversation Starter

Recent Badges

4

Reputação

  1. Oi Marcos, Gostei muito da ideia, e nunca imaginei que daria pra encontrar gente no Youtube fazendo essa geringonça. Fiquei interessada em ir atrás e tentar algo assim por aqui, pq não tenho máquina de espresso mas estou em busca do cappuccino perfeito, e ainda não consegui acertar na textura do leite usando aqueles espumadores elétricos baratinhos... O bico de cobre que vc usa é algum específico? Vou vasculhar a internet...
  2. Verdade, rs. Felizmente, eu tenho a sorte do meu marido embarcar no hobby junto comigo. Ele não é tão nerd como eu, mas está junto aprendendo também, e até me deu de presente um Bravito novinho, que deve chegar em algum momento dessa semana. Em breve vou poder dividir experiências dele também
  3. A verdade é que estou concluindo que o método do Tetsu é muito mais complexo do que parece no início. Eu ainda tenho ele como o principal que uso, porque em comparação com outras receitas ele sempre parecia extrair um café mais completo e equilibrado, mas realmente em alguns grãos eu tive a impressão de que nunca iria conseguir acertar em cheio. Talvez com mais refinamento e estudo, seja possível dominar melhor a técnica. Por hora, está sendo legal testar os relatos de vcs!
  4. Obrigada pelas dicas, pessoal. Ultimamente só faço café no V60, mesmo. Cheguei até a pensar que poderia ser algo relacionado ao café, pois é fato que nem todo grão no coado combina com capuccino. Talvez eu vá também em busca de uma moka para tentar me aproximar um pouco mais do expresso... @valacomum muito obrigada pelas sugestões de equipamentos! Seu relato do espumador da Black & Decker foi bastante interessante. Vou estudar sobre o caso.
  5. Oi Regis, Muito obrigada pela sua descrição tão bem detalhada. Meu perfil sensorial de preferência é parecido com o seu, pelo jeito. Quanto mais exótico, melhor... inclusive, não sei se já teve a oportunidade de provar, mas a Unique lançou um ed. limitada batizado de Floral tão incrível que parecia até que eu estava bebendo vinho francês. Fica a recomendação, caso ainda esteja disponível. Testei o seu método hoje cedo numa torra clara que já tinha feito antes, e achei que foi a melhor extração que consegui nesse grão. No momento tenho um C2, usei o clique 18 e terminei em 3'15", mas saiu um café excelente, muito equilibrado, com boa acidez e sabor floral. Nada de amargor ou gosto flat. No fim das contas, é como vc disse: a descoberta diária de novas possibilidades a cada xícara pode ser tão satisfatória quanto beber o café. A jornada faz tudo ser mais especial ainda. Abs!
  6. Olá pessoal! Não tenho máquina de espresso, e ainda estou entendendo se esse é o tipo de café que funciona para mim. Rodando a cidade de São Paulo, ando em busca do espresso dos sonhos, e por mais que já tenha encontrado alguns ótimos, nenhum ainda chegou perto do prazer que tenho com uma xícara de V60. Os capuccinos, porém, são outro assunto... já tomei alguns por aí que realmente foram incríveis. Por isso, nos últimos meses estou tentando desenvolver técnicas para conseguir fazer um bom capuccino sem ter em casa um bico vaporizador à disposição. Já usei o bom e velho êmbolo da prensa francesa, mas para não danificar a malha de aço comprei recentemente um espumador elétrico, desses basiquinhos chineses sem marca. A grande dificuldade é acertar na textura do leite produzido... ou ele fica muito ralo, ou muito aerado. No segundo, o capuccino já sai agradável, mas quero conseguir chegar ao ponto da latte art, não como objetivo de fazer o desenho em si, mas por entender que ela é um indicativo de que a textura do leite está perfeita. Dito isso, alguém teria dicas de como conseguir textura ideal usando um espumador elétrico? O que eu tento fazer é adaptar o raciocínio do vaporizador: - Esquento o leite no fogo até atingir a temperatura de 68ºC - 70ºC - Levo o leite quente para um recipiente que serve como pitcher - Trabalho com o espumador em velocidade baixa, a ponta dele levemente aparecendo na superfície, procurando posiciona-la dentro de um quadrante - Tento observar se todo o conteúdo se movimenta de forma homogênea, aumenta de tamanho, e começa a se assemelhar com a textura de tinta - Desligo o espumador, passo o conteúdo para um segundo recipiente e sirvo na xícara de café Seguindo esses passos, como falei, me parece que a textura ainda não fica como o ideal. Chego até a me questionar se realmente não há como atingir a textura perfeita sem um vaporizador, mas a ideia de comprar uma máquina de espresso só para vaporizar leite não me agrada, especialmente devido aos valores altos de máquinas que vão extrair espressos apenas "aceitáveis", segundo relatos. Enfim, agradeço se alguém tiver experiências para compartilhar.
  7. Obrigada! Mas se serve de consolo, apesar de não ter comprado na prática, meu histórico do navegador iria me denunciar, pois grande parte do meu tempo livre é gasta em vídeos sobre máquinas de expresso e moedores de alto nível rsrs. A regra de trabalhar em uma variável por vez é ouro mesmo! Se já é difícil encontrar precisão mudando uma a uma, alternando várias a coisa fica impossível. Sobre os acessórios, minha balança de cozinha velha de guerra, termômetro a laser e cronômetro (do celular mesmo) são presença indispensável nas extrações aqui de casa. Como upgrade, tenho planos de comprar uma balança de precisão com timer embutido, e futuramente trocar minha bico de ganso de fogão por uma elétrica que dê mais precisão na temperatura. Mas, estou indo por partes, rs... no momento, meu objetivo em termos de atualizações é fazer upgrade do moedor (Bravito é o sonho). Uma hora eu chego lá Abs!
  8. Oi Octávio. Pois é, às vezes a linha que divide o "amargo" do "perfeito" é 1ºC, rs. A questão do tempo total de extração também é outra incógnita que não consegui encontrar padrão. O 4:6 recomenda terminar em 3'30", mas o café mais perfeito que tomei foi tirado com 4'... Sobre a borra, já tive experiências como as que vc descreveu. Realmente o fator da temperatura influencia bastante nessa questão. Aliás, essa é uma variável extremamente importante. Encontrar o equilíbrio certo entre temperatura e moagem é a arte da coisa, rs.
  9. Oi Diego! Obrigada pela explicação... vou fazer experimentos pensando nesse racional. O 4:6 também está sendo um mundo à parte. No início segui muito a questão da moagem mais grossa, mas confesso que ultimamente estou trazendo o padrão de moagem mais perto do convencional, pois achei que por vezes ele ficava sub extraído, mesmo alterando temperatura. De toda forma, entender mais sobre o comportamento do grão em si me parece um aspecto inicial e primordial para qualquer boa xícara de café. Abraço!
  10. Olá pessoal! Sou uma espectadora silenciosa do fórum já há um tempo, mas estou estreando agora nas postagens por aqui. Entrei no mundo do café especial exatamente há um ano, e graças às horas dedicadas lendo as discussões e ensinamentos de vcs, pude conter meu entusiasmo e salvar minha vida financeira ao investir inicialmente em grãos/torras de café, optar por um único método para me aprofundar e entender melhor como tudo funciona antes de sair fazendo extravagâncias com equipamentos, principalmente expresso. É com esse racional que gostaria de saber a visão dos colegas com relação a moagem para diferentes tipos de torra. Sei que estou entrando num terreno em que a resposta mais segura é "depende de muitas variáveis, não tem resposta certa", mas a intenção aqui é tentar buscar ao menos um ponto de partida para não precisar "gastar" 5 ou mais extrações razoáveis até chegar no potencial máximo do grão quando o pacote já estiver na metade... O que tenho testado nos últimos dias é pensar que torras mais claras vão com moagem um pouco mais grossa/temperatura mais alta, e conforme a torra escurece, aperto a moagem e extraio com temperatura mais baixa. A partir daí, vou testando leves variações até acertar. Uso o método 4:6 no V60, e por algumas vezes o pensamento me fez acertar de primeira, mas a realidade é que me falta o entendimento da lógica por trás, pois já me peguei invertendo as ordens. Até mesmo enquanto escrevo aqui, fico me questionando se não confundi tudo... Por isso, o apelo: alguma visão e raciocínio lógico sobre o tema? Obrigada, e bons cafés!
  11. Olá! Poderia dar mais informações? Há alguma avaria? Como estão as condições estéticas? Qual o motivo da venda?
×
×
  • Criar Novo...