Ir para conteúdo

Pré-infusão


Rodrigoks

Postagens recomendadas

É ruim ficar meramente replicando vídeos em inglês aqui, mas como essa série da SCG com o Bill Crossland está muito interessante, seguem os apontamentos dele sobre pré-infusão:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não explica mesmo o limite de pressão que a câmara faz... :(

 

Em geral o que tenho tido de resultado com pré-infusão (pressão baixa, de 1 a 3 bar), é menos canalização etc. Mas ao mesmo tempo o pó acomoda, não sei se os particulados, então normalmente requer moagem mais fina ou dosagem maior para ter o mesmo fluxo que a subida de pressão rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele não explica mesmo o limite de pressão que a câmara faz... :(

 

Em geral o que tenho tido de resultado com pré-infusão (pressão baixa, de 1 a 3 bar), é menos canalização etc. Mas ao mesmo tempo o pó acomoda, não sei se os particulados, então normalmente requer moagem mais fina ou dosagem maior para ter o mesmo fluxo que a subida de pressão rápida.

 

Provavelmente é isso mesmo. Com pré- infusão o pó "incha" antes da pressão aumentar e com isso há menos carreamento de particulados para o fundo do bolo, pois esses ficam retidos em maior proporção, consequentemente diminuindo a resistência ao fluxo da água. Pelo menos é o que diz o Scott Rao e cujo efeito pratico é fácil de se constatar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera!

 

mas a pré-infusão é só para máquinas q possuam esta função? ou para aquelas com regulagem da preção externa?

 

ja tentei fazer na minha, assim ligando a bomba por tipo 1 a 2 segs, mas...... é estranho não ter controle, não tenho como saber se chegou a ir água pro bolo ou n....

 

??????

 

fuerte abraso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma boa forma de saber é, logo após você dar as suas acionadas manuais e sem acioná-lá de forma a extrair o café, retire o porta filtro da maquina e inspecione o bolo para ver se chegou a molhar suficientemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é possível fazer pré-infusão desta forma? Eu havia entendido que a pré-infusão é uma função de algumas máquinas e acontece a uma pressão mais baixa. Dá para fazer com qualquer modelo de máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é possível fazer pré-infusão desta forma? Eu havia entendido que a pré-infusão é uma função de algumas máquinas e acontece a uma pressão mais baixa. Dá para fazer com qualquer modelo de máquina?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para ficar desligando e ligando a bomba se conseguir não desligar a válvula de 3-vias. Ou, no caso de máquina sem 3-vias, só desligar e ligar. A idéia é desligar quando atinge, por exemplo, 2 bar, a pressão cairá um pouco, aí liga novamente. Mas é difícil fazer isso sem uma leitura da pressão.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para ficar desligando e ligando a bomba se conseguir não desligar a válvula de 3-vias. Ou, no caso de máquina sem 3-vias, só desligar e ligar. A idéia é desligar quando atinge, por exemplo, 2 bar, a pressão cairá um pouco, aí liga novamente. Mas é difícil fazer isso sem uma leitura da pressão.

 

Márcio.

 

É exatamente o que eu ia dizer. Essa técnica só funciona bem em maquinas sem válvula solenóide (ou desligando como Márcio falou). Fazer isso em maquinas com solenóide só servirá para estraçalhar o bolo e inutilizar a extração, pois a cada vez que se desliga a bomba a solenóide derruba a pressão quase instantaneamente, gerando momento no bolo e geralmente fraturando ele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar um interruptor ligado a bomba, a meu ver seria a adaptação correta, assim com o botão de extração ligado, enviando energia para a bomba e para a válvula solenóide, teria a energia apenas da bomba cortada por alguns segundos. É correto o raciocínio ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, correto. Uma chave cortando uma fase da bomba resolve o problema. Ou ainda um controle eletrônico mesmo, como é feito na Breville por exemplo. Mas um dimmer não deve funcionar, só testando... Um reostato é o ideal, mas tem que saber certo a resistência (e potência limite) dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um mod desses no Coffeesnobs, ou no Homebarista, não lembro ao certo. Se achar o link eu posto aqui. Acho que foi com reostato mesmo.

 

Aliás acho até que alguém já postou no CdC. Sugiro uma busca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Dobelin, ele mesmo.

 

Só não deixaria do lado de fora como ele fez. Ficou ridículo. Acho que a maior parte das máquinas domésticas tem algum espaço para embutir, ou pelo menos colocar numa caixa de alumínio e fixar na carcaça com dupla-face...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...