Ir para conteúdo

Diferenças entre portafiltros iguais???


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Tenho dois portafiltros da Gaggia. Um, original, e outro, comprado na Imeltron e convertido em naked. Acontece que o segundo nunca encaixou como o primeiro e sempre tende a vazar um pouquinho. Hoje em conversa com o Leo tive um insight de compará-los com mais calma, e percebi que o primeiro tem um 8 inscrito embaixo, e o segundo um número 10.

 

Teria isso algo a ver com tolerâncias de produção, o que poderia explicar o encaixe ligeiramente diferente? (o naked entra mais macio, frouxo).

 

8535977724_09a33cd68c_c_d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bueno, já que ninguém sabe a resposta para o problema, resolvi partir para uma solução...

 

Pra ajustar melhor o portafiltro no grupo, há duas possibilidades: ou engrossar as orelhas do PF pela parte de baixo, ou aumentar a altura das bordas superiores do portafiltro. Optei pela segunda hipótese, já que o filtro encaixa em cima do portafiltro e elimina possíveis problemas de atrito entre adesivo e metal, eventuais problemas de acabamento no encaixe, etc.

 

Abri minha caixa de ferramentas e encontrei um adesivo do tipo Araldite. Pareceu servir. Fiz uma camada que deve ter ficado entre 0,5 e 1mm sobre a linha superior da borda do portafiltro. Tentei nivelar o melhor possível e aparar o que sobrou nas laterais pra não atrapalhar o encaixe do filtro. Hoje pela manhã verifiquei o nivelamento e com exceção de uma pequena saliência, que devo lixar, ficou ótimo. À noite devo testar, e com um pouco de sorte poderei voltar a fazer extrações naked e usar o scace caseiro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe.

 

Posso postar uma hoje à noite, mas é quase imperceptível a gambiarra. O adesivo é transparente e a camada é muito fina. E tem que ser fina, pois quando colocava uma borarchinha de dinheiro entre o filtro e o portafiltro já era espessura demais, o portafiltro não encaixava no grupo na maioria das vezes.

 

Vou tentar uma foto de macro pra ver se aparece. Mas antes vou testar pra ver se funciona. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cadê a foto? :)

 

Atendendo à solicitação do membro honorário do CdC, seguem as fotos do ajuste de portafiltro que executei. Antes de fazer as fotos fiz um teste com um ristretto pra ver se havia algum indício de vazamento, e não escapou uma gota sequer por onde não devia. Agora está entrando um pouco mais justo que o portafiltro original, mas é só não apertar muito o encaixe ou lixar mais um pouquinho a cola. Já que está funcionando a contento, dificilmente vou mexer mais.

 

Primeiro uma foto mais distante do mod pra provar que a estética do portafiltro não foi afetada, uma vez que usei uma cola epóxi transparente.

8549232527_ab9c3ce9ce_c_d.jpg

 

 

Agora uma foto de macro, com o detalhe do aumento de altura do portafiltro, que mede menos de 1mm (parece mais pela magnificação, mas não). Tem umas rebarbinhas do lixamento que fiz, que pretendo dar um acabamento melhor ainda.

8550329844_608c970dc5_c_d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, hoje coloquei meu termopar tipo k (finalmente chegou) no pf naked com filtro pressurizado single, deixei o terminal do fio bem embaixo próximo a saida da água, mas fica uma piscininha, tenho impressão que deste modo não marca direito, como você pretende fazer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/720-termometro-de-porta-filtro/page__view__findpost__p__12552

 

Isso envolve, claro, sacrificar o filtro. Vale muito a pena a meu ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Bueno, como era de se esperar a cola acabou secando e quebrando. Duas opções agora:

 

1) Testar outro adesivo. Vi no super outro dia adesivos novos que dizem aderir a metal e suportar a dilatação e o calor. Não custa tentar.

2) Levar em um soldador para colocar uma camadinha fina de solda no portafiltro. Não sei se é trivial ou se tem condição de funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se grudar sim. Como a temperatura de fusão é alta, não vai soltar pelo calor... O problema é você conseguir aquecer a superfície onde quer colar até os 270°C da solda. Maçarico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se grudar sim. Como a temperatura de fusão é alta, não vai soltar pelo calor... O problema é você conseguir aquecer a superfície onde quer colar até os 270°C da solda. Maçarico?

 

Fogão? :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Uma arruela entre o filtro e o PF não resolveria? Mesmo ficando solta, o importante é calçar o filtro.

 

Difícil será encontrar com as medidas corretas, acho que teria que dar uma de Prof. Pardal ou mandar fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida: o calço é necessário na parte superior do PF (exatamente onde você colocou a araldite) ou pode ser naquele degrau inferior (imaginando que o filtro apoie ali também)?

 

Se puder ser na parte inferior, você já tentou dar uma olhada nessas lojas especializadas em borrachas (mangueiras, lençois, tarugos etc.) para ver se encontra um o-ring que sirva? Uma vez estraguei o o-ring de um pressurizador de chuveiro e, com ele em mãos, fui numa loja desse tipo aqui em Campinas e consegui encontrar um que serviu perfeitamente. Os caras tinham uma quantidade enorme de o-rings de borracha de tudo quando é diâmetro e espessura.

 

Acho que mesmo que não encontre um exatamente do tamanho, se achar algo bem fino e com o diâmetro menor, é bem provável que consiga encaixá-lo sob tensão (o que seria até bom porque o fato de estender o anel faria a espessura dele diminuir e o encaixe sob tensão evitaria dele ficar se soltando).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode funcionar, Mortari. O problema de usar essa sugestão é que se diferentes filtros tiverem a "bainha" de tamanho diferente, pode acontecer de às vezes funcionar, outras não.

 

Pensei já em um mesmo fazer um anel de compensação, ou de um plástico grosso, ou talvez até de alumínio retirado de uma latinha de cerveja. Acho que pode funcionar, mas estou com preguiça de fazer. Estou esperando meus filtros LM chegarem, e se vazarem também, vou tentar esse enjambre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Rodrigo,

Como sabes, também estou tendo esse problema de vazar um pouco com a Graef, e andei pensando bastante numa solução.

No teu caso da para ver claramente que as "orelhas" dos dois PF são diferentes, uma deve ser mais grossa que a outra, e por isso faz mais pressão contra a junta e consequentemente veda melhor.

Vejo duas soluções para teu caso:

1. Suplementar a parte inferior das "orelhas" do PF.

Pode ser colando um pedacinho de placa sintética (formica ?) ou um chapinha de metal ou tal vez amarrar um arame, devidamente achatado na altura das "orelhas", algo nessa linha ...

2. A que eu "descobri" com a Graef, e que parece (testei hoje, e somente usei duas vezes) estar funcionando satisfatoriamente.

Como vazava com os filtros originais porém não vazava quando fazia Flush back com filtro cego, olhei com mais atenção e verifiquei e a borda do filtro cego é mais alta que as dos filtros originais.

Todos meus filtros tem borda mais alta, desde que os da Graef tem borda bem baixa; eu já tinha tentado com alguns mais sem sucesso.

Desta vez tentei ver por que não vazava com o filtro cego, e a resposta foi evidente: o PF (original) da Graef é baixo, o filtro cego é mais baixo ainda porém meus outros filtros são mais altos.

O que acontecia é que a base dos outros filtros apoiava no fundo do PF e a borda não vedava direito.

Hoje experimentei com o filtro original da Strega de 14gr que é bem baixo, quase tanto quanto o original da Graef, e desta vez funcionou bem.

 

Rodrigo, desculpe se fui muito prolixo, mas queria passar bem o que acho que acontece.

É que acredito que a aumentar altura da borda do PF seria o caminho mais complicado, aumentar as "orelhas" ou a altura da borda do filtro é mais simples para conseguir vedação entre o filtro e a junta, que é onde é exercida a pressão da bomba, desde que entre o filtro e o PF a pressão é a normal.

Alias: também experimentei colocando um Oring baixo a borda do filtro. O vazamento melhorou, mas não resolveu, e forçava um pouco a colocação do filtro, talvez com um Oring do tamanho exato resolva.

 

Espero ter ajudado, e não ter complicado demais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que é isso, Bernardo! Eu agradeço muito, e não foi prolixo. Se é prolixo quando se usa muitas palavras pra dizer pouco, o que não foi o caso.

 

Inclusive você me deu uma idéia, que é adaptar minha idéia original de usar um recorde de uma lata de Guinness para engrossar o portafiltro, só que agora nas orelhas e não na área de contato com o filtro. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Plano B: mais uma tentativa de contornar o problema.

 

Peguei uma faixa theraband de tensão alta que uso pra fazer alongamentos e cortei um pedacinho. Fiz um molde do contorno do filtro e fiz esse recorte, que serve exatamente na área de contato entre o filtro e o portafiltro, como se pode observar na sequência de fotos.

 

8690087608_f4020c565d_c_d.jpg

 

8688964311_cd83d121e1_c_d.jpg

 

8688970509_d377283be7_c_d.jpg

 

Nos primeiros testes funcionou perfeitamente, zerando o vazamento. Vamos ver quento tempo aguenta...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Plano C:

 

Chegaram minhas La Marzocco da Coffeehit. Infelizmente, são apenas cestas, mas eu ainda chego lá. :P

 

Um single de 7g e outra dupla de 17g. Primeiro chama a atenção a diferença absurda de qualidade de produto em relação aos originais da Gaggia. Estes são muito mais grossos e reforçados. Mas essa não é a melhor notícia. Eles encaixam muito mais justos no grupo com o portafiltro vazado, de modo que não preciso usar de gambiarras. Aleluia.

 

8704994541_a398290553_z_d.jpg

 

Já fiz dois shots com doses de 8g no single. Mantive a moagem que estava utilizando para 16g de dose no duplo da Gaggia, e acertei de primeira (acho que o meodor cônico ajuda um pouco aqui) as extrações, que foram perfeitas. Entretanto, pra fazer um paralelo, com 16g do Frutado de verdade no duplo da Gaggia estava obtendo um ristretto duplo, e com 8g no single LM obtive um espresso simples, o que parece indicar que o single LM exige moagem ligeiramente mais fina.

 

Com o duplo LM de 17g fiz uma tentativa frustrada. Usei os mesmos 16g do duplo da Gaggia e ainda troquei o café (também pedi, né?). Canalizou desgraçadamente e não pude tirar maiores conclusões, mas parece pedir moagem bem mais fina, especialmente dosando abaixo da dose nominal de 17g.

 

Agora vou ter que falar com o JC a respeito do kit... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...