Ir para conteúdo

Cafeterias em Pelotas-RS


jordeka

Postagens recomendadas

Oi pessoal, me chamo Jordy, sou jornalista e estou chegando agora no fórum, mesmo estando a alguns anos nesse meio do café. Acho que o que posso ajudar é em falar sobre as cafeterias aqui da minha cidade natal. Pelotas, a princesa do sul.

Pelotas é uma cidade conhecida pela tradição dos doces portugueses, e por consequência o café tem crescido muito nos últimos 10 anos.

Primeiramente se perguntar a alguém mais traducional na cidade sobre café, você receberá a sugestão de ir ao "Café aquários" para beber um cafezinho. Apenas não vá, não é uma experiência boa para o fã de café.

Pesquisando aqui no fórum o primeiro resultado é sobre o Café 35, e não poderia ser outro, foram os pioneiros em torrefação de café especiais na cidade.

 

Região norte:

- Café 35 (Av. República do Líbano)

Grão usado no moinho: Café 35 Gourmet (torrado na casa)

Talvez o lugar mais "chique" para tomar um cafezinho especial, foi a cafeteria responsável por trazer a torrefação de cafés especiais aqui para a cidade. A empresa também é famosa por produzir craft beer e gelatos.

Infelizmente a qualidade do grão tem ficado cada vez pior. Você pode encontrar o café nos supermercados, com as mesmas características de um café comercial.

Se eu pudesse recomendar algo dessa cafeteria seria a torta de limão e a quiche, o café fica como coadjuvante, parece que o foco da marca atualmente é trazer mais clientes para sua loja e não trazer o melhor café possível.

- Black Lab (bairro quartier)

Ele existe. Quero dizer, não tenho opinião.

 

Região central:

No centro, a maioria das cafeterias fica a poucas quadras de distância uma da outra.

 

- Da Barista (R. Padre Anchieta)

Grão usado no moinho: Café do mercado (Torrado em POA).

Ótima cafeteria, o espresso é melhor do que o do 35 e possui mais acidez e crema. É um lugar conhecido por fazer cursos de barista (casualmente foi onde eu estudei).

 

- Órion (R. Padre Anchieta)

Grão usado no moínho: Cyborgue do DUDE Coffee (torrado em Caxias do Sul)

Uma cafeteria que tem foco em gastronomia, mas não deixa de lado o café. Possui parceria com a DUDE Coffee de Caxias do Sul, uma ótima torrefação, eles também vendem os cafés na loja (porém acabam ficando muito tempo na prateleira).

Ainda é possível achar na loja produtos da mimo como pitchers, moedores, etc.

 

- Leve (R. Padre Anchieta)

Grão usado no moínho: Royalty (torrado em Curitiba)

Na minha opinião é o melhor espresso da cidade, frutado e rico em acidez. Leve é uma cafeteria com foco em café para levar (tanto que tem o trocadilho), mas o lugar é bem aconchegante. Não confunda com a Leve Cafeína de São José–SC, são empresas distintas.

 

- Versa (R. Gen. Neto)

A versão pelotense do Starbucks hahaha, foco em café para levar e receitas bem doces, não é meu favorito, mas acabo indo muito no verão para tomar um frapê.

 

- CaféIn (R. Félix da Cunha)

Grão usado no moínho: Caipirão

Essa é uma cafeteria com uma proposta de "sentar e conversar". Por vezes eu me sentava lá para tomar um café e as conversas ultrapassavam o balcão e os clientes entravam no papo também. Confesso que não é para todos os gostos. Acho que é a cafeteria que mais recomendo se você gosta de coados.

 

- Diade (R. Félix da Cunha)

Mais uma versão estilo Starbucks. Um dos poucos lugares que vendem cold brew na cidade. Aqui minha recomendação é o vanila late, a cafeteria tem como foco a customização dos drinks.

 

- Art Café (entre Anchieta e Felix, na galeria)

Grão usado no moínho: Moka Clube Capricórnio

Eu considero o Art uma " espécie de Kissaten", porque é apenas um barista que cuida de tudo, quase que como um ateliê de café. Alguns baristas da cidade brincam que ele é o pai dos cafés especiais da cidade, onde ele ironiza e diz que é o avô. Lá é onde você pode encontrar alguns dos melhores grãos da cidade. O cardápio não existe, está em construção desde que nasceu o projeto, mas se o assunto é café, aqui que você se encontra.

 

Por mais que seja uma cidade que "não tem muito o que fazer", e estarmos no sul do Rio Grande do Sul, entre os doces e amargos o café cresceu aqui, não como flor ou fruto, mas como um interesse genuíno. A cada mês também  surge uma competição nova para os fãs de latte art, onde o nosso grupo de baristas se encontra.

 

Acho que até o momento são esses lugares que posso falar sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...