Ir para conteúdo

Automática ou Manual+Moinho


bichodomato

Postagens recomendadas

Baratza Encore ESP ~ 200€
Encore Mignon Manual ~ 269€
KitchenAid 5KCG84 por 138€
.KOENIG GRD830 por 146€

Quanto às máquinas, posso comprar a Bambino (não a plus) por 294€ ou a Dedica EC 685.R por 133€.
Será que a combinação KitchenAID + Dedica = 271€ é um bom negócio para obter bons cafés? Eu também gostava de fazer capuccinos.

Ou até mesmo a automática Philips 2200 EP2224/10 por 222€? Ou a Briel SEG162A (19bar) por 243€?

Tenho uma dolce gusto e gostava de abandonar as capsulas e dar o salto. O que recomendam? Ando há meses nisto mas ainda não me decidi... inicialmente pensei numa Automática da Del'onghi mas acho que não é por aí e agrada-me a parte de moer e tirar o café manual. O que recomendam para melhor custo/beneficio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira decisão é se você quer super automática ou manual. Você disse que agrada moer e tirar o café, mas espresso é um mundo mais complexo, voce começa com um filtro pressurizado, vai pro não pressurizado, descobre que precisa de um moedor com ajuste mais fino, um WDT, um filtro de precisão, e não acaba mais. Para uns, uma jornada super prazerosa, mas para outros nem tanto. Se você quer entrar nesse buraco sem fundo e extrair cafés melhores que os da maioria das cafeterias que frequenta, esqueça as superautomaticas.

Uma superautomatica, para quem é mais exigente, tira apenas um café satisfatório, e vai te limitar aos grãos mais tradicionais. É complicado tirar um café que não fique excessivamente ácido nas superautomaticas se usar grãos mais frutados, fermentados então, nem pensar. Algumas eu sei que tem um pouco mais opções de ajuste. A Gaggia Cadorna, por exemplo, tem pequenos ajustes de moagem, dosagem e temperatura. Na do meu irmão, eu tirava um ristreto duplo, com a moagem mais fina possível, temperatura mais alta possível, e usava torras claras mais tradicionais, tirando um espresso razoável. Ela vaporiza relativamente bem também.

Já supondo que você vai pro mundo das manuais, pessoalmente, acho a Bambino melhor, mas nada que justifique mais que o dobro do preço da Dedica, que é uma máquina razoável de entrada.

Se quiser dar um salto maior, eu aproveitaria a oportunidade para trazer uma Silvia, se tiver disponibilidade. Isso porque das domésticas mais razoáveis para o próximo nível, você iria para uma Gaggia Classic ou Silvia, a Silvia é bem melhor, mas no Brasil só encontra a partir de 3.5-4 mil (raramente aqui no fórum ou garimpando na OLX), ou 6-7 mil em geral, pois tem atravessadores que rapidamente compram a 4k e anunciam no dia seguinte por 7k.

Na Europa, você compra uma Silvia nova por uns 600 euros e uma usada por 350-400, se der sorte acha até por 250.

Moedores, eu gosto mais dos Eureka. Esse ESP ainda não tem dados de durabilidade, a versão anterior tem histórico de quebrar uma peça plástica que custa uns 50 reais, só tem na Pasquali, e acaba sendo trocada com alguma frequência. Não sei se o ESP vai se comportar da mesma forma, mas tem bons reviews a respeito.

Nos Eureka Mignon, cuidado pois tem várias versões e preços. O Manuale é o de entrada, deve ser razoável, dá pra fazer algumas mods pra diminuir a retenção como colocar um below e base inclinada, mas, certamente um moedor de boa qualidade e não vejo tanto histórico de problemas de manutenção. Uma grande vantagem é ser stepless, o que te dá toda a margem de ajuste necessária para espressos.

Veja ainda que na Europa tem DF64 a partir de uns 400 euros. Eu acho consideravelmente melhor que o Eureka, pois tem praticamente zero retenção e futuramente voce pode trocar as mós. Vale mais a pena esticar o orcamento em moedor que máquina, inclusive.

Resumindo, se voce vai de manual, eu compraria Eureka + Dedica, com orcamento apertado. Se tiver orçamento um pouco maior, DF64 + Dedica, depois DF64 + Silvia ou Eureka + Silvia. 

Ultimos detalhes importantes sobre as máquinas: Bambino tem portafiltro de 54mm, Dedica de 51 mm, Silvia de 58 mm. Um upgrade futuro virtualmente te leva pro mundo dos 58 mm e voce vai trocar tbm tamper, distribuidor, puck screen etc. Contra a Silvia seus 15 kg vs uns 5-6kg (chutando) da Dedica / Bambino.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso. Rancilio Silvia. Nova a partir de uns 600 euros, usada acha por 250-350, mas complicado comprar usada se nao tiver tempo pra ir no local ver funcionando.  Eu sei que 600 euros é bastante, principalmente pra quem ta começando, mas é uma máquina pra se ter por muitos anos, caso seja a sua vibe, e se nao for vende facil por uns 4k aqui no fórum depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...