Ir para conteúdo

Duvida de iniciante no Rocky


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Alex.. Seguem as fotos.. Você perceberá que para as cores reais, seria necessário um ajuste de branco no Photoshop. A folha branca ao fundo saiu em diversos tons de cinza.

 

12565442075_5a47c0dcb4_z.jpg

12565431185_16fbb3dec1_z.jpg

12565885624_49f0c8c594_z.jpg

12565872654_e982a60558_z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Guilherme.

Obrigado pelas fotos. A luz não ajudou, assim como meus cansados olhos.

 

Esta é a mínima granulometria que o Rocky está produzindo? Parece justa para filtros permanentes.

 

Há um teste a ser feito que mostrará a capacidade de infusão do pó. Mas precisarás de outro café sem problema para comparar. Tens algum outro café disponível?

 

Quanto ao moinho, terás que desmontar o "elevador" da mó superior, verificar se há pó de café na fresa de rosqueamento, realizar limpeza com pincel e aspirador e remontar para restabelecer o bom funcionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tenho um outro café. Mas deve estar demasiadamente velho. Neste exato momento não estou em casa. Mas assim que chegar, desmontarei o Rocky novamente para verificar o elevador da mó superior.

 

Então acha que para esta moagem deveria estar saindo um café ao mínimo razoável?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Não posso definir sem estar in loco. Apenas opinar.

 

Se tens outro café, antes de desmontar o Rocky, faça moagem de uma pequena quantidade dos 2 cafés sem alterar o ajuste atual do moinho.

Coloque 10 gramas de pó de cada café no fundo de copos secos e limpos tipo "americano". Acrescente 100 ml de água saída da fervura.

Não é necessário mexer, o turbilhonamento causado pelo tombo da água é suficiente. Aguarde 2 minutos e compare a cor dos líquidos abaixo das crostas que se formarão nas superfícies.

Não sei como o café mais velho reagirá. Se estiver esvaído dos componentes voláteis, comprometerá o resultado e consequentemente a comparação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkk , repara não Cletus é que o Cal é o nosso Ludista do moedor de café , como ontem teve um apagão em Alagoas , quem tivesse moedor manual poderia continuar moendo café no escuro , os pobres donos de moedor eletrico teriam que esperar a luz voltar.

Coisas de Ludista kkkkkk.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi...  :lol:

Acho então que vou comprar um pilão, pois não posso comprar mais nenhum acessório para fazer café.

Depois da Silvia a coisa aqui está feia.  :blink:  :o

A propósito ela chega na quarta e pretendo reavivar o seu tópico que há muito anda esquecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cletus: bem-vindo ao Clube da ruiva (a Silvia, se bem que das vítimas da síndrome também).

 

Reativa o tópico mesmo, que anda parado, apesar das garotas trabalharem muito.

 

Coloca foto do teu novo cantinho do café.

 

E PELAMORDEDEUS bota um pid nela. :)

Tem tópico só de pid para a Silvia. Vá de versão tupiniquim ou Pidsilvia ou Auber. Mas ainda a melhor maneira de domar a ferinha.

 

E vamos voltar pro Rocky do Gui que também precisa ser domado... ou o café... ou o torrador... ou a pecinha que fica na frente dos equipamentos. ..

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que não é o espaço para discutir isso, a moderação que me perdoe, mas Anita, prazer falar contigo (mesmo virtualmente).

A miss ainda nem chegou e já tenho pesquisado bastante sobre o PID.

Vi que você colocou um 'nacional' na sua e tenho muito interesse em fazer o mesmo com a minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex.. Acabei de extrair um shot com o café velho que falei. Mesmo ponto de moagem. Moagens visivelmente idênticas. E mesmo resultado.

 

Estranho não? Será que não está moendo fino o bastante?

 

Esta semana receberei os cafés do Victor. Farei os testes novamente com cafés frescos e bem torrados. Vamos ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sérgio.

 

Café velho ficam com consistência diferente de café novo. Fica mais macio e proporciona então granulometria diferente das que proporcionava quando novo. Por isso, um mesmo café, deve ser moído mais fino quando envelhecido.

 

No caso do Miyamoto, dado a irregular situação do moinho, dificilmente ele poderá distinguir a diferença, justo porque está grosso suficiente para não permitir boa análise sem instrumento apropriado.

 

 

Alex.. Acabei de extrair um shot com o café velho que falei. Mesmo ponto de moagem. Moagens visivelmente idênticas. E mesmo resultado..

 

Miyamoto, fizestes o teste de infusão?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zé Cal.

A granulometria da foto do Miyamoto parece, como disse antes, boa para filtros permanentes. Incluso estará a moka ou cafeteira italiana. Com essa granulometria suavizará a bebida e dificilmente haverá o amargor tão típico daquele método quando feito com pó mais fino.

Agora, para espresso, acho que não rola de jeito nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gui: vai chegar o bonitão do natural da Fazenda Ravello aí (já peguei o meu), você e o Rocky tratem de coar. Nada de desperdiçar este café lindo tentando achar ponto pra expresso. Acerta o Rocky antes. Ou vai de manual

 

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com o Lobão...

Pois é. Agora que eu resolvi apitar, todo mundo concorda que tá grosso.

Coado não tem tanto mistério assim, é só não ter medo de ser feliz. Você não tem o Melitta 102? Manda bala. Se bem que como disse o Alexandre, aeroprensado também deve ficar bom. Eu aeroprensei o burundiano pipocado agora e ficou bom. O dimmer está aprovado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto, estava olhando essa página.

 

Para começar fala que mói pra turco, então obviamente, no seu caso, não é culpa do grão.

 

Você desmontou as mós, tanto a de baixo quanto a de cima, tirando os parafusos de fenda? Com tudo limpo elas apoiam planarmente nos suportes?

 

O suporte da mó de baixo parece ser rosqueado na rosca de ajuste (veja na imagem anexa). Será que esse suporte está fixo torto, pulando um fio? Vale verificar.

 

exkBTeF.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tiraria as mós inferiores e superiores do suporte para verificar se não tem café embaixo delas , que possivelmente poderia afetar o alinhamento !?

 

Com o tempo o café tende a entrar em baixo , hoje mesmo quando limpei meu mazzer ( 2 anos de uso sem tirar as mós , claro que limpei varias vezes neste período mas nunca tirei as mós para limpar embaixo ) e percebi uma quantidade significativa de pó compactado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...