Tem um tempo que não entro nesse fórum, vim justamente buscar informações referentes ao tema colocado. Muito legal a discussão.
Eu curso faculdade de direito e faltam uns 30% pra eu terminar, no começo eu gostava muito, achava que minha profissão ia ajudar em alguma coisa no desenvolvimento do país e na luta por igualdade social, ledo engano. Não vou falar de política partidária aqui, mas o que vem acontecendo me desanimou de uma forma que está bem difícil de querer trabalhar com isso pro resto da vida. Vou concluir a faculdade pq já gastei muito esforço e tempo e pode ser que mude de opinião.
Enfim, o que eu estava atrás é tentar me profissionalizar no café, mudar de ares e de área. Meu gosto por cafés especiais vem de uns 3 anos, tenho uma fonte de renda fixa que me permite fazer alguns cursos, trabalhar por um salário de 1000 reais ou um pouco mais que não vou passar necessidade.
Pensei em fazer curso do senac, até ir pra SP fazer o curso do coffeelab. Não sei quão possível é viver com uma renda razoável só trabalhando com café, sem ser proprietário, por isso ainda tenho dúvida do que eu faço. Eu sou extremamente defensor dos direitos trabalhistas, mas os valores de impostos e o quanto o Estado suga e não dá nenhum incentivo pra começar um empreendimento é complicado.
Estou em processo de tirar cidadania italiana, com isso as possibilidades aumentam muito. Já morei fora, trabalhei em bar e era extremamente possível viver dignamente com o salário nessa função.
Acho que esse texto foi mais desabado, casando com um povo que entende do café e talvez possa me dar uma luz.