Ir para conteúdo

Duvida de iniciante no Rocky


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Eu gosto de torra clara , tanto o Sinfonia como o Frutas citricas torra clara deram otimos espressos , quando a greve acabar vou provar o  Late harvest e o Aroma de amendoas.

Agora , voltando a torra do Miyamoto , eu concordo com o Alexandre , eu sempre tenho aqui em casa o Organico Severino e o Sul de Minas que tem uma torra mais clara , no momento o Sinfonia torra clara no Vario moe 1 micro click diferente do Sul de minas e o Frutas Citricas torra clara , 2 micro clicks de diferença do Sul de minas , eu acho que a torra do Miyamoto é que deu problema.

Quem conhece o Vario sabe , 1 , 2 micro clicks são uma diferença minima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí é que está, Carlos, as torras claras do Jonathan não são tão claras quanto ao do Leo Moço ou até da Square Mile ou algumas da Grenat. Pra mim são bem próximas de torra média, tanto é que são fáceis de extrair no espresso, e por isso o meu comentário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rô, esta sua informação é importante! Fiquei em dúvida entre pedir o café do William entre torra clara ou média, quase dividi o pedido em 250 g de cada, no final pedi a média direto. Legal saber para a próxima vez.

 

Para não fugirmos do tópico de moinhos (apesar de ser do Rocky), é bom saber que o Vario sofrerá menos com esta torra.

 

um beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torras mais claras e/ou lentas expandem menos os grãos. Os graos produzem menos CO2 bem como ficam menos permeáveis. Vantagem é que duram mais tempo com boa qualidade, desvantagem é que pro expresso deixam a desejar, no caso da crema, pela falta de CO2.

 

Pra mim, a torra estando numa faixa aceitável sem gosto de cru ou ácida demais, bem como sem amargor exagerado ou gosto de cinza, a crema é pouco importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, mas ele falou em torra clara, e o Gilberto relatou problema semelhante com torras do Leo Moço, que obviamente não torra em pipoqueira. O problema não é o método, mas o ponto de torra. Torras claras mesmo (ou desuniformes, mal torradas, cruas, o que não se pode descartar em torra doméstica em métodos adaptados, como a pipoqueira) são problemáticas no espresso do ponto de vista da extração.

Salve Rodrigo.

 

Não creio que seja o ponto de torra, mas sim o desenvolvimento da pirólise que levou a determinado ponto, ainda que claro. E aí está a grande diferença entre os equipamentos, como citei no 3° parágrafo de minha mensagem.

 

Sabendo que, mesmo com o melhor equipamento, poder-se-á errar a torrefação e produzir um café que não dará bons resultados. Mas o ponto de torra em si, quando claro, ainda que não seja o mais apropriado para espressos, poderá dar bom resultado ou ao menos aceitável.

 

Sempre que vamos trabalhar com um café verde com o qual ainda não trabalhamos e portanto desconhecido, fazemos testes com 3 pontos de torra distintos com a intenção de identificar qual o mais adequado para tal café. Não acontece de qualquer dos 3 pontos de torra ser imprestável. E se apenas um será escolhido como o mais apropriado, ainda assim os outros 2 poderão ser extraídos e apresentarão creme e textura. O que definirá o escolhido será o sabor.

 

Agora mesmo, 2 membros do CdC estão prestes a receber amostras de um desses testes. Logo poderão opinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o café com o outro café. O de 14,7% e não deu certo de novo. Saiu cachoeira de novo mesmo no ajuste zero do Rocky. A extração apesar dos seus poucos segundos, é bonita. Cheia de cores fortes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para acrescentar ao problema, não sei se tem a ver, mas após colocar o pó no filtro quase não dá para compactar. O pó moído em si já é bem duro de compactar. Tem alguma coisa a ver com a torra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o café com o outro café. O de 14,7% e não deu certo de novo. Saiu cachoeira de novo mesmo no ajuste zero do Rocky. A extração apesar dos seus poucos segundos, é bonita. Cheia de cores fortes.

 

Perai, tem quanto tempo que vc torrou esse café?Se vc está tentando extrair café recem torrado no espresso não vai conseguir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Nosso house blend Expresso Brasil é caracterizado por sua torra média e o Sul de Minas CD pela torra média clara. Ambos nunca foram apresentados ao 2° estalo. Seus perfis de torras foram definidos em 2005 e desde então não mudaram, senão por mínimas variações consequentes da torrefação semi industrial.

Ainda mais, numa das cafeterias, os moinhos usados eram os MD40 que possuem o mesmo conjunto de moagem que os MD Rocky. E a produção de espressos com ambos grãos nunca ficou comprometida pelo fator torrefação.

 

Pois é Alexandre concordo com o que você falou. Mas com certeza seu café completou o 1 estalo, e avançou um pouco apesar de não ser apresentado ao segundo estalo.

 

Esse cafés que eu citei são aqueles que param no primeiro estalo (durante o final) ou imediatamente no final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Miyamoto , quer a minha opinião , para por aí , espera chegar um café legal , e começa de novo , daqui a pouco vc acaba é moendo as mós .

Quando as coisas começam a dar errado assim é melhor  parar e voltar ao problema daqui a 1 ou 2 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além do mais não tem onde vc comprar mós novas com facilidade , vai acabar tendo que importar e se de repente sua entrega cai na mão do carteiro do Cal , vc vai ficar manivelando esse hario ate depois da copa do mundo.  :(  :(

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi o vídeo do post #43.

 

Veja que o dele está desalinhado. O barulho das mós tocando é tec tec tec. Parece que elas tocam só num ponto da periferia. Se estivessem muito bem alinhadas o barulho seria contínuo, elas raspando por igual por toda periferia.

 

Talvez seu moinho esteja pior alinhado que o dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio.. Ainda acho que a culpa é do grão e não do moinho.

Mas concorda que da pra moer esse seu grão em um moinho melhor e inclusive pra café turco? A culpa é do moinho. Vc está apenas se adaptando a limitação dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...