Muito obrigado pelas dicas , eu acabei opitando pela gaggia Classic pro . Vou usar ela e aproveitar ao máximo. Os espresso que tirei estão me agrando muito com o surfe de temperatura e outros macetes que me permitem ter repetibilidade . Estou com ela e com o moedor JMax S , adorei o conjunto.
O valor que paguei no conjunto realmente foi alto , talvez existam melhores opções , até mesmo comprar usado ( peguei tudo novo)
Tive essa escolha por querer fazer , mais pra frente , o projeto gagguino . Por hora quero descobrir o limite da máquina , até onde ela consegue me entregar . No dia em que meu paladar conseguir perceber defeitos nos espressos mesmo eu usando o máximo que a máquina tem a oferecer , vou começar a fazer as modificações , afinal de contas , se eu mudar para a mola de 9 ou 6,5 bar sem saber reconhecer a diferença para o sabor do espresso de 15 bar, para mim pelo menos , corta parte da caminhada de aprendizado e melhoria constante .
Sobre o Jmax , acho que foi a melhor escolha de todas definitivamente. A precisão da moagem é muito boa ( muda 8,8 micros por clique) e , apesar de ser duro para moer, acho que vou ficar com ele por MUITO tempo , já que consigo moer 20g de café em 28 segundos sem tentar ser o mais rápido possível, usando uma velocidade natural de moagem .