Ir para conteúdo

Vario Home - mós desalinhadas?


leonardopm

Postagens recomendadas

Salve. (by Alexandre Velloso :P)

 

Meu Vario tem cerca de 6 meses de uso leve. Devo ter moído em torno de 8kg de café, sempre na faixa do espresso.

 

Ultimamente comecei a notar a necessidade de usar ajustes progressivamente mais finos para obter o mesmo fluxo no espresso. Esses dias cheguei ao limite, precisando de um ajuste no 1-C para extrair o Chapadão que torrei.

 

Como o moinho é ainda bem novo, achei estranho o comportamento e resolvi fazer a calibragem (secundaria), que consiste em usar a ferramenta da Baratza para girar o parafuso, isso após testar o moinho para descobrir onde está o zero. Pois bem, o zero do meu Vario começou a aparecer (pelo ruído do motor) por volta do ajuste 1-O, ou seja, em ajuste bem mais grosso que o nível que venho usando na moagem.

 

Mais encucado ainda, ontem resolvi olhar as mós e para minha surpresa constatei que a mó de cima estava com desgaste desigual, sendo que metade do perímetro sequer apresentava algum desgaste. Montei tudo e hoje resolvi olhar de novo.

 

Dessa vez notei que a área "virgem" da mó agora também apresentava sinais de atrito, coisa que não apareceu da primeira vez.

 

Dito isso, cheguei às seguintes conclusões:

 

As mós estão desalinhadas, caso contrario como justificar um desgaste desigual na mó de cima, justamente a que é fixa?

 

2. Ao desmontar e montar as mós devo ter colocado a parte de cima em posição diferente da que estava, o que justificaria o fato de hoje a área não desgastada já mostrar alguns sinais de atrito que não existiam antes, corroborando a tese do item 1.

 

3. O fato de precisar de uma moagem tão fina para extrair reforça a tese de desalinhamento, afinal se há diferença no tamanho das partículas a tendência é que tenhamos uma parte moída mais grossa e outra mais fina, o que demanda uma tendência de afinar o ajuste para diminuir o tamanho médio de todas elas.

 

E vocês, algum palpite?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, tentei tirar fotos das mós mas a luz estava péssima. Amanhã tentarei de novo.

 

Pra isso existe uma invenção chamada flash. Tem outras modernidades que ajudam muito nessas condições, como a luminária ou o abajur.

 

Desculpa, Leo. Não resisti. :lol: Espero que consiga resolver o seu problema. Estranho o moedor apresentar desgaste nas mós com tão pouco uso. Será que o desalinhamento foi tão grave a ponto das mós rasparem? Mas isso não faria um ruído diferente, perceptível?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo, do nada que entendo do assunto, me parece fazer sentido a teoria do desalinhamento. O Vario do Ruston desajustou logo e o Bruno poderia falar um pouco do dele, mas pelo que li isto costuma acontecer com cafés mais densos (ou um detrito, coisa pior). Ainda não passei por isto. Mas seu caso parece diferente.

 

O que a Baratza falou sobre olhar o aparelho na garantia?

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ainda tenho minhas dúvidas sobre um desalinhamento... Claro que moer cafés mais duros e com as mós próximas pode até quebrar uma ou as duas mós, ou lascar, mas cada uma custa 20 dólares lá fora, não é nenhum absurdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Márcio, pela descrição do Leo o rotor desgasta mais de um lado. Isto me parece desalinhamento, se as mós não estão entrando num eixo de forma alinhada. Acho pouco provável que seja um desvio na alimentação dos grãos, que por alguma razão torta estariam entrando mais de um lado na câmera de moagem. Ou defeito de fabricação e os discos estarem assimétricos.

 

De qualquer forma imagino que o fabricante dê algum suporte na garantia, mesmo que a máquina tenha sido comprada fora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Palpite de um leigo: um desnivelamento do moedor poderia causar acúmulo de grãos em uma região específica das mós (como a Anita sugeriu) e gerar esse desgaste mais acentuado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Palpite de um leigo: um desnivelamento do moedor poderia causar acúmulo de grãos em uma região específica das mós (como a Anita sugeriu) e gerar esse desgaste mais acentuado?

 

Não...

 

Se houver algum desalinhamento no Vario, poderia ser da caixa de engrenagem (mó inferior). Não sei se é fácil verificar isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não...

 

Se houver algum desalinhamento no Vario, poderia ser da caixa de engrenagem (mó inferior). Não sei se é fácil verificar isso.

 

Sim, Marcio. O pessoal da Baratza mencionou que poderia ser aí o problema (gear box) e confirmaram que não é muito fácil de resolver.

 

Quanto à situação das mós, não há danos, quebra, etc, somente desgaste desigual no perímetro da mó de cima. Tentarei tirar fotos hoje mas como disse antes, acho que a simples recolocação da mó em posição diferente da anterior fez com que a área "virgem" que não tinha qualquer sinal de contato agora passasse a apresentar características de ter atritado com a mó inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa de ser preguiçoso e tira a máquina fotográfica do baú, Leo. Pega uma boa luz do dia e tira uma bela foto de macro do defeito que não tem como não aparecer. Aproveita e manda essa foto pra Baratza. Acho que se eles forem diligentes vão ter interesse em resolver o teu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não gosto de caixas de redução nem de correias e pulias para este tipo de maquina.

Acho que não compensa, ainda mais utilizando plástico e outros matérias sujeitos a desgaste.

Prefiro uma solução mais simples, com um motor um pouco mais potente e direct drive, que dificilmente dará problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vez ou outra é questão de ter que reduzir. Exemplo dos cônicos grandes, que sem redução seria rápidos demais, provavelmente esquentariam e entupiram facilmente. Talvez no Vario tenha sido o mesmo, escolheram os 1000 rpm por algum motivo, já que pelo que sei o motor (DC) tem bastante torque.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Fiz umas fotos com o IPhone mesmo e mandei para a Baratza mais cedo. Quando tiver um tempo tentarei coloca-las no Tumblr para que vocês possam ver e opinar.

 

Conforme disse antes agora ficou mais difícil ver o problema pois devo ter encaixado a mó de cima em posição diferente e a área que estava intocada agora apresenta sinais de contato...

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Desculpem pelo abandono do tópico, a correria nos últimos dias e a lentidão do Clube me fizeram desistir de postar.

 

Após vários contatos com o Alexandre Velloso, a Baratza e o Marcio Carneiro, concluímos que algum fragmento de café deve ter se alojado na câmara de moagem ou algo assim e estava causando problemas na moagem. Com as frequentes desmontagens das mós nos últimos dias ele deve ter se soltado e no último Sábado, subitamente, o moinho voltou a moer fino como deve ser. Para vocês terem ideia o Chapadão passou a moer no 1-I ao invés do 1-C.

 

Quanto ao possível desalinhamento o mistério não foi totalmente desfeito mas não descarto a possibilidade de que tenha sido causado por esse fragmento.

 

Estou monitorando ele para ver se ficou bom mesmo. Em breve notícias.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Leonardo,

 

você sentiu diferença no ruído antes e depois das mós se acertarem? Um relato seria bastante útil para as pessoas poderem diagnosticar este tipo de problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio,

 

Não tenho notado variações nos últimos tempos. Confesso que ando sem tempo até para essas verificações. Se notar alguma coisa de novo coloco aqui no tópico.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Leonardo. Acabei respondendo sem querer direto pro clube do café.

 

Então, tava me referindo a diferença no ruído entre antes e depois de vc acertar as mós. Agora fica a torcida pro seu moinha não apresentar mais problemas.

 

Pergunto isso porque uma fagulha deveria ter provocado alteração no ruído nos primeiros meses de uso. Da um medo enorme comprar um moedor no exterior, perder a garantia e danificar as mós logo no começo. Que bom que vc solucionou o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...