Ir para conteúdo

Dica para vaporizar leite


Bernardo B

Postagens recomendadas

Então eu dou uma inclinada sim você verá que o leite vai se agitar no fundo do pitcher, somente coloque o bico cerca de 1~1,5 cm abaixo da superfície do leite e não mecha mais em nada conforme o leite vai subindo vá mantendo o bico a 1~1,5 cm abaixo da superfície do leite, você verá que o leite começara a dobrar de volume...outra coisa sempre antes de vaporizar certifique - se que no sistema não tenha água, somente em vapor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Realmente Daniel

 

O resultados da vaporização do leite nestas máquinas domésticas são menos satisfatórias. Eu tinha uma Gaggia Color, vaporizava meia boca já que não comprei o kit panarello alongado. Então comprei uma la Spaziale S1 Vivaldi e nossa, como mudou, vaporizo o leite com uma facilidade e com uma qualidade fantástica. Estou certo que o leite neste momento pouco importou pois uso o mesmo mas sim a máquina. É claro que o leite ajuda mas sem qualidade de vapor e com aqueles alongadores criadores de bolhas não tem leite bom que dê conta.

 

Mas boa sorte Daniel, realmente tirar aquela capinha do vaporizador é uma grande saída, pelo menos na minha máquina.

 

Um abraço

 

Alexandre Rodrigues

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa.. Ficou cremosão... Muito bonito mesmo.. Parece um creme quando mexe com a colher... Eu estou vaporizando o Leitíssimo aqui e está dando muita espuma. Não tem ficado muito cremoso. Mas já percebi melhoras desde a primeira vez..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu dou uma inclinada sim você verá que o leite vai se agitar no fundo do pitcher, somente coloque o bico cerca de 1~1,5 cm abaixo da superfície do leite e não mecha mais em nada conforme o leite vai subindo vá mantendo o bico a 1~1,5 cm abaixo da superfície do leite, você verá que o leite começara a dobrar de volume...outra coisa sempre antes de vaporizar certifique - se que no sistema não tenha água, somente em vapor

Realmente Daniel

 

O resultados da vaporização do leite nestas máquinas domésticas são menos satisfatórias. Eu tinha uma Gaggia Color, vaporizava meia boca já que não comprei o kit panarello alongado. Então comprei uma la Spaziale S1 Vivaldi e nossa, como mudou, vaporizo o leite com uma facilidade e com uma qualidade fantástica. Estou certo que o leite neste momento pouco importou pois uso o mesmo mas sim a máquina. É claro que o leite ajuda mas sem qualidade de vapor e com aqueles alongadores criadores de bolhas não tem leite bom que dê conta.

 

Mas boa sorte Daniel, realmente tirar aquela capinha do vaporizador é uma grande saída, pelo menos na minha máquina.

 

Um abraço

 

Alexandre Rodrigues

 

Opa, é, essas maquians domesticas a pressão é horrivel, eu tenho que deixa-la sair a agua antes do vapor por um tempo maior, ainda sim tem que dar uma esperada até ela pegar um valor bacana(forte), tem uns Macetes ai, cada um sabe o macete das suas maquinas....

 

Enfim, eu ainda nao consegui um resultado que eu gostaria, talvez seja porque ainda nao tenho pitcher(acho que nao), mais acho que o principal é a maquina mesmo...

 

Pretendo fazer um intercambio em breve, nem vou levar minha maquina, canada ou irlanda, na certa la deve ser mais barato, kkkkkkk!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei agora fazer com leite desnatado e sinceramente fica uma porcaria, não se compara com o leite "gordo" :)

Com leite desnatado nao rola,

até pra fazer um cafe com leite fica ruim, a maioria tem que ser de leite com um pingo de cafe se nao fica horrivel de aguado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pessoal , eu estou tentando vaporizar leite na minha nova Twin , com Parmalat integral ficou razoável , com Regina Total integral não funcionou , vou tentar agora com o Leitissimo .

Eu tenho algumas duvidas para quem usa a Twin e esta conseguindo vaporizar legal.

 

Quanto tempo esta deixando a maquina aquecer ?

Esta drenando o vapor por quanto tempo ?

Qual a profundidade do Bico no leite ?

Inclina ou não o pitcher ?

Quanto tempo esta levando ate o leite chegar na faixa de 65 a 70 C° ?

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal , eu estou tentando vaporizar leite na minha nova Twin , com Parmalat integral ficou razoável , com Regina Total integral não funcionou , vou tentar agora com o Leitissimo .

Eu tenho algumas duvidas para quem usa a Twin e esta conseguindo vaporizar legal.

 

Quanto tempo esta deixando a maquina aquecer ?

Esta drenando o vapor por quanto tempo ?

Qual a profundidade do Bico no leite ?

Inclina ou não o pitcher ?

Quanto tempo esta levando ate o leite chegar na faixa de 65 a 70 C° ?

 

Abs

 

C. Eduardo

 

Eu deixava a máquina aquecer uns 15 minutos.

A drenagem se não me falha a memória eu drenava uns 10/15s , até que saisse aqueles primeiros jatos, ai desligava e ligava novamente o vapor e agora drenava apenas uns 3 s e já começava a vaporizar. Quando vaporiza a bomba tem que fazer aquele tu,tu,tu,...

Eu usava sem o bicão, deixava só o toquinho de plástico e ficava alternando entre a superficie e um tempo 1 cm abaixo, já com o paranello montado, eu nunca acertei, mas como ele pega o ar por um furinho que tem, você pode tentar 1 cmabaixo direto a 1 cm da borda com o braço ou o pitcher levemente inclinado para promover o rodamoinho.

O tempo varia, tem que ir colocando a mão no pitcher até perceber que chegou na temperatura,.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu deixava a máquina aquecer uns 15 minutos.

A drenagem se não me falha a memória eu drenava uns 10/15s , até que saisse aqueles primeiros jatos, ai desligava e ligava novamente o vapor e agora drenava apenas uns 3 s e já começava a vaporizar. Quando vaporiza a bomba tem que fazer aquele tu,tu,tu,...

Eu usava sem o bicão, deixava só o toquinho de plástico e ficava alternando entre a superficie e um tempo 1 cm abaixo, já com o paranello montado, eu nunca acertei, mas como ele pega o ar por um furinho que tem, você pode tentar 1 cmabaixo direto a 1 cm da borda com o braço ou o pitcher levemente inclinado para promover o rodamoinho.

O tempo varia, tem que ir colocando a mão no pitcher até perceber que chegou na temperatura,.

 

Fiz tudo o que vc falou e por incrível que pareca não deu certo para mim , tentei ate sem o bico de plastico direto no cano é piorou.

O que me irrita é que o problema não é da maquina (que produz bastante vapor) nem do leite (Leitíssimo) que é bom , bem gordo e diga-se de passagem muito gostoso.

 

O problema sou eu , quando eu ponho o mesmo leite na cremeira espressione Latte eletrica , o resultado é muito melhor , fica texturizado de verdade , no vapor eu estou fazendo leite quente com espuma.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês tem razão , eu já tinha visto esse filme no you tube , mas , achava que poderia pegar alguns macetes aqui no forúm e fazer um latte fantástico sem muito esforço.

Não tem jeito , vou ter que treinar.

 

Abs

 

C.Eduardo

 

 

 

 

 

,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que tirar a capa preta maior, mas deixar o toquinho. Daí é deixar um pouco inclinado, perto da superfície do leite, a mais ou menos 1cm da borda, fazendo o leite girar, buscando o som característico: psss-psss-pssss.

 

É assim que funciona melhor em bicos de 1 furo apenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que tirar a capa preta maior, mas deixar o toquinho. Daí é deixar um pouco inclinado, perto da superfície do leite, a mais ou menos 1cm da borda, fazendo o leite girar, buscando o som característico: psss-psss-pssss.

 

É assim que funciona melhor em bicos de 1 furo apenas.

 

Eu acho que finalmente eu achei a posição , desde ontem , o leite esta girando e vaporizando bem , funcionou da forma como vc falou ,sem o pannarello , com o bico de plastico tocando de leve a superfície do leite , e inclinando o pitcher , o leite passa a girar e vaporiza fazendo o barulhinho de gato , se não mexer na posição do pitcher vai tudo bem , se tremer a mão ou variar a profundidade do bico , começa a fazer espuma.

 

Valeu .

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que finalmente eu achei a posição , desde ontem , o leite esta girando e vaporizando bem , funcionou da forma como vc falou ,sem o pannarello , com o bico de plastico tocando de leve a superfície do leite , e inclinando o pitcher , o leite passa a girar e vaporiza fazendo o barulhinho de gato , se não mexer na posição do pitcher vai tudo bem , se tremer a mão ou variar a profundidade do bico , começa a fazer espuma.

 

Valeu .

 

Abs

 

C. Eduardo

 

Disponha. Déis reau e tamu conversadu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O interessante é que com a Elektra a técnica é absurdamente diferente. Depois de desaprender toda a técnica que aprendi com a Gaggia, o que foi custoso, é que estou começando a ter bons resultados. Pelo menos me serve pra ensinar pros outros, rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado , quando eu tinha a DeLongui e ela só fazia leite quente eu achava que com a Twin ia ser moleza , e vcs vem dizer que com modelos profissionais como a Torino também existe uma curva de aprendizado.

Eu sempre achei que o problema fosse potencia , bastava uma maquina mais potente e pronto.

De repente ate a Delongui vaporiza , o problema é que eu sempre achei que ela não tinha potencia e nem me esforçava , comprei logo um capuccinador e culpei a maquina.

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo, penso que são coisas diferentes: uma coisa é (re)aprender a vaporizar com uma máquina nova, pegar seus macetes. Outra coisa são as máquinas que não tem muita potência no braço vaporizador, então contar com ajuda suplementar acaba facilitando, pois algumas não dão conta mesmo.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Durante o tempo que já estou aqui e nesse tempo li muitas dicas, eu sinceramente notei uma coisa, a melhor dica a ser levada em consideração é quando a pessoa usa a mesma máquina que você por que do contrário esquece....todas as dicas vão ser em vão porque tive 3 máquinas até agora e todas as três...mudam a forma de vaporização, a que me agradou mais por conta do volume de ar e temperatura foi a EMC10 que tem Thermoblock , sinceramente a melhor delas.

Mas a cada uma que se pega é um novo aprendizado até achar o ponto certo da vaporização e quando se acha ai os resultados só tem a melhorar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Boa tarde,

 

há algum tempinho venho tentando acertar a vaporização do leite na minha máquina "Espressione Cube Plus", porém, nunca consegui vaporizar um leite de maneira correta, que ficasse com aparência de uma tinta...

enfim, o que eu gostaria de saber, é se, caso eu tirasse o plástico que fica no bico do vaporizador, isso poderia ajudar nos resultados. A foto do bico:

 

4B2A1.jpg

 

 

Obrigado,

Jean

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...