Ir para conteúdo

Dica para vaporizar leite


Bernardo B

Postagens recomendadas

Igor

 

Muito bom, parabéns pela iniciativa,, gostei muito do teu vídeo,, mas como pediu algumas dicas, vou tentar colocar algo que te ajude, mas não sei de minhas dicas servem para a tua máquina, mas vamos lá.

 

Se deseja um com contraste segue a minha dica.

 

1 - deixe o porta filtro pronto, já com o pó compactado.

2 - Vaporize o leite.

3 - Extraia o café,, e enquanto vai extraindo fique movimentando a pitcher de forma circular,, não muito rápido.

4- Separe o creme

5 - Faça o latte art.

 

Se extrair o café logo após a vaporização do leite acaba com 4 problemas

 

1 - Você fica girando o leite, homogenizando o mesmo

2 - O leite descansa após a vaporização, dando menos bolhas no latte art

3 - A crema do café está bem mais presente após a extração, e extrair e depois derramar o leite  na tentativa de um latte art é melhor.

4 - Um café mais quente, já que o leite demora mais para baixar a temperatura do que o café.

 

Outra dica,, se você já injetou a quantidade de ar que precisa, o leite expandiu e já misturou o creme do leite,, traga novamente a aste para o centro do leite para somente aquece-lo,, pois muitas vezes deixa-se a aste na lateral o leite já expandiu, já misturou e fica derramando leite fora da pitcher sem necessidade. Após homogenizar o leite precisa somente aquece-lo e trazer a aste para o centro é uma saída.

 

No mais está de parabéns.

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho a impressão que vaporizar 150ml está dando melhor resultado.. O leite agita muito mais..

 

Pergunta..

 

Pra desenhar, é bom deixar o leite expandir quanto? Uns 50% ou menos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Alexandre, obrigado pelas dicas! Infelizmente a rotina das nossas máquina é diferente, na Gaggia é impossível vaporizar enquanto a extração está sendo realizada. E por outro lado, se fazemos a vaporização primeiro e depois extraímos perdemos a temperatura da caldeira responsável pela extração e isso faz o café ficar terrível e com uma crema clara. A rotina que realizo é a que o Carlos Eduardo recomenda e a que tem dado os melhores resultados. 

 

Quanto ao posicionamento do bico eu irei testar suas dicas. Novamente obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho a impressão que vaporizar 150ml está dando melhor resultado.. O leite agita muito mais..

 

Pergunta..

 

Pra desenhar, é bom deixar o leite expandir quanto? Uns 50% ou menos?

 

Sério? Alguém nunca lhe disse isso antes?

 

Pra latte art, pense em expansão de no máximo 30%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok! Ok! Já entendi.. Você quer os créditos né?!  :rolleyes:

 

Tá..

 

Rodrigo.. Muito obrigado pela sua dica! Vaporizar com 150ml de leite é muito melhor!  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Pessoal, não importa o que eu faça eu estou sempre queimando leite, e nada daquele creme ideal pra fazer o latte art. 
Alguma dica? 
-Leite Integral - Cemil - Leitissimo - Ninho 
-Pitcher pequena daquelas comunzinhas mesmo e uma motta de latte art, que eu já percebi que pra vaporizar é pior. 
-Máquina Musica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurélio,

Treino, treino e mais treino.

Como o vapor na música é seco e bem forte (4 furos?), tudo acontece bem mais rápido mesmo. O que pode fazer é abrir menos a torneira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Rodrigo, eu não disse que a motta é ruim. Só disse que pra mim ela é pior do que a outra que eu tenho porque ela roda menos o leite mais dificuldade.
Mas de fato, eu acho que está em mim mesmo. Espero!

Guilherme, ótimo conselho, do treino! Mas pra piorar a Musica não tem torneira e sim o lever, ou seja, a pancada vem de uma vez! Sim 4 furos, tecnicamente aquele que foi usado no campeonato mundial de barista de alguns anos atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho o contrário, que ela gira o leite mais facilmente. Assista o vídeo da Verve que linkei. Mamaozinho com açúcar.

 

Pra treinar,água com detergente. Uma gota não basta com os nossos,use de 10 a 20

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse vídeo da VERVE é legal que o cara já começa falando que é algo que muita gente complica demais o assunto. Eu concordo. Vaporizar é mais simples do que parece.

 

O que complica é aprender sozinho e com os vídeos na internet. Nada melhor que alguém ao vivo te mostrando como faz e como fica. Quando vi o Gilberto vaporizando leite lá na Anita ficou tudo mais claro na minha cabeça.

 

Outra coisa que atrapalha é o equipamento. Esse lance de 4, 3, 2 furos, sinceramente, eu acho que não é o mais importante... Mas tem caso, como o meu com a Briel, que a máquina não gera vapor com força suficiente. Só depois que percebi isso e descobri como contornar o problema (segurando o botão do vapor para não desligar a resistência) é que consegui vaporizar o leite decentemente. Mas esse não é um problema pro Aurélio!  :rolleyes:

 

Quanto tempo você leva pra vaporizar e queimar o leite?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma Música, Santiago. É rápido.

 

Uma pessoa experiente junto ajuda,mas acho que dá pra ter uma noção boa por vídeo sim. Eu mesmo aprendi assim. Exige alguma coordenação,sim, mas de fato é muito mais simples do que parece, especialmente com vapor disponível.

 

Agora queimar leite não dá pra entender l. Se vc deixar a mão na leiteira vc para na hora certa, a menos que,sei lá, tenha hanseniase.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe... Tem máquinas com vapor muito forte que vaporizam rápido demais, então o processo de injetar ar e homogeneizar a "bebida" precisa acontecer mais rápido. Aí a dica do Guilherme TorrAs é bem válida, porque aprender a vaporizar tendo pouco tempo disponível pro processo complica mais. Mas na minha opinião, é preferível ficar com um leite mal vaporizado (no sentido de textura) a queimá-lo. E não deixar queimar é fácil, como o Rodrigo disse, porque basta acompanhar a temperatura da leiteira com a mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, todas são dicas interessantes, e a Musica é um pouco indomável mesmo vaporização dela é meio ignorante. 
Me recuso a tapar os furinhos, mas se em ultimo caso eu não conseguir, paciência, vou pro palitinho.

Já tentei purgar um tantão pra ver se "esfriava" a máquina, mas nada. 

Vou fazer o seguinte, vou fazer um vídeo e postar o link dele aqui. De repente eu tô fazendo algo muito errado e alguém dá uma luz.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Motta é boa pra vaporizar. Vc é que não.

 

Dica de ouro: https://youtu.be/aY_ucwpiLdQ

Dica de ouro mesmo, principalmente porque o bico do vaporizador, se não me engano, é exatamente o mesmo da música. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurélio acho que não está ruim.

 

1) Para injetar ar basta deixar algum furo relando na superfície e fazendo o barulho de papel rasgando.

2) Para apenas misturar/homogenizar basta submergir os furos e fazer o leite girar.

 

Ambos os posicionamentos vc está fazendo. Agora só falta acertar o quanto de cada etapa. Se quer mais ar faça mais do 1. Se quer menos ar faça mais do 2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o vídeo facilita! Pra mim vc tá demorando pra injetar ar. Injete tudo que quiser já logo nos primeiros segundos e depois se concentre só em girar. Eu inclinaria levemente a leiteira na minha direção e colocaria a haste mais próxima da vertical do que muito inclinada pra frente.

 

Se o que quer é latte art,tente não aquecer muito o leite até pegar a manha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Euuuu colocaria mais ar na pequenina, ta rotacionando bem mas ta faltando ar, na maior eu acho q falta so uma inclinaçao do pitcher pra rotacionar com mais vigor o leite..

mas isso os dois feras ai ja falaram de uma certa forma... =D

No espresso não sei opinar.. =\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aurélio, está quase ok.

 

Correções:

Tenha certeza que você está usando as legítimas Havaianas.

Não deixe nota fiscal do mercado na mesa pois da depressão.

 

Agora falando sério, você deixou 90% do tempo o bico na superfície, está errado.

Deixe o bico na superfície por uns 6 segundos e já afunda ele 1 cm, mantenha obpitcher um pouco mais inclinado para facilitar o redemoinho do leite e por consequências a homogeneização.

Se no meio do caminho você perceber que a expanção do leite foi pouca você pode trazer o bico para a superfície mais um pouco por 2/3 segundos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tem mais:

 

Não aparece todos os detalhes, mas preste atenção no som. Expansão com chiado logo no início, pois o leite só consegue incorporar ar eficientemente até aprox. 40C. Feita a expansão, a segunda fase é silenciosa, apenas homegeneizando e aquecendo o leite. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, depois de todas essas dicas se eu ainda não conseguir, podem me declarar o pior "vaporizante" do forum! Valeu demais!!
O próximo vídeo que fizer espero acertar todos esses detalhes, depois vou melhorando aos poucos.  

P.S. o melhor foi o comentário do Gil! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...