-
Total de itens
4.816 -
Registro em
-
Última visita
-
Days Won
36
Tudo que sergio.m postou
-
Pelo que vi nos vídeos, essa peça não deve aquecer mais de 90 C, e somente a ponta que vai no cilindro o que não deve amolecer o abs, mas é questão de testar. E a água que toca essa peça não vai para o espresso. Mas acho besteria ter manômetro. Vendo a extração abaixo, essa máquina não aguenta 9 bar. Tudo fica muito no limite e torto.
-
Talvez imprimir uma nova em ABS daria certo.
-
Realmente, bem legal! O pistão com tampa é uma solução bem pensada para evitar uma válvula que complicaria a máquina.
-
Na minha, o diâmetro do cilindro é 50 mm. O diâmetro do canal no pistão, onde o o-ring assenta é 38 mm. O canal tem 8.5 mm de altura. Ache um o-ring que deixe o diâmetro final do pistão com 50.5 mm. Para não subir borra eu usei como tela filtro da aeropress de metal, tem aí no tópico.
-
Muito bom Ricardo!
-
Ricardo, qual a potência da resistência?
-
Cientistas descobriram que estamos fazendo expresso do jeito errado
sergio.m respondeu ao tópico de Seu Zé em Quando o Assunto é Café!
Nespresso "descobriu" isso faz tempo. Menos pó, mais rápido, BR mais baixa. Tiram o máximo dos 5 gramas. O legal do artigo é mostrar que a passagem heterogênea da água pelo bolo já acontece em moagem usuais. Intuitivamente pensamos que o problema aparece só quando a extração está "chocando" a máquina. -
Cafeteira Aram - O projeto
sergio.m respondeu ao tópico de João Vitor Ribeiro em Máquinas de Expresso
@Wiper, sim, só o suficiente para que a água caia. -
Cafeteira Aram - O projeto
sergio.m respondeu ao tópico de João Vitor Ribeiro em Máquinas de Expresso
@Rafao13 já seguiu esse post abaixo? Quando eu usava a máquina era com 15 g de pó. -
Cafeteira Aram - O projeto
sergio.m respondeu ao tópico de João Vitor Ribeiro em Máquinas de Expresso
-
Poxa... que descanse em paz.
-
Extração do expresso em função do desenvolvimento na torra
sergio.m respondeu ao tópico de MarcoC em Técnicas e Dicas
Acho que ficaria assim mesmo. Mas veja que o comportamento da curva como parábola é o que o Burny falou. Canalização. Pode ocorrer tanto em pó muito fino ou muito grosso. Então essas curvas representam a limitação do método (espresso). Se fosse feita a mesma metodologia em método por infusão as curvas seriam sempre proporcionais. -
Extração do expresso em função do desenvolvimento na torra
sergio.m respondeu ao tópico de MarcoC em Técnicas e Dicas
@MarcoC, desculpe, suas fórmula estão certas. Eu que não tinha entendido que cada ponto do gráfico são cafés diferentes... -
Extração do expresso em função do desenvolvimento na torra
sergio.m respondeu ao tópico de MarcoC em Técnicas e Dicas
Ops, falei besteira. Não tinha entendido direito a metodologia. -
Aquecimento de água para coado em ambiente comercial móvel
sergio.m respondeu ao tópico de Wellington Azevedo em Técnicas e Dicas
Com uma boca forte no fogão vc ferve 300 ml de água em menos de 1 minuto que é próximo do tempo de moer e preparar o pó no filtro. Aeropress a infusão é geralmente mais rápida. Já sua limpeza é mais demorada. De qualquer modo seria bom ter ambos esses métodos além de prensa. -
Use gás. Bateria só para o moinho se quiser mais agilidade comparado ao manual, o que é bem importante. O gás com a mesma massa da bateira contém mais de 100 vezes energia.
-
Ué, era só lavar e escovar. Os meus aguentam água, lavo com frequência. E não são de plástico.
-
Deve ser só pedir uma licença na prefeitura. Pipoqueiro usa gás de botijão (GLP) por exemplo. Para o moedor que gasta pouco, uma bateria basta e deixará bem mais prático.
-
Faço as contas sim Cabral. O Wellington Azevedo pode tirar a média =) Vamos lá. Por esse vídeo a Profitec Pro 700 consome 120 W no standby e gasta no máximo 275 W.h para aquecer. https://www.youtube.com/watch?v=_cgeNhsBDaw consumo para fazer a cada 3 minutos: 100 g de espresso -> 4.2 J/cal * 100 g * (94 C - 20 C) / 180 s -> 170 W 150 g de leite -> 4.2 J/cal * 150 g * (65 C - 5 C) / 180 s -> 210 W 20 g de moagem no Debut -> 20 N.m/s(W) * 20 s / 180 s -> 2.2 W -> quase irrelevante mas vou levar em conta 15 W para um elétrico Total uns 120+170+210+15 = 515 W contínuo e com a eficiência do inversor 75%, 690 W No dia, 8 h * 690 W + 275 W.h = 5800 W.h Cada bateria tem 12 V * 55 A.h = 660 W.h Seria necessário 9 baterias para 8 horas e 160 lattes.
-
Ainda superestimado. Um espresso de "100 g" a cada 3 minutos necessita de potência sem interrupção de 100 g * 4.2 J/cal * (95 C - 20 C) / (3 * 60 s) = 175 W.
-
Cabral, vc não levou em consideração que após aquecida a máquina consome bem menos, talvez 10-20%.
-
Legal Cal, melhorando bem! Para não torrar tanto a parte de baixo, eu isolo o calor direto com uma pedra de pizza na prateleira do forno. Daí a panela vai em cima da pedra.
-
Instalar um PID na sua Gaggia deverá te dar repetibilidade. Por enquanto, no mínimo, você deveria surfar a máquina. Tem instruções sobre isso aqui no cdc. A Aram tem sim repetibilidade escaldando 2x. Já na minha altitude, com BR alto, para mim, a extração é um pouco fria.
-
O que tem influência é a consistência na temperatura da extração.
-
Cal, eu não colocaria na geladeira. Aqui em Vinhedo de vez em quando é bem quente e nunca fiz isso entre dobras. Veja que o fermento (yeast) perto dos 30 C vai crescer da mesma forma que a 22 C. Ficará mais ácido, mas acho que por enquanto esse não seria o problema: Eu tentaria: - misturar tudo com água gelada (65% de hidratação) - primeira sequencia de dobras após 0h30 - segunda e última sequencia de dobras após 1h00 da 1a dobra - espere "dobrar" de tamanho - de o formato e coloque no banneton - geladeira até ganhar uns 30% de volume - forno