Ainda tem aquela velha história sobre carne de jacaré e rã: Tem gosto de frango...
Já peguei cafés da Bahia que a descrição era só de frutas regionais que eu nunca vi, então certamente quem escreveu era da região, talvez se o provador fosse gaúcho o mesmo café teria outra descrição. Acho que para evitar isso que foi criada a roda de sabores, dar um padrão.
Com o tempo eu entendi o seguinte, quando eu leio 'chocolate amargo' por exemplo, eu imagino como o conjunto entre doçura e amargor de um chocolate 70%, e ainda o corpo, o engrossar da saliva que o chocolate normalmente dá. Mas que definitivamente não vai ter gosto de chocolate meio amargo derretido!
Outra coisa que eu comecei a olha desconfiado, quando um café em mais de 4 características no sensorial. Sinceramente, fica parecendo que o provador não soube identificar direito e fica chutando, algum deles deve dar certo...
E como o exemplo do bolo de milho, ainda mais associado com o apelo de memória afetiva... Tem vó que usa leite de coco no bolo de milho, outra que usa erva-doce, milho verde cozido, milho de lata industrializado, milho orgânico... No geral eu costumo ignorar sensorial que remetem a produtos processados e afins.