Ir para conteúdo

Dica para vaporizar leite


Bernardo B

Postagens recomendadas

O problema é que esta máquina não é muito conhecida, sempre que tento fazer uma pesquisa sobre ela, não acho resultados. Fui fazer uma pesquisa rápida sobre o vaporizador dela, e também não encontrei nada, se fosse uma máquina mais utilizada, mais conhecida, acredito que seria mais fácil pesquisar opiniões e modificações sobre ela, mas... acho que vou "arriscar" tirar a peça toda e ver o que acontece.

 

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Revivendo o tópico, a muito tentei aprender a vaporizar e, a um tempo tinha deixado de lado. Retomei semana passada e, de forma surpreendente, aprendi algumas técnicas para vaporizar em minha Gaggia Classic.

 

Em primeiro lugar, para obter um vapor bem forte, entre uma vaporização e outra ligo a bomba da máquina para repor a água na caldeira, o que ajuda a aumentar a pressão e quantidade de vapor. Quando a máquina começa a "expurgar" vapor sozinha, mesmo com tudo fechado, sei que a pressão chegou no máximo.

 

Em segundo lugar, o que talvez valha de dica geral, minha técnica consiste em inicialmente megulhar um pouco o bico de vapor e abrir a válvula de forma a já acertar o "giro" do leite. Bem nesse início o barulho tende a ser o de "porco gritando". Então o mais breve possível abaixo a pitcher até que o barulho se transforme naquele "chiado"/"papel rasgando"/"barulho do gato" característico. A partir dai é só deixar tudo paradinho e aguardar o leite chegar na temperatura, pois a expansão ocorre naturalmente.

 

Tem sido fácil dessa forma, consegui vaporizar Desnatado e Integral Paracatu e por último o Leitíssimo. Todos ficaram cremosos e com consistência interessante, mas o creme do Leitíssimo fica muito melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Hoje tentei meu primeiro Latte Art e minha primeira vaporização pra valer. Digo isso porque ontem eu vaporizei pra testar e ficou muito espumado o leite. Por conta disso, hoje coloquei o bico de vapor mais baixo no leite, e por isso, acabei errando a textura para o "outro lado", com pouquíssimo ar. Estou usando a Briel, que possui um botão para ativar a resistência do vapor. Conforme o paulohvs citou, eu concluí que o vapor estava no máximo quando começou a vazar vapor da máquina. Outra coisa que eu imagino que complique um pouco é o diâmetro muito grande do meu "pitcher". Eu tirei o "pannarello" da Briel e usei direto sem ele, que fica apenas com um furo de saída de vapor.

 

Briel a todo vapor:

G3vyOTwl.jpg

 

Coloquei o vídeo no Youtube no intuito de receber sugestões para melhorar a vaporização. Na minha opinião, eu deveria ter ficado com a ponta de vapor um pouquinho mais fora do leite, assim como fiz na segunda metade do vídeo.

 

 

Título do vídeo: "Minha primeira vaporização :P" ;)

 

p.s.: Ontem eu fiz uns testes com detergente, mas não tinha visto o vídeo do Scott Rao ensinando a técnica. Achei bem legal o vídeo e tô achando que o maior problema foi o "pitcher" que eu usei. É louco ver aos 6:15 que a moça vaporiza o leite em 15 segundos! :o

 

p.s.2: Tá certa a textura abaixo?

 

WHjXGI4l.jpg

 

p.s.3: O sabor estava muito bom! :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Santiago!

 

Se quer um palpite: acho que faltou um pouco de ar no leite.

 

Perceba no vídeo que, em breves momentos, aparece um barulho parecido com papel rasgando, é aí que se está injetando ar para formar as micro-bolhas. Normalmente, mantém-se esse tipo de barulho mais constante no começo da vaporização, pra "aerar" bem o leite e, depois de algum tempo, deixa-se a ponta do braço um pouco mais funda (bem pouco, apenas o suficiente pra não injetar mais ar), numa posição em que o leite gire com bastante vigor para homogeneizar a parte "aerada" com o resto do leite e chegar na textura desejada.

 

Acho que se você tivesse colocado mais ar no começo (bastante "papel rasgando") e depois deixasse o leite girando forte (como estava nos 37s, sem o "papel rasgando") até o fim, ficaria melhor.

 

Aquele barulho alto de porco no abate que apareceu no começo e que quase apareceu lá nos 45s também, costuma-se evitar pois indica que o leite não está aerando e nem girando adequadamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago,

 

Vamos lá:

 

Pode afundar menos a haste e deixa-la um pouquinho mais inclinada para facilitar a rotação do leite, no inicio você deixa o bico na superficie por 5/10 s e ai afunda pouco para empurrar estas bolhas da superficie para dentro, em maquinas com vapor fraco ( não parece seu caso) pode ser necessário voltar a superficie mais vezes e você sabera da necessidade disto avaliando a expanção do leite.

Você passou da temperatura, quando surge aquelas bolhas na superficie no final é porque separou as proteinas por conta de ter esquentado demais o leite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, arrume uma leiteira menor, use menos leite e incline o vasilhame um pouco, deixando o coloco "beijar"a superfície do leite próximo a periferia. Vai resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, fiz um vídeo ontem também e gostaria de compartilhar com vocês. Eu tento explicar um pouco do que aprendi por aqui e aproveito para juntar com alguns dados que obtive experimentalmente. Minha ideia não foi fazer um tutorial e sim tentar mostrar e explicar ao mesmo tempo algumas das atitudes que tenho ao vaporizar o leite. Gostaria muito de sugestões e correções. 

 

Aproveito para retificar um equívoco que cometi durante a gravação, o qual chamo o cronometro de termômetro. Além disso, por causa do nervosismo durante a filmagem e por estar preocupado em ficar olhando pra câmera eu deixei o leite derramar para fora da pitcher no final do vídeo... isso não acontece toda hora, peço desculpas... kkkkkkkk... ahhh e tem as bolhas no final que eu reclamo delas... isso só aconteceu porque abaixei o pitcher com o vapor ainda ligado, vacilo de gravação tb.  O certo seria gravar outro vídeo, mas fiquei com preguiça, esse trem dá trabalho de mais.

 

De qualquer maneira acho que é um bom ponto de partida para discutirmos o processo de vaporização do leite na Gaggia usando o cotoco ou o braço da Sílvia. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, acho muito leite pra sua máquina. Fazendo um redemoinho forte desde o início acho que você pode conseguir resultados muito mais homogêneos. Experimente inclinar um pouco a leiteira também que verá que isso afeta bastante a forma como o leite circula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me parece que o resultado do Igor é praticamente o mesmo do meu. Inclusive, o pitcher utilizado é bastante parecido. Preciso arrumar um pitcher com diâmetro menor. Sobre a dica do Gilberto de inclinar a haste, na minha máquina isso não e possível. Vou seguir as recomendações e tentar outra vaporização hoje a tarde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, a dica do Rodrigo de inclinar a leiteira é boa, quando menos perpendicular ao fundo da leiteira a haste ficar, mais ela vai empurrar o leite "de lado" e forçar o giro.

Se a haste da sua máquina não inclina (nas minhas 2 máquinas também não inclina), incline o pitcher de forma a aumentar (ou reduzir, depende do ponto de vista) o ângulo da haste em relação ao fundo da leiteira, verá que vai facilitar bem a movimentação do leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma leiteira pequena, mas sem bico. Tentei moldar um bico e acabei rasgando a lata. Vou ter que comprar um pitcher de verdade. O importante é que deu pra testar, ver que realmente a outra leiteira é muito grande e dificulta o leite girar. A textura que consegui na leiteira nova foi muito melhor. Lógico que precisa pegar o jeito, mas há luz no fim do túnel.

 

BpFXxo6l.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor.. Já achei alguns erros meus na hora de vaporizar.

 

Quando deixo o braço injetando ar, ele dá bolhas muito grandes e não expande como o seu.. Muito estranho.

 

Você deixa quanto da superfície? 1 mm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bolha muito grande=braço muito na superfície e/ou muito no centro da leiteira. Potencial solução: trazer um pouco mais pra borda e manter no nível de produzir chiado. Pra fazer o leite girar, também é importante o plano horizontal do braço de vapor estar paralelo a tangente do perímetro da leiteira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodox... O Kim diz para não mexer o pitcher e se deixo na superfície ele rapidamente expande um pouco e já afunda sozinho. O ideal é ir subindo um pouco?lia para manter a mesma distância por um tempo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, tente isso.

 

A dica do Kim é boa, mas não adianta morrer abraçado nela se não está funcionando no seu caso.

 

Nessas horas não basta o contato virtual. Alguém que soubesse o que fazer lhe mostraria como proceder e você ficaria surpreso como é simples. Ou constataria que sua máquina está com algum problema nessa configuração com o braço de vapor da Silvia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Hoje eu aprendi que minha cafeteira vaporiza divinamente. O problema é mesmo a pecinha na frente dela. Trocamos hoje e foi pva um atrás do outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Não sei, Gil.

 

Gui, tivemos desenho. Foi latte a 4 mãos: um par vaporizou e outro par desenhou. Os outros pares fotografaram e bateram palmas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...