jordeka Postado 9 de Janeiro Denunciar Share Postado 9 de Janeiro Oi pessoal, me chamo Jordy, sou jornalista e estou chegando agora no fórum, mesmo estando a alguns anos nesse meio do café. Acho que o que posso ajudar é em falar sobre as cafeterias aqui da minha cidade natal. Pelotas, a princesa do sul. Pelotas é uma cidade conhecida pela tradição dos doces portugueses, e por consequência o café tem crescido muito nos últimos 10 anos. Primeiramente se perguntar a alguém mais traducional na cidade sobre café, você receberá a sugestão de ir ao "Café aquários" para beber um cafezinho. Apenas não vá, não é uma experiência boa para o fã de café. Pesquisando aqui no fórum o primeiro resultado é sobre o Café 35, e não poderia ser outro, foram os pioneiros em torrefação de café especiais na cidade. Região norte: - Café 35 (Av. República do Líbano) Grão usado no moinho: Café 35 Gourmet (torrado na casa) Talvez o lugar mais "chique" para tomar um cafezinho especial, foi a cafeteria responsável por trazer a torrefação de cafés especiais aqui para a cidade. A empresa também é famosa por produzir craft beer e gelatos. Infelizmente a qualidade do grão tem ficado cada vez pior. Você pode encontrar o café nos supermercados, com as mesmas características de um café comercial. Se eu pudesse recomendar algo dessa cafeteria seria a torta de limão e a quiche, o café fica como coadjuvante, parece que o foco da marca atualmente é trazer mais clientes para sua loja e não trazer o melhor café possível. - Black Lab (bairro quartier) Ele existe. Quero dizer, não tenho opinião. Região central: No centro, a maioria das cafeterias fica a poucas quadras de distância uma da outra. - Da Barista (R. Padre Anchieta) Grão usado no moinho: Café do mercado (Torrado em POA). Ótima cafeteria, o espresso é melhor do que o do 35 e possui mais acidez e crema. É um lugar conhecido por fazer cursos de barista (casualmente foi onde eu estudei). - Órion (R. Padre Anchieta) Grão usado no moínho: Cyborgue do DUDE Coffee (torrado em Caxias do Sul) Uma cafeteria que tem foco em gastronomia, mas não deixa de lado o café. Possui parceria com a DUDE Coffee de Caxias do Sul, uma ótima torrefação, eles também vendem os cafés na loja (porém acabam ficando muito tempo na prateleira). Ainda é possível achar na loja produtos da mimo como pitchers, moedores, etc. - Leve (R. Padre Anchieta) Grão usado no moínho: Royalty (torrado em Curitiba) Na minha opinião é o melhor espresso da cidade, frutado e rico em acidez. Leve é uma cafeteria com foco em café para levar (tanto que tem o trocadilho), mas o lugar é bem aconchegante. Não confunda com a Leve Cafeína de São José–SC, são empresas distintas. - Versa (R. Gen. Neto) A versão pelotense do Starbucks hahaha, foco em café para levar e receitas bem doces, não é meu favorito, mas acabo indo muito no verão para tomar um frapê. - CaféIn (R. Félix da Cunha) Grão usado no moínho: Caipirão Essa é uma cafeteria com uma proposta de "sentar e conversar". Por vezes eu me sentava lá para tomar um café e as conversas ultrapassavam o balcão e os clientes entravam no papo também. Confesso que não é para todos os gostos. Acho que é a cafeteria que mais recomendo se você gosta de coados. - Diade (R. Félix da Cunha) Mais uma versão estilo Starbucks. Um dos poucos lugares que vendem cold brew na cidade. Aqui minha recomendação é o vanila late, a cafeteria tem como foco a customização dos drinks. - Art Café (entre Anchieta e Felix, na galeria) Grão usado no moínho: Moka Clube Capricórnio Eu considero o Art uma " espécie de Kissaten", porque é apenas um barista que cuida de tudo, quase que como um ateliê de café. Alguns baristas da cidade brincam que ele é o pai dos cafés especiais da cidade, onde ele ironiza e diz que é o avô. Lá é onde você pode encontrar alguns dos melhores grãos da cidade. O cardápio não existe, está em construção desde que nasceu o projeto, mas se o assunto é café, aqui que você se encontra. Por mais que seja uma cidade que "não tem muito o que fazer", e estarmos no sul do Rio Grande do Sul, entre os doces e amargos o café cresceu aqui, não como flor ou fruto, mas como um interesse genuíno. A cada mês também surge uma competição nova para os fãs de latte art, onde o nosso grupo de baristas se encontra. Acho que até o momento são esses lugares que posso falar sobre. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas