Ir para conteúdo

tcmedeiros

Senior Members
  • Total de itens

    53
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por tcmedeiros

  1. Na minha opinião (totalmente sem fundamentação científica) isso aí é puro marketing e virou moda nos EUA há alguns anos. A diferença de pH entre um café mais ácido e outro menos ácido deve ser tão pequena que se você é sensível a isso talvez seja o caso de procurar um medico.

    Pesquisei rapidamente algumas marcas gringas e parece que esses cafés não são nenhum milagre. Eles só escolhem variedades de acidez naturalmente baixa e fazem uma torra muito escura (porque os ácidos são mais voláteis e etc...).

    Ps: minha experiência pessoal com gastrite e café -> é tudo uma questão de quantidade e qualidade. Depois que migrei 100% para o café especial e passei a tomar menos xícaras por dia meu problema de refluxo sumiu.

    • Curtir 3
  2. 4 horas atrás, eakira disse:

    Sou novato e pelo o que eu li aqui o melhor seria começar pelo o moedor, este moedor elétrico da Bialetti vale a pena?

    Como o @mvccferreirafalou, esses moedores de lâmina são praticamente iguais em termos de qualidade da moagem, então escolha o mais barato e/ou o que tem assistência na sua cidade.

     

    4 horas atrás, eakira disse:

    Eu pretendo utilizar no Melitta por enquanto até os preços dos Hario V60, clever ou até mesmo o moka da bialetti baixarem.

     

    Outra pergunta o Melitta que o pessoal fala aqui é aquele de suporte de 7 reais que tem no mercado?

    Sim, é esse mesmo.

    Ps: honestamente eu não acho que o preço dos produtos importados vai cair num futuro próximo.

  3. Mais um que não entende nada de café solúvel aqui... :D

    9 horas atrás, Perene disse:

    1) O café em questão é o solúvel, certo? Se entendi corretamente existe o solúvel e o solúvel LIOFILIZADO, ou seja, dois tipos, que nem se eu dissesse assim: fruta E FRUTA ORGÂNICA, mas ambos servem pro meu intento?

    Liofilização é um dos processos que a indústria usa para fazer o café solúvel. Existem outros, cada um com suas vantagens e desvantagens (saiu uma matéria na revista Expresso sobre isso, se não me engano). Seja qual for o processo qualquer um vai te atender. É só jogar água e misturar.

    9 horas atrás, Perene disse:

    Vocês concordam? Acham que vale a pena a ELÉTRICA ou tem desvantagens que fariam a pessoa desistir e esquentar na chaleira normal mesmo?

    Na minha opinião a única desvantagem da chaleira elétrica é que elas tem um limite mínimo de água que você pode colocar para ferver. Geralmente 500ml. Se você pretende ferver bem menos do que isso talvez não valha a pena. Essa da Hamilton eu acho que é bem mais cara do que as da Cadence. Se você vai só ferver água e não precisa que a chaleira seja bonita... Procure uma mais barata.

     

    9 horas atrás, Perene disse:

    Esse ponto eu não entendi: o manual dessa chaleira elétrica e outros vídeos mostram o pessoal colocando água DA TORNEIRA, que além de eu NUNCA ter bebido ainda é natural (nem morna e nem fria).

    A água da torneira pode ser "bebível" ou não. Depende da cidade. Você teria que pesquisar aí para ver a situação da sua localidade. Para café geralmente se recomenda água filtrada.

    Agora, honestamente... Se você vai usar café solúvel e colocar manteiga nele então tanto faz. A mudança de sabor que a água pode ocasionar será imperceptível. Quando se fala de qualidade de água para café a gente está falando de café especial, com nuances de sabores, notas suaves e etc. E mesmo assim muita gente acha que não vale a pena encucar com a água e simplesmente usa a água que bebe.

    Se você vai enveredar por esse caminho vai ter que mandar fazer um estudo da sua água aí, comprar os sais para a correção e etc.

    9 horas atrás, Perene disse:

    Se permitido obrigatoriamente a água colocada na chaleira não pode ser fria, certo?

    O único problema de colocar água fria na chaleira é que vai demorar mais para ferver.

     

    9 horas atrás, Perene disse:

    Pra mim não seria problema colocar água da torneira pro preparo do café, mas se for somente assim acho bizarro...

    Usa a água que você bebe no dia a dia. Não vale a pena perder tempo com isso, principalmente porque você vai prepara café solúvel com manteiga.

     

    PS: Mesmo que você não misture manteiga/etc café solúvel é uma bebida de baixa qualidade (em termos sensoriais). Tecnicamente existem cafés solúveis bons, mas não são fáceis de encontrar aqui no Brasil.

    • Curtir 1
  4. 16 minutos atrás, Luiz Hsilva disse:

    @tcmedeiros Pesquisei aqui, acho que não vai rolar ...

    O mais barato que encontrei foi R$350,00 + Frete R$250,00 + Probabilidade  de ser Taxado :lol:.

    O problema é agora to meio sem grana, mais ao mesmo tempo quero dar um passo acima e sair dos Cafés já moídos, passando para os moídos na hora.

    Então pega um manual mesmo, nacional/mais barato. Já é um ótimo começo. Mas talvez seja bom esperara greve dos Correios passar...

    • Curtir 1
  5. 47 minutos atrás, Luiz Hsilva disse:

    Obrigado pelas Boas Vindas Ricardo, 

    Atualizando...

    Dei mais uma relida aqui no fórum e acho que estou me decidindo pelo Timemore C2.

    Achei uma promoção "boa" no Aliexpress, ainda mais para essa época de pandemia !

     

     

     

    Minha opinião é que se você já vai esperar uma eternidade pelo moedor então pega logo um elétrico! Já fiz muito espresso com moedor manual (no meu caso o Hario Slim) e, apesar dos resultados bons, com o tempo a experiência fica um pouco frustrante por causa da demora/esforço para moer poucos gramas de café... Se você precisa fazer mais de um espresso em sequência então...

  6. 16 horas atrás, rluik disse:

    Uma vez fiz uma quantidade maior que 500 ml e ficou mais amargo, será que tem uma explicação lógica pra isso e preciso engrossar a moagem pra quantidade maior?

    Comigo acontece a mesma coisa. Percebi que posso repetir a mesma receita para fazer (coado) entre uns 200ml e 400ml. Quantidades diferentes disso exigem que eu mude alguns parâmetros e geralmente, se eu mudo só a moagem o café não fica tão bom quanto o resultado em quantidades menores...

  7. 11 horas atrás, Fred_Bsb disse:

    Tenho um moedor Hamilton Beach, que na vdd é um triturador apesar de quebrar um galho estou procurando um moedor de qualidade e achei o da tramontina, como não achei nada a respeito dele no forum gostaria de opnião de alguém que conheça, que pelo preço achei bem atrativo.

    https://www.tramontinastore.com/moedor-para-cafe-realce-em-aco-inox-com-copo-de-acrilico_61769000/p?idsku=61769000&gclid=Cj0KCQjwvIT5BRCqARIsAAwwD-T4jcHMDde4Jt9ixcFCRI1vpGc_aQd5ZFhznOIbStYVbFgDZ5rWGR8aAindEALw_wcB  

    Nunca usei, mas pelo que ouvi falar tem a mesma qualidade de moagem do Hario Slim (com a vantagem da regulagem ser externa). Com certeza é melhor que qualquer moedor de lâminas.

    • Curtir 1
  8. A tendência é essa mesmo.

    Como consumidor eu fico bem triste. Gosto de ir nas cafeterias por causa do café, da experiência e etc. Comida pra mim é só um extra. Quando eu viajo procuro sempre os locais com melhores cafés, com uma boa variedade... E como alguma coisa só pra forrar estômago entre um café e outro. Nesses bistrôs da moda o que acontece é que geralmente a comida é boa, mas o café fica em segundo plano... Nem sempre é tão bom ou tão bem tratado como deveria.

    Agora falando como dono de cafeteria eu entendo bem a situação. Café especial é um nicho muito pequeno. Você precisa de um giro alto todo dia, precisa treinar e qualificar você e seus funcionários para extrair o melhor da matéria prima, precisa de consumidores educados (ou educá-los) que entendam e valorizem o que está sendo feito. Isso demora muito para ser construído. Dá muito trabalho.

    Abrindo um bistrô/doceria você atrai um público muito mais amplo, menos exigente e o lucro vem mais rápido. Eu vejo muita gente que realmente ama cafés abrindo mão de ir nas cafeterias focadas em café porque vão acompanhados e as outras pessoas não querem só café...

    A pressão dos consumidores também é grande. Todo dia tem gente me perguntando se eu não sirvo sopa ou sanduíches, dizendo que eu ganharia muito se servisse. Todo dia tem gente procurando tortas confeitadas também.

    (Dá pra fazer tudo isso? Claro! Mas pra mim se for para abrir mão do café, se ele deixar de ser o foco, então eu prefiro fechar o negócio e fazer outra coisa da minha vida)

    • Curtir 3
  9. 1 hora atrás, Dartagnan disse:

    Vou testar esse site novo. Um dos motivos de comprar pouco com o Mário é esse lance de Whatsapp, que fica parecendo meio improvisado.

    Aquele pacote do 'Raio de Luz' é ótimo. O que mata um pouco pra mim é o frete, em torno de 30 reais as opções mais baratas (PAC e Azul Cargo Express).

     

    Conversa com o Mário! Pra mim aqui no Nordeste ele sempre mandou de Braspress. 10~11 dias para chegar (as outras opções de frete geralmente tem prazos 2x maiores)

  10. 10 horas atrás, Arthur Pure Coffee disse:

    Olá,

    Estava pesquisando por dicas de preparo do café espresso e me deparei com a seguinte informação: o tempo de extração  de 30 ml varia entre 20 a 30 segundos, porem a minha cafeteira não chega aos 15 segundos, estou preocupado em não estar extraindo todo o meu café. 

    Minha cafeteira é uma philco 20 bar, single boiler. https://www.magazineluiza.com.br/cafeteira-philco-expresso-20-bar-inox-red/p/gf73a2fkah/ep/cfex/?partner_id=39866&gclid=CjwKCAjwsO_4BRBBEiwAyagRTQY1LJH6m7GKut0Zex3Efc9I3BURrSBXJdGv7MiSrtkBTLS2n2PdMhoCR-gQAvD_BwE

    Apesar de eu estar amando o café feito nela, gostaria de saber se existe algo q eu possa fazer para aumentar o tempo de extração.

    PS: Já tentei compactar mais forte o cafe, já tentei moer mais fino e eu sempre coloco a quantidade máxima de café no suporte.

    Agradeço a ajuda desde já.

    Meu conselho: se você não for barista ou um aficionado por café que pretende gastar bastante em equipamentos então deixa assim mesmo. O importante é você gostar do resultado na xícara.

    No ambiente doméstico, com equipamento simples e pouco tempo para treinar e testar, fica difícil reproduzir o que foi pensado para uso profissional.

    • Curtir 2
  11. 5 horas atrás, Samer disse:

    Muito Obrigado pelas dicas @ronaldom1 infelizmente minha cidade é pequena e não possui cafeterias :/ mas vou tentar coar o café também pra ver se fica melhor !

    Eu acho que o problema aí é o café mesmo. Lá na parte das perguntas o vendedor classifica o café como bebida dura...

    Para você realmente notar um salto na qualidade seria melhor comprar um Café Especial, preferencialmente com vendedores confiáveis. Sugiro conferir o trabalho do pessoal da Roast Cafés ou do Alex Lima. Provavelmente não sairá tão barato quanto comprar pelo Mercado Livre, mas a qualidade é garantida.

    • Curtir 1
  12. Em 16/07/2020 at 14:52, felipeklug disse:

     

    1- Um Moedor Baratza Encore , por R$ 1250 considera uma "oportunidade?"
    2- Moedor De Café Krups Gvx2 Com 17 Níveis R$ 550
    3- Moinho Manual Para Café Hario 100 G Modelo Skerton Preto R$ 338
    4- Moedor De Cafe Manual Bialetti Preto Original R$ 230
    5- Moedor Para Café Realce Tramontina Aço Inox Copo De Acrílico R$ 225

    O que acham!?

     

    Para espresso (e se tiver dentro do seu orçamento) eu compraria um elétrico. Os manuais são bons, mas o trabalho que dá... O preço desse Encore parece bom, mas eu procuraria um Tramontina Breville (tinha uma pessoa aqui do fórum que vendia, não?). Ele vai te atender melhor no quesito espresso e é competente para os outros métodos.

    Dentre os manuais que você listou eu acho que todos tem um desempenho parecido.

  13. 13 horas atrás, busologo disse:

    Com essa história de pandemia, comecei a epopeia do espresso. Arranjei um moedor (já fez muita diferença), e estou aguardando chegar um filtro não pressurizado aqui. 

    Vi, porém, que o compactador de plástico que vem com a Primalatte II não é suficiente e que eu deveria achar outro. 

    Comecei a procurar nos tópicos do fórum, e vi que eu deveria utilizar um tamper de 51mm. É isso mesmo? 

    Mais importante, vendo isso, parece que só consigo achar ele nessa medida importado (Aliexpress, etc). É isso mesmo? Ou estou deixando de ver alguma loja nacional que venda essas coisas?
     

    Aliás, aproveitando, vocês estão de parabéns pelo nível da discussão, que é altíssimo. Deu para aprender bastante lendo o fórum durante todos esses dias.   

    O pessoal da Viking Coffee Gear faz um excelente trabalho [ https://www.instagram.com/vikingcoffeegear ]

  14. 21 minutos atrás, Frederico Alan disse:

    hahaha espero que sim, estou pendendo para o Hario Skerton mesmo,a duvida ainda fica so pela praticidade do equipamento, me parece ser meio trabalhoso a moagem manual, mas também a sensação que o café proporciona deve ser mais prazeroso.

    Particularmente prefiro a "pegada" do Hario Slim do que a do Skerton. É mais fácil segurar com uma mão só e girar a manivela com a outra.

  15. 8 minutos atrás, Frederico Alan disse:

    obrigado jose! era isso que eu procurava ouvir, infelizmente o investimento mesmo que para começar é alto (pra mim qualquer 500 reais ja é bastante) e investir para não sentir diferença no sabor entre esse pó que agente compra em supermercado por ai é complicado,e pelo seu relato mesmo com baixo custo ja é possivel começar a sentir as nuances e alimentar a vontade de entrar de cabeça no mundo do café.

    Qualquer café bom moído na hora será infinitamente melhor do que café moído comprado no supermercado, mesmo que você use um moedor ruim. No seu contexto eu honestamente recomendo gastar pouco em um moedor, comprar bons cafés com torra recente e ver se você curte o ritual de preparo do café. Se você gostar mesmo e se encaixar na sua rotina aí você investe mais depois comprando equipamentos melhores.

    • Curtir 1
  16. 1 hora atrás, PedroIniciante disse:

    Entendi! E entre esses dois tipos manuais, esse mais fininho (como no link do mercado livre) e o mais grosso (link  da útilfácil), alguma recomendação ou são praticamente iguais?

    Não conheço eles então não posso recomendar nada, mas olhando só pro design eu prefiro os do estilo do Mercado Livre porque dá pra pegar com uma mão só e girar a manivela com a outra, sem precisar apoiar o moedor em nada.

  17. 33 minutos atrás, PedroIniciante disse:

    Legal tcmedeiros! Estou mais por ai mesmo, com medo de gastar muito em algo que depois eu acabe não usando muito. 
     

    Então os moedores “genéricos”, como dos links abaixo, provavelmente são de lâmina e de menor qualidade, enquanto o Hario é de mós? Estou tendendo a comprar um desses genéricos mesmo e ver se vira um hábito moer café.

    https://www.utifacil.com.br/moedor-de-cafe-manual-em-vidro-profissional

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1065475989-moedor-de-cafe-manual-em-inox-com-mecanica-em-ceramica-_JM

    Esses devem ser todos de mós. Parecem cópias de marcas conhecidas, então não dá para falar muito sobre qualidade da construção e durabilidade. De lâmina só os elétricos tipo Hamilton Beach e Cadence (são como mini processadores).

    • Curtir 1
  18. 1 hora atrás, PedroIniciante disse:

    Obrigado pelas respostas pessoal!

    Meu receio em gastar 200 - 300 reais em um moedor manual é que, pelo que li aqui, muitas vezes ele acaba sendo aposentado em pouco tempo devido à falta de praticidade. Vi muitos relatos aqui do tipo “compre um moedor manual, você vai se divertir por uma semana”.

    Demora um pouco para moer fino (espresso e etc), mas moagem pra prensa é relativamente rápida. Outra opção é gastar bem menos e comprar um moedor de lâminas/triturador. Não chega nem perto da qualidade de um moedor de verdade, mas você vai pagar menos e vai descobrir aos poucos se curte mesmo essa história de preparar café especial em casa, moer na hora e etc. Se você descobrir que essa é a sua praia aí mais pra frente dá pra comprar outros equipamentos mais caros.

    Muita gente aqui já sabe "o caminho das pedras" e vai te ajudar no sentido de encurtar sua jornada, mas nem sempre você vai querer ir até o final, sabe? Muita gente está plenamente satisfeita triturando o café e preparando no coador de pano ou no Meilitta.

  19. 6 horas atrás, PedroIniciante disse:

    Olá pessoal,

    Sou apreciador de cafés, e iniciante no assunto. Gostaria de começar a melhorar meus cafés caseiros, investindo por enquanto até uns ~ 300 - 400 reais. Qual seria a melhor compra nesse caso?

     

    - Moedor (Hario slim?)

    - Máquina de entrada (Mondial C08, Philco 15 bar)

    - Nespresso de entrada

     

    Por enquanto o que tenho é apenas um coador de pano e uma prensa francesa que imagino que não seja da melhor qualidade (custou R$50), mas cumpre bem o papel. E gosto bastante dos coados, prensa e espressos. 
     

    Agora em tempos de pandemia, tomo de 2 - 3 vezes por dia, e depois provavelmente tomarei 1 vez por dia, e posso gastar alguns minutos do dia no preparo, mas obviamente quanto mais prático melhor!

    Obrigado!

    Abs

    Se eu fosse você compraria um moedor manual (Hario mesmo, ou alguma cópia do Porlex) e se sobrar alguma grana compraria café bom :) Moer café (bom) na hora já vai fazer uma diferença absurda na qualidade da sua bebida. Como você já tem uma prensa francesa eu não acho uma boa ideia gastar mais comprando algum método de preparo novo... Fica na prensa (honestamente não recomendo o filtro de pano...) e se sentir necessidade de tomar um café coado é só comprar um Melitta no supermercado que é baratinho.
     

  20. 3 horas atrás, Jonas_E disse:

    Então, eu estava vendo alguns vídeos de tutorias do V60 e num deles foi mencionado que a granulometria ideal depende da quantidade de e pó e agua que vai ser usado.

    Tem alguma verdade nisso ?

    Um fator importante na filtragem por gravidade (V60, Koar, Melitta...) é o tempo total da extração. Você controla esse tempo tanto controlando o fluxo de água que você joga no pó (daí a gooseneck) quanto com a granulometria. Quanto mais grossa a moagem mais rápida será a extração (e quanto mais fina, mais lenta). Então, por exemplo, se você vai coar muito café de uma vez só e não quer que o tempo total da extração seja muito alto você pode usar uma moagem mais grossa.

    • Agradeço 1
  21. 2 horas atrás, FabioSmania disse:

    Oi pessoal.

    Sou de Florianópolis. Gostaria de comprar alguns cafés. E principalmente algum de torra clara, que seja frutado e possível de ser agradável num espresso (se isso existir). 

     

    Alguma dica de loja/site/café?

     

    Obrigado!

    Roast Cafés [ https://roastcafes.com/loja/ ]

    Alex Lima [ https://www.instagram.com/torrafrescacafes/ ]

    Seleção do Mario [http://cafeselecaodomario.com.br/produtos ]

    Moka Clube [ https://www.mokaclube.com.br/categoria-produto/cafes/ ]

    • Curtir 4
  22. 4 horas atrás, Jonas_E disse:

    Por obséquio poderiam me respoder algumas duvidas ?

    - Essas chaleira com bico de ganso ( ou bico fino conforme prefiram falar) acaba ficando fora do meu orçamento. Esses bules com bico mais grosso podem prover um bom resultado ?

    Exemplos: https://www.magazineluiza.com.br/bule-para-cafe-e-leite-2-litros-em-aluminio-reforcado-epm-acessorios/p/jcj5akbk6b/ud/bule/

    https://www.americanas.com.br/produto/73187889/bule-em-inox-com-bico-longo-1-5-l-kh5304?DCSext.recom=RR_item_page.rr1-ClickCP&dcsext.recom=RR_item_page.rr1-ClickCP&nm_origem=rec_item_page.rr1-ClickCP&nm_ranking_rec=3

    - O V60 de vidro ou cerâmica tem alguma vantagem significativa sobre o de acrílico ?

    A gooseneck ajuda no controle de fluxo da água, então dependendo da técnica que você utiliza no V60 (e da sua habilidade manual) pode ser uma mão na roda.

    V60 de vidro e cerâmica são mais frágeis e retém mais calor, então você vai precisar escaldar muito bem eles antes do preparo se quiser manter a temperatura do café. De resto eu creio que o resultado final é o mesmo independente do material.

    [Tenho a impressão que o de plástico/acrílico branco fica manchado com mais facilidade .]

    • Agradeço 1
×
×
  • Criar Novo...