Ir para conteúdo

É real essa história de "amaciar moedores"?


maxcoffee

Postagens recomendadas

Não sei se isso já foi discutido anteriormente em algum tópico específico, mas é real essa história que li em alguns tópicos de "amaciar" o moedor? 

Pelo que entendi, quem mencionou isso não estava se referindo ao fato de a manivela girar mais macia, e sim com depois de algum tempo, a moagem "melhorar" de alguma forma.

Até hoje só tive um moedor que usei por mais tempo (o K6) e confesso que não percebi nenhuma mudança em relação a quando ele era novo. Mas o fato de não ter percebido, não significa que não aconteceu... como sou meio dummie, confesso que sequer vejo muita diferença entre um moedor e outro. No máximo tenho a impressão que alguns geram mais fines que outros (no que posso estar errado também, pois não tenho nenhuma peneira ou equipamento pra confirmar).

Quais são as vossas experiências?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu percebi que meu Niche Zero ficou bem mais consistente depois de uns 5kg de café. Pessoal fala que diminui a geração de finos também, mas como faço muito pouco coado, não percebi. No meu 1zpresso q2 não percebi nada, mas como utilizava com uma máquina de entrada, não tinha tanta consistência do resto. Acho que sempre acontece, mas a qualidade do setup e preparo (inclusive do moedor) vai permitir você perceber ou não essa evolução 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 hours ago, maxcoffee said:

Não sei se isso já foi discutido anteriormente em algum tópico específico, mas é real essa história que li em alguns tópicos de "amaciar" o moedor? 

Pelo que entendi, quem mencionou isso não estava se referindo ao fato de a manivela girar mais macia, e sim com depois de algum tempo, a moagem "melhorar" de alguma forma.

Até hoje só tive um moedor que usei por mais tempo (o K6) e confesso que não percebi nenhuma mudança em relação a quando ele era novo. Mas o fato de não ter percebido, não significa que não aconteceu... como sou meio dummie, confesso que sequer vejo muita diferença entre um moedor e outro. No máximo tenho a impressão que alguns geram mais fines que outros (no que posso estar errado também, pois não tenho nenhuma peneira ou equipamento pra confirmar).

Quais são as vossas experiências?

É real sim, mas varia bastante dependendo do moedor e das lâminas. Alguns ficam melhores (ou mais consistentes) com o tempo, outros aumentam a quantidade de fines, algumas mós já vêm "amaciadas" de fabrica...

Fora ambientes comerciais, não vale a pena se preocupar com isso na maior parte dos casos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Vou prestar atenção em como os novos moedores vão evoluir. Até agora, as maiores diferenças eu percebo são de um café para o outro (ácido, doce, amargo, frutado, etc)

Até já me passou pela cabeça em vender todos os moedores que eu tenho e comprar um Comandante C40, de tanto que o pessoal "endeusa" esse moedor. Mas francamente tenho medo de não notar diferença nenhuma, e perceber que paguei 2500 pilas por um moedor com o pior sistema de clicks de todos (não tem sequer uma seta e uma numeração pra ter uma ideia de em que clique está). 

Até já pensei em ousar perguntar nos tópicos se o Comandante é isso tudo mesmo, mas tenho medo de aparecer uma turba de fãs do moedor com tochas e facões na frente da minha casa pra me linchar:

 

Captura de tela 2023-10-24 173912.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, maxcoffee disse:

Entendi. Vou prestar atenção em como os novos moedores vão evoluir. Até agora, as maiores diferenças eu percebo são de um café para o outro (ácido, doce, amargo, frutado, etc)

Até já me passou pela cabeça em vender todos os moedores que eu tenho e comprar um Comandante C40, de tanto que o pessoal "endeusa" esse moedor. Mas francamente tenho medo de não notar diferença nenhuma, e perceber que paguei 2500 pilas por um moedor com o pior sistema de clicks de todos (não tem sequer uma seta e uma numeração pra ter uma ideia de em que clique está). 

Até já pensei em ousar perguntar nos tópicos se o Comandante é isso tudo mesmo, mas tenho medo de aparecer uma turba de fãs do moedor com tochas e facões na frente da minha casa pra me linchar:

 

Captura de tela 2023-10-24 173912.png

De fato existe muita fama sobre o Comandante e não é atoa, ele entrega uma xícara bem equilibrada. Mas, há anos não inova. 
Existem moedores mais modernos com ótimas construções que entregam resultados tão bom quanto ou melhor, e alguns inclusive preferem, que é o caso dos moedores da 1Zpresso Zp6 e linha K (k-max, k-ultra, k-plus) e custam menos da metade do valor do Comandante. 
Sugiro, que se tiver oportunidade, experimente cafés feitos por esses moedores e veja o que mais te agrada. 

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Acho que após 3 meses de uso dos moedores 1Zpresso que comprei antes do "apocalipse" do remessa conforme, posso responder com confiança a pergunta que eu mesmo fiz nesse tópico:

Sim. A história é real.

Eu percebi de uns tempos pra cá que os moedores (tanto o J quando o X-Pro) começaram a ficar muito mais uniformes na moagem, produzindo uma quantidade mínima de fines. Uso mais o J para coados e o X-Pro para moka,e comecei a perceber muito mais claridade nas extrações. Acredito que ao longo desses meses, moí no máximo 1,5 a 2 quilos de café em cada um deles.

Agora me dá até medo de desmontar eles pra limpar e desalinhar os chakras dos moedores kkkk

 

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...